Turiscópio: “As doze atracções de topo apontam à valorização de praias e rios com animação náutica”
No anterior Turiscópio apresentei a ronda da imprensa algarvia de Agosto. Agora comento a entrevista de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, sobre a visão oficial orientada para 52 mil novos empregos criados no Turismo em 2017, e o recorde do sector exportar em 2016 uma média de 1,5 milhões de euros por hora… Continue reading Turiscópio: “As doze atracções de topo apontam à valorização de praias e rios com animação náutica”
Humberto Ferreira
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No anterior Turiscópio apresentei a ronda da imprensa algarvia de Agosto. Agora comento a entrevista de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, sobre a visão oficial orientada para 52 mil novos empregos criados no Turismo em 2017, e o recorde do sector exportar em 2016 uma média de 1,5 milhões de euros por hora em serviços receptivos, publicada no Expresso em 12 de Agosto, onde o presidente Luís Araújo revela que em 2016 o Turismo criou 40 mil empregos, com a subida de 63% de entradas de turistas por todo o território e aeroportos.
VOCAÇÃO – Mas não encontrei a motivação forte para os jovens escolherem profissões turísticas, nem quando e como Portugal espera poder praticar salários de nível europeu no Turismo, em vez de remunerar licenciados e mestres em Turismo com a mais baixa média salarial da União Europeia neste vibrante sector.
NOTÍCIAS – Luís Araújo destacou que em 2016 vieram 2100 jornalistas estrangeiros em serviço, produzindo 16 mil noticias sobre férias em Portugal e sobre a cimeira digital, e que no primeiro semestre de 2017 já foram assinaladas 16.350 notícias.
PRAIAS DOURADAS – Galardões da Quercus com critérios da Agência Portuguesa do Ambiente à qualidade da água, nem por exemplo sobre eventos equestres e outros que nos distinguem da concorrência. Espero que as notícias de 2017 não foquem as chamas nas zonas arborizadas de Trás-os-Montes ao Algarve e à Madeira, nem que apelem à ideia de férias em terras queimadas entre Junho e a terceira semana de Agosto.
PROMOÇÃO – Falta-nos um opúsculo multilingue com os comentários positivos online sobre experiências pessoais de estrangeiros em férias em Portugal, para que as empresas e profissionais aproveitem as grandes tendências para o fomento de eventos desportivos, culturais, e de lazer, que mais agradam este ano a viajantes.
OBJECTIVO A 10 ANOS – Da entrevista destaco: as campanhas Can´t Skip facts, para atrair investidores com base em factos, e a da CM do Porto para atrair a sede da Agência Europeia do Medicamento. O plano do TP visa atingir 80 milhões de dormidas em 2027, e 26 mil milhões de euros em receitas de Turismo, desafiando as empresas a crescer 20% ao ano em receitas e 10% em dormidas, com iniciativas como o programa Algarve 365 (com eventos diários) no surf, golfe, cicloturismo, vela, motonáutica, corridas de manutenção física, torneios amadores, e eventos de animação artística com projecção internacional. Da minha experiência acrescento: calendário de observação de aves, golfinhos, flamingos, etc. nos estuários do Minho, Lima, Vouga, Mondego, Tejo, Sado, Mira, Arade, Guadiana, etc; mais iniciativas de intercâmbio em provas históricas de vela, motonáutica, canoagem, e calendário espaçado de eventos nas rotas vitivinícolas e de pomares, cortiça, e parques naturais, assim como peregrinações a Fátima e outros santuários; roteiros pelos sinais de invasões islâmicas, espanholas, e francesas, da tradição judaica e do apoio das comunidades estrangeiras nas exportações de vinhos, loiças, vidros, lanifícios, rendas, tapetes, artesanato, pescas, embarcações, etc.
LUSO TOP-12 – Volto a sugerir roteiros com nomes próprios conhecidos: como LISBOA, estuário do Tejo e costa de Sintra; PORTO e Douro; MINHO e ALTO DOURO; FÁTIMA e rota de santuários marianos de Braga a Évora; as BEIRAS; a Península de SETUBAL e Arrábida-Espichel-Caparica, estuário do Sado e Tróia; a vasta região ALENTEJO-RIBATEJO; o inimitável ALGARVE; e os arquipélagos da MADEIRA e AÇORES.
CONGRESSO VALORIZA PRAIAS – É difícil promover um mix de cerca de 400 praias com bandeira azul ou dourada, e calendários de eventos desportivos e festivos, mas as praias merecem ser mais conhecidas como as melhores da Europa e não só as do Algarve, pois os europeus do Norte não entendem como há famílias lusas que passam o dia na praia, com almoço e sesta à tarde, enquanto a juventude quer surfar nas melhores ondas mundiais, e mergulhar em zonas naturais. Cresce a canoagem, apesar de não haver muitas praias com zonas delimitadas para banhos e outras para surf, canoagem, motas de água, etc. Modalidades que obrigam a carta marítima e espaços especiais, pelo que poderia haver praias especializadas em cada desporto, aliciando jovens a tirar cartas e seguros de marinharia. A corrente moda balnear são os passadiços de Madeira em praias com belas dunas. Outro factor positivo é o aluguer de «gaivotas», caiaques, e barcos a motor para passeios pelo litoral e grutas, pelo que as idas à praia podem ser valorizadas além dos restaurantes, cafés, esplanadas e noites de dança nas praias. Sendo difícil harmonizar os gostos da juventude e as normas das autoridades marítimas, autarquias, e entidades regionais de turismo, apelo a um congresso temático sobre a valorização das praias, com o indispensável contributo do Presidente da República, frequentador diário de praia em Cascais.
*Por Humberto Ferreira.
Artigo publicado na edição impressa do Publituris de 1 de Setembro.