Edição digital
Assine já
PUB
Opinião

Nuno Carvalho “Onde está o Pokemon e o Mannequin?”

Leia a opinião por Nuno Carvalho, ClickandPlay Studio.

Publituris
Opinião

Nuno Carvalho “Onde está o Pokemon e o Mannequin?”

Leia a opinião por Nuno Carvalho, ClickandPlay Studio.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
TICV recebe avião para repor ligações interilhas em Cabo Verde
Aviação
Etihad Airways retoma voos para Bali a 25 de junho
Aviação
Aeroporto Internacional de Hamad é o “Melhor do Mundo”
Transportes
Grupo SATA com sistema braille a bordo
Transportes
Receitas turísticas voltam a crescer em fevereiro e somam mais 181M€
Destinos
Vila Galé abre as portas dos seus hotéis na Figueira da Foz e em Isla Canela
Hotelaria
ADHP considera aumento da taxa turística em Lisboa “despropositado”
Alojamento
MotoGP em Portimão traz cerca de 87M€ para o Algarve
Destinos
MSC Cruzeiros apresenta os sete distritos do MSC World America
Transportes
10.ª edição do “Vê Portugal” aposta nos desafios futuros das ERT e na paz para o turismo
Destinos

Conheça as 5 tendências do digital que não vão falhar nos próximos anos.

Estávamos a 6 Julho de 2016 quando o fenómeno de realidade aumentada Pokémon foi mostrado ao mundo, poucos dias depois (13 de Julho) o número de utilizadores diários já ultrapassava os 28,5 milhões. A euforia foi a que todos sabemos, avenidas congestionadas, estabelecimentos invadidos, pessoas curvadas a caminhar pelas ruas de smartphone na mão em busca do bicharoco. A loucura estava instalada e os acionistas da Nintendo esfregavam as mãos com um ganho de mais de 120% nas ações.
No entanto, em poucos meses, a euforia acabava e no início de 2017 os quase 30 milhões de utilizadores transformaram-se em apenas cinco milhões. Mas já quase a terminar 2016 outro fenómeno borbulhava na ‘net’, o famoso Mannequin Challenge, um truque de filmagem em vídeo que transformava o comum dos mortais num manequim congelado. Futebolistas, políticos, músicos, empresários… enfim todo o planeta estava rendido à brincadeira e, claro, mais um vez, em poucos meses a moda também passou. Outros mais “one hit wonder” do digital vão aparecendo, Pokémons e Mannequin´s são os “Despacito” do digital, aquecem-nos a alma durante uns meses e depois já nem os podemos ver ou ouvir.
Há uma lição a reter, todo este êxito só prova que o digital está implantado em todo o mundo como nunca e não pode haver dúvidas sobre isso. Por essa razão é importante termos consciência de onde vale a pena focar a nossa atenção e ver quais são as reais tendências do mercado digital, para saber apostar nas áreas certas e assim acrescentar valor ao seu negócio.

5 TENDÊNCIAS DO DIGITAL
1 – MOBILE, MOBILE, MOBILE – O uso de smartphones lidera o crescimento no tempo de utilização de Media Digital. De 2013 até 2016 o uso de smartphone cresceu 99%, no entanto, o uso de desktop diminuiu 8%. Nos 100 sites mais vistos nos EUA, a visualização em mobile é 2,4 vezes maior do que em desktop e o tempo médio de utilização de smartphone é de 2h51 minutos por dia. Ecrãs maiores é igual a melhor visibilidade para as marcas, desde Fevereiro de 2015 que os smartphones com mais de 4,5 polegadas de ecrã lideram o mercado. Portanto, seja o que quer que venha a fazer no digital, primeiro certifique-se que funciona muito bem no mobile e só depois no desktop.

2 – CROSS PLATFORM – Em 2016, os americanos nas idades entre os 18-34 anos gastaram 30 mil milhões de horas no Digital contra 19,1 na TV tradicional. Mesmo nas idades entre 35-54 anos o digital vence com 27,4 mil milhões versus 26,6 em TV. Se tem um budget para gastar numa campanha de media e se o seu público é jovem/adulto não tenha dúvidas em favorecer o meio digital, ainda por cima vai poder medir muito melhor os resultados da campanha.

3 – MEDIA TRADICIONAL VS MEDIA DIGITAL – Em 2016, o NewYorkTimes cresceu 36% no digital quando comparado com 2015 e o The Washington Post 40%.
Não há como dar a volta, aconteceu o mesmo na música por volta de 2005, o  átomo foi trocado pelo bit. Jornais, revistas, TVs, tudo vai ser digital e não vale a pena falar do cheiro do papel, do toque, etc… ouvi a mesma história com os CDs e o Vinil e hoje é o que se sabe.

4 – MOBILE VIDEO – Snapchat, a aplicação de excelência de vídeo mobile, era a 18ª app, em 2015, a ser usada nos smartphones, em finais de 2016 já estava na 9ª posição. No Youtube 70% dos vídeos são vistos em mobile. O Facebook e o Instagram estão a apostar tudo em melhorar a experiência vídeo nas suas aplicações para mobile. Vlogers fazem vídeos diários recorrendo a um smartphone, captam e publicam no momento. Grandes players fabricantes de câmaras de vídeo estão a poucos meses de lançar câmaras que se ligam diretamente à internet. Viu este verão alguém a dançar sozinho e a fazer caretas para a câmara de um smartphone? Se viu não pense que estava doente, estava apenas a fazer um vídeo selfie para “postar” no Instagram.

5 – O ECOMMERCE ESTÁ A CRESCER PELO MCOMMERCE – Utilizadores estão cada vez mais confortáveis no uso de smartphones para efectuar compras. No início de 2010 apenas 1,8% comprava online no seu smartphone, no final de 2016 esse número já é de 20,8%. A confiança está a aumentar no mobile, portanto, mais uma vez, se tem uma loja online aposte em garantir que também funciona em smartphones, mais tarde ou mais cedo é ai que vão estar todos os seus clientes.

CONCLUSÃO: O mobile está a atingir a fase madura com penetração nos países evoluídos a aproximar-se dos 100%, altura para o comércio online, o digital video, as apps, crescerem sem medos. O digital media está em todas as plataformas. Desktop e mobile estão a convergir com a TV da sala de estar, a mesma campanha de media vai começar a ser vista em várias plataformas permitindo medir e comparar melhor que nunca e assim definir a estratégia de marketing mais adequada. Finalmente, estamos a assistir à verdadeira convergência. Veja-se o caso do Netflix, pode começar a ver um episódio de uma série no portátil, depois continuar a ver no smartphone durante a viagem de comboio ao final do dia e mais tarde terminar o episódio na smart TV da sala de casa. A experiência foi sempre a mesma, só mudou o tamanho do ecrã. Acredite, o digital não é o futuro, é o presente. As formas criativas de mostrar a sua marca, produto ou serviço não vão mudar muito. O meio, a técnica de medição e a eficácia é que mudarão radicalmente. O ‘Despacito’ em 1999 teria os mesmos acordes e a mesma letra e venderia, se calhar, em Portugal 150 mil CDs, agora em 2017 vende poucos CDs mas já tem 3,5 mil milhões de visualizações no Youtube, sim 3,5 mil milhões! “Pasito a pasito, suave suavecito” o digital veio mesmo para ficar.

*Por Nuno Carvalho, ClickandPlay Studio.
Artigo de opinião publicado na edição impressa do Publituris de 1 de Setembro.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
TICV recebe avião para repor ligações interilhas em Cabo Verde
Aviação
Etihad Airways retoma voos para Bali a 25 de junho
Aviação
Aeroporto Internacional de Hamad é o “Melhor do Mundo”
Transportes
Grupo SATA com sistema braille a bordo
Transportes
Receitas turísticas voltam a crescer em fevereiro e somam mais 181M€
Destinos
Vila Galé abre as portas dos seus hotéis na Figueira da Foz e em Isla Canela
Hotelaria
ADHP considera aumento da taxa turística em Lisboa “despropositado”
Alojamento
MotoGP em Portimão traz cerca de 87M€ para o Algarve
Destinos
MSC Cruzeiros apresenta os sete distritos do MSC World America
Transportes
10.ª edição do “Vê Portugal” aposta nos desafios futuros das ERT e na paz para o turismo
Destinos
PUB
Destinos

Nova edição: Turismo de Luxo, “Viaje com o Paladar” da Icárion, APAL e viagem a Samaná

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Além disso, trazemos mais uma iniciativa “Viaje com o Paladar” da Icárion, uma entrevista a Desidério Silva, presidente da APAL, e a reportagem sobre a viagem a Samaná a contive do operador turístico Soltour.

Publituris

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Se logo no início do dossier pretendemos definir ou esclarece o que, de facto, é Turismo de Luxo, nas páginas seguintes ouvimos diversos agentes da hotelaria que atuam no segmento mais alto do turismo em Portugal. Além disso, também falámos com Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal a propósito do Luxo em Alto Mar, bem como com alguns académicos que ensinam e analisam o mercado do turismo.

Na “Distribuição”, a iniciativa “Viaje com o Paladar” do operador turístico Icárion, deu a conhecer a agentes de viagens os paladares do Vietname. Ao PUBLITURIS, os agentes que marcaram presença nesta iniciativa asseguraram que, a partir de agora, vão olhar o destino com outros olhos depois de o terem sentido pelo sabor da sua gastronomia.

Nos “Destinos”, entrevistámos Desidério Silva, presidente da Agência de Promoção de Albufeira (APAL), que foi eleito em janeiro e que faz um balanço positivo dos primeiros meses de mandato e revela o calendário de ações que a associação tem previsto para 2023.

Nas “Viagens”, damos conta da viagem que o PUBLITURIS realizou a Samaná, na República dominicana, a convite do operador turístico Soltour. No Caribe, podemos confirmar que se trata de um destino para, de facto, nos sentirmos “rulay”.

As opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Jaume Vidal (diretor Regional da Tiqets em Portugal e Espanha).

O jornal PUBLITURIS na sua versão em papel vai agora de férias e regressa com a edição de 1 de setembro.

A todos os leitores do PUBLITURIS desejamos umas ótimas férias.

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.

Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 43

Nota: Se já é subscritor do Publituris entre no site com o seu Login de assinante, dirija-se à secção Premium – Edição Digital e escolha a edição que deseja ler, abra o epaper com os dados de acesso indicados no final do resumo de cada edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Edição Digital: Turismo de Luxo, “Viaje com o Paladar” da Icárion, APAL e viagem a Samaná

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Além disso, trazemos mais uma iniciativa “Viaje com o Paladar” da Icárion, uma entrevista a Desidério Silva, presidente da APAL, e a reportagem sobre a viagem a Samaná a contive do operador turístico Soltour.

Victor Jorge

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Se logo no início do dossier pretendemos definir ou esclarece o que, de facto, é Turismo de Luxo, nas páginas seguintes ouvimos diversos agentes da hotelaria que atuam no segmento mais alto do turismo em Portugal. Além disso, também falámos com Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal a propósito do Luxo em Alto Mar, bem como com alguns académicos que ensinam e analisam o mercado do turismo.

Na “Distribuição”, a iniciativa “Viaje com o Paladar” do operador turístico Icárion, deu a conhecer a agentes de viagens os paladares do Vietname. Ao PUBLITURIS, os agentes que marcaram presença nesta iniciativa asseguraram que, a partir de agora, vão olhar o destino com outros olhos depois de o terem sentido pelo sabor da sua gastronomia.

Nos “Destinos”, entrevistámos Desidério Silva, presidente da Agência de Promoção de Albufeira (APAL), que foi eleito em janeiro e que faz um balanço positivo dos primeiros meses de mandato e revela o calendário de ações que a associação tem previsto para 2023.

Nas “Viagens”, damos conta da viagem que o PUBLITURIS realizou a Samaná, na República dominicana, a convite do operador turístico Soltour. No Caribe, podemos confirmar que se trata de um destino para, de facto, nos sentirmos “rulay”.

As opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Jaume Vidal (diretor Regional da Tiqets em Portugal e Espanha).

O jornal PUBLITURIS na sua versão em papel vai agora de férias e regressa com a edição de 1 de setembro.

A todos os leitores do PUBLITURIS desejamos umas ótimas férias.

Leia aqui a nova edição.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Eventos Publituris

Nova Edição: Fotorreportagem da festa dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards, Enoturismo, CTI e Ryanair

A última edição do mês de julho traz a fotorreportagem da festa dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards 2023, um dossier sobre o Enoturismo, os fatores críticos da CTI relativamente ao novo aeroporto para a região de Lisboa e uma conversa com Elena Cabrera da Ryanair sobre os 20 anos da companhia em Portugal.

Publituris

A próxima edição do jornal PUBLITURIS, a última do mês de julho, traz um resumo fotográfico do que foi a noite dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards 2023, evento que se realizou no passado dia 6 de julho no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel.

174 nomeados resultaram em 22 vencedores, com o prémio “Belmiro Santos” a ser entregue a José Manuel Antunes, numa noite que contou com a presença de mais de 400 pessoas.

Recordamos os vencedores dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards 2023:

TAP – Melhor Companhia de Aviação
easyJet – Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Europcar – Melhor Rent-a-Car
Solférias – Melhor Operador Turístico
Top Atlântico – Melhor Rede de Agências de Viagens
MSC Cruzeiros – Melhor Companhia de Cruzeiros
Vila Galé Hotéis – Melhor Cadeia Hoteleira
W Algarve – Melhor Hotel de Cinco Estrelas
Octant Lousã – Melhor Hotel de Quatro Estrelas
Vila Vita Parc Resort & Spa – Melhor Hotel Resort
Memmo Príncipe Real – Melhor Boutique Hotel
Bairro Alto Hotel – Melhor Hotel de Cidade
NAU Salgados Palace – Melhor Hotel MICE
Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel – Melhor Hotel de Praia
São Lourenço do Barrocal – Melhor Turismo Rural
Herdade da Malhadinha Nova – Melhor Enoturismo
Quinta do Lago – Campo Sul – Melhor Campo de Golfe
Zoomarine – Melhor Parque Temático e Diversões
Picos de Aventura – Melhor Empresa de Animação Turística
Marina de Vilamoura – Melhor Marina
Cabo Verde – Melhor Destino Internacional
Centro – Melhor Região de Turismo Nacional
José Manuel Antunes – Prémio “Belmiro Santos”

O “Dossier” desta edição é dedicado ao Enoturismo, segmento que a nível nacional e internacional está considerado como um dos de maior potencial de crescimento no setor do turismo.

O PUBLITURIS foi conhecer três propriedades do grupo Terras & Terroir, com personalidades distintas, de norte a sul do país, entrevistou Maria João Almeida, presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO), Sara Silva, presidente da Direção da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), André Villa de Brito, sommelier e tour guide, e visitou, durante a VI edição do Concurso de Vinhos do Algarve, dois produtores com oferta enoturística no Algarve.

Nos “Transportes”, damos conta da apresentação do Relatório de Fatores Críticos para a Decisão da localização do novo aeroporto para a região de Lisboa pela Comissão Técnica Independente (CTI). Se os fatores críticos já estão definidos para estudar a nova localização da infraestrutura, agora só falta mesmo escolher qual será a melhor localização.

Ainda nos “Transportes”, o jornal PUBLITURIS esteve à conversa com Elena Cabrera, Regional Manager Ryanair Portugal. Se a companhia tem motivos de sobra para celebrar em Portugal, para além de assinalar o 20.º aniversário desde o início da operação em território nacional, também é verdade que está a registar um verão “muito bom”, com a taxa de ocupação 4% acima da média global da transportadora irlandesa.

Além da opinião do Conselho Editorial no Check-in, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Pol Clavell (Flappin), Ana Jacinto (AHRESP), André Villa de Brito (sommelier e tour guide) e Pedro Valle Abrantes (Trypor), e Luiz Marques (Universidade Lusófona).

Boas leituras e boas férias!

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.

Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 43

Nota: Se já é subscritor do Publituris entre no site com o seu Login de assinante, dirija-se à secção Premium – Edição Digital e escolha a edição que deseja ler, abra o epaper com os dados de acesso indicados no final do resumo de cada edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição Digital: Fotorreportagem da festa dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards, Enoturismo, CTI e Ryanair

A última edição do mês de julho traz a fotorreportagem da festa dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards 2023, um dossier sobre o Enoturismo, os fatores críticos da CTI relativamente ao novo aeroporto para a região de Lisboa e uma conversa com Elena Cabrera da Ryanair sobre os 20 anos da companhia em Portugal.

Publituris

A próxima edição do jornal PUBLITURIS, a última do mês de julho, traz um resumo fotográfico do que foi a noite dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards 2023, evento que se realizou no passado dia 6 de julho no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel.

174 nomeados resultaram em 22 vencedores, com o prémio “Belmiro Santos” a ser entregue a José Manuel Antunes, numa noite que contou com a presença de mais de 400 pessoas.

O “Dossier” desta edição é dedicado ao Enoturismo, segmento que a nível nacional e internacional está considerado como um dos de maior potencial de crescimento no setor do turismo.

O PUBLITURIS foi conhecer três propriedades do grupo Terras & Terroir, com personalidades distintas, de norte a sul do país, entrevistou Maria João Almeida, presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO), Sara Silva, presidente da Direção da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), André Villa de Brito, sommelier e tour guide, e visitou, durante a VI edição do Concurso de Vinhos do Algarve, dois produtores com oferta enoturística no Algarve.

Nos “Transportes”, damos conta da apresentação do Relatório de Fatores Críticos para a Decisão da localização do novo aeroporto para a região de Lisboa pela Comissão Técnica Independente (CTI). Se os fatores críticos já estão definidos para estudar a nova localização da infraestrutura, agora só falta mesmo escolher qual será a melhor localização.

Ainda nos “Transportes”, o jornal PUBLITURIS esteve à conversa com Elena Cabrera, Regional Manager Ryanair Portugal. Se a companhia tem motivos de sobra para celebrar em Portugal, para além de assinalar o 20.º aniversário desde o início da operação em território nacional, também é verdade que está a registar um verão “muito bom”, com a taxa de ocupação 4% acima da média global da transportadora irlandesa.

Além da opinião do Conselho Editorial no Check-in, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Pol Clavell (Flappin), Ana Jacinto (AHRESP), André Villa de Brito (sommelier e tour guide) e Pedro Valle Abrantes (Trypor), e Luiz Marques (Universidade Lusófona).

Leia aqui a nova edição.

A equipa do PUBLITURIS deseja-lhe umas boas férias!

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Análise

Nova Edição: Os vencedores dos Portugal Travel Awards 2023, 20 anos GEA, dossier projetos na Hotelaria, entrevista FLY Angola

Em dia de festa do turismo, o PUBLITURIS surge com um novo layout, mais moderno e atual. Nesta edição fique a conhecer os vencedores dos Portugal Travel Awards 2023. Além disso, tivemos nos 20 anos da GEA e damos a conhecer o futuro do grupo, revelamos os projetos na Hotelaria em Portugal e entrevistámos o CEO da FLY Angola.

Publituris

O jornal PUBLITURIS que chega esta sexta-feira, 7 de julho, aos leitores está repleto de novidades. Para começar, estreamos um novo layout, da responsabilidade de uma das mais conceituadas agências criativas – SOLID DOGMA.

Com esta “nova cara“, queremos acompanhar o dinamismo do mundo atual e, particularmente, do setor do Turismo, bem como seguir as tendências na apresentação de conteúdos.

A edição faz, naturalmente, capa com os vencedores dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards 2023, nesta que foi a 18.ª edição destes prémios.

Os vencedores dos Publituris Portugal Travel Awards 2023 são:

TAP – Melhor Companhia de Aviação
easyJet – Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Europcar – Melhor Rent-a-Car
Solférias – Melhor Operador Turístico
Top Atlântico – Melhor Rede de Agências de Viagens
MSC Cruzeiros – Melhor Companhia de Cruzeiros
Vila Galé Hotéis – Melhor Cadeia Hoteleira
W Algarve – Melhor Hotel de Cinco Estrelas
Octant Lousã – Melhor Hotel de Quatro Estrelas
Vila Vita Parc Resort & Spa – Melhor Hotel Resort
Memmo Príncipe Real – Melhor Boutique Hotel
Bairro Alto Hotel – Melhor Hotel de Cidade
NAU Salgados Palace – Melhor Hotel MICE
Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel – Melhor Hotel de Praia
São Lourenço do Barrocal – Melhor Turismo Rural
Herdade da Malhadinha Nova – Melhor Enoturismo
Quinta do Lago – Campo Sul – Melhor Campo de Golfe
Zoomarine – Melhor Parque Temático e Diversões
Picos de Aventura – Melhor Empresa de Animação Turística
Marina de Vilamoura – Melhor Marina
Cabo Verde – Melhor Destino Internacional
Centro – Melhor Região de Turismo Nacional
José Manuel Antunes – Prémio “Belmiro Santos”

Parabéns aos vencedores!

Para além deste destaque aos vencedores dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards 2023, esta edição do jornal entrevistou Jaime Quesado, economista e gestor, a propósito do lançamento de um novo livro manifesto: “Nova Competitividade”. O PUBLITURIS quis saber se Portugal é, de facto, competitivo e que papel está reservado ao turismo neste esfoço rumo a esta “nova” competitividade.

Na “Distribuição”, o grupo GEA fez o balanço de 20 e diz que os tempos e o mercado mudaram. Contudo, as premissas e as bases continuam a ser as mesmas, mas agora é preciso dar outros serviços e apostar na tecnologia e no fornecimento de ferramentas que permitam aumentar a produtividade das suas agências de viagens associadas. O grupo está, no entanto, de os olhos postos no aumento do ticketing, através do TravelGea, que deverá traduzir-se este ano em 35 milhões de euros.

Nos “Destinos”, António Jorge Costa, presidente do IPDT comentou para o PUBLITURIS os resultados globais desta edição do Barómetro. O setor do turismo estima que 2023 seja o melhor ano de sempre, e o grau de confiança dos empresários é muito elevado, com perspetivas de crescimento turístico em todos os indicadores. As previsões são avançadas na 69.ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT, mas nem tudo são rosas. A escassez de recursos humanos (disponível e qualificada), pode comprometer a atividade de algumas empresas e, até, travar a expansão de negócios.

No “Dossier”, dedicado aos Projetos na Hotelaria, os players que atuam no mercado mantêm os planos de abertura mesmo com conjuntura desfavorável. A inflação, a guerra na Ucrânia e a disrupção de cadeias de abastecimento que ela provocou são responsáveis por um maior clima de incerteza que pode pôr em causa alguns dos projetos de hotelaria previstos para território nacional. Até 2025, há 150 aberturas de hotéis previstas e, apesar de ser normal que existam atrasos, o certo é que, por enquanto, não há grandes desvios a assinalar.

Nos “Transportes”, Belarnicio Muangala, CEO da FLY Angola, dá a primeira entrevista a uma publicação do trade em Portugal. Nascida em 2018, a FLY Angola veio preencher um vazio deixado por 11 companhias que operavam até esse ano e que desapareceram. Agora, admite Belarnicio Muangala, “estamos a ter a oportunidade que outros operadores não tiveram no passado”.

Ainda nos “Transportes”, a Air France/KLM promoveu uma masterclass dedicada ao SAF – Sustainable Aviation Fuel, no fim da qual ficou a certeza de que, apesar de caro e ainda escasso, este tipo de combustível é mesmo uma das principais soluções para cumprir a meta de descarbonizar a aviação até 2050.

Nesta edição, além do Pulse Report, numa parceria entre o PUBLITURIS e a GuestCentric, as opiniões pertencem a António Jorge Costa (presidente do IPDT); Sílvia Dias (Head of Marketing & Sustainability da Savoy Signature); Guilherme Costa (diretor de Marketing da Sem Rumo); Susana Mesquita (coordenadora da Licenciatura em Turismo do ISAG – European Business School); e Diogo Correia (Junior Seo Off-site at Selectra).

Boas leituras e disfrute deste “novo” PUBLITURIS!

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.

Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 43

Nota: Se já é subscritor do Publituris entre no site com o seu Login de assinante, dirija-se à secção Premium – Edição Digital e escolha a edição que deseja ler, abra o epaper com os dados de acesso indicados no final do resumo de cada edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Análise

Edição Digital: Os vencedores dos Portugal Travel Awards 2023, 20 anos GEA, dossier projetos na Hotelaria, entrevista FLY Angola

Esta edição do jornal Publituris está diferente. A partir de hoje, o Publituris surge com um novo layout, mais moderno e atual. Nesta edição, conheça, igualmente, os vencedores dos Portugal Travel Awards 2023. Mas há muito mais!

Publituris

O jornal PUBLITURIS que chega esta sexta-feira, 7 de julho, aos leitores está repleto de novidades. Para começar, estreamos um novo layout, da responsabilidade de uma das mais conceituadas agências criativas – SOLID DOGMA.

Com esta “nova cara“, queremos acompanhar o dinamismo do mundo atual e, particularmente, do setor do Turismo, bem como seguir as tendências na apresentação de conteúdos.

A edição faz, naturalmente, capa com os vencedores dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards 2023, nesta que foi a 18.ª edição destes prémios.

Os vencedores dos Publituris Portugal Travel Awards 2023 são:

TAP – Melhor Companhia de Aviação
easyJet – Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Europcar – Melhor Rent-a-Car
Solférias – Melhor Operador Turístico
Top Atlântico – Melhor Rede de Agências de Viagens
MSC Cruzeiros – Melhor Companhia de Cruzeiros
Vila Galé Hotéis – Melhor Cadeia Hoteleira
W Algarve – Melhor Hotel de Cinco Estrelas
Octant Lousã – Melhor Hotel de Quatro Estrelas
Vila Vita Parc Resort & Spa – Melhor Hotel Resort
Memmo Príncipe Real – Melhor Boutique Hotel
Bairro Alto Hotel – Melhor Hotel de Cidade
NAU Salgados Palace – Melhor Hotel MICE
Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel – Melhor Hotel de Praia
São Lourenço do Barrocal – Melhor Turismo Rural
Herdade da Malhadinha Nova – Melhor Enoturismo
Quinta do Lago – Campo Sul – Melhor Campo de Golfe
Zoomarine – Melhor Parque Temático e Diversões
Picos de Aventura – Melhor Empresa de Animação Turística
Marina de Vilamoura – Melhor Marina
Cabo Verde – Melhor Destino Internacional
Centro – Melhor Região de Turismo Nacional
José Manuel Antunes – Prémio “Belmiro Santos”

Parabéns aos vencedores!

Para além deste destaque aos vencedores dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards 2023, esta edição do jornal entrevistou Jaime Quesado, economista e gestor, a propósito do lançamento de um novo livro manifesto: “Nova Competitividade”. O PUBLITURIS quis saber se Portugal é, de facto, competitivo e que papel está reservado ao turismo neste esfoço rumo a esta “nova” competitividade.

Na “Distribuição”, o grupo GEA fez o balanço de 20 e diz que os tempos e o mercado mudaram. Contudo, as premissas e as bases continuam a ser as mesmas, mas agora é preciso dar outros serviços e apostar na tecnologia e no fornecimento de ferramentas que permitam aumentar a produtividade das suas agências de viagens associadas. O grupo está, no entanto, de os olhos postos no aumento do ticketing, através do TravelGea, que deverá traduzir-se este ano em 35 milhões de euros.

Nos “Destinos”, António Jorge Costa, presidente do IPDT comentou para o PUBLITURIS os resultados globais desta edição do Barómetro. O setor do turismo estima que 2023 seja o melhor ano de sempre, e o grau de confiança dos empresários é muito elevado, com perspetivas de crescimento turístico em todos os indicadores. As previsões são avançadas na 69.ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT, mas nem tudo são rosas. A escassez de recursos humanos (disponível e qualificada), pode comprometer a atividade de algumas empresas e, até, travar a expansão de negócios.

No “Dossier”, dedicado aos Projetos na Hotelaria, os players que atuam no mercado mantêm os planos de abertura mesmo com conjuntura desfavorável. A inflação, a guerra na Ucrânia e a disrupção de cadeias de abastecimento que ela provocou são responsáveis por um maior clima de incerteza que pode pôr em causa alguns dos projetos de hotelaria previstos para território nacional. Até 2025, há 150 aberturas de hotéis previstas e, apesar de ser normal que existam atrasos, o certo é que, por enquanto, não há grandes desvios a assinalar.

Nos “Transportes”, Belarnicio Muangala, CEO da FLY Angola, dá a primeira entrevista a uma publicação do trade em Portugal. Nascida em 2018, a FLY Angola veio preencher um vazio deixado por 11 companhias que operavam até esse ano e que desapareceram. Agora, admite Belarnicio Muangala, “estamos a ter a oportunidade que outros operadores não tiveram no passado”.

Ainda nos “Transportes”, a Air France/KLM promoveu uma masterclass dedicada ao SAF – Sustainable Aviation Fuel, no fim da qual ficou a certeza de que, apesar de caro e ainda escasso, este tipo de combustível é mesmo uma das principais soluções para cumprir a meta de descarbonizar a aviação até 2050.

Nesta edição, além do Pulse Report, numa parceria entre o PUBLITURIS e a GuestCentric, as opiniões pertencem a António Jorge Costa (presidente do IPDT); Sílvia Dias (Head of Marketing & Sustainability da Savoy Signature); Guilherme Costa (diretor de Marketing da Sem Rumo); Susana Mesquita (coordenadora da Licenciatura em Turismo do ISAG – European Business School); e Diogo Correia (Junior Seo Off-site at Selectra).

Leia aqui a nova edição e desfrute deste “novo” PUBLITURIS!

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Nova edição: Entrevista à vereadora do Turismo da Câmara do Porto, YOU Tour Operador, International Pairs World Final e Açores

A última edição do mês de junho do jornal Publituris faz capa com uma entrevista à vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto. Além disso, damos a conhecer a YOU Tour Operador, falámos com os responsáveis do International Pairs Golf por causa da final organizada em Portugal, e dedicamos o dossier aos Açores.

Publituris

A última edição do mês de junho do jornal Publituris faz capa com uma entrevista à vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto. A nova estratégia para o turismo da cidade Invicta foi o mote para a conversa, na qual Catarina Santos Cunha explicou ao Publituris os pormenores e objetivos deste plano, que visa a descentralização e a qualificação da oferta. Além da nova estratégia, a conversa abordou também as novas ligações aéreas e os desafios do Alojamento Local.

Além de destacarmos ainda os 174 nomeados nas 22 categorias dos Publituris Portugal Travel Awards 2023, cujos vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho, a partir das 19h00, no Montebelo Alcobaça Mosteiro Historic Hotel, em Alcobaça, fomos conhecer a YOU Tour Operador.

Empresa com sete anos de existência, que, segundo a diretora de Operações, Elisabete Pedrosa, assume que tem continuado o seu caminho, à sua maneira, e a crescer em volume de vendas, à sua medida e de forma consistente, apostando em oferecer ao mercado produtos feitos à medida, que vão para além dos tradicionais pacotes de viagens.

Nos “Destinos”, além da entrevista à vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto, falamos com Armandr Scholz, Managing Diretor do International Pairs Golf, e Daniel di Pietro, Portugal Licensee do International Pairs, a propósito da final que se realizará ao longo de cinco dias em campos de golfe de Óbidos.

Se para Armandt Scholz, eventos deste tipo trazem oportunidades de negócios nos setores da hospitalidade, alimentos e bebidas, retalho, transporte, turismo, patrocínios, publicidade e serviços, já Daniel di Pietro refere que, depois de apresentadas as hipóteses, “o organizador não teve muitas dúvidas em avançar, pois Portugal responde na perfeição aos requisitos para o sucesso do evento”.

A final decorre de 6 a 10 de novembro nos campos Royal Óbidos Spa & Golf Resort e Bom Sucesso Resort.

O “Dossier” desta edição do jornal Publituris tem os Açores como tema, região que está a trabalhar para ter turismo todo o ano em todas as ilhas. Pretende-se com esta estratégia para o setor e com um alinhamento adequado entre a oferta, a procura e a promoção externa, potenciar o desenvolvimento económico em todo o território. Se a estruturação da oferta já permite a prática da atividade turística um pouco por todas as ilhas, com resultados positivos, a sazonalidade do destino continua a ser um problema. Para colmatar essa dificuldade e permitir uma época alta mais alargadas, os Açores criam novos produtos para ter turismo o ano inteiro.

A convite da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e da Direção Regional do Turismo, o jornal Publituris visitou duas ilhas – Ilha Terceira e Graciosa – para demonstrar que nelas se pode fazer turismo o ano inteiro.

Para fechar o “Dossier”, o Publituris falou ainda com dois players – Turangra e Viagens Melo – que nos mostraram os Açores pelos olhos de quem os comercializa.

Finalmente, as opiniões desta edição pertencem a Jaime Quesado (Economista e Gestor); Ana Jacinto (AHRESP); Amaro F. Correia (Docente); e António Paquete (Economista).

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.

Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 43

Nota: Se já é subscritor do Publituris entre no site com o seu Login de assinante, dirija-se à secção Premium – Edição Digital e escolha a edição que deseja ler, abra o epaper com os dados de acesso indicados no final do resumo de cada edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Edição Digital: Entrevista à vereadora do Turismo da Câmara do Porto, YOU Tour Operador, International Pairs World Final e Açores

A última edição do mês de junho do jornal Publituris faz capa com uma entrevista à vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto. Além disso, damos a conhecer a YOU Tour Operador, falámos com os responsáveis do International Pairs Golf por causa da final organizada em Portugal, e dedicamos o dossier aos Açores.

Publituris

A última edição do mês de junho do jornal Publituris faz capa com uma entrevista à vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto. A nova estratégia para o turismo da cidade Invicta foi o mote para a conversa, na qual Catarina Santos Cunha explicou ao Publituris os pormenores e objetivos deste plano, que visa a descentralização e a qualificação da oferta. Além da nova estratégia, a conversa abordou também as novas ligações aéreas e os desafios do Alojamento Local.

Além de destacarmos ainda os 174 nomeados nas 22 categorias dos Publituris Portugal Travel Awards 2023, cujos vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho, a partir das 19h00, no Montebelo Alcobaça Mosteiro Historic Hotel, em Alcobaça, fomos conhecer a YOU Tour Operador.

Empresa com sete anos de existência, que, segundo a diretora de Operações, Elisabete Pedrosa, assume que tem continuado o seu caminho, à sua maneira, e a crescer em volume de vendas, à sua medida e de forma consistente, apostando em oferecer ao mercado produtos feitos à medida, que vão para além dos tradicionais pacotes de viagens.

Nos “Destinos”, além da entrevista à vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto, falamos com Armandr Scholz, Managing Diretor do International Pairs Golf, e Daniel di Pietro, Portugal Licensee do International Pairs, a propósito da final que se realizará ao longo de cinco dias em campos de golfe de Óbidos.

Se para Armandt Scholz, eventos deste tipo trazem oportunidades de negócios nos setores da hospitalidade, alimentos e bebidas, retalho, transporte, turismo, patrocínios, publicidade e serviços, já Daniel di Pietro refere que, depois de apresentadas as hipóteses, “o organizador não teve muitas dúvidas em avançar, pois Portugal responde na perfeição aos requisitos para o sucesso do evento”.

A final decorre de 6 a 10 de novembro nos campos Royal Óbidos Spa & Golf Resort e Bom Sucesso Resort.

O “Dossier” desta edição do jornal Publituris tem os Açores como tema, região que está a trabalhar para ter turismo todo o ano em todas as ilhas. Pretende-se com esta estratégia para o setor e com um alinhamento adequado entre a oferta, a procura e a promoção externa, potenciar o desenvolvimento económico em todo o território. Se a estruturação da oferta já permite a prática da atividade turística um pouco por todas as ilhas, com resultados positivos, a sazonalidade do destino continua a ser um problema. Para colmatar essa dificuldade e permitir uma época alta mais alargadas, os Açores criam novos produtos para ter turismo o ano inteiro.

A convite da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e da Direção Regional do Turismo, o jornal Publituris visitou duas ilhas – Ilha Terceira e Graciosa – para demonstrar que nelas se pode fazer turismo o ano inteiro.

Para fechar o “Dossier”, o Publituris falou ainda com dois players – Turangra e Viagens Melo – que nos mostraram os Açores pelos olhos de quem os comercializa.

Finalmente, as opiniões desta edição pertencem a Jaime Quesado (Economista e Gestor); Ana Jacinto (AHRESP); Amaro F. Correia (Docente); e António Paquete (Economista).

Leia aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Turismo

Nova Edição: Turismo Religioso, Vê Portugal, viagens a Formentera e África do Sul e Soltour

Esta edição do Publituris destaca o Turismo Religioso a propósito da realização da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. Além disso, as conclusões do Vê Portugal, Soltour, Formentera, uma viagem à África do Sul e, claro, os nomeados para os Publituris Portugal Travel Awards 2023.

Publituris

A primeira edição do mês de junho arranca com um dossier sobre Turismo Religioso. A pouco menos de dois meses do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza em Lisboa de 1 a 6 de agosto, o evento promete trazer à capital portuguesa mais de um milhão de peregrinos. Apesar de não ser um evento turístico, a JMJ vai ter um impacto direto no setor, esperando-se que venha também a contribuir para dar a conhecer ao mundo a oferta de turismo religioso nacional.

Nesta edição continuamos a divulgar os Publituris Portugal Travel Awards 2023, onde concorrem com 174 nomeados, num total de 22 categorias. As votações terminam a 26 de junho e poderão ser realizadas em https://premios.publituris.pt/travel/2023/.

Na “Distribuição”, falámos com Luís Santos, diretor Comercial da Soltour para Espanha e Portugal a propósito da campanha “Mega tudo incluído” para Samaná, na República Dominicana. Vista já no pretérito perfeito, o Publituris quis saber como correu esta oferta, cujo último voo descola a 1 de setembro.

Nos “Destinos”, fazemos um resumo do que aconteceu no Vê Portugal – 9.ª edição do Fórum de Turismo Interno. Além da estruturação do produto turístico, da promoção turística integrada, da necessidade de criar marcas regionais e de apostar em novos produtos que atraiam visitantes durante todo o ano para o interior do país, também as “novas” competências das Entidades Regionais de Turismo (ERT) estiveram em debate.

Na mesma seção e um mês depois do arranque de “A Obra-Prima de Portugal”, num trabalho realizado pelos fotógrafos João Amorim e João Bernardino, com o qual ambos se comprometeram a explorar os cantos e recantos do nosso país e a fotografar as obras-primas de cada região, o vencedor foi encontrado no Douro Vinhateiro.

Ainda nos “Destinos e aproveitando uma viagem a Formentera, o Publituris falou com Carlos Bernús Blanch, diretor do Turismo de Formentera, que admitiu que o destino “não quer morrer de êxito”.

Já quanto ao destino, Formentera, uma pequena ilha das Baleares (Espanha), o objetivo passa por não ser mesmo um destino de massas, onde tudo é feito para que isso não aconteça. A preservação da ilha é palavra-chave num destino que não é barato, principalmente no verão.

Outra “Viagem” realizada pelo Publituris foi à África do Sul, a propósito da Africa´s Travel Indaba, que decorreu em Durban, no início de maio. O Publituris foi visitar a província de KwaZulu, conhecida mundialmente pelo povo Zulu, a maior tribo étnica do país e cuja cultura é ainda incontornável nesta região.

Além do Pulse Report, numa parceria entre a GuestCentric e o Publituris, as opiniões pertencem a Jaime Quesado (Economista e Gestor); Alexandra Lavaredas (ISCE); António Jorge (IPDT); e António Paquete (Economista).

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.

Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 43

Nota: Se já é subscritor do Publituris entre no site com o seu Login de assinante, dirija-se à secção Premium – Edição Digital e escolha a edição que deseja ler, abra o epaper com os dados de acesso indicados no final do resumo de cada edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição Digital: Turismo Religioso, Vê Portugal, viagens a Formentera e África do Sul e Soltour

Esta edição do Publituris destaca o Turismo Religioso a propósito da realização da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. Além disso, as conclusões do Vê Portugal, Soltour, Formentera, uma viagem à África do Sul e, claro, os nomeados para os Publituris Portugal Travel Awards 2023.

Publituris

A primeira edição do mês de junho arranca com um dossier sobre Turismo Religioso. A pouco menos de dois meses do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza em Lisboa de 1 a 6 de agosto, o evento promete trazer à capital portuguesa mais de um milhão de peregrinos. Apesar de não ser um evento turístico, a JMJ vai ter um impacto direto no setor, esperando-se que venha também a contribuir para dar a conhecer ao mundo a oferta de turismo religioso nacional.

Nesta edição continuamos a divulgar os Publituris Portugal Travel Awards 2023, onde concorrem com 174 nomeados, num total de 22 categorias. As votações terminam a 26 de junho e poderão ser realizadas em https://premios.publituris.pt/travel/2023/.

Na “Distribuição”, falámos com Luís Santos, diretor Comercial da Soltour para Espanha e Portugal a propósito da campanha “Mega tudo incluído” para Samaná, na República Dominicana. Vista já no pretérito perfeito, o Publituris quis saber como correu esta oferta, cujo último voo descola a 1 de setembro.

Nos “Destinos”, fazemos um resumo do que aconteceu no Vê Portugal – 9.ª edição do Fórum de Turismo Interno. Além da estruturação do produto turístico, da promoção turística integrada, da necessidade de criar marcas regionais e de apostar em novos produtos que atraiam visitantes durante todo o ano para o interior do país, também as “novas” competências das Entidades Regionais de Turismo (ERT) estiveram em debate.

Na mesma seção e um mês depois do arranque de “A Obra-Prima de Portugal”, num trabalho realizado pelos fotógrafos João Amorim e João Bernardino, com o qual ambos se comprometeram a explorar os cantos e recantos do nosso país e a fotografar as obras-primas de cada região, o vencedor foi encontrado no Douro Vinhateiro.

Ainda nos “Destinos e aproveitando uma viagem a Formentera, o Publituris falou com Carlos Bernús Blanch, diretor do Turismo de Formentera, que admitiu que o destino “não quer morrer de êxito”.

Já quanto ao destino, Formentera, uma pequena ilha das Baleares (Espanha), o objetivo passa por não ser mesmo um destino de massas, onde tudo é feito para que isso não aconteça. A preservação da ilha é palavra-chave num destino que não é barato, principalmente no verão.

Outra “Viagem” realizada pelo Publituris foi à África do Sul, a propósito da Africa´s Travel Indaba, que decorreu em Durban, no início de maio. O Publituris foi visitar a província de KwaZulu, conhecida mundialmente pelo povo Zulu, a maior tribo étnica do país e cuja cultura é ainda incontornável nesta região.

Além do Pulse Report, numa parceria entre a GuestCentric e o Publituris, as opiniões pertencem a Jaime Quesado (Economista e Gestor); Alexandra Lavaredas (ISCE); António Jorge (IPDT); e António Paquete (Economista).

Leia aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.