Nova atracção turística de Lisboa abre no Dia Mundial do Turismo

Por a 22 de Setembro de 2017 as 14:55

É já no próximo dia 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, que abre ao público a Experiência  Pilar 7 – Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril, a nova atracção de Lisboa.
Com um investimento de 5,3 milhões de euros, dos quais 50% foram financiados pelas receitas provenientes da taxa turística de Lisboa e os restantes 50% de fundos, o novo espaço integra um  miradouro panorâmico à altura do tabuleiro rodoviário e uma experiência de realidade virtual no pilar da ponte, localizado na Avenida da Índia, em Alcântara.
A Experiência Pilar 7 – Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril inicia-se pela área exterior ao maciço central do Pilar 7, onde é possível contemplar a escala das estruturas da Ponte, bem como conhecer algumas das particularidades inerentes à sua construção, através de informações contidas em vários discos de metal de grande dimensão, colocados no chão ao longo do percurso. A maqueta original da Ponte 25 de Abril está, pela primeira vez, ao alcance do público, servindo de apoio para apresentar os números da obra e outros aspectos interessantes de onde se destaca a relação desta importante estrutura na História de Lisboa/Portugal.
No maciço central do Pilar 7, e após um controlo de segurança, o visitante tem a oportunidade de prosseguir a viagem e assistir a uma homenagem aos que foram fundamentais para a construção da ponte, na Sala dos Trabalhadores. Aqui, há projecções 360º sobre a construção da Ponte com quatro pequenos filmes que mostram as intervenções e a grandiosidade desta obra.
Numa sala contígua o visitante vê-se envolvido no azul das águas do rio Tejo, subindo numa plataforma que lhe permitirá emergir dessas águas virtuais e contemplar um modelo da Ponte 25 de Abril. Ao chegar ao topo da plataforma é possível sentir, ouvir e ver a aproximação do comboio que faz a travessia entre as duas margens, através de um filme e som, bem como visitar as duas salas onde residem as principais amarrações dos cabos de sustentação da Ponte, os pontos fulcrais desta grande obra de engenharia.
Após esta experiência, uma escada suspensa dá acesso a uma outra sala onde um conjunto de espelhos superiores e inferiores possibilita uma ilusão de profundidade do interior do maciço do Pilar 7. Ao sair desta sala, o visitante tem a primeira percepção e vista da zona ribeirinha ao caminhar por um passadiço que o conduz ao elevador que o levará à altura do tabuleiro rodoviário da ponte.
É aqui que se encontra o miradouro com vista panorâmica,parcialmente em vidro, tanto na base como nas laterais, oferece uma experiência aos visitantes a cerca de 80 metros de altura. Ao terminar a visita é possível viver uma nova experiência imersiva, no final do percurso da saída, num espaço dedicado à Realidade Virtual.
A nova atracção de Lisboa está aberta todos os dias, de Maio a Setembro, das 10:00 às 20:00 e, de Outubro a Abril, até às 18h00, encerrando apenas a 25 de Dezembro.
Os bilhetes normais têm um preço de 6€ e os de  estudantes, maiores de 65 anos ou grupos de 10 ou mais pessoas de 4€ por pessoa. As  crianças até aos 5 anos e portadores do Lisboa Card têm entrada gratuita.
A experiência de Realidade Virtual tem ingresso próprio, no valor de 1,5 euros, sendo também gratuito para crianças até aos 5 anos e portadores do Lisboa Card.

Arrow
Arrow
Slider

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *