Desafios do presente e do futuro do Turismo em discussão no 29º Congresso da AHP

Por a 19 de Setembro de 2017 as 21:10

“Descobrir Portugal. E agora?” é o tema do 29º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que vai acontecer de 15 a 17 de Novembro em Coimbra, concretamente no Convento São Francisco.
Num ano em que o Turismo em Portugal “consolida uma posição de destaque na economia nacional” e a hotelaria portuguesa “regista um excelente desempenho estabelecendo novos máximos”, a Associação de Hotelaria de Portugal promove o debate sobre “os desafios e as oportunidades que o presente e o futuro do Turismo apresentam para o País e para os empresários do sector”, explicou Raul Martins, presidente da AHP, na apresentação do programa do congresso que decorreu a bordo do navio Leão Holandês, que contou com a presença também de Cristina Siza Vieira, directora executiva da associação, e Rodrigo Machaz.
Segundo o responsável, é impreterível discutir temas como “como crescer sem perder a identidade; como divulgar outros destinos de Portugal distribuindo no território as oportunidades que o Turismo traz; como gerir as infra-estruturas aeroportuárias tão importantes para Portugal; que novas tendências se perspectivam?”. “É fundamental responder aos desafios que este crescimento nos traz e ver para além da linha do horizonte”, sublinhou o presidente da associação.
O 29º congresso vai abrir assim com o painel “Turismo e a Europa das Regiões”, que vai contar com Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios  Estrangeiros, como ‘keynote speaker’ e mais uma mesa de debate com três responsáveis políticos. A riqueza e a diversidade de culturas locais e regionais como parte da identidade nacional dos países e a sua importância para o desenvolvimento dos destinos é um dos temas em discussão.
Seguem-se as acessibilidades aéreas como mote para o painel seguinte “A condição periférica de Portugal – Os desafios dos transporte aéreo”, que conta com António Trindade, CEO dos PortoBay Hotels & Resorts, como moderador.
“Como crescer sem perder a identidade?” é o tema do terceiro painel, moderado por Miguel Júdice, administrador do Hotel Quinta das Lágrimas, e que terá Doug Lansky, travel writer e tourism development advisor, como ‘keynote speaker’.
Os recursos humanos  no sector hoteleiro vão estar em discussão no último painel do primeiro dia, com o tema “As Pessoas: a aposta de sempre, os reptos do futuro”, que será moderado por Frederico Costa, administrador do Grupo Pestana.
No segundo dia, além de ‘case studies’  que vão ser apresentados, vai ser possível assistir ao painel “The future of Hotel Revenue Management: Big Data, Business Intelligence & Analytics para hoteleiros”. O painel “Novas tendências do alojamento – The Hotel. The Hostel. The House”, que vai discutir se os hotéis de pequena escala são uma tendência ou um negócio. Rodrigo Machaz, director-geral da Memmo Hotels é o moderador.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *