Cabo Verde quer ampliar transporte aéreo com os Açores
Ministro das Finanças de Cabo Verde diz que diáspora justifica reforço da cooperação no transporte aéreo entre Cabo Verde e os Açores.

Publituris
CVA continua sem data para retomar operação e acusa TAP e SATA de realizarem voos deficitários para Cabo Verde
SATA: Plano de reestruturação prevê que 2023 seja “ano de inversão”
Governo Regional dos Açores autoriza compensação a fundo perdido de 12M€ à SATA
SATA mantém política de flexibilidade nas reservas até 30 de junho
O ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, quer reforçar a cooperação com os Açores na área do transporte aéreo e considera que existem condições para “ampliar o mercado”, tendo em conta a diáspora portuguesa e cabo-verdiana.
“Os transportes é o mais importante. Queremos abordar este mercado porque onde existe emigração cabo-verdiana há também diáspora dos Açores, como nos EUA, mas também na França e outros mercados. Há aqui potencial para ampliar o mercado e poder cada um ter uma fatia maior”, declarou o responsável pela pasta das Finanças, em declarações à Lusa.
O ministro das Finanças de Cabo Verde esteve sexta-feira, 11 de Agosto, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, onde esteve reunido com o vice-presidente do Governo dos Açores, no âmbito de uma visita oficial à região.
Além dos transportes, o governante cabo-verdiano revelou que o objectivo passa por reforçar a cooperação entre os dois territórios também ao nível da agricultura e da formação profissional, entre outras áreas comuns aos dois arquipélagos.
Relativamente ao transporte aéreo, Olavo Correia afirmou que gostaria que a SATA ligasse outros destinos a partir da cidade da Praia ou São Vicente, em Cabo Verde, uma vez que a companhia já liga Cabo Verde e os Açores, com extensão a Boston, nos Estados Unidos, bem como a outros destinos europeus e norte-americanos para onde voa actualmente a transportadora aérea açoriana.
O ministro das Finanças de Cabo Verde foi ainda questionado sobre a possibilidade de o Governo Regional dos Açores ter uma participação companhia pública Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), afirmando que “esta é uma questão que poderá ser analisada posteriormente”, no âmbito do processo de privatização da companhia, que “está a cumprir os trâmites legais”.
Já o vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila, afirmou que as ligações da SATA com Cabo Verde, a partir dos EUA, estão a decorrer com “excelente sucesso”, o que “permite perspectivar que há possibilidades de evolução” da operação.