“A digitalização do Turismo é essencial ao seu crescimento”, diz presidente do TP
Luís Araújo considera que a aposta na inovação é fundamental para assegurar a sustentabilidade do sector.
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O presidente do Turismo de Portugal (TP), Luís Araújo, considera que “a digitalização do Turismo é essencial ao seu crescimento” e defende que o TP “foi pioneiro nesta aposta, tendo, hoje, toda a sua estratégia orientada para o digital”.
Em entrevista ao portal Notícias ao Minuto, Luís Araújo fala dos bons resultados que o sector do Turismo alcançou no ano passado e considera que é fundamental manter a aposta na inovação, de forma a “assegurar a sustentabilidade do sector”.
“A aposta na inovação é fundamental para assegurar a sustentabilidade do sector. O Turismo é uma das actividades mais digitalizadas e dinâmicas do mundo e o Turismo de Portugal foi pioneiro nesta aposta tendo, hoje, toda a sua estratégia orientada para o digital. Desde a promoção à gestão do conhecimento, passando pela aposta na tecnologia. A digitalização do Turismo é essencial ao seu crescimento, se queremos posicionar Portugal como um pólo de referência na inovação”, afirmou o responsável.
Apesar da importância do digital, Luís Araújo diz que “o digital não é tudo”, considerando, por isso, que é também “fundamental continuar a aposta nas acessibilidades, na visibilidade do País e na estratégia de parcerias com a distribuição”.
“A sustentabilidade desta actividade depende, em muito, da reinvenção sistemática das experiências nos destinos e melhoria dos sistemas de suporte. Para que isso possa acontecer é fundamental fazer do empreendedorismo e do apoio à inovação duas prioridades absolutas na estratégia para o futuro do Turismo”, acrescentou.
É neste sentido, continuou Luís Araújo, que o TP vai lançar, ainda este ano, o Centro de Inovação do Turismo, projeto âncora do Programa Turismo 4.0, que tem como missão a identificação das tendências internacionais de inovação no Turismo e o apoio à promoção internacional da inovação feita em Portugal.
O responsável cita ainda a qualificação dos recursos humanos, a estruturação do produto e a captação de rotas aéreas como outras das vertentes em que é necessário apostar com vista ao crescimento do Turismo no país.