Programa de Responsabilidade Social da AHP evolui para HOSPES

Por a 29 de Junho de 2017 as 15:12

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) fez esta quarta-feira, 28 de Junho, um balanço positivo do Programa de Responsabilidade Social, lançado em 2012, estabelecendo objectivos mais ambiciosos para o futuro do programa, que passa a ostentar a designação HOSPES.

Nascido com o objectivo de ajudar os mais necessitados através de bens doados pelas empresas de hotelaria a instituições de solidariedade social, o programa de Responsabilidade Social da AHP surgiu em 2012, na altura sob o lema “Um colchão, Um coração”, mas rapidamente evoluiu para “uma rede de partilha”, segundo Raul Martins, presidente da AHP.

“Todos se empenharam em contribuir para uma causa aparentemente tão simples mas tão nobre para criar uma rede de apoio que chegou a centenas de famílias e instituições”, afirmou Raul Martins, dando conta que, no âmbito deste programa, a associação doou 26 mil bens provenientes de 66 hotéis, a 33 instituições de solidariedade social.

Apesar do balanço positivo, a AHP quer ir mais longe, tornando o programa corporativo, de forma a que seja possível chegar aos mais de 600 associados da AHP e outros parceiros, o que levou à criação de uma plataforma online, “que vai permitir aproveitar sinergias”, e à nova designação “HOSPES: Sharing is Caring”, que inclui as vertentes “we share” e “we care”, dedicadas à solidariedade e à sustentabilidade ambiental, respectivamente, segundo Cristina Siza Vieira, presidente executiva da associação.

Além destas vertentes, o programa HOSPES pretende também vir a desenvolver outro tipo de iniciativas, a exemplo de uma bolsa de emprego inclusivo, com experiências formativas para jovens carenciados, na qual a AHP conta já com parcerias com a Direcção Geral dos Serviços Prisionais e com a Casa do Gaiato.

Presente na apresentação do novo HOSPES esteve também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que fez votos para que o programa se torne “estrutural”, salientando “o modo como a associação reagiu aos novos desafios, com a inclusão social”.

No final da cerimónia, a AHP atribuiu ainda o selo de Sustentabilidade Ambiental a 89 hotéis que participam no programa, bem como a 45 unidades na categoria Responsabilidade Social.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *