Dia Internacional e Noite Europeia dos Museus com 600 actividades

Por a 17 de Maio de 2017 as 16:08

O Dia Internacional dos Museus, que se assinala esta quinta-feira, 18 de Maio, e a Noite Europeia dos Museus, celebrada no sábado, 20 de Maio, contam, este ano, com a adesão de 84 espaços museológicos distribuídos por 46 concelhos do país, num total de 600 actividades disponibilizadas aos visitantes.

Das actividades agendadas, cerca de 400 destinam-se ao Dia Internacional dos Museus, enquanto para a Noite Europeia dos Museus estão previstas perto de 200 actividades, números que traduzem um aumento de perto de 150 actividades no conjunto dos dois dias, face aos eventos do ano passado, de acordo com informação da Direcção Geral do Património Cultural (DGPC).

No Dia Internacional dos Museus, o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus” vai guiar as actividades propostas, com a DGPC a referir que a temática escolhida pretende apelar “a uma reflexão, naturalmente diferenciada e respondendo aos contextos nacionais, do papel dos museus nas comunidades e na sociedade em geral”.

No contexto do Dia Internacional dos Museus estão previstas inaugurações em três dos 15 espaços museológicos sob a gestão da DGPC, com o Museu Nacional Soares dos Reis a inaugurar a exposição “Cidade Global”, enquanto o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) abre a exposição “Madonna” e o Museu Nacional dos Coches (MNC) inaugura na sexta-feira, dia 19, a sua museografia.

Já a Noite Europeia dos Museus, iniciativa que em 2016 registou a maior adesão de sempre, com 45 mil visitantes, inclui a 2.ª edição da iniciativa “Museus em Movimento”, uma parceria DGPC/Volkswagen Veículos Comerciais que consiste na “oferta de transporte gratuito à população que se associe a esta grande festa”, explica a DGPC.

Neste sentido, no próximo sábado, entre as 18h00 e as 23h00, vão estar disponíveis duas rotas, uma das quais para Belém, passando pelo Museu de Arqueologia, Museu de Etnologia, Museu dos Coches, Museu de Arte Popular e Palácio Nacional da Ajuda. Já a rota do Centro passa pela Casa-Museu Anastácio Gonçalves, Museu do Azulejo, Museu do Traje, Museu do Teatro e Museu da Música.

O programa completo do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus está disponível em www.patrimoniocultural.pt.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *