UE aprova projecto “Lugares Património Mundial do Centro”

Por a 10 de Maio de 2017 as 12:18

A União Europeia (UE) aprovou a candidatura a fundos comunitários do projecto “Lugares Património Mundial do Centro”, submetida pelo Turismo Centro de Portugal, atribuindo um apoio de dois milhões de euros ao projecto.

O projecto visa a promoção dos monumentos da região centro classificados como Património Mundial, nomeadamente o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça, o Convento de Cristo e a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia.

A candidatura está inserida no Programa Operacional da Região Centro 2020 e foi liderada pelo Turismo do Centro, em parceria com os municípios de Alcobaça, da Batalha, Coimbra e Tomar, e a Universidade de Coimbra.

A verba de dois milhões de euros vai ser repartida pelos quatro sítios reconhecidos pela UNESCO e destina-se à “realização e promoção de iniciativas que valorizem os monumentos e atraiam visitantes”, refere o Turismo Centro de Portugal em comunicado.

O programa aprovado vai ter a duração de dois anos (2017 e 2018) e organiza-se em cinco acções, nomeadamente envolvimento da comunidade; serviço educativo; programação cultural em rede; hospitalidade turística; e comunicação.

“Esta candidatura assume uma grande importância para a estratégia do Turismo Centro de Portugal. A nossa região oferece quatro sítios classificados como Património da Humanidade pela UNESCO e deve tirar partido dessa diversidade. No ano passado criámos a Rede de Património Mundial do Centro de Portugal, que une Coimbra, Tomar, Alcobaça e Batalha, para potenciar o valor turístico dos quatro locais e estimular estratégias e intervenções comuns”, destaca Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *