Programa «365 Algarve» agradou a turistas e residentes

Por a 3 de Maio de 2017 as 11:29

A Região de Turismo do Algarve divulgou esta quarta-feira, 3 de Maio, um estudo que mostra que 84% dos residentes no Algarve e 79% dos turistas que assistiram a eventos do programa cultural «365 Algarve» ficaram satisfeitos com a experiência e pretendem recomendar a iniciativa nos seus círculos mais próximos.

Elaborado pela Universidade do Algarve mediante 1200 inquéritos aplicados a residentes e turistas, o estudo apurou que a maioria dos participantes nos eventos viram “as suas expectativas serem superadas”, motivo pelo qual pretendem “participar em outros eventos do programa”, que avaliam como uma “iniciativa inovadora, bastante diversificada e com eventos e espaços de excelência”, refere o Turismo do Algarve em comunicado.

O estudo mostrou também que a percentagem de participação nos eventos do programa «365 Algarve» foi elevada, com 54% dos residentes a assistirem, em média, a dois eventos e 76% dos visitantes a, pelo menos, uma apresentação, com as preferências a recaírem nos espectáculos de música, dança e teatro.

“A atratividade do programa, o gosto pelos eventos escolhidos e o gosto pela cultura foram os principais motivos que levaram tanto os residentes como os visitantes a participar”, refere o Turismo do Algarve, explicando que “o facto de os eventos decorrerem perto dos locais de residência é um fator de relevo para os residentes”, enquanto para os visitantes pesou a possibilidade de usufruir de novas experiências no Algarve.

Quanto a criticas, a maior diversificação do cartaz, maior dispersão geográfica, maior divulgação antecipada dos eventos e horários mais ajustados foram os pontos a melhorar mais apontados pelos inquiridos.

O estudo da Universidade do Algarve dedicou-se ainda a avaliar o reconhecimento alcançado pelo programa, com 70% dos residentes a afirmarem conhecer o «365 Algarve», assim como 57% dos visitantes, enquanto o logótipo do cartaz é reconhecido por 61% dos residentes e 47% dos visitantes. Já os anúncios do «365 Algarve» terão sido vistos por 57% dos residentes e 47% dos visitantes.

“Logótipos e anúncios são menos reconhecidos entre os visitantes, o que indica a necessidade de apostar numa maior promoção e divulgação em canais nacionais e internacionais, pois os visitantes acabam, de uma forma geral, por participar nos eventos sem planeamento prévio”, considera o Turismo do Algarve, revelando que as redes sociais, Internet, outdoors, jornais e revistas “são os meios pelos quais o público tomou conhecimento do programa”.

O programa cultural «365 Algarve» arrancou em Outubro do ano passado e termina neste mês de Maio, visando complementar a oferta tradicional do Algarve com mais de mil apresentações de música, dança, teatro, exposições e animação de património.

A próxima edição da iniciativa, entre Outubro de 2017 e Maio de 2018, está já confirmada e as inscrições já se encontram abertas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *