Tráfego global de passageiros volta a crescer em Fevereiro

Por a 6 de Abril de 2017 as 11:29

O tráfego global de passageiros voltou a apresentar um forte crescimento no passado mês de Fevereiro, registando uma subida de 4,8% na receitas e 2,7% na capacidade, enquanto o load factor se situou nos 79,5%, segundo dados revelados pela IATA – A Associação Internacional de Transporte Aéreo.

Em nota à imprensa, a IATA refere que Fevereiro foi o “segundo mês de forte crescimento da demanda”, pelo que o arranque de 2017 não poderia ter começado melhor no que ao transporte aéreo diz respeito.

Nas receitas, o crescimento verificado foi de 4,8% face a Fevereiro de 2016, valor que fica aquém do registado em Janeiro deste ano mas que, segundo a IATA, pode ser explicado pelo facto de 2016 ter sido ano bissexto e Fevereiro ter tido mais um dia.

“Ajustando para um dia menos, a taxa de crescimento subjacente foi estimada em 8,6%, pouco abaixo do aumento de Janeiro, que tinha sido de 8,9%”, explica a IATA no mesmo documento.

A crescer esteve também a capacidade disponibilizada, que aumentou 2,7%, enquanto o load factor dos voos subiu 1,6 p.p., para um total de 79,5%, o que se traduz “no maior valor já registado em Fevereiro”.

As tarifas mais baixas e a melhoria do cenário económico são, segundo a IATA, alguns dos factores que explicam a recuperação do tráfego aéreo, considerando que a decisão norte-americana de fechar fronteiras a passageiros oriundos de seis países não teve impacto no resultado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *