“Planeamento e Desenvolvimento do Turismo”, a nova ferramenta para reflexão no sector
O título, que contou com a chancela da LIDEL, teve a coordenação de Jorge Umbelino e Francisco Silva, e prefácio da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
Ângelo Delgado
Hóspedes e dormidas continuam a subir em fevereiro
Nova Edição: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística
Empresários açorianos unem-se contra a sazonalidade e pedem “plano efetivo e adequado aos desafios”
Edição Digital: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística
Ryanair compra mil toneladas de SAF à Shell
Francisco Calheiros mantém-se à frente da CTP por mais três anos
MotoGP aumenta compras no Algarve com destaque para o consumo estrangeiro
Four Seasons lança linha de iates de luxo em 2026
Delta considerada companhia aérea mais valiosa do mundo
TAAG aumenta comissões para agências de viagens para 6%
“Um real contributo para estudantes, durante a sua formação, e para os profissionais do turismo, de forma a se actualizarem “. Esta é a ideia chave que sustenta a obra “Planeamento e Desenvolvimento Turístico”, que contou com a colaboração de 45 autores ligados ao mundo académico e que teve a coordenação de Francisco Silva e Jorge Umbelino, ambos académicos ligados à indústria do Turismo. O prefácio do livro é da actual secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
O lançamento da obra, apresentada durante a BTL, contou ainda com o antigo presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, que enalteceu “a referência ao PENT – Plano Estratégico Nacional de Turismo – como um exemplo de sucesso para o planeamento turístico do país”.
Ainda no mesmo registo, Luís Patrão lembrou que, no actual contexto, é bastante importante a existência de planeamento e estratégia. “Quando o optimismo nos invade, a preocupação com o futuro esmorece”.
Francisco Silva, um dos autores e coordenadores do livro, referiu que, “tal como a obra, também o planeamento é um desafio”. “Devemos perceber o que os turistas pretendem de nós e tentar que consigam sentir a nossa hospitalidade e autenticidade. Apenas assim continuaremos a ter o sucesso que agora alcançámos”.
A finalizar, Ana Mendes Godinho, fez questão de frisar que “este documento é uma autêntica pedra no charco no Turismo em Portugal, até pela referência à importância do planeamento definido no PENT há dez anos e que agora, com os números à disposição, percebe-se que estavam correctos”.