SET elogia trabalho conjunto em Fátima e quer fim dos “preconceitos”
Ana Mendes Godinho diz ser necessário apostar na promoção conjunta e na articulação do trabalho, dando o Centenário das Aparições como exemplo a seguir.
Patricia Afonso
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A 3.ª edição do Workshop Internacional de Turismo Religioso, que decorre esta quinta-feira, conta com 700 participantes, que ouviram a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, a elogiar o trabalho conjunto e articulado que tem sido feito na promoção de Fátima pelas várias entidades. Um exemplo que deve ser aprofundado, acabando com os “preconceitos”.
Os números turísticos de Portugal continuam a somar recordes. Desta feita, falamos do Workshop Internacional de Turismo Religioso, que, este ano, na sua 3.ª edição, conta com cerca 130 buyers e suppliers e 700 participantes. Estes são números que contrastam de forma veemente com os da primeira edição, 50 e 200, respectivamente, e que levaram a SET a elogiar o trabalho feito em torno da promoção de Fátima.
“É muito bom voltar um ano depois e ver que este workshop continua a crescer. É muito bom perceber que isto traz cada vez mais resultados e que é um caso de sucesso, precisamente na aproximação entre quem vende e quem compra, é isso que é preciso para posicionar o Turismo Religioso e, neste caso, Fátima”, afirmou Ana Mendes Godinho.
Salientando a necessidade de aproveitar os momentos-chave do País para promover o destino, e que para 2017 o ângulo de promoção tem como um dos focos Fátima, a SET afirmou ser necessário coordenação e cooperação, como tem acontecido, “mas nesta lógica de, de facto, sem preconceitos, defender os seus interesses, mas trabalhar em conjunto naquilo que e o interesse comum”. E este “interesse comum é, claramente, aproveitar este ano para Fátima e de que 2017 é tão importante por dois acontecimentos históricos, o Centenário das Aparições e a vinda do Papa, para precisamente promovermos Portugal como este destino de caminhos e encontro de soluções, de diálogo e paz”.
“Acho que isto tem sido uma mensagem muito interessante que temos passado internacionalmente. Pela primeira vez, na nossa presença internacional na ABAV, no stand de promoção de Portugal, Fátima era o destaque de promoção como destino turístico, com um impacto enormíssimo, aliás os números identificam isso, com um crescimento do mercado brasileiro significativo já no final de 2016 e em 2017.”
Ana Mendes Godinho identificou os Caminhos de Fátima como o produto a desenvolver e promover em 2017 e voltou a reiterar a importância do “trabalho em conjunto, em cooperação, sem os tais preconceitos entre a religião, a espiritualidade e, aqui, também o interesse de isto ser uma actividade económica com retorno para o País”.