Porto e Norte e Algarve promovem-se juntos na Fitur

Por a 12 de Janeiro de 2017 as 11:15

Este ano, pela primeira vez, as Entidades de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e da Região de Turismo do Algarve (RTA) vão participar em conjunto na Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid, de 18 a 22 de Janeiro. O reconhecimento da importância do mercado espanhol para os resultados turísticos e “a convicção que juntas as duas entidades têm mais força para cativar os visitantes, contrariando a sazonalidade e aumentando os proveitos”, são os principais motivos inerentes a esta decisão, explicam as duas entidades, em comunicado.

Associar gastronomia e vinhos, sol, mar e natureza, os produtos estratégicos mais procurados pelos espanhóis, ao turismo de compras, outra das opções cada vez mais relevante nas intenções de visitação deste mercado, é a tónica do programa de animação proposto. Três showcookings diários orientados pelo chef Marco Gomes, com produtos do Porto e Norte, e pelos chefs Margarida Vargues e Frederico Lopes, com produtos do Algarve, harmonizados com os vinhos das respectivas regiões, serão a acção principal no palco na FITUR.

Nos 150 metros quadrados de stand, situado no pavilhão 4E01, estarão também ao dispor dos profissionais do sector e do público em geral, operadores turísticos, entidades e projectos que vão promover os seus produtos, tendo em vista potenciar negócios.

Segundo o presidente da RTA, Desidério Silva, “o Algarve e o Porto e Norte são duas regiões que se complementam na oferta dos produtos de referência em Portugal. Duas regiões que se potenciam quer no número de turistas quer em dormidas e proveitos. Isto deve-se às ofertas diversificadas e de qualidade que fazem parte das prioridades das duas regiões”. “Esta parceria permite dar a conhecer o melhor do País em termos de oferta turística num mercado de proximidade que é para nós essencial e frutífero pela diversidade e pela exigência de qualidade na oferta”, refere .

Já o  presidente da TPNP, Melchior Moreira, entende que a presença das duas regiões “é um reforço extraordinário da promoção da marca Portugal já que mais do que a simples junção de dois territórios, esta presença em parceria pela primeira vez na FITUR sublinha a complementaridade de duas regiões que são hoje, assumidamente, os destinos de férias de eleição em Portugal, o Porto e Norte e o Algarve”. “Estou certo que esta acção conjunta na FITUR representará um valor acrescido na promoção da marca Portugal e uma estratégia excelente para o combate à sazonalidade nos nossos destinos”, remata.

Recorde-se que, esta não é a primeira vez que a Entidade de Turismo Porto e Norte participa com stand próprio na FITUR. Em 2016, a entidade teve uma participação conjunta com a Entidade de Turismo do Centro de Portugal e, em 2015, participou sozinha.

Um comentário

  1. Rita

    13 de Janeiro de 2017 at 9:32

    Falta o Alentejo, o Turista não deve ser levado a ir ao Norte e passar directamente para o Algarve deve ser obrigatória uma passagem pelo Alentejo e este aspecto deve ser referido a quem “vende Portugal” lá fora.
    Esta é uma opção que torna ao Turista mais interessante a sua estadia no nosso País mais rica etc…

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *