ANA lança novo site e nova aplicação móvel
O lançamento destas duas plataformas por parte da ANA Aeroportos corresponde a uma nova estratégia digital da empresa: mais eficiente e próxima do cliente.
Ângelo Delgado
Hóspedes e dormidas continuam a subir em fevereiro
Nova Edição: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística
Empresários açorianos unem-se contra a sazonalidade e pedem “plano efetivo e adequado aos desafios”
Edição Digital: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística
Ryanair compra mil toneladas de SAF à Shell
Francisco Calheiros mantém-se à frente da CTP por mais três anos
MotoGP aumenta compras no Algarve com destaque para o consumo estrangeiro
Four Seasons lança linha de iates de luxo em 2026
Delta considerada companhia aérea mais valiosa do mundo
TAAG aumenta comissões para agências de viagens para 6%
A ANA Aeroportos já tem um novo site. Em paralelo, a nova app ficará disponível, em iOS e Android, durante esta 5ª feira. A apresentação dos dois novos projectos digitais decorreu nas instalações da ANA, onde foram revelados aos jornalistas os principais objectivos e funcionalidades.
Ingrid Lourenço, responsável pela área de marketing não aviação, começou por referir que o novo site “permite uma maior autonomia ao passageiro, já que o coloca nos vários momentos da viagem”. Outro das principais prioridades, segundo a responsável, passa por “evitar que o cliente se disperse por várias plataformas e se centre na experiência que pretende viver naquele momento específico”.
Além da informação operacional – a mais procurada no site da ANA – a nova plataforma proporciona, em cada aeroporto da ANA – que tem uma interface própria – uma experiência visual que aproxima o passageiro da sua cidade. “Um tom mais descontraído, indo ao encontro da linguagem utilizada no digital, a melhoria do motor de reserva de parking, a reserva de lounge, fast track e hotel, a adaptação de conteúdos de acordo com o momento em que o passageiro se encontra, o acesso intuitivo e um novo design, mais apelativo e práctico” são, segundo Artur Arnedo, responsável pelo digital e telecomunicações, “os grandes passos em frente do novo site”.
Já Ingrid Lourenço acrescentou que “o facto de se tratar de um site modular, poderão ser acrescentadas novas funcionalidades no futuro”, pois, “este é um projecto on going, sempre em evolução”. Ainda no mesmo registo, adiantou que “foi necessário conhecer o passageiro enquanto consumidor digital e perceber quais as tendências tecnológicas do momento”.
A forma de pagamento no site ou até da app é por intermédio de cartão de crédito. “Queremos evoluir para outros métodos mais simples. Estamos em crescimento, pelo que daremos esse passo no futuro”, projectou Artur Arnedo.
App: responsive, acima de tudo
Disponível para iOS e Android, a nova aplicação móvel da ANA procura disponibilizar uma experiência mais focada ao utilizador, sem muito ruído à volta. Ingrid Lourenço explica tudo. “Temos, logo à partida, o reconhecimento automático do aeroporto, o chamado auto sense. Sabemos que isso torna a experiência do utilizador mais rica. E todo o nosso trabalho foca-se nesse aspecto: user experience”.
“Temos quatro áreas mais fortes na nossa app: Acessos, Voos e Check-in, Serviços e Compras e Reservas”, adianta, explicando, logo de seguida que “no check-in, por exemplo, o passageiro será redireccionado para a página da companhia aérea em questão, tal como para a marcação do hotel, será redireccionado para o Booking, mas sempre mantendo o comportamento responsive, de fácil usabilidade no smartphone”.
A app permite ainda receber notificações sobre os voos que o utilizador pretender seguir, bem como outras informações referentes a todas as operações ligadas ao funcionamento da ANA Aeroportos de Portugal.
Artur Arnedo explicou também que a app “tem menos informação que o site, mas mais focada e directa”, destacando os conteúdos disponíveis sobre todas as lojas existentes nos vários aeroportos geridos pela ANA.
O trabalho de construção destas duas plataformas digitais teve a duração de cerca de 11 meses. Pioneiro nos aeroportos detidos pela Vinci Airports, este projecto irá estender-se pelos restantes aeroportos do grupo. “Fomos o projecto piloto em todo este processo”, finalizou.