AHP: 1º semestre foi o “melhor” dos últimos 12 anos

Por a 30 de Agosto de 2016 as 17:01

Sheraton Algarve Hotel_Quarto Premium Deluxe (1)O primeiro semestre de 2016 foi o melhor dos últimos 12 anos em taxa de ocupação, preço médio por quarto disponível e receita média por turista, segundo o AHP Tourism Monitor, que refere também que “o preço médio por quarto ocupado igualou os valores de 2004″.
Para Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP,  “os primeiros seis meses deste ano foram bons para a hotelaria. Registámos, mês após mês, um crescimento em praticamente todos os indicadores, apenas a estada média não tem aumentado, o que acaba por ser um ponto menos positivo mas que estará, em destinos urbanos, relacionado com o perfil dos novos turistas”.
A responsável destaca ainda que, neste período, “todos os destinos aumentaram dois dígitos no RevPar com excepção de Lisboa, Estoril/Sintra e Viseu”, a mesma responsável, sublinha que “ em termos absolutos, como habitualmente, Junho foi o melhor mês do semestre, mas em termos de variação homóloga, os meses de Março e Maio registaram os maiores crescimentos”.
Ou seja, a taxa de ocupação quarto foi de 63,2% o que significa um acréscimo de 3,4 p.p. face ao período homólogo anterior e o preço médio por quarto ocupado cifrou-se nos 72,3 euros, mais 6,3% face a 2015.
De Janeiro a Junho de 2016, o RevPar (preço médio por quarto disponível) situou-se nos 45,69 euros, mais 12,2% do que em 2015, e a receita média por turista no hotel por mês atingiu o montante de 107 euros, mais 7% do que em 2015.
A estada média, no período em análise, situou-se nos 1,88 dias, valor idêntico ao período homólogo do ano anterior. Neste mesmo período, os Açores destacaram-se em termos de taxa de ocupação pelo bom desempenho comparado com 2015, já em termos de preços, sublinhe-se a melhor performance comparada do Grande Porto e do Algarve.
No primeiro semestre, o “lazer, recreio e férias” foram a principal motivação das dormidas (com 76%), seguindo-se os negócios/profissionais (15%) e outras motivações (9%); as dormidas de estrangeiros representaram 75%, cabendo a liderança à Alemanha (17%) 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *