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Animação de Norte a Sul do País

Parques aquáticos, de diversão, aventura ou museus interactivos. Todos apresentam novidades em 2016, que damos a conhecer neste artigo.

Patricia Afonso
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Animação de Norte a Sul do País

Parques aquáticos, de diversão, aventura ou museus interactivos. Todos apresentam novidades em 2016, que damos a conhecer neste artigo.

Patricia Afonso
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Parques aquáticos, de diversão, aventura ou museus interactivos. Todos apresentam novidades em 2016, que damos a conhecer neste artigo.

Começando a Norte nesta viagem que percorre alguns parques de animação em Portugal, o Pena Aventura Park é, como o nome indica, um parque de desportos de aventura onde não falta emoção. Abriu as suas portas ao público em 2007 e é considerado um dos principais espaços de animação turística do Norte de Portugal. Localizado em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, encontra-se a 90 minutos de distância do Porto e 45 minutos de Braga. Desde a sua abertura, que este parque tem como objectivo tentar abrir todos os anos uma novidade/atracção e 2016 não é excepção. “Vamos ter um novo espaço para o entretenimento dos mais pequenos e famílias: o Bosque dos Sentidos. Neste espaço, os participantes poderão visitar animais da região, realizar travessias suspensas sobre um lago, jogos de interpretação ambiental e “perder-se” num dos labirintos criados”, conta Marco Pereira, coordenador do parque.

Actualmente, o Pena Aventura Park recebe cerca de 60 mil visitantes/participantes por ano, sendo o crescimento anual de cerca de 15%, mantendo-se prevista esta tendência para os próximos anos. 50% dos clientes são do mercado nacional e 50% de mercado internacional, dos quais espanhóis (40%); franceses (4%); holandeses (2%), ingleses (2%) e outros (2%). “O nosso Park distingue-se dos outros pelas actividades diferenciadoras”, refere Marco Pereira. A prová-lo estão as atracções Fantasticable, que consiste num cabo com 1538m a uma altura de 150m, que liga os lugares de Lamelas e Bustelo, em que as pessoas podem “voar” a uma velocidade máxima de 130km/h, sendo considerado um dos maiores do mundo; mas também o Alpine Coaster, uma descida de 700 metros da montanha em carros de estilo tobogã com muitas curvas, contra curvas e loopings horizontais. Segundo Marco Pereira, as principais acções para atrair mais visitantes estão relacionadas com “a satisfação do cliente e aumento do índice de fidelização”. “Se o nosso cliente actual recomenda os nossos serviços, entendemos estar no bom caminho para de forma sustentada atrair mais clientes, nesta fase é essa a nossa principal preocupação e estratégia”, conclui.

Parque Aquático AmaranteParque Aquático de Amarante

No Parque Aquático de Amarante também existem novidades. Este ano será a primeira temporada em que o novo mega escorrega ‘Fast Mountain’ vai funcionar em pleno. Trata-se de um escorrega com 180 metros de comprimento, sendo um dos maiores da Europa. Segundo João Almeida, director do Parque Aquático de Amarante, esta aposta arrancou ainda no ano passado, mas só agora vai estar em total funcionamento. “É um escorrega aquático tubular, com um percurso sinuoso, pelo qual se desliza através de bóias insufláveis. Esta nova atracção do Parque Aquático de Amarante promete muita adrenalina e diversão, são 22 metros de altura e permite estabelecer uma ligação perfeita com a Piscina de Ondas, bem como com os diferentes desníveis de circulação”. Além do ‘Fast Mountain’, o Parque Aquático de Amarante conta ainda com seis pistas múltiplas, quatro pistas rápidas, um caracol, dois tobogans e dois parques aquáticos infantis. Segundo o responsável, o parque tem registado uma evolução ‘bastante positiva’, com o número de visitantes “a crescer consistentemente”.

“Verificamos igualmente, com imensa satisfação, o aumento do envolvimento e articulação com os grupos escolares, transmitindo-nos uma mensagem clara de agrado para os programas de Verão. As visitas dos nossos vizinhos da Galiza têm igualmente aumentado consideravelmente, quer do público em geral, quer os grupos escolares.” O Parque Aquático de Amarante tem também oferta de alojamentos, com diferentes tipologias, e equipamentos complementares, como um espaço modular de três pisos preparado para a realização de eventos corporativos, bem como eventos sociais e com uma capacidade máxima de 600 pessoas. De forma a captar mais visitantes o Parque Aquático de Amarante tem vindo a apostar em equipamentos que “permitam garantir momentos de diversão e atrair os visitantes como o escorrega ‘Fast Mountain’”. “Todos os anos são igualmente propostas actividades de animação de forma a tornar os dias ainda mais animados, por exemplo organizamos sessões de aquazumba que têm tido uma grande participação. Por outro lado e não menos importante, investimos muito na manutenção de todos os equipamentos para garantir condições perfeitas de lazer e divertimento e em segurança a todos os que frequentam o nosso parque aquático”, conclui Marco Pereira.

AquakidsAquashow Park Hotel

Do Norte rumo ao Sul, para falar do Aquashow Park Hotel, o parque aquático de Quarteira, que já reabriu para mais uma temporada. Depois do Free Fall em 2015, este ano o Aquashow vai estrear uma nova atracção: o ‘Twin Space Shuttle’. Trata-se de um escorrega duplo, com 17 metros de altura e 178m de cumprimento, que possui duas cápsulas gigantes e efeitos especiais no interior proporcionados pela aplicação de filtros de cor. Para as crianças, o parque tem agora um espaço Aquakids que é composto por diversos escorregas infantis e ainda dois novos escorregas: o Shark e o Pink Slide. Além destas novidades, o Aquashow continua a manter todas as atracções que já disponibilizava e que tem vindo a requalificar todos os anos. Anualmente, o Aquashow tem tido um crescimento de 10 a 15% face ao ano.

Quanto aos principais países de origem dos nossos clientes continuam a ser, além de Portugal, o Reino Unido e Espanha. A enorme diversidade de atracções para toda a família, entre aquáticas e temáticas, nas quais se incluem também espectáculos com interacção animal: shows de araras, aves de rapina, répteis e leões-marinhos são os factores diferenciadores deste parque. “Outro ponto que nos distingue é o facto de apresentarmos novas atracções todos os anos. Os nossos clientes regressam anualmente e sabem que vão encontrar muitas novidades”, refere fonte do parque. O investimento anual na oferta, quer em novas atracções, quer no melhoramento do parque (mais áreas verdes, mais zonas de sombra, mais áreas de restauração) é o “principal plano para atrair novos visitantes”. Paralelamente, o plano estratégico do Aquashow passa ainda pela realização de promoções, de parcerias empresariais e “pela questão da garantia de segurança que é absolutamente fundamental”.

DSC_0852World of Discoveries ultrapassa os 300 mil visitantes

Desde que abriu em 2014, o World of Discoveries, em Miragaia, no Porto, tem registado um crescimento significativo em todos os segmentos de público, sobretudo em visitantes estrangeiros e grupos empresariais, tendo já ultrapassado os 300 mil visitantes. O Museu Interactivo e Temático alusivo aos Descobrimentos Portugueses lançou, recentemente, o Programa “Descubra Miragaia”, um complemento cultural e patrimonial à visita ao Museu que permite aos visitantes explorar um dos bairros mais pitorescos da cidade do Porto. “Esta é, simultaneamente, uma iniciativa de valorização territorial e, ao mesmo tempo, um reforço daquilo que tem vindo a distinguir o nosso espaço: a criatividade e diferenciação dos seus conteúdos e programação”, explica o Museu.

Sobre os factores que diferenciam o World of Discoveries da restante oferta, a resposta é a “humanização da experiência”, isto é “as visitas são interpretadas por personagens vestidos à época, cada um dos quais com a sua versão particular da história e integramos dinâmicas de dramatização e teatralização regulares”. Este não é apenas o único factor que diferencia o World of Discoveries: “O facto de ser o primeiro espaço em Portugal a integrar, na sua génese, um painel de embaixadores das mais variadas áreas, da educação à cultura, passando pelas artes, património, teatro, etc., que chamamos com frequência a dar o seu contributo para o alinhamento das nossas actividades e programação, adaptando-os às necessidades e expectativas dos públicos”. O factor-chave para atrair visitantes é segundo o Museu Interactivo, “a forma como sabemos transformar a história em algo que é vivo, acessível, divertido, entusiasmante. Adoramos o que fazemos e isso passa naturalmente, contagiando, os demais”.

SEA LIFE Porto (1)CONHECER A BIODIVERSIDADE

O SEA LIFE, no Porto, celebra em Junho o seu 7º aniversário. Membro da cadeia Merlin Entertainments, o espaço alberga 400 espécies diferentes, marinhas e de água doce, que vivem em 31 aquários. Este ano, o SEA LIFE Porto tem uma nova exposição temporária. Chama-se “Garras Armadas” e é dedicada às garras do fundo dos mares. “A grande atracção é o Caranguejo-Aranha-Gigante, mas existem outras oito criaturas em exposição. Todas elas têm elementos em comum, como o facto de todas possuírem exosqueletos e crescerem por muda de esqueleto”, começa por referir Rui Ferreira, director do Sea Life Porto.

Mas o SEA LIFE tem constantes atracções que acabam por resultar em novos motivos de visita. Exemplo disso é a chegada de novos animais e novas espécies. “Este ano, o SEA LIFE Porto já recebeu uma nova comunidade de Medusas e um exemplar de Peixe Leão Anão”, conta. Os ateliers temáticos são outras das formas de usufruir do SEA LIFE Porto. A programação é adaptada às ocasiões especiais, como o Carnaval ou a Páscoa. No Dia dos Namorados, o SEA LIFE recebeu uma programação diferente, tendo sido palco de um jantar especial junto aos aquários. Em 2015, este aquário recebeu mais 30% de visitantes face ao ano anterior. “Denota-se um aumento do mercado nacional, graças a uma forte dinâmica promocional. Mas ainda assim, o segmento que mais cresceu foi o turístico, representando 40% do total de visitantes de 2015” refere o responsável. Destes, a maioria dos visitantes é proveniente de Espanha. “Este é, com certeza, um reflexo do aumento do fluxo turístico na cidade do Porto, mas também uma consequência da forte parceria do SEA LIFE Porto na promoção do turismo da cidade e da região, em colaboração com os principais operadores”, defende.

Para atrair mais visitantes, o SEA LIFE Porto mantém uma parceria activa com os vários agentes e operadores turísticos do Porto. Além disso, explica Rui Ferreira, aposta “em comunicação e proporciona, com regularidade, novas actividades, de forma a captar novas novos visitantes, mas também a motivar o regresso dos visitantes habituais. Bons exemplos são, por exemplo, as festas de aniversário promovidas no SEA LIFE Porto ou as dormidas com os tubarões, em que grupos de crianças fazem uma visita guiada, acompanham a alimentação dos tubarões e ainda dormem junto aos aquários”.

Fluviário de MoraFluviário de Mora

O Fluviário de Mora, no Alentejo, foi inaugurado em 2007. Este espaço que procura recrear o percurso de um rio sofreu este ano “grandes melhorias” no grande aquário de água doce. Segundo o fluviário, o habitat das lontras tem uma nova “cara”. Esta nova decoração simula uma escarpa de rio mediterrâneo de modo a que os animais que lá vivem se sintam como se estivessem no seu ambiente natural. O investimento na obra contou com a comparticipação da Câmara Municipal de Mora. Este ano, o Fluviário apresenta-se com várias melhorias em vários aquários, que passaram por pinturas e nova decoração “de modo a satisfazer os visitantes, no intuito de que voltem sempre”. Paralelamente, o Fluviário de Mora recebeu, este ano, novos animais, como a raia ondulata, pargos, corvinas, axolots, entre outros animais.

Situado em pleno Parque Ecológico do Gameiro, os visitantes que queiram visitar o Fluviário tem uma zona envolvente com outras ofertas: Centro de Interpretação Ambiental (CIAmb), praia fluvial com campo de futebol de areia, Eco-Campismo, parque de merendas, bar/cafetaria com parque infantil, passeio no passadiço em madeira (1500 metros) ao longo da ribeira da Raia, percursos pedestres, Posto de Observação de Aves e um parque de aventura. “Com todas estas ofertas é possível passar um excelente dia no Fluviário de Mora”, refere fonte do espaço. Na sua maioria, são os portugueses os visitantes do fluviário. De forma a captar mais público, o espaço recorre a estratégias de divulgação de carácter multifuncional, sob uma abordagem técnica e lúdico-pedagógica que visam fidelizar, cativar e alargar o público. “O site está sempre actualizado e o Facebook com mensagem diárias que cativam as pessoas e o convite a gostar da nossa página; Nas estradas portuguesas temos vários outdoors com a indicação do fluviário. Nos dias festivos fazemos diversas actividades no interior do fluviário de modo a interagir com o público e cativá-lo para que volte para nova visita ou que passem palavra a amigos, familiares e conhecidos para que nos venham visitar”.

Zoo de LagosZoo de Lagos

Iniciado nos finais de 1997, o Parque Zoológico de Lagos foi inaugurado em Novembro do ano 2000, com o apadrinhamento dos actores Maria João Abreu e José Raposo. Para este ano, a novidade é o lago com flamingos cubanos. Sobre o número de visitantes do parque, este tem aumento, fixando-se actualmente nos 80 mil por ano. As nacionalidades são maioritariamente holandeses, alemães e Ingleses, tendo-se notado um aumento significativo nos últimos tempos de franceses e de Leste, nomeadamente da Rússia. O Parque Zoológico de Lagos afirma-se como “um espaço de lazer por excelência, onde é valorizado o aspecto estético, de conservação e bem-estar animal. De construção natural, sem barreiras e visuais e numa quase interacção com as espécies residentes, o Zoo tem cativado os visitantes pelo seu aspecto harmonioso, de entretenimento e simultaneamente de respeito pelo meio ambiente”.

ZM_06ZOOMARINE COMEMORA 25 ANOS COM NOVIDADES

No ano em que celebra 25 anos, o Zoomarine, na Guia, Algarve, preparou diversas novidades, sendo a ”jóia da coroa” a grande renovação do estádio dos golfinhos. “O local mais visitado do Zoomarine – o Estádio do Sam – foi totalmente modernizado e apresenta agora uma capacidade redobrada, acessos mais cómodos e uma nova e deslumbrante vista subaquática (…) O espelho de água é agora mais prolongado e, também, com maior volume de água. O exterior do estádio também foi alvo de uma completa reconstrução, estando agora mais bonito e ecológico, apresentando como principal novidade um jardim vertical, que se estende ao longo de toda a sua fachada”, explica Diogo Rojão, chefe do gabinete de Comunicação do Zoomarine.

Mas as novidades não se ficam por aqui. O Zoomarine vai estrear esta temporada o novo filme a 4D – Little Dolphin – e uma nova apresentação de focas e leões-marinhos – Wonderland. “A nova cobertura gigante do estádio das aves de rapina, bem como as muitas melhorias realizadas nos espaços de lazer, agora com mais áreas de sombra, novos arruamentos, parqueamentos e acessibilidades, prometem tornar a visita ao Zoomarine ainda mais especial e inesquecível em 2016”, completa o responsável. A partir do dia 1 de Junho, voltará a estar em cartaz a Baía dos Piratas, com um novo espectáculo. Além disto, o Zoomarine vai inaugurar um novo playground aquático para os mais pequeninos. Quanto ao número de visitantes, este tem sido Rojão afirma que a evolução tem sido “favorável” nos últimos anos, acompanhando, por um lado, o crescimento do turismo internacional em Portugal, mas também “a maior notoriedade e versatilidade do Zoomarine, como atracção primeira do Verão Algarvio”.

Já no que toca às origens geográficas das famílias que visitam o parque, estas repartem-se equitativamente entre nacionais e estrangeiros. Entre as nacionalidades europeias, há uma maior predominância de turistas oriundos das ilhas britânicas (80%), algo que se desde a abertura do Zoomarine há 25 anos. Observa-se ainda uma maior afluência de turistas espanhóis e franceses nos últimos anos. Sem estar focado no que os outros parques fazem, mas seguindo a orientação dos valores fundamentais que estão na sua origem: ciência, educação, conservação e entretenimento, o Zoomarine acredita que “as inovações realizadas no parque temático nos últimos anos têm ido ao encontro das melhores expectativas do nosso público-alvo”. “Quando criámos a Zoomarine Beach, por exemplo, tivemos como objectivo criar uma nova diversão aquática, ideal para as famílias, com uma forte componente de segurança e comodidade, uma vegetação exótica envolvente e uma panorâmica tropical esplendorosa. A nossa única referência neste âmbito foram os parques que já haviam desenvolvido uma atracção semelhante, tanto na Europa e nos EUA, com os quais pudemos aprender um pouco, antes de criar e desenvolver o nosso próprio projecto”. Quanto a este ano, o responsável afirma que “temos muitos indicadores de que o Verão irá trazer muitos turistas estrangeiros ao Algarve”. “Neste sentido, mantendo sempre uma forte disciplina orçamental, procurámos criar o máximo de interações positivas com as famílias, aumentando assim a propensão de visitarem o Zoomarine durante a sua estadia de férias no Algarve”, conclui.

Jardim ZoológicoZOOLÓGICO DE LISBOA ESTÁ A FICAR MAIS VERDE

Em 2016, o Jardim Zoológico está a “ficar mais verde”. Além de “Zoológico” é também um “Jardim” e, por isso, uma das novidades para este ano é o aumento e melhoria dos espaços verdes. “Tudo começou em 2015 com a colocação de palmeiras na avenida principal do parque seguidas pela plantação de alguns Ciprestes na periferia dos espaços para que o visitante se consiga abstrair da cidade que o rodeia”, conta Inês Carvalho, Directora de Marketing do Jardim Zoológico . Salientando a importância da preservação habitat para a conservação dos animais, foram remodeladas algumas instalações de felinos. “Destacamos a instalação dos Leopardos-da-Pérsia que contou com o apoio de uma especialista em comportamento felino. Após a remodelação a instalação foi reconhecida como modelo para os zoos de todo o mundo”, esclarece a responsável.

O ano de 2015 fechou com um aumento no número de visitantes, com cerca de 820.000 entradas. Com vista ao aumento do número de visitantes, o Zoológico de Lisboa leva a cabo diversas acções: “Todos os meses o Jardim Zoológico comemora diferentes efemérides criando para essas datas actividades especiais que vão marcar a visita, desde encontros com tratadores, oportunidade de preparar o enriquecimento de diferentes espécies ou visitas guiadas”. Além das acções internas, têm sido desenvolvidas algumas campanhas, acções de exterior e parcerias. “Enquanto entidade privada sem subsídios estatais, a estratégia do parque passa, obrigatoriamente, pelo aumento das receitas que permitem sustentar os cerca de 2000 animais de 300 espécies distintas que aqui habitam”, explica Inês Carvalho. “Em paralelo, trabalhamos para reforçar a posição do Jardim Zoológico enquanto ponto de referência na rota dos estrangeiros em Lisboa. A maioria dos nossos visitantes são portugueses, mas a qualidade do nosso Jardim Zoológico atrai cada vez mais turistas de viagem em Lisboa. Esta é uma oportunidade que queremos capitalizar, sempre a par do aumento das visitantes nacionais”.

Estas não são as únicas iniciativas do Zoológico de Lisboa, já que no inicio de 2016 foram decoradas quaro carruagens de um comboio da Fertagus. Golfinho, Lince-ibérico, Tigre-de-sumatra, Okapi e Orangotango são alguns dos animais que têm lugar nesta decoração representando os respectivos habitats e a necessidade da sua preservação. Mais recentemente, em Maio, foi decorado o Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia e do Jardim do Tabaco, convidando os turistas que chegam a Lisboa de barco a entrar no mundo dos animais selvagens para uma agradável mudança de cenário – “Care for a change of scenery? Come and visit the Lisbon Zoo.” “Os turistas que nos chegam por via aérea também não foram esquecidos e por isso, as colunas da zona das Chegadas do Aeroporto de Lisboa ganharam um ar selvagem ao serem revestidas por imagens de pêlos, penas e escamas. Nesta campanha o turista é ainda desafiado a um rápido jogo – “Sabe que animal é este?” – Se foram necessários mais de 3 segundos para responder a esta questão aconselhamos uma visita ao Jardim Zoológico para relembrar os animais e as suas características”.

DSC_1578DIVERSÃO LÁ FORA

Falar de diversão lá fora é referir, em primeiro lugar, a Disneyland Paris, ou não fosse este o destino turístico europeu número um. Os dois parques temáticos que compõem o resort, mais as suas 59 atracções, atraem 14,8 milhões de visitantes, a maioria franceses (46%), seguidos de ingleses (16%) e espanhóis (9%). O parque investiu 577 milhões de euros em melhorias e renovações entre 2012 e 2015 e o reconhecimento está à vista já que, segundo dados da Disneyland Paris, 89% dos visitantes afirma querer voltar e quase a totalidade (93%) não tem dúvidas em recomendar o parque temático. Do investimento realizado, contam-se as renovações dos hotéis do complexo. O último a ser renovado foi Hotel Newport Bay Club e, actualmente, está em curso a remodelação do Disney´s Hotel Cheyenne, que também visa melhorar a experiência dos clientes alojados neste hotel.

Até ao momento, e dentro do programa de renovações do resort, já foram renovados o Disney´s Hotel Santa Fé, o Disney´s Sequoia Lodge e o Disney´s Newport Bay. Além das infraestruturas, a Disneyland Paris mantém-se muito activa na apresentação de nova programação. Muitos dos espectáculos apresentados são verdadeiros êxitos, como é o caso do Verão Frozen. Um milhão de espectadores já viram o espectáculo interactivo ‘Frozen Sing-Along’ e 260 mil participaram na Jedi Traning Academy e, em apenas três meses, foram formados 13 mil e 500 jovens Padawans. O ‘Disney Dreams’, espectáculo nocturno que combina cores, luzes e fogo-de-artifício no Castelo da Bela Adormecida, criado em Novembro de 2012, ganhou o prémio IAAPA Brass Ring para a melhor produção global com um orçamento de 1.000.001 de dólares ou mais. O parque continua a apostar nestes e em novos espectáculos, como é o caso do ‘Mickey and the Magician’, que estará em cena no palco do Teatro Animagique, no Parque Walt Disney Studios®, entre 2 de Julho de 2016 e 8 de Janeiro de 2017.

O ‘Verão Frozen’ está de regresso de 4 de Junho a 18 de Setembro de 2016. As princesas Elsa e Anna percorrem o Parque Disneyland® na sua resplandecente carroça e convidam os visitantes a cantar com elas e com o Olaf as músicas mais famosas do filme no espectáculo ‘Frozen Sing-Along’. Há ainda outras novidades. Depois do Verão, o Parque celebra o Halloween 2016, de 1 de Outubro a 2 de Novembro 2016, com decorações e uma atmosfera apropriada ao momento, uma mini parada e personagens alusivas ao Halloween. Na Disneyland Paris também se comemora o Natal de 11 Novembro 2016 a 8 de Janeiro 2017. Há decorações para ver, uma parada alusiva à época, o espectáculo nocturno ‘Disney Dreams’ ganha um espírito natalício e muito mais.

A Disneyland Paris continua a sua aposta nos canais de distribuição. Os agentes de viagens contam como uma ferramenta criada para si. A plataforma Disneystars dispõe de informação exclusiva para agentes de viagens, onde é apresentada toda a informação sobre os hotéis e parques, todo o produto, todas as novidades, dicas, ferramentas de vendas, ofertas exclusivas para agentes de viagens, formação interactiva, entre outros. Segundo fonte da Disneyland, o resort está a trabalhar num programa de renovação, onde é salientado que a magia está em construção. “Este é um programa que visa dar mais brilho e magia à Disneyland Paris, para que os nossos clientes beneficiem de uma experiência ainda mais mágica. Este programa visa renovar e melhorar grande parte das atrações, o que nos leva a encerrar temporariamente certas atracções”.

futuroscope_ve16num_018Futuroscope

Em França, há mais parques temáticos além da Disneyland Paris. O Futuroscope está aberto há 29 anos e, desde então, tem sofrido muitas mudanças. Começou por ser um parque para visitar em meio-dia e, actualmente, são precisos dois dias para visitá-lo por completo. O principal mercado é o francês, seguido do mercado ibérico, britânico e belga. Embora o Futuroscope não possa divulgar o número exacto de portugueses que visita o parque, fonte do Futuroscope diz que 75% do mercado português corresponde a escolas e 25% a clientes individuais. O parque afirma ser “único”, uma vez que “não existe nenhum outro na Europa que se pareça” com o Futuroscope.

No “Futuroscope queremos que que as pessoas vivam diferentes experiências através da tecnologia, da imagem e da diversão”. Este ano, o Futuroscope desenvolveu “uma grande colaboração com a Abreu”, que resultou numa fam trip para 30 agências de viagens e também formações em Lisboa e no Porto para os agentes de viagens. O parque fez ainda uma parceria com um portal de lifestyle em Portugal com vista à realização de concursos que tiveram “muito êxito”. Este ano, o Futuroscope apresenta algumas novidades, entre elas a atracção ‘Ice Age Despertar dos Dinossauros’; ‘La Forge Aux Etoiles’, um novo espectáculo criado por Cirque du Soleil; ‘O Mundo Do Invisível’, produzido pela National Geographic Entertainment; ‘A Lei do mais forte’, produzido pela BBC Earth; e o espectáculo 3D ‘L’Explorarium’.


Astérix seul 210x148,5 (600 x 424)Parque Astérix

Ainda em França, a 30 quilómetros de Paris, encontra-se o Parque Astérix. O parque dedicado ao universo das personagens de banda-desenhada de Astérix e Obelix dispõe de 39 atracções e cinco espectáculos, entre eles, um espectáculo com golfinhos O parque é maioritariamente visitado pelo mercado francês (85%), sendo o restante internacional, incluindo o mercado português. O parque garante, no entanto, que está a tentar “desenvolver mais intensamente” o mercado português desde há dois, três anos. Este ano, o Parque Astérix desenvolveu uma campanha com a Abreu, com uma oferta especial de “crianças grátis”. Fez igualmente uma famtrip e formação para os agentes de viagens de Lisboa e do Porto. Este ano, o parque apresenta uma nova atracção. O Discobélix, como se chama, é inspirada na modalidade dos Jogos Olímpicos do lançamento do disco, só que, imagine-se, o disco é lançado por Obelix e o resultado o leitor já pode imaginar: no mínimo muitas voltas.

visual.pt.sin.altaIsla Mágica

De França para Espanha. Este ano, a Isla Mágica, em Sevilha, apresenta novidades na sua área infantil com uma renovação total da “Fonte da Juventude”, um espaço para as crianças com escorregas e também um novo espaço mais resfrescante denominado “Capitan Morgan” com canhões de água. O parque apresenta igualmente o novo filme 4D ‘Robinson Crusoe’ e a renovação de espectáculos do parque.

Os principais visitantes da Isla Mágica são os turistas que estão em destinos de praia espanhóis ou portugueses, já que o parque fica só a uma hora e meia do Algarve por autoestrada, ainda que também receba turistas da cidade como franceses e italianos. Mais de 100 mil portugueses visitam a Isla Mágica dos aproximadamente 700 mil que recebe a comunidade de Andaluzia durante todo o ano. No entanto, o parque destaca que um importante factor desde resultado: “A Isla Mágica concentra estes 100 mil portugueses num mês e meio na época de Verão apenas, pelo que a atracção pelo produto é incrível”. Para os portugueses, “a Isla Mágica é um parque de destino, uma vez que consideram vir expressamente à Isla Mágica e a seguir visitar a cidade”. A Isla Mágica tem é parceira de vários operadores turísticos e agências de viagens espanhóis e portugueses, alguns deles são: Viagens Abreu, Solferias, Marsol, Logitravel, Top Atlântico, Geostar, entre outros.

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Receitas turísticas voltam a crescer em fevereiro e somam mais 181M€

Em fevereiro, as receitas turísticas somaram 1.421,86 milhões de euros, 14,6% ou 181,44 milhões de euros acima do registado em igual mês do ano passado, o que veio estabelecer um novo recorde para o segundo mês do ano, segundo o Banco de Portugal (BdP).

Inês de Matos

As receitas provenientes da atividade turística somaram, em fevereiro, 1.421,86 milhões de euros, valor que ficou 14,6% ou 181,44 milhões de euros acima do registado em igual mês do ano passado, estabelecendo um novo recorde para o segundo mês do ano, segundo os dados divulgados esta quinta-feira, 18 de abril, pelo Banco de Portugal (BdP).

Os dados do BdP indicam que, face ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia da COVID-19, as receitas turísticas apresentam um crescimento ainda mais robusto, numa subida que chega aos 69,8%, o que indica que foram arrecadados mais 584,17 milhões de euros com os gastos dos turistas estrangeiros que visitaram Portugal no segundo mês do ano.

O BdP explica que a rubrica viagens e turismo foi fundamental para o incremento das exportações de serviços, que aumentaram 10,7% em fevereiro.

“O incremento nas exportações reflete, sobretudo, o contributo das viagens e turismo (+181 milhões de euros), que totalizaram 1.422 milhões de euros, o valor mais elevado da série para um mês de fevereiro”, lê-se no comunicado divulgado.

Tal como as exportações do turismo, também as importações, que se encontram pelos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro, cresceram em fevereiro e chegaram aos 319,29 milhões de euros, num aumento de 6,1% ou mais 18,3 milhões de euros face ao mesmo mês do ano passado.

Em comparação com o mesmo mês do período pré-pandemia, o aumento das importações turísticas é ainda mais visível, pois este indicador cresceu 19%, o que traduz um aumento de 50,95 milhões de euros.

Positivo foi ainda o saldo da rubrica Viagens e Turismo, que somou 1102,57 milhões de euros, valor que subiu 17,4% face ao mesmo mês do ano passado e 93,7% em comparação com o mesmo mês pré-pandemia.

Acumulado já ultrapassa os 2,8MM€ 

Os dois primeiros meses do ano foram positivos em termos de receitas turísticas arrecadadas, de tal forma que, em janeiro e fevereiro, as receitas acumuladas chegam já aos 2.833,37 milhões de euros, valor que compara com os 2.509,45 milhões de euros arrecadados nos dois primeiros meses do ano passado, num aumento de 12,9%.

Tal como as receitas, também as importações do turismo cresceram no acumulado dos dois primeiros meses do ano e somam já 635,97 milhões de euros, quando em igual período do ano passado se ficavam pelos 595,13 milhões de euros, o que traduz um aumento de 6,7%. Face aos dois primeiros meses de 2019, a diferença é ainda mais significativa e chega aos 17,5%.

O acumulado até fevereiro é ainda positivo no saldo da rubrica Viagens e Turismo, que soma 2.197,4, valor que fica 14,7% acima dos 1.914,32 milhões de euros apurados nos dois primeiros meses do ano passado. Em comparação com 2019, o aumento deste indicador chega aos 80,4%

 

 

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Inês de Matos

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MotoGP em Portimão traz cerca de 87M€ para o Algarve

A realização do Moto GP no Autódromo do Algarve, em Portimão, que decorreu entre 22 e 24 de março deste ano, teve um impacto financeiro estimado entre 75 milhões e 87 milhões de euros.

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Desta forma, foram superadas “as expetativas prévias” para este evento, bem como o teto de 79 milhões de euros verificado na edição do ano passado, como o Visit Algarve indica em nota de imprensa.

As receitas diretas deste evento do Moto GP superaram os 24,7 milhões de euros na hotelaria, somados entre os 21,3 milhões de euros gastos pelos espetadores e os 3,5 milhões de euros dispendidos pela organização e pelos participantes. Já o setor de alimentação e bebidas arrecadou 9,4 milhões de euros com o evento.

De acordo com as mesmas estimativas, as rent-a-car alcançaram três milhões de euros em alugueres a espetadores e aos elementos das estruturas da organização e das equipas do Moto GP, ao passo que as passagens aéreas para o Aeroporto Gago Coutinho representaram mais de dois milhões de euros.

“A realização do Moto GP no Autódromo do Algarve, a única estrutura em Portugal credenciada para as maiores provas mundiais de velocidade, traduz-se num ganho extraordinário para a visibilidade da região e para a prosperidade da sua economia fora da época alta. Os benefícios estendem-se a todo o país, não só pela receita arrecadada pelos cofres do Estado central, designadamente por via fiscal, mas também pelo acréscimo de notoriedade que traz à marca Portugal”, afirma André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, em nota de imprensa.

No mesmo documento afirma que “do mesmo modo que a Web Summit e a Jornada Mundial da Juventude transmitiram a imagem de um país seguro, acolhedor e preparado para os grandes eventos, também a edição portuguesa do Moto GP eleva o prestígio do país perante turistas e organizadores dos grandes eventos”.

A entidade Visit Algarve congratula-se por ter vindo a conseguir “captar grandes provas internacionais fora do período de época alta, como já tinha ocorrido na Volta ao Algarve em Bicicleta, potenciando assim o esbatimento da sazonalidade”. Para isso, dá como exemplo o facto de em março “nunca se ter verificado uma ocupação hoteleira tão intensa, com crescimento a dois dígitos tanto face a 2022 como a 2019”.

“A calendarização do Moto GP é também um fator de produção potencial de riqueza para a região ao colocar o Algarve no radar mundial a dois meses do início do verão no hemisfério norte, altura tradicional de férias das famílias”, conclui André Gomes, antevendo assim a captação de novos turistas para o Algarve também para o período entre junho e setembro.

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10.ª edição do “Vê Portugal” aposta nos desafios futuros das ERT e na paz para o turismo

A realizar de 3 a 5 de junho, em Torres Vedras, a 10.ª edição do “Vê Portugal” – Fórum de Turismo Interno, centrará os temas à volta dos desafios futuros das ERT, mas também no papel da segurança e da paz para captar turismo e desenvolver territórios. No fundo, como espelha o tema do fórum, será um evento para “gerar entendimentos”.

Victor Jorge

A 10.º edição do “Vê Portugal” – Fórum de Turismo Interno pretende debater “pontes para gerar entendimentos”. Assim, de 3 a 5 de junho, o evento da Turismo do Centro (TdC) ruma a Torres Vedras onde, segundo Jorge Sampaio, membro da Comissão Executiva da TdC, “o objetivo da 10.ª edição do evento é a mesma da 1.ª edição: discutir o turismo interno nas suas mais diversas vertentes”.

Segundo o mesmo, “não queremos discutir o presente, mas sim o futuro” e “o Centro quer estar sempre na frente da inovação quando se fala de turismo”. De resto, Jorge Sampaio não deixou de notar que “ainda falamos de pandemia, mas esta já acabou, alterando o paradigma de como o turismo é visto pela procura e pela oferta”.

O responsável na Comissão Executivo deixou, aliás, claro que “não há outra forma de inovar sem discutir o turismo, já que se trata de uma atividade responsável por cerca de 20% do nosso Produto Interno Bruto (PIB)”, admitindo mesmo que se trata das atividades que mais evoluiu e mais inovação trouxe à economia”.

No que diz respeito ao programa do “Vê Portugal” de 2024, Sílvia Ribau, chefe de Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística na Turismo Centro de Portugal, frisou que o evento tem como objetivo “trabalhar mais a aproximação aos agentes profissionais”. Daí a 10.ª edição do evento da Turismo do Centro arranque com reuniões B2B, no dia 3 de junho, onde os operadores turísticos e as agências de viagens nacionais ficarão a conhecer a oferta turística da região Centro de Portugal, com especial incidência na sub-região do Oeste, e poderão assim estabelecer oportunidades de negócio para o futuro.

“Queremos contribuir para a facilitação da venda dos produtos e serviços que a região oferece”. Assim, a aposta passa por “valorizar, inovar, qualificar o produto, perspectivar caminhos para essa qualificação e determinar a procura.

Jorge Sampaio admitiu mesmo que, “durante anos, o turismo foi visto pela procura. Agora será mais pelo lado da oferta”, considerando que, por isso, “há que estruturar a oferta, qualificá-la, de forma a podermos oferecer mais por mais valor e transformar território em destinos turísticos”.

Também Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, anfitriã do evento, considera que “é importante a escolha de cidades intermédias e não só as grandes cidades para a realização deste tipo de eventos”.

“Nesta região e, mais especificamente, nesta sub-região, há facilidade em atrair pessoas residentes como não residentes”, disse Laura Rodrigues, fazendo referência aos 20 quilómetros de costa, qualificada como “Quality Coast”.

Quanto ao debate que deverá levantar algumas questões referentes ao futuro funcionamento das Entidades Regionais de Turismo, Jorge Sampaio deixou o recado: “gostava que o país tivesse juízo”, considerando que “não podemos ter o turismo, que representa 20% do nosso PIB a mudar de estratégia de quatro em quatro anos”, mostrando-se “confiante “ que o novo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado [antigo presidente da ERT do Centro de Portugal] “vai ter essa estratégia para os próximos 10 ou 15 anos”.

No final ficou a indicação de que o “Vê Portugal” de 2024 terá na paz e na segurança uma das mensagens principais, até porque, segundo Adriana Rodrigues, chefe do núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Turismo do Centro, “o turismo é um fator para se aumentar pontes de entendimento. E a paz é fundamental para o conseguir”.

As inscrições na 10.ª edição do Fórum “Vê Portugal” são gratuitas e o programa já está disponível e pode ser consultado aqui.

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Macau facilita entrada de portugueses com passagem automática na fronteira

Macau vai facilitar, a partir de sexta-feira, 19 de abril, a entrada de visitantes portugueses no território, com o alargamento da passagem automática fronteiriça a quem for titular de um passaporte de Portugal, anunciaram as autoridades.

Victor Jorge

Com o objetivo de “elevar a experiência de passagem fronteiriça dos visitantes estrangeiros” e torná-la “mais conveniente e eficiente”, a PSP vai permitir que “visitantes estrangeiros titulares de passaporte português e de passaporte de Singapura entrem ou saiam de Macau através dos canais de passagem automática”, lê-se num comunicado da corporação.

Nacionais portugueses, com idade igual ou superior a 11 anos de idade, devem efetuar o registo para poderem utilizar os canais nos postos fronteiriços, acrescenta-se na nota da PSP.

As pessoas que efetuam o registo devem ter o passaporte com pelo menos 90 dias de validade, e quem tiver menos de 17 anos deve fazer-se acompanhar pelos pais ou tutor.

Após a inclusão de portugueses e singapurianos na lista de destinatários, o Governo “continuará a alargar” a lista, para “promover ativamente a facilitação da circulação de pessoas” e “contribuir para o novo desenvolvimento da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau”, referiram as autoridades.

Este ano assinala-se o quinto aniversário da Área da Grande Baía, uma das três principais estratégias do líder chinês, Xi Jinping, para a integração regional.

O projeto abrange as regiões administrativas especiais de Macau e Hong Kong e nove cidades da província de Guangdong, através da criação de um mercado único e da crescente conectividade.

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Quinta de S. Sebastião abre portas ao Enoturismo

Localizada a apenas 20 minutos de Lisboa e com uma história secular, datada de 1755, a Quinta de S. Sebastião acaba de abrir as portas ao Enoturismo.

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A Quinta de S. Sebastião, nome conhecido no mundo dos vinhos e reconhecido em mais de 50 países, acaba de abrir as suas portas ao Enoturismo. Situada nas paisagens da Arruda dos Vinhos, a apenas 20 minutos de Lisboa, a Quinta de S. Sebastião passa a oferecer experiências no coração da região vitivinícola de Lisboa, com os visitantes a terem a oportunidade de mergulhar na tradição vitivinícola portuguesa, explorando os vinhedos pitorescos através de passeios de jipe, a pé ou a cavalo, podendo degustar uma seleção de vinhos.

Além das visitas guiadas, os visitantes poderão desfrutar de experiências personalizadas de degustação, harmonizações de vinhos e petiscos regionais, proporcionando uma imersão completa na cultura local.

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Solférias esclarece desaconselhamento de viagens para o Egito

À luz da conjuntura geopolítica do Médio Oriente, a Solférias esclareceu em nota de imprensa que apenas a Península do Sinai, na zona norte do Egito, mostra fortes condicionantes de circulação por questões de segurança, algo que garante não ocorrer nas zonas balneares.

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A Solférias esclareceu esta quarta-feira, através de comunicado enviado para as redações, que de acordo com a informação atualizada no Portal das Comunidades Portuguesas a 14 de abril as viagens para o Egito não são desaconselhadas, dependendo das regiões.

Como refere em nota de imprensa, “as recomendações relativamente ao Egito prendem-se essencialmente com a circulação na Península do Sinai, zona norte do país, em particular na zona fronteiriça com Israel e a Faixa de Gaza”.

Aponta ainda que a “península mencionada é muitíssimo distante das zonas balneares, ficando a cerca de 900 quilómetros de Hurghada, por exemplo”.

Numa nota final, a Solférias indica que as “recomendações do Governo português são já prévias ao conflito existente agora na região de Israel”.

“Não podemos deixar de relembrar que estamos, como sempre, atentos e a acompanhar o desenrolar da situação e de salientar que há, aliás, um conselho específico no Portal das Comunidades para que as viagens turísticas sejam efetuadas através de operadores turísticos credíveis”, afirma o operador turístico.

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Real Madrid World abre portas no Dubai

O parque temático inserido no Dubai Parks™ and Resorts conta com mais de 40 experiências e atrações, entre elas a primeira montanha-russa de madeira da região e a montanha-russa mais alta do mundo.

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O Real Madrid World abriu portas no Dubai a 9 de abril, naquele que é o primeiro parque temático dedicado ao clube madrileno.

Instalado no Dubai Parks™ and Resorts, o novo parque celebra o futebol e o basquetebol do Real Madrid, com mais de 40 experiências e atrações. Aqui é possível visitar os balneários dos jogadores do Real Madrid e explorar o santuário que guarda os troféus vencedores do clube, além de várias atrações e espetáculos de entretenimento.

Este parque temático inclui também a primeira montanha-russa de madeira da região, a “Hala Madrid Coaster”, que encapsula as emoções da jornada do Real Madrid com as Taças Europeias. De destacar também a Stars Flyer, que com 460 pés de altura, é considerada “a montanha-russa mais alta do mundo”, como referido em nota de imprensa.

Os adeptos podem ainda explorar uma coleção de produtos oficiais e de merchandising do clube no Real Madrid World, onde são convidados a personalizar as camisolas do clube e outros objetos colecionáveis.

Composto por três zonas principais – Avenida dos Campeões, Praça da Celebração e Avenida das Estrelas – o Real Madrid World está aberto de domingo a quinta-feira, das 12h00 às 21h00. De sexta-feira a sábado, o parque abre às 12h00 e encerra às 22h00.

As atrações do Real Madrid World

As 40 atrações do parque incluem a White Hearts, uma exposição que celebra o passado, presente e futuro do clube, bem como a Bernabéu Experience, uma “interpretação teatral que oferece aos adeptos acesso exclusivo ao balneário, ao centro do campo e a um santuário que guarda as 14 Taças Europeias de futebol e as 11 Taças Europeias de basquetebol”.

A pensar nas famílias, o parque conta com a montanha-russa familiar Wave – La Ola e com o Campo de Treino La Fábrica, constituído por um parque infantil para visitantes de todas as idades, com bolas de futebol e equipamento de treino miniatura para as crianças praticarem a modalidade.

O Real Madrid World conta ainda com a atração “Mãos ao Alto!”, uma torre que convida os hóspedes a erguer a Taça da Vitória junto com a equipa.

Créditos: Real Madrid World

O parque disponibiliza também campos de treino e programas de futebol, onde os hóspedes com idade igual ou superior a seis anos são convidados a participar numa experiência que combina aprendizagem, trabalho de equipa e diversão, começando com uma sessão de aquecimento, seguida pela aprendizagem de alguns truques básicos, terminando com a participação num pequeno jogo baseado em equipas para mostrar as suas habilidades.

Além de espaços de alimentação, como o Hala Madrid Restaurant, o Real Madrid World oferece ainda mais de 15 conjuntos diários de espetáculos.

O passe diário para visitar o Real Madrid World está disponível online ou na entrada por 295 dirhams (AED), ou seja, cerca de 75 euros.

Leia também: Turismo do Dubai aposta no crescimento do mercado português

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Antes da EuroPride em Lisboa, cidade do Porto recebe AGM da EPOA

Antes da EuroPride rumar a Lisboa, a cidade do Porto será palco da Anual General Meeting (AGM) da European Pride Organisers Association (EPOA), em novembro.

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O Porto foi escolhido, em outubro passado, para sediar a Anual General Meeting (AGM) da European Pride Organisers Association (EPOA), que ocorrerá de 1 a 3 de novembro deste ano. Este evento reúne organizadores de eventos Pride de toda a Europa e é uma plataforma essencial para o intercâmbio de conhecimentos, experiências e melhores práticas no âmbito da celebração e defesa dos direitos LGBTI+.

O evento de três dias incluirá plenárias, workshops, networking, relatórios de membros e apresentação de propostas para o EuroPride 2027 de membros em Itália, Lituânia, Espanha e Reino Unido. Os membros da EPOA votarão nestas propostas e o vencedor será anunciado durante o evento.

Recorde-se que Lisboa será a anfitriã do EuroPride no próximo ano, tendo sido selecionada na Assembleia Geral Anual de 2022. Segundo a EPOA “A Assembleia Geral Anual no Porto proporcionará uma oportunidade para os membros da EPOA aprenderem mais sobre os ambiciosos planos da capital portuguesa para o EuroPride 2025.”

As inscrições para a AGM já estão abertas e podem ser realizadas através do website do evento, com tarifas especiais disponíveis para os participantes que se inscreverem até 15 de maio. EPOA disponibiliza também a possibilidade de scholarships permitindo assim a participação a ativistas com menos possibilidade financeiras: informações sobre as bolsas de apoio aqui: https://www.epoa.eu/about-us/agm/

Para Diogo Vieira da Silva, Coordenador Geral do Porto Pride e responsável pela candidatura vitoriosa que trouxe a AGM para Portugal, destacou a importância deste evento para a região, “a realização da AGM da EPOA no Porto é uma oportunidade ímpar para que os organizadores de Prides em Portugal e outras organizações relevantes possam se aproximar da comunidade de Prides Europeus. Este encontro permitirá a troca de ideias inovadoras e a partilha das melhores práticas dos outros países, inspirando os nossos esforços locais para avançar na luta pela igualdade e inclusão.”

Este ano, a AGM pretende não só reforçar as redes existentes entre os organizadores de Prides, mas também inspirar uma nova onda de ativismo e celebração que ressoe por toda a Europa. O Porto, conhecido pela sua rica história cultural e forte apoio à diversidade, proporcionará o cenário perfeito para que líderes e ativistas possam planejar o futuro dos eventos Pride, garantindo que continuem a ser um espaço seguro e inclusivo para todos.

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Proveitos no setor do alojamento continuam em alta em fevereiro

No segundo mês de 2024, os proveitos do setor do alojamento turístico mantiveram-se na senda do crescimento, com os proveitos totais e de aposento a subirem 13% e 13,1%, respetivamente, face a igual período de 2023. Nos dois meses de 2024, os proveitos totais já ultrapassam os 500 milhões de euros.

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Em fevereiro de 2024, o setor do alojamento turístico registou 1,8 milhões de hóspedes e 4,3 milhões de dormidas, correspondendo a subidas de 7% e 6,4%, respetivamente, indicando, agora, o Instituto Nacional de Estatística (INE) que, feitas as contas, esta performance permitiu gerar 276,4 milhões de euros de proveitos totais (+13%; +9,1% em janeiro), e 202,1 milhões de euros de proveitos de aposento (+13,1%; +8,1% em janeiro).

No período acumulado dos dois primeiros meses de 2024 (janeiro e fevereiro), as dormidas atingiram 7,7 milhões e registaram um crescimento de 3,3% (+0,3% nos residentes e +4,9% nos não residentes), a que corresponderam aumentos de 11,2% nos proveitos totais e de 10,8% nos de aposento.

Neste período acumulado de janeiro a fevereiro, os proveitos totais cresceram 11,2% e os relativos a aposento aumentaram 10,8%, com os proveitos totais a atingirem 506,7 milhões de euros e os relativos a aposento a ascenderem a 367,5 milhões de euros, avança o INE.

A Grande Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (36,1% dos proveitos totais e 37,9% dos proveitos de aposento), seguida do Norte (16,1% e 16,4%, respetivamente), do Algarve e da Madeira (15,2% e 14,4%, pela mesma ordem, em ambas).

Todas as regiões registaram crescimentos nos proveitos, com os maiores aumentos a ocorrerem no Oeste e Vale do Tejo (+26,8% nos proveitos totais e +23,8% nos de aposento) e na Grande Lisboa (+16,0% e +14,8%, respetivamente).

Em fevereiro, registaram-se crescimentos dos proveitos nos três segmentos de alojamento. Na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (pesos de 87,5% e 85,4% no total do alojamento turístico, respetivamente) aumentaram 12,9% e 13%, pela mesma ordem.

Nos estabelecimentos de alojamento local, registaram-se aumentos de 10,7% nos proveitos totais e 11,7% nos proveitos de aposento (quotas de 9% e 11%, respetivamente).

No turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 3,5% nos proveitos totais e de 3,6% nos de aposento), os aumentos foram de 22,4% e 19,7%, respetivamente.

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 37,8 euros em fevereiro, registando um aumento de 4,5% face ao mesmo mês de 2023 (+3,7% em janeiro).

Os valores de RevPAR mais elevados foram registados na Grande Lisboa (64,9 euros) e na RA Madeira (58,5 euros), tendo os maiores crescimentos ocorrido no Oeste e Vale do Tejo (+12,0%), no Algarve (+7,1%) e na Grande Lisboa (+6,1%). O Centro foi a única região em que este indicador registou um decréscimo (-2,2%).

De acordo com a análise do INE, em fevereiro, este indicador cresceu 5,5% na hotelaria (+5% em janeiro) e 7,7% no turismo no espaço rural e de habitação (+5,4% em janeiro). No alojamento local decresceu 0,9% (-3,4% em janeiro).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 83,8 euros (+6%), abrandando o crescimento (+6,9% em janeiro).

A Grande Lisboa destacou-se com o valor mais elevado de ADR (107,8 euros), seguida pela Madeira (85,6 euros). Todas as regiões registaram crescimentos neste indicador, com os maiores aumentos a ocorrerem no Algarve (+10%), na Península de Setúbal (8,5%) e na Grande Lisboa (+6,8%).

Em fevereiro, o ADR cresceu 6,4% na hotelaria (+7,4% em janeiro), 2,6% no alojamento local (+3,1% em janeiro) e 9,4% no turismo no espaço rural e de habitação (+7,1% em janeiro).

Lisboa, Funchal e Porto em destaque
Do total de 4,3 milhões de dormidas (+6,4%) nos estabelecimentos de alojamento turístico, 61,4% concentraram-se nos 10 municípios com maior número de dormidas em fevereiro.

O município de Lisboa concentrou 24,3% do total de dormidas, atingindo um milhão e voltou a crescer (+8,3%, após -3,1% em janeiro), com o contributo das dormidas de não residentes (+10%), dado que as dormidas de residentes apresentaram uma variação nula. Este município concentrou 30,3% do total de dormidas de não residentes em fevereiro.

O Funchal foi o segundo município em que se registaram mais dormidas (454,3 mil dormidas, peso de 10,6%), voltando a registar crescimento (+3,9%) após dois meses de quebras consecutivas (-4,5% em janeiro e -2,7% em dezembro). Para este crescimento, contribuíram as dormidas de não residentes (+6,3%), dado que as dormidas de residentes diminuíram 9,3%.

No Porto, as dormidas totalizaram 357,3 mil (8,3% do total), acelerando para um crescimento de 10,5% (+4,1% nos residentes e +12,3% nos não residentes).

Neste grupo de 10 municípios com maior número de dormidas em fevereiro, Ponta Delgada foi o que registou menos dormidas (66,9 mil dormidas, peso de 1,6%), sendo o único em que os residentes tiveram maior expressão (60,3%) do que os não residentes.

Em fevereiro, Lagoa e Ponta Delgada destacaram-se entre os 10 principais municípios, registando-se crescimentos de 15,7% e 14,5%, com um contributo mais expressivo das dormidas de não residentes (+18,4% e +23%, respetivamente).

Albufeira foi o único município em que se verificou um decréscimo nas dormidas de não residentes (-1,9%). Albufeira e Ponta Delgada destacaram-se ainda pela evolução positiva das dormidas de residentes (+9,8% e +9,5%, respetivamente), enquanto Cascais registou o maior decréscimo (-11,2%).

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Albufeira marca presença na Nauticampo

Albufeira vai estar representada na Nauticampo com o stand 2B15, localizado no Pavilhão 2 e que vai contar com uma área de 36 metros quadrados, no qual marcam presença ainda várias empresas regionais.

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A Câmara Municipal de Albufeira vai estar presente na Nauticampo – Salão Internacional de Navegação de Recreio, Desporto Aventura, Caravanismo e Piscinas, que vai ter lugar na FIL, em Lisboa, entre 17 e 21 de abril.

Num comunicado enviado à imprensa, a autarquia indica que vai estar representada no certame com o stand 2B15, localizado no Pavilhão 2 e que vai contar com uma área de 36 metros quadrados.

A autarquia vai partilhar o stand com a Marina de Albufeira e com outras empresas marítimo-turísticas, de desportos ao ar livre, de aventura e de animação turística do concelho, entre outras áreas que se enquadrem no âmbito do certame.

“O stand do município vai ter ao dispor dos empresários algumas mesas, de forma a possibilitar a marcação de reuniões de trabalho”, indica a Câmara Municipal de Albufeira, em comunicado.

A Nauticampo é, segundo a autarquia, o “maior e mais prestigiado evento de atividades outdoor realizado em Portugal e um dos mais antigos da Europa”, recebendo, anualmente, cerca de 30 mil visitantes.

“Albufeira é um concelho com uma área costeira com cerca de 30 quilómetros, praias de grande qualidade ambiental, mas também uma zona interior e de barrocal de rara beleza paisagística, que convidam os visitantes à prática de atividades ao ar livre, o que tem contribuído para o crescimento de empresas de atividades outdoor, algumas das quais irão participar no nosso stand, e que têm contribuído significativamente para a dinamização da economia do concelho”, sublinha José Carlos Martins Rolo, autarca de Albufeira.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira explica que, segundo a Estratégia de Desenvolvimento, Promoção e Captação de novos Turistas de Albufeira, a diversificação do produto é uma prioridade para esta autarquia, sendo que “as praias e a oferta de atividades náuticas e de recreio e o turismo de natureza, entre outras atividades, são considerados ativos diferenciadores do destino”.

Por isso, nesta feira, o foco de Albufeira “vai incidir precisamente na diversificação e na complementaridade do produto turístico, através da apresentação das empresas do concelho especializadas neste tipo de atividades”, assim como em dois projetos específicos, um dos quais é o Art Reef, que consiste na a primeira exposição artística subaquática da costa portuguesa, da autoria de Vhils.

“Trata-se de um excelente exemplo de sustentabilidade, que ao contribuir para a criação de um novo ecossistema marinho, gerando um novo recife artificial na costa de Albufeira, visitável através da prática de mergulho qualificado, constitui um novo produto turístico”, explica a autarquia na informação divulgada.

Já o segundo projeto é a apresentação do aspirante a Geoparque Algarvensis, uma candidatura dos Municípios de Loulé, Silves e Albufeira, a património mundial da UNESCO, que, segundo o autarca de Albufeira, “irá atrair novos tipos de turista, nomeadamente o turismo científico e de natureza”.

A Nauticampo decorre na FIL, em Lisboa, entre 17 e 21 de abril, sendo que nos dias 17 a 19 de abril a feira está aberta ao pública entre as 14h00 e as 22h00, enquanto no dia 20 de abril funciona entre as 10h00 e as 22h00, enquanto no último dia o certame encerra às 20h00.

 

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