“Liberdade de Escolha e Factores de Competitividade” é o tema do próximo congresso da APAVT
O 42º congresso decorre de 8 a 11 de Dezembro de 2016, em Aveiro.
Raquel Relvas Neto
Marriott International acrescenta 100 hotéis e 12.000 quartos ao portfólio europeu até 2026
Lufthansa revê resultados para 2024 em baixa
CoStar: Pipeline hoteleiro regista trajetória ascendente no continente americano
Depois dos hotéis, grupo Vila Galé também aposta na produção de vinho e azeite no Brasil
Novo MSC World America navega a partir de abril de 2025 com sete distritos distintos
Top Atlântico promove campanha para as viagens de verão
ERT do Alentejo dinamiza Estações Náuticas na Nauticampo
TAP escolhe filmes do Festival ART&TUR para exibição nos voos de longo curso
Universidade de Coimbra lança curso de Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens
Lufthansa faz mais concessões para aquisição da ITA
«Turismo: Liberdade de Escolha e Factores de Competitividade» é o tema escolhido para o 42º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), evento que decorre de 8 a 11 de Dezembro de 2016, em Aveiro.
O tema e o logótipo do congresso, que apresenta uma versão estilizada do moliceiro, um dos ícones da cidade anfitriã, foram oficialmente apresentados esta terça-feira, em Lisboa, onde marcaram presença vários convidados, entre agentes de viagens e operadores turísticos, fornecedores de diversos ramos da indústria turística, dirigentes associativos, políticos e corpo diplomático.
Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, salientou que “o congresso pretende ser mais do que um congresso de agentes de viagens”. É neste sentido que tanto o tema, como os próprios painéis pretendem debater assuntos pertinentes para o sector da distribuição, mas também para as outras empresas turísticas. O congresso irá iniciar-se, na linha dos anteriores, com a intervenção de um destacado economista português sobre o tema dos «Desafios e a Responsabilidade de ser Português».
O congresso vai estar dividido nos seguintes painéis: «Consumidor do Futuro e o Futuro das Agências de Viagens», “que falará do consumidor do futuro e no futuro das agências de viagens, sobretudo tendências actuais do consumidor e de como as agências da Europa e do mercado norte-americano se estão a adaptar, onde estudos indicam uma verdadeira retoma do mercado”, explicou o responsável; «Fatores de Competitividade: Uma Estratégia para Portugal», que “servirá não apenas para as agências de viagens, mas para outras empresas turísticas, onde abordaremos aspectos diferenciadores que podemos adoptar nas nossas empresas para o futuro”; e, por último, «Fatores de Competitividade: Estratégias para as Empresas», nos quais se conta com a presença de reputados oradores nacionais e internacionais.
Presentes também na apresentação, os presidentes do Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Aveiro, respectivamente, Pedro Costa Ferreira, Pedro Machado e Ribau Esteves, anfitriões do congresso enalteceram a importância da região e da cidade receber o congresso da APAVT. Pedro Machado salientou o “grau de satisfação de realizarmos mais um congresso da APAVT no Centro de Portugal”, acrescentando que “vamos poder levar para o território do Centro de Portugal aquela que é para nós uma das maiores e mais qualificadas variáveis da operação turística que são as agências de viagens”.
Por sua vez, Ribau Esteves referiu que a realização do congresso em Aveiro é “um incentivo para um conjunto de investimentos a pretexto de nos qualificarmos para este desafio, mas também para ficarmos qualificados para outros desafios”, fazendo assim menção a um dos investimentos: a mais recente campanha de marketing territorial que Aveiro lançou – “Aveiro, Cidade dos Canais”.
A partir desta terça-feira, passam a estar disponíveis as inscrições para um dos mais importantes fóruns de debate turístico do calendário nacional.