A promoção sem contar histórias afasta turistas do desporto, cultura e compras
Turiscópio por Humberto Ferreira.
Humberto Ferreira
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Convido os parceiros do Turismo a dar um novo ímpeto promocional e profissional, destacando o estilo e datas de novos eventos culturais, programas de animação e promoção, visando a conquista de prémios internacionais e a eleição de portugueses para as direcções de associações internacionais no sector, como nos anos 77-99. Precisamos atrair turistas com outros interesses – além das noitadas de cerveja nas zonas nocturnas mais concorridas da capital e do Algarve. Turistas com mais poder de compra e costumes mais apurados. Interessados na qualidade de quatro-cinco estrelas dos nossos óptimos parques de alojamentos, restauração e animação.
Lisboa não faz parte das cidades europeias mais populares do Trip Advisor como Paris, Londres e Milão. O que seria possível se prescindíssemos da tónica de «street-food, street-drinking & tuk-tuk» atraindo turistas sem contenção de gastos, capazes de aproveitar melhor a qualidade da nossa oferta hoteleira e de animação desportiva e cultural nos variados pólos turísticos regionais. Também acabou a articulação com a cultura, quando se promoviam semanas turístico-culturais em Madrid, Barcelona, Paris, Londres, Frankfurt, Milão, Brasil, etc., divulgando obras de cineastas, pintores, escultores, escritores, cantores, e designers lusos, quando se destacaram também internacionalmente os gestores e empresários do sector.
Na época, tanto os meios de comunicação como a própria opinião pública divulgavam as iniciativas e feitos do Turismo português. Agora, fala-se muito e divulga-se pouco. A não ser que se trate de feiras de calçado, agricultura, betão e imobiliário. O Dia Mundial de Turismo deixou de despertar interesse público e não há Dia do Turismo Português, apesar do elevado número de dias dedicados a outros sectores. E de quatro em quatro anos os novos titulares da Secretaria de Estado do Turismo costumam mudar o que encontram feito pelos antecessores, mas são raros os que ficarão registados nos anais do Turismo.
NOVO CICLO – A SET Ana Mendes Godinho é conhecedora do sector, tendo apostado no diálogo com os dirigentes das múltiplas vertentes turísticas regionais. E em Abril revelou aos leitores do Publituris, as seguintes prioridades: capitalização das empresas do sector (mal que se propagou a toda a economia, agravado com o colapso do BPN, BPP, BES, Banif, etc); mais um plano SIMPLEX-TUR; Fundo de Captação de Rotas Aéreas e Programa de Apoio a Acções de Promoção para operadores e empresas turísticas. Oxalá a Comissão Europeia e BCE não classifiquem este plano como ajudas do Estado, pois o Programa Europa 2020 tarda em chegar ao conhecimento público com obras e inovações aprovadas. Mas já foi instituído o Fundo de Investimento no Turismo com 50 milhões de euros, visando melhorar o financiamento da promoção externa e qualificação da oferta, com linhas de financiamento de 60 milhões de euros do Turismo de Portugal. Entretanto, os empresários não interiorizam que na Europa, o estado deixou de ser o bombeiro de piquete, competindo aos governos criarem condições acessíveis para viabilizar iniciativas privadas e públicas mais oportunas e lucrativas, com o indispensável aval do BCE, pois a sede do poder é em Bruxelas.
VISIT STORY TELLING PORTUGAL – Tenho notado que os nossos portais de Turismo não divulgam eventos com temas locais (dispensando, a story telling!), teimando em não editar online, em cada ano e cada época turística, um calendário de eventos dedicados aos fluxos turísticos, sobretudo estrangeiros, com temas oportunos. Entretanto os potenciais turistas contentaram-se com as propostas na última semana de Abril, favorecida com a extensão extra no dia 25.
VISIT PORTUGAL – Em inglês: ‘Art is a great choice in Portugal’. ‘ARCO takes place in Lisbon for the first time outside Spain’. Especificando: De 26 a 29 de Maio a mostra ARCO de arte contemporânea na Cordoaria Nacional.
VISIT LISBOA – 21 de Abril: Ciclo de cinema russo. Mais a chamada em inglês: ‘Find cheap hotels and hostels in Lisbon’. Acrescento: 30 de Abril: Dia do Compromisso dos Reservistas com os Cadetes do Mar e do Exército, na Escola das Armas em Mafra, para celebrar o centenário da Cruz de Guerra na Grande Guerra I914-18. Uma iniciativa conjunta dos grupos de Amigos dos Museus Militar e do Mar. Evento que poderia atrair cadetes, reservistas e familiares europeus.
VISIT PORTO – Exposição: Colecção Sonnabend até 8 de Maio; Ciclo de cinema russo em 21 de Abril; e Fandango ao vivo em 30 de Abril.
VISIT ALGARVE – 24 de Abril Concerto de Marco Paulo em Portimão; e 30 de Abril Festival de Flamengo em Faro.
VISIT MADEIRA – 20-24 de Abril Ultra Trail; 23 de Abril Festival da Primavera; e 25 de Abril Madeira Auto Parade.
VISIT AÇORES – De 29/4 a 5/5 Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em São Miguel. Destaco a Madeira e Açores em contraste com o descuido dos outros destinos e uma fraca amostra genérica para atrair reservas. E acrescento atempadamente: a primeira celebração do Dia Nacional da Gastronomia a 29 de Maio, em Aveiro, iniciativa da Federação das Confrarias Gastronómicas. Uma pergunta: crescem as Whatsup Apps, sem se divulgarem eventos com interesse para turistas estrangeiros. Até quando?