Hotel Mundial completa renovação
O Hotel Mundial, em Lisboa, vai concluir em Março a remodelação dos seus quartos. Paralelamente, a Sotelmo, empresa proprietária, vai criar um novo espaço no Hotel Portugal e ainda investir numa nova unidade na baixa de Lisboa.
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Depois de ter aberto, em Janeiro de 2013, o Hotel Portugal, a Sotelmo volta a apostar na baixa de Lisboa. A empresa proprietária dos Hotéis Mundial e Portugal comprou o edifício do Braz&Braz, na Travessa Nova de São Domingos, na baixa de Lisboa. O investimento de 17,5 milhões de euros inclui a compra e a transformação do edifício em unidade hoteleira com cerca de 120 quartos.
Segundo Manuel Pinto, director-geral do Hotel Mundial, a proximidade do edifício ao Hotel Mundial vai permitir tirar partido de sinergias entre as unidades, como já acontece com o Hotel Portugal.
A nova unidade vai ter a classificação de quatro estrelas e incluirá um restaurante, um bar, uma piscina interior, ginásio, spa e uma ou duas salas de reunião.
O objectivo para este hotel é partir de uma base diferenciadora do que se tem feito em Lisboa, explica Manuel Pinto, oferecendo “uma grande qualidade” ao alojamento. A unidade, à semelhança do Hotel Portugal, será um hotel boutique. A obra está entregue ao gabinete GRCA e a decoração à empresa ARTICA. Prevê-se a sua conclusão no final de 2018 e início de 2019.
Remodelação do Hotel Mundial concluída em Março
15 de Março é a data prevista de conclusão da remodelação do Hotel Mundial. Todos os 350 quartos vão ficar renovados, após um investimento de 1,5 milhões de euros. Segundo Manuel Pinto, a intervenção nos quartos iniciou-se em 2015, com a instalação do novo sistema de IP.TV e wifi. Seguiu-se um “projecto arrojado” de renovação dos quartos, quer “pelo investimento” em questão, quer pela mudança de configuração, sobretudo, nos quartos da ala antiga. Nestes, além da renovação da decoração, que incluiu desde novas carpetes, colchões, sommiers, blackouts, etc, houve uma intervenção na casas-de-banho ao nível da iluminação.
Além dos quartos, também o lobby e o restaurante Jardim Mundial vão sofrer mudanças na decoração. Por outro lado, está prevista a transformação de uma sala de reuniões em ginásio. Uma decisão que Manuel Pinto justifica por se tratar de uma mais-valia, actualmente, quando o cliente escolhe um hotel.
O Hotel Portugal, por sua vez, contará ainda este ano com um novo espaço que funcionará como museu de vinhos, onde será possível fazer provas e degustar tapas.
Resultados 2015
O Hotel Mundial terminou 2015 com uma ocupação perto dos 92%. As receitas cresceram 4%. Pese embora a descida do mercado brasileiro (-7%), outros mercados registaram crescimento, nomeadamente o mercado alemão (+11%) e que se mantém na primeira posição de mercados emissores para o Hotel Mundial. Segundo Manuel Pinto, houve algumas “agradáveis surpresas” em mercados que registaram igualmente subidas, tais como o francês (+13,5%) e o italiano (13,8%). O responsável recorda que a unidade foi distinguida pelos operadores alemães Olimar e Schauinsland-Reisen como o Melhor Hotel de Cidade e, ainda, distinguido pela HolidayCheck e Hoteis.com. Em 2016, o responsável perspectiva uma ligeira descida da ocupação (-2%), devido à remodelação dos quartos, no entanto, a receita irá manter-se próxima do registado em 2015.
Quanto ao Hotel Portugal, a unidade terminou o ano de 2015 (segundo ano de operação) com uma ocupação perto dos 94%. Manuel Pinto destaca o posicionamento que o hotel tem atingido, afirmando que o feedback dos clientes “é extraordinário”, a comprová-lo está a pontuação de 9,4 na booking.com. As principais nacionalidades dos clientes do hotel são, respectivamente, a Alemanha, França e Inglaterra. O responsável explica que a aposta, neste segundo ano, passou por equilibrar os canais de distribuição. Enquanto que, no primeiro ano a unidade foi vendida sobretudo nos canais online, em 2015, os resultados evidenciam que a unidade trabalhou mais com os operadores turísticos, uma vez que obteve crescimentos muito expressivos nos mercados alemão (+50%), inglês (+54%) e italiano (+32,1%). Em 2016, o hotel deverá registar a mesma taxa de ocupação e um ligeiro aumento da receita. Manuel Pinto realça estes resultados tendo em conta o crescimento constante da oferta hoteleira em Lisboa.
Consolidar mercados
Na opinião de Manuel Pinto, Portugal deveria consolidar o potencial de alguns mercados europeus, tais como o mercado alemão, inglês, italiano, suíço, escandinavo e austríaco. Ao mesmo tempo, existem determinados segmentos de mercado em que deveria haver uma aposta mais efectiva, como é o caso dos short breaks, fly&drive, e até no segmento de grupos, e do turismo religioso. O director-geral do Hotel Mundial defende, ainda, a aposta no mercado de Canadá, um dos principais mercados fora da Europa, e que permitiria diminuir a sazonalidade, por outro lado a intensificação de acções em mercados da Europa, Brasil, EUA e Canadá. ¶