Que país não gostaria de ter e divulgar o clima mais ameno da Europa?
Leia o artigo de opinião de Manuel Fernandes, administrador dos Hotéis Heritage.
Publituris
Hóspedes e dormidas continuam a subir em fevereiro
Nova Edição: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística
Empresários açorianos unem-se contra a sazonalidade e pedem “plano efetivo e adequado aos desafios”
Edição Digital: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística
Ryanair compra mil toneladas de SAF à Shell
Francisco Calheiros mantém-se à frente da CTP por mais três anos
MotoGP aumenta compras no Algarve com destaque para o consumo estrangeiro
Four Seasons lança linha de iates de luxo em 2026
Delta considerada companhia aérea mais valiosa do mundo
TAAG aumenta comissões para agências de viagens para 6%
Nem temperaturas de regelar durante o Inverno, nem um Verão a escaldar!
Um país cuja sazonalidade seria amortecida porque o mercado “teria” conhecimento que no outono e inverno poderia desfrutar da vida ao ar livre, quer a praticar algum desporto como o golfe, quer pura e simplesmente caminhar ou relaxar apreciando uma paisagem e uma cultura diferente da sua. Ainda há poucos anos ficávamos admirados de ver os estrangeiros a utilizar as esplanadas durante todo o ano, “até” no Inverno!
Vejamos algumas afirmações sobre o clima, vindas de especialistas de viagens de mercados emissores:
· Climate is one of the key factors influencing tourism and holiday travel.
· Weather and climate are perhaps the most important influence on the choice of leisure travel destinations.
· Tourists make decisions based on what they believe the climatic conditions of a destination are.
Embora o clima não seja uma condição “suficiente” para viajar para um determinado destino, ele é seguramente um dos maiores “facilitadores” na sua escolha e tem uma influência muito grande no grau de satisfação global do destino. Um clima ameno atrai também, tanto os mercados dos países frios do Norte como mercados dos países onde se fazem sentir temperaturas muito altas durante a maior parte do ano.
Portugal, como país, tem comprovadamente o clima mais ameno do continente europeu mas essa não é a perceção clara dos mercados emissores (nem muitas vezes a nossa…!).
Como pode Portugal dar conhecimento à escala mundial deste seu atributo único?
Com um bom Posicionamento, isto é, com uma diferenciação positiva e única!
A comunicação deveria ser trabalhada no sentido de desenvolver e divulgar uma vantagem verdadeiramente competitiva – “A capacidade de oferecer algo que os seus concorrentes não conseguem igualar”.
Só existe um país com o clima mais ameno da Europa! Não podem existir mais!!
O clima ameno atrai muitos segmentos de mercado ao longo de todo o ano: short-breaks, touring, cultural, tracking, MICE, turismo de saúde, sénior, residencial…
Uma coisa é um país ter “sol” (e por esse mundo fora, muitos países dele usufruem e o divulgam), a outra é um país ter o clima mais suave de um continente que atrai metade dos turistas mundiais!
Artigo de opinião de Manuel Fernandes, administrador dos Hotéis Heritage, publicado na edição 1313 de 18 de Março