AHRESP saúda a reposição do IVA nos 13%

Por a 16 de Março de 2016 as 15:44

Na sequência da aprovação global do Orçamento de Estado para 2016 que aconteceu esta quarta-feira, dia 16, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) saúda a decisão do Governo de repor o IVA nos 13%, já a partir de Julho deste ano. 

«Esta é uma medida essencial para garantir o relançamento do emprego e o aumento da competitividade das empresas e é também uma grande vitória para o setor e para todos os nossos associados que nunca desistiram de lutar contra uma taxa injusta, contrária às orientações internacionais e da qual resultaram milhares de desempregados e empresas falidas», afirma Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP. «Congratulamo-nos com esta decisão do Governo, que é um reconhecimento da importância deste setor para o crescimento da economia nacional».

A AHRESP lembra que o Governo se comprometeu alargar a reposição do IVA a 13% a todo o serviço de bebidas a partir de Janeiro de 2017. «Não obstante esta vitória, a AHRESP vai continuar a sua luta para garantir a aplicação do IVA de igual forma em todos os serviços de alimentação e bebidas, sem discriminações», assegura o presidente.

Actualmente, o IVA nos Serviços de Alimentação e Bebidas em Portugal é de 23%, o mais elevado do conjunto dos 19 países da UEM – União Económica Monetária que tem um IVA médio de 14,1%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *