AHP atribui Selos de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental

Por a 8 de Março de 2016 as 12:05

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal atribuiu os Selos de Responsabilidade Social e de Sustentabilidade Ambiental 2015 na BTL – Feira Internacional de Turismo, a 34 unidades hoteleiras que estão empenhadas em políticas e práticas de responsabilidade social empresarial e que participam no projeto “1 Colchão, 1 Coração”; bem como aos hotéis que demonstraram ter implementado políticas e práticas de sustentabilidade ambiental. Das 34 novas distinções, a AHP entregou na BTL selos a 26 hotéis.

No total, a AHP já entregou 83 selos desde o lançamento do projeto, reconhecendo, assim o compromisso social e ambiental dos seus associados.

Cristina Siza Vieira, Presidente Executiva da AHP, adiantou na cerimónia: “A ideia é continuar a fomentar a adesão dos hotéis associados a este projeto. O que nos move não é a notoriedade, mas sim que os hoteleiros inscrevam nas suas práticas e políticas empresariais este compromisso de um crescimento social e ambientalmente sustentável e como se pode ver, pelos 83 selos já entregues, a resposta e o empenho têm sido evidentes”.

A responsável relembrou, ainda, o projeto “1 Colchão, 1 Coração”, que tem como objetivo a recolha de colchões, mantas, cobertores, atoalhados, almofadas, peças de mobiliário, entre outros. Estes materiais são recolhidos e entregues a instituições de solidariedade. Até ao momento, a AHP já entregou cerca de 8 mil bens às 20 entidades beneficiárias.

Os Selos de Responsabilidade Social e de Sustentabilidade Ambiental foram lançados em setembro passado e a primeira atribuição dos selos ocorreu no Congresso da AHP, realizado em outubro em Évora, com a distinção de 25 unidades hoteleiras. A cerimónia de lançamento contou com a presença doProfessor Marcelo Rebelo de Sousa, padrinho do projeto “1 Colchão, 1 Coração”, que na ocasião frisou que “A Responsabilidade Social é um dos aspetos onde muitas vezes as empresas falham. Não falham individualmente, falham em grupo. Uma a uma, as empresas têm a sua política de responsabilidade social mas depois as associações não têm (…).É por isso que este projeto da AHP é fundamental, pela ideia, pelo momento e pelo caráter associativo. (..) Este é um exemplo. Tenho percorrido muito e conheço grandes empresas com Responsabilidade Social e confesso que esta ideia é sensacional”.

Na BTL foi também celebrado um novo protocolo institucional entre a AHP e o GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial com o objetivo de reforçar e aprofundar o trabalho de responsabilidade corporativa junto dos seus associados. Apresentou-se ainda a Ficha Setorial Desafios e Oportunidades da Responsabilidade Social no Turismo, uma iniciativa que contou com a colaboração da AHP e várias unidades hoteleiras e coordenada pelo GRACE e pela PwC. Esta ficha identifica os principais riscos e oportunidades associados à sustentabilidade na hotelaria, com apresentação de case studies, formulando pistas e recomendações úteis para as empresas que se deparem com estes mesmos desafios e oportunidades e podendo servir para provocar e despertar a consciência para os temas debatidos.

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