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Destinos de neve crescem nas preferências dos portugueses

São cada vez mais os turistas portugueses que não fogem ao frio e optam por realizar as suas férias ou uma escapadela nestes destinos. Conheça as novidades de alguns
dos principais destinos.­­

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Destinos de neve crescem nas preferências dos portugueses

São cada vez mais os turistas portugueses que não fogem ao frio e optam por realizar as suas férias ou uma escapadela nestes destinos. Conheça as novidades de alguns
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São cada vez mais os turistas portugueses que não fogem ao frio e optam por realizar as suas férias ou uma escapadela nestes destinos. Conheça as novidades de alguns dos principais destinos.­­


O número de turistas portugueses que procura os destinos de neve começa a ser crescente. Procuram estes destinos não só pela prática de desportos de Inverno, mas por todo o ambiente envolvente que se vive nas estâncias de neve um pouco por toda a Europa. Nesta temporada que teve início no mês passado, muitas foram as estâncias que apresentam novidades para os utilizadores. Da Serra da Estrela, a Andorra, Espanha, França à Áustria saiba quais as novas mais-valias para esta temporada.
Na Serra da Estrela, a Turistrela, concessionária da estância, investiu cerca de 700 mil euros em melhoramentos. Rui Abrantes, responsável da empresa, explica ao Publituris que a estância apresenta assim “uma série de alterações, entre as quais a de maior destaque: a introdução de um novo meio mecânico”. O responsável explica que esta operação teve início no Verão, onde se efectuou a manutenção dos meios mecânicos, o balizamento e a criação de novas pistas. “Com a colocação de paliçadas foi possível criar mais pistas, passando de nove para 19 pistas balizadas”, descreve, realçando que “aumentámos a nossa área de esqui de 6,130 quilómetros para 14,560 quilómetros”.

Mas também os amantes de snowboard contam com novidades na Serra da Estrela, uma vez que que têm à disposição um parque com 12 módulos e de linha, com três graus de dificuldade. Quanto aos preços de aluguer de equipamentos, que foram renovados para esta época, e aos de aquisição de ‘forfait’ não sofrem alterações face ao Inverno anterior. Rui Abrantes salienta que a Turistrela pretende que “as pessoas aproveitem as nossas campanhas pontuais com descontos e, assim, provavelmente teremos mais pessoas na estância de ski durante a semana”, explicando ainda que ao estenderem a estância “distribuímos as pessoas, criámos novas entradas e com isto queremos reduzir as filas”.
Os clientes da estância da Serra da Estrela, que na última temporada contou com 20 mil esquiadores, podem ainda usufruir da telecadeira que estará em velocidade máxima, “o que faz com que as pessoas possam ganhar mais tempo útil de esqui”. Junto à Torre, existe também uma nova loja para aluguer de equipamentos e venda de forfaits, sendo que esta e as restantes lojas têm um novo horário das 08h30 às 16h30. Sempre que as condições climatéricas o permitirem vão ser realizadas as descidas nocturnas e eventos de animação na serra
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“Outra das novidades é a parceria com a maior parte dos hotéis da Serra da Estrela. A venda de forfaits e aluguer de equipamento deixa de estar somente afecta às unidades do grupo Turistrela. A estância de Ski firmou protocolos com a maior parte dos hotéis da orla da serra para que estes possam criar pacotes turísticos incluindo a utilização da estância. Estamos de mãos dadas com as unidades hoteleiras e só assim, juntos, podemos melhorar a imagem que as pessoas têm da Serra”, acrescenta o responsável. Rui Abrantes sustenta que, com estas novidades, a Estância de Ski Serra da Estrela “ambiciona ser o que ela de facto é, que é uma Estância de iniciação a desportos de Inverno e a única do país”.

Destinos internacionais
Na temporada de Inverno passada, cerca de 17 mil turistas portugueses escolheram Andorra para as suas férias de neve, mais 1% do que no ano anterior. Marta Rotés, responsável da SkiAndorra, disse ao Publituris que Andorra disponibiliza estâncias à medida das preferências dos portugueses, já para não falar nos conterrâneos que ali habitam e trabalham. As estâncias de Andorra são tanto para o estreante no esqui, que também procura o vasto aprés-ski disponível, mas também para os mais experientes. Nos últimos tempos, as estâncias do país tiveram um investimento em melhorias na ordem dos 19 milhões de euros, tanto ao nível de infra-estruturas e novos equipamentos, como uma nova telecabine em El Pas de la Casa, como novos restaurantes que enriquecem o apré-ski. Andorra conta com a estância de Granvalira que se posiciona no Top 19 do ranking internacional de dias de esqui, mas o objectivo passa por ser uma das estâncias de referência do Sul da Europa com uma oferta esquiável única. Dois dos pontos de acesso ao domínio da neve, a renovação dos terraços de alguns dos restaurantes, novas propostas para as famílias, melhoria de infra-estruturas, um novo edifício de apoio à telecabine de El Tarter e a aposta nas novas tecnologias para melhorar a experiência do cliente foram alguns dos investimentos realizados.
Já na estância de Vallnord – Pal Arinsal e Vallnord – além dos preços competitivos de ‘forfait’, tanto para famílias como para estreantes, apresenta um novo sistema de controlo de acesso às instalações de ambas as estâncias, entre outras melhorias tecnológicas. A ampliação da oferta de snowparks em Pal Arinsal, que oferece diferentes pistas para todos os níveis e, como novidade, uma nova zona de Freestyle para os esquiadores ou ‘snowboarders’ que querem iniciar-se no mundo das piruetas na neve. Dentro das actividades para as famílias, além do ‘jump’, ‘mushing’, ‘snowsnake’ ou dos ‘trineos’, conta-se com uma nova actividade os ‘donuts’ (tubbing), em que os mais novos podem deslizar sob a neve.

Eventos

Andorra: Freeride Junior World Championship (28 a 30 de Janeiro); Skiers Cup (30 de Janeiro a 4 de Fevereiro); Audi FIS Ski World Cup (27 a 28 de Fevereiro); Total Flight Masters of Freestyle – Snowboard (24 a 26 de Março); e Total Flight Masters of Freestyle – Freeski (1 e 2 de Abril).

França: Red Bull Linecatcher, Les Arcs (Janeiro); Frostgun Invitational, Val d’Isére (16 a 18 de Fevereiro); Poney Session, Saint-Lary Soulan (Fevereiro); International Pyrotechnic Art Festival, Courchevel (11 de Fevereiro a 7 de Março); Skicolour, Les Gets (12 Março); European Snow Pride, Tignes (12 a 19 de Março); Rock the Pistes, Les Gets, Morzine-Avoriaz, Châtel (12 a 19 de Março); Skiing into Spring (Março, Abril e Maio).


Na vizinha Espanha, a Serra Nevada, na Andaluzia, Formigal e Baqueira Beret, nos Pirinéus, são as estâncias preferidas dos portugueses. Entre as novidades para este ano, Natalia Briales Cristobal, responsável pelo Turismo Espanhol em Portugal, destaca “a melhoria nos serviços das estâncias, especialmente nos meios mecânicos, uma maior facilidade na venda dos pacotes e uma ampliação na oferta do après-ski”. Como complemento, a responsável assinala a ampliação da oferta no alojamento, nos quais “os preços praticados são muito competitivos na relação qualidade/preço que os seus serviços oferecem”.
Em 2014, a Áustria recebeu um aumento da entrada de turistas de nacionalidade portuguesa no Inverno, mais 17,7% com 14 356 chegadas. Georg Kaupus, responsável do Turismo da Áustria para Espanha e Brasil, revela ao Publituris que estima-se que com estes valores, no Inverno deste ano, prevê-se um aumento de 12% e 15%, nas chegadas e dormidas, respectivamente. No entanto, o responsável clarifica que estes valores não representam apenas portugueses residentes em Portugal, mas também brasileiros que têm dupla nacionalidade e optam por viajar para a Europa com o passaporte português.
Entre os destinos austríacos, a capital Viena sobressai nas preferências, porque, como explica o responsável, o turista português é muito interessado pela cultura do país. Mesmo optando por realizar férias nas estâncias austríacas, não descura uma visita cultural como complemento, sendo uma oferta que é enriquecida nesta altura pelos famosos mercados de Natal. “As outras regiões mais importantes são as províncias Tirol e Salzburg com as capitais Innsbruck e Salzburg”, indica. Estas regiões, juntamente com a capital austríaca, recebem 90% do número de turistas portugueses que visitam a Áustria. No que refere às mais-valias das estâncias do destino, Georg Kaupus refere que estas investem milhões de euros nas infraestruturas técnicas, tais como, elevadores, alargamento de pistas, neve artificial (canhões de neve), “mas isso é feito por todos os países de turismo de inverno. O que distingue a Áustria é o factor humano”. O responsável austríaco realça que o ‘aprés-ski’, conhecer a cultura local, o wellness são ”aspectos muito importantes”. Hoje em dia, destaca, “as férias de Inverno abrangem muito mais do que esqui em si”.

Davos Klosters: Eisschnelllauf Natureisbahn Davos

No geral, o responsável calcula um aumento de 8 a 10% do número de turistas nesta temporada. “Graças às técnicas avançadas, a falta de neve em Dezembro não teve efeitos negativos e agora já está a nevar com abundância. Entre 2000 e 2015, o número de dormidas no Inverno subiu de 59 para 66 milhões. Actualmente, a Áustria é líder no Turismo de desportos de Inverno com uma quota de 56%, sendo seguida pela Itália e França”, sublinha.
Por sua vez, as estâncias francesas apresentam uma oferta diversificada que tem sido também procurada pelos turistas portugueses. Entre as novidades para esta temporada está a inauguração no passado mês de Dezembro de uma nova pista – Jandri 1 – na estância de Les 2 Alpes, em Meribel, existem dois novos tapetes mágicos numa aposta clara no segmento de famílias e um novo teleférico em Morzine-Avoriaz que prevê transportar três mil esquiadores por hora. Também Les Arcs conta com uma nova área para crianças e uma nova ‘slow zone’. As actividades que não estão relacionadas com o esqui também têm novidades, bem como o ‘aprés-ski’ e o alojamento que disponibiliza novas unidades em Châtel, Samoöens, Tignes, Val Cenis, Val d’Isére e Val Thorens, estas duas últimas com unidades de cinco estrelas.

Solférias mantém aposta no produto Neve

Andorra, Áustria, Espanha, França, Portugal e Suíça são os destinos de neve para os quais a Solférias disponibiliza programação própria. João Cruz, gestor de produto do operador turístico, explica que para a temporada 2015/2016 não houve muitas alterações ao nível da programação oferecida. Contudo, realça, “tivemos o cuidado de rever a nossa oferta nas estâncias, parceiros e alojamentos mais solicitados pelo mercado Português, de forma a conseguirmos ter o melhor e mais adequado produto no mercado”.
Andorra (Granvalira e Vallnord), Pirinéus espanhóis (Baqueira-Beret), Serra Nevada e os Alpes, com preferência para as estâncias francesas, continuam a estar nas preferências dos clientes do operador, segundo João Cruz, que realça que a primeira reserva para esta temporada de Neve foi realizada em Junho. À parte da queda tardia de neve, o gestor de produto da Solférias considera que “com as estações de ski abertas em pleno nesta altura da temporada, o cliente reserva, sem qualquer problema, mesmo para ir em Abril”. Com o Inverno no seu pleno, as expectativas é que “se garantam as reservas já feitas e venham novas reservas, sendo que para já, a procura tem sido idêntica à do ano passado”.

Famílias em destaque na programação da Sporski


Os programas em família são o grande destaque da oferta da Sporski para esta temporada de Inverno. O operador turístico especializado em neve disponibiliza o programa ‘Preço Único em Família’, que, Margarida Gaivão, responsável de marketing e comunicação da Sporski, descreve como “um produto muito económico desenhado para os períodos de férias escolares e composto por um conjunto de serviços mínimos para umas férias na neve em família”.
Ao longo dos últimos dois anos, este produto registou “uma grande evolução”, refere a responsável: “A crescente procura levou-nos numa primeira fase em Andorra e Espanha, a alargar a oferta em termos de estâncias, alojamentos e serviços incluídos, sendo que a grande novidade para este ano é o lançamento do “Preço Único Família” para os Alpes franceses e italianos”. Estes são operados em voo TAP e incluem transferes, rent-a-car, alojamento, aluguer de equipamento, seguro Platina e oferta de capacete para as crianças. A Sporski vai também lançar os programas para Avoriaz, Val Thorens e Vars, em França, e para Sestriéri, em Itália. “Levaremos a cabo durante os meses de Janeiro e Fevereiro uma campanha de publicidade em parceria com a TAP”, acrescenta.

Outra das novidades do operador turístico é o lançamento este mês dos “programas super competitivos “Especial Iniciação”, resultantes de uma parceria com as estâncias de Espanha e Andorra. Estes programas incluem todos os serviços necessários para uma primeira experiência na neve, e visam promover a experimentação e a “criação” de novos esquiadores”.
A estes acrescem ainda programas pré-definidos “com preços competitivos” para as semanas fora dos períodos escolares e nas viagens de incentivo, “as quais já registaram na época passada um elevado crescimento”.
Os esquiadores portugueses continuam, segundo Margarida Gaivão, a “preferir as estâncias de Andorra e Espanha, apesar de registarmos um crescimento da procura por estes destinos. Sendo que, uma grande fatia de esquiadores portugueses viajam em família, é natural que os programas mais procurados sejam os programas para as férias escolares e, nomeadamente os programas Preço Único Família”. Quanto a expectativas, Margarida Gaivão descreve que 2015 foi um “ano de recuperação em que registámos uma procura muito elevada face aos anos anteriores”. Para este ano, o operador turístico espera voltar a crescer. “A neve que começou a cair em força neste princípio de ano será um bom impulso para alcançar esse objectivo”, conclui.


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Marriott International acrescenta 100 hotéis e 12.000 quartos ao portfólio europeu até 2026

A Marriott prevê juntar mais 100 hotéis e 12.000 quartos às já existentes 800 unidades, cerca de 150.000 quartos, 25 marcas em 47 países, ne Europa até finais de 2026.

Foi no International Hospitality Investment Forum, em Berlim (Alemanha), que a Marriott International anunciou planos para adicionar cerca de 100 hotéis e mais de 12.000 quartos ao seu portfólio na Europa através de conversões de hotéis e projectos de reutilização adaptativa, até ao final de 2026. Os hotéis previstos representam mais de 40% do pipeline de desenvolvimento europeu que a empresa deverá abrir durante esse período.

Recorde.se que a Marriott International já possui mais de 800 propriedades com cerca de 150.000 quartos, 25 marcas em 47 países e territórios europeus.

“Continuamos a assistir a um crescimento significativo em toda a Europa através de oportunidades de conversão e de reutilização adaptativa, reforçando a confiança que os nossos proprietários e franchisados têm na Marriott International, uma vez que procuram reposicionar activos e maximizar os retornos”, afirmou Satya Anand, presidente, Europa, Médio Oriente e África, Marriott International.

O mesmo adiantou ainda que “as conversões oferecem aos proprietários e franchisados a oportunidade de tirar partido das nossas marcas bem estabelecidas, dos custos de afiliação competitivos, dos motores de criação de receitas da empresa e do Marriott Bonvoy – o nosso premiado programa de viagens com mais de 200 milhões de membros”.

A Marriott está a assistir a um “impulso na conversão de hotéis e em projectos de reutilização adaptativa” em países como Itália, Reino Unido, Espanha e Turquia, e em todos os segmentos de marca.

A nova marca midscale da Marriott – Four Points Express by Sheraton – estimulou oportunidades de conversão na região desde seu lançamento em 2023, tendo a Marriott lançado a marca em resposta à crescente procura dos consumidores por alojamento fiável e acessível na Europa, Médio Oriente e África.

No segmento selecionado, os hotéis Moxy, AC Hotels by Marriott, Four Points by Sheraton e Residence Inn by Marriott representam mais de 25% dos acréscimos previstos pela empresa através de projectos de conversão e reutilização adaptativa na Europa até ao final de 2026. No segmento premium, o Tribute Portfolio e a Autograph Collection representam mais de 20% das adições previstas na Europa durante o mesmo período.

A empresa também está a assistir a um aumento nas oportunidades de conversão e reutilização adaptativa no segmento de luxo na Europa, com The Luxury Collection, W Hotels, The Ritz-Carlton e St. Regis Hotels & Resorts a representarem mais de 10% das adições previstas na região até ao final de 2026.

“Estamos a assistir a um interesse significativo por parte de hoteleiros independentes, promotores e investidores que procuram tirar partido da eficiência e das vantagens de renovar e mudar a marca de hotéis e propriedades existentes”, concluiu Jerome Briet, Chief Development Officer, Europa, Médio Oriente e África, Marriott International.

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Lufthansa revê resultados para 2024 em baixa

O Grupo Lufthansa reduziu a sua previsão de lucros para o ano 2024 em quase 500 milhões de euros após o primeiro trimestre de 2024, explicando que as várias greves dos trabalhadores da própria empresa e parceiros levaram a um resultado significativamente mais fraco.

Numa base preliminar, o Grupo Lufthansa registou uma perda de EBIT ajustado de 849 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024, quando em período homólogo esse resultados foi negativo em 273 milhões de euros).

O prejuízo foi maior do que o esperado devido a várias greves, tanto de diferentes grupos de funcionários dentro do Grupo como de funcionários de parceiros, que impactaram os ganhos em cerca de 350 milhões de euros. O fluxo de caixa livre ajustado do Grupo foi positivo em 305 milhões de euros, principalmente devido à continuação do elevado rendimento dos pagamentos antecipados de bilhetes.

Assim, o Grupo prevê que o resultado operacional do segundo trimestre seja inferior ao do ano anterior.

Para o exercício de 2024, o grupo germânico prevê agora que o EBIT ajustado seja de cerca de 2,2 mil milhões de euros, em comparação com 2.682 milhões de euros no ano anterior.

“Os efeitos ainda imprevisíveis da recente escalada do conflito no Médio Oriente e outras incertezas geopolíticas colocam em risco as perspectivas para o ano inteiro do Grupo”, referem os responsáveis alemães em comunicado.

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CoStar: Pipeline hoteleiro regista trajetória ascendente no continente americano

O CoStar Group dá conta de que, à data de março deste ano, estão planeados 378,628 quartos no continente americano, mais 36% face ao período homólogo. Os Estados Unidos da América (EUA) contabilizam a maior parte dos quartos em construção no continente, seguidos pelo México, Canadá e Brasil.

O continente americano é a única região do mundo que apresenta um aumento homólogo da atividade de pipeline hoteleiro no final do primeiro trimestre de 2024, de acordo com os dados de março de 2024 do CoStar Group.

Segundo a empresa, no continente americano estão em construção 205.998 quartos de hotel à data de março de 2024, mais 4,1% do que o verificado em março do ano passado. No planeamento final estão contabilizados 296.374 quartos, mais 6,8% do que no período homólogo, sendo que estão planeados um total de 378,628 quartos, mais 36% do que no mesmo período do ano passado.

Os Estados Unidos da América (EUA) contabilizam a maior parte dos quartos em construção no continente americano, com 156.525 quartos, seguidos pelo México (13.335 quartos), Canadá (7.603 quartos) e Brasil (5.799 quartos). No total, este continente tem sob contrato 881 mil quartos, mais 16,9% em relação ao período homólogo.

Já na Europa, à data de março de 2024, estavam em construção 172.499 quartos hoteleiros, menos 6,8% em relação a março do ano passado. Encontravam-se em planeamento final 99.744 quartos, menos 25,3% face ao período homólogo, estando planeados 160.404 quartos, mais 5,1% quando comparado com o mesmo período de 2023.

Dentro do continente europeu, a Alemanha lidera a atividade de construção neste segmento, com 28.500 quartos de hotel em construção, seguida pelo Reino Unido, com 28.423 quartos. De acordo com os dados da CoStar, a Europa tem sob contrato 432.647 quartos, menos 8,8% do que em março de 2023.

China lidera pipeline na região Ásia-Pacífico

Na região Ásia-Pacífico, e até março de 2024, encontravam-se em construção 502.610 quartos de hotel, mais 5,6% do que no período homólogo, estando em fase final de planeamento 109.926 quartos, mais 5,6% face ao mesmo período de 2023. No total estão planeados 289.041 quartos para esta região, menos 11% do que em março de 2023.

A China lidera dentro da região Ásia-Pacífico no total de quartos de hotel em construção, com 315.145 quartos, seguida pelo Vietname, com 37.113 quartos. No total, a região Ásia-Pacífico tem sob contrato 901.577 quartos, menos 0,4% face ao período homólogo.

Por fim, na região do Médio-Oriente e África, a CoStar dá conta de que, à data de março de 2024, encontravam-se em construção 110.783 quartos de hotel, menos 7,3% face ao período homólogo, estando em planeamento final 36.173 quartos, menos 20,9% em relação a março de 2023. Ao todo, estão planeados para esta região 81.316 quartos, menos 3,3% do que no mesmo período do ano passado.

No caso da região do Médio-Oriente e África, a atividade de pipeline hoteleira está focada maioritariamente na Arábia Saudita, com 42.464 quartos em construção, e nos Emirados Árabes Unidos, com 19.046 quartos em construção. No total, estão planeados para esta região 228.272 quartos, menos 8,5% em relação a março de 2023.

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Depois dos hotéis, grupo Vila Galé também aposta na produção de vinho e azeite no Brasil

Com inauguração prevista para abril de 2025, o novo Vila Galé Collection Ouro Preto, em Cachoeira do Campo (Brasil), contará com a vinha e olival como protagonistas.

Com um vasto historial de produção de vinhos e azeites no Alentejo, o grupo Vila Galé prepara-se para testar a produção de vinho e azeite, em Ouro Preto, no estado brasileiro de Minas Gerais.

O grupo vai plantar vinha e olival na propriedade onde inaugurará, em abril de 2025, o Vila Galé Collection Ouro Preto, em Cachoeira do Campo, que será o primeiro hotel em Minas Gerais. , com inauguração prevista para abril de 2025.

Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente da Vila Galé, refere que “o projeto do novo hotel evoluiu desde a conceção inicial. Identificámos um grande potencial no terreno. Agora, contaremos com 308 quartos, uma sala de convenções para 700 pessoas, atividades de enoturismo, um lago e diversas outras atrações para toda a família. Ao considerar o clima de Cachoeira do Campo, reconhecemos o potencial para a produção de vinhos e azeites, assim como fazemos em Portugal.

Quanto ao projeto vinícola em Ouro Preto, a enóloga Marta Maia, diz-se “entusiasmada por ter a oportunidade de trabalhar em terras mineiras. Temos estudado e analisado todas as possibilidades para garantir o sucesso do empreendimento, pois a viticultura aqui difere consideravelmente da nossa em Portugal. No entanto, a nossa expectativa máxima é, dentro de alguns anos brindar com um vinho produzido em Minas Gerais, com o selo de qualidade da Vila Galé”.

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Novo MSC World America navega a partir de abril de 2025 com sete distritos distintos

O novo navio da MSC Cruzeiros navegará a partir do porto de embarque de Miami, Flórida (EUA), a partir de abril de 2025, com itinerários já disponíveis para reserva e contará com com sete distritos distintos.

O MSC World America, novo navio da companhia MSC Cruzeiros, contará com sete distritos distintos, cada um reunindo uma gama de experiências personalizadas, combinando bares, restaurantes, instalações de entretenimento e lazer.

O navio será inaugurado em abril de 2025 e a MSC revela, em comunicado, que cada um dos sete distritos possui “a sua própria atmosfera, instalações e experiências, concebidas para melhorar a experiência a bordo, permitindo que cada passageiro crie umas férias únicas e exclusivas, maximizando o seu tempo a bordo”.

Durante a temporada inaugural, o MSC World America partirá de Miami com itinerários de 7 noites para destinos nas Caraíbas Orientais e Ocidentais, com escalas na Ocean Cay MSC Marine Reserve- a ilha privada da MSC Cruzeiros nas Bahamas.

Os sete distritos do MSC World America são: MSC Yacht Club, Family Aventura, Aqua Deck, Zen Area, Galleria, The Terraces e Promenade

O MSC World America foi cuidadosamente concebido para ajudar a reduzir o seu impacto no meio ambiente. O navio funciona com LNG, um combustível de baixas emissões e está pronto para fontes de energia renováveis. A ligação de energia em terra, quando disponível, reduz as emissões, pois os motores podem ser desligados no porto. A tecnologia inteligente é utilizada em todo o navio para garantir que os passageiros possam viajar com conforto, mantendo baixo o consumo de energia e água, sendo que até as hélices foram concebidas para minimizar o ruído e não perturbar a vida marinha durante a navegação.

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Top Atlântico promove campanha para as viagens de verão

Com a campanha “Não seja o último a marcar as férias”, a Top Atlântico disponibiliza promoções em viagens para os destinos de férias de praia mais escolhidos pelos portugueses, incentivando a que se evitem as marcações de “última hora”.

A Top Atlântico tem vindo a dinamizar a campanha “Não seja o último a marcar as férias”, com promoções para os destinos de férias de praia mais desejados pelos portugueses. Adicionalmente, a agência de viagens possibilita a sinalização de apenas 15% do valor da viagem.

Com esta campanha, a Top Atlântico pretende “salvar as férias de quem se atrasou na sua marcação”, como refere em nota de imprensa, garantindo “condições mais vantajosas”.

Como a agência de viagens explica, “este ano a procura generalizada de férias deixou alguns destinos de verão em operação charter com menos lugares disponíveis em abril, pelo que se pretende encontrar preços acessíveis para as datas mais concorridas”. Por essa razão, a Top Atlântico aconselha os viajantes a “não deixar [as marcações] para a última hora, pois os preços poderão já não ser tão simpáticos e os lugares podem já não existir”.

Nesta campanha, os destinos de sol e praia são os que têm mais destaque. As Caraíbas, nomeadamente o México, República Dominicana e Cuba apresentam preços por pessoa desde os 997 euros. Já o Porto Santo está disponível desde 560 euros e Cabo Verde a partir de 875 euros. Estão também disponíveis “praias em destinos diferentes do habitual” como é o caso da Albânia, desde 1159 euros por pessoa. Sob esta campanha, os clientes podem sinalizar as viagens com 15%, pagando o restante mais tarde, em produto selecionado.

As reservas podem ser realizadas de 15 a 29 de abril, numa das agências Top Atlântico de norte a sul do país e ilhas, nem como online, em www.topatlantico.pt.

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ERT do Alentejo dinamiza Estações Náuticas na Nauticampo

São sete as Estações Náuticas do Alentejo que participam na Nauticampo. Para o presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, José Santos, “criou-se uma nova rede de oferta diferenciadora com potencial para atrair novos nichos de mercado”.

A Entidade Regional de Turismo (ERT), em parceria com as sete Estações Náuticas do Alentejo, a ADRAL e o Sines Tecnopolo, marca presença, pela primeira vez, na Nauticampo, certame especializado em náutica de recreio e atividades de outdoor, que se realiza entre os dias 17 e 21 deste mês, na FIL, em Lisboa.

Ao longo de cinco dias, vão ser dados a conhecer os diferentes programas e iniciativas de cada uma das Estações Náuticas do Alentejo que, em associação com várias empresas parcerias, criaram uma rede de oferta que inclui, atividades de turismo náutico integradas com propostas desportivas, outdoor, cultura, gastronomia, enoturismo, astroturismo, entre outras, sempre associadas a planos de água, com o objetivo de promover a região e alavancar a notoriedade da marca territorial nos mercados nacional e internacional.

José Manuel Santos, presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, refere que “nos últimos anos, no âmbito do projeto Estações Náuticas de Portugal, lançado pelo Turismo de Portugal, em parceria com as Câmaras Municipais de Avis, Alandroal, Mértola, Odemira, Sines, Monsaraz e Moura/Alqueva e através da coordenação da ADRAL e do Sines Tecnopolo, criou-se uma nova rede de oferta diferenciadora com potencial para atrair novos nichos de mercado. Faz todo o sentido que estejamos agora presentes num evento dedicado a este setor, como é o caso da Nauticampo”.

Com esta parceria a ERT pretende reforçar o trabalho de estruturação e de apoio à comercialização do produto, admitindo José Santos que, “este trabalho colaborativo, que tem vindo a ser desenvolvido no Alentejo, já se traduz em resultados e reconhecimento”. Uma das provas é o facto da região, mais concretamente Odemira, ter sido escolhida para acolher o 4.º Encontro da Rede de Estações Náuticas de Portugal, em 2025, acrescenta o mesmo responsável.

Assim, a participação na Nauticampo pode ser “o ponto de viragem para um trabalho mais focado na organização do produto e na promoção”, salienta Alexandra Correia, Coordenadora do Projeto Nautical Alentejo, na ADRAL, SA.

Refira-se que a Rede de Estações Náuticas do Alentejo visa divulgar uma oferta temática, desenvolver mecanismos inovadores de prospeção e reforçar a notoriedade e a internacionalização do destino.

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TAP escolhe filmes do Festival ART&TUR para exibição nos voos de longo curso

São 10 os filmes que a TAP Air Portugal escolheu para exibir nos voos de longo curso.

A partir de junho, os passageiros que viajem de e para as Américas (Brasil, Estados Unidos, Canadá e Venezuela) e África (Luanda, Maputo e São Tomé) terão à sua disposição uma escolha criteriosa dos melhores filmes nacionais, selecionados entre os premiados da edição de 2023 do Festival ART&TUR, realizado em outubro nas Caldas da Rainha.

Na opinião de Francisco Dias, diretor do Festival, “o êxito desta parceria, traduzido no facto dos filmes portugueses premiados no Festival ART&TUR integrarem a programação da plataforma de entretenimento da TAP, é uma demonstração da elevada qualidade dos conteúdos audiovisuais para Turismo produzidos em Portugal; e é também a prova de que a cooperação entre a Centro de Portugal Film Commission e a TAP constitui uma aposta eficaz no apoio à promoção internacional dos destinos turísticos existentes em Portugal”

Célia Cardoso, gestora da plataforma de entretenimento da TAP, por seu lado, considera que ao incluir filmes premiados do Festival ART&TUR a TAP não só proporciona entretenimento de qualidade, mas também promove o turismo em Portugal. “Temos uma plataforma excelente para a promoção turística de Portugal, que mostra o que de melhor o país tem para oferecer a quem nos visita. Além disso, valorizamos a promoção da cultura, do turismo e do entretenimento de qualidade, e esta parceria está definitivamente alinhada com os valores da empresa”.

Esta cooperação vem acrescentar valor a um trabalho continuado e consistente por parte do Festival ART&TUR ao longo dos últimos 16 anos, valorizando e premiando as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em qualquer país do mundo.

Os bons filmes de turismo que, neste preciso momento estão a ser produzidos, ainda estão a tempo de se apresentarem ao Festival ART&TUR, cuja 17ª edição decorrerá na Lousã de 22 a 25 de outubro. E, se o júri internacional do Festival lhes atribuir mérito, também terão a oportunidade de voar mais alto sobre o Atlântico, pela mão da TAP, em 2025.

Os 10 filmes escolhidos pela TAP para exibição a bordo são:

  • “A Ilha dos Gigantes” – produzido por Nuno Sá
  • “Alentejo Cycling” – produzido para a Turismo do Alentejo
  • “An Inch from the Sky” – produzido por Lobby Productions
  • “Bordado of Castelo Branco” – produzido por Slideshow
  • “Central Alentejo” – produzido por Filipe Mourato Gomes
  • “Cork Oak Forest” – produzido por Filipe Mourato Gomes
  • “MEG – Megalith Route: Temples to Eternity” – produzido por Slideshow
  • “Nazaré: Bigger than Life” – produzido por Oonify
  • “The Liquid Gold: Olive Tourism” – produzido por Eureka Films
  • “White Stork: Between the Church and the Cliff” – produzido por Play Solutions
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Universidade de Coimbra lança curso de Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens

A Universidade de Coimbra (UC) vai lançar a segunda edição do curso breve “Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens”, no campus que detém na Figueira da Foz.

A formação, que se realiza entre 15 e 26 de julho deste ano, será coordenada por Olmo Van Beurden e tem como objetivo “oferecer aos participantes uma visão mais ampla e prática do mundo do empreendedorismo, com foco nos desportos aquáticos e turismo”, como indicado em nota de imprensa.

Desta forma, a turma será dividida em dois grupos: pessoas que já passaram da fase inicial de criação de um negócio, e pessoas que têm ambições empreendedoras, mas que ainda não começaram. Antes da incrição no curso, a instituição recomenda que os candidatos possuam um nível de inglês B1.

Uma vez que o curso “Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens” está integrado no projeto Living the Future Academy, a sua frequência é totalmente financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

As inscrições estão abertas até 15 de junho e as vagas são limitadas. Os interessados podem encontrar mais informações sobre as atividades e a oferta formativa do Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz no website da instituição.

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Lufthansa faz mais concessões para aquisição da ITA

Em resposta às preocupações da Comissão Europeia, a Lufthansa apresentou novas concessões para aprovação da entrada na companhia aérea estatal italiana ITA Airways.

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A Lufthansa fez concessões adicionais à Comissão Europeia para obter luz verde para a participação na companhia aérea italiana ITA Airways. Estas medidas destinam-se a responder às preocupações antitrust, especialmente no que diz respeito às questões de concorrência e à situação no Aeroporto de Milão Linate, tendo o regulador da concorrência, em Bruxelas, anunciando tal informação no seu site, sem dar quaisquer detalhes adicionais.

Para 19 de abril está marcada uma audiência com representantes da Lufthansa, altos funcionários das autoridades antitrust europeias e nacionais, revelou fonte familiarizada com o assunto à agência de notícias Reuters.

Um porta-voz da Lufthansa admitiu de uma “solução abrangente e construtiva” para levar em conta as preocupações concorrenciais da autoridade sobre as rotas em questão e a situação no aeroporto de Milão Linate.

O consórcio também pretende encontrar uma solução conciliatória com a realidade económica do mercado italiano altamente competitivo. Nem a Lufthansa nem a Comissão Europeia comentaram mais detalhes.

O grupo alemão continua confiante de que a sua entrada na ITA será aprovada e que a sucessora da antiga companhia aérea estatal Alitalia poderá passar a fazer parte do grupo germânico ainda este ano.

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