China é a campeã de compras em Portugal
Rui Ramos, da Premier Tax Free, empresa de reembolso de IVA, falou com o Publituris, no dia da abertura do balcão do Aeroporto de Lisboa, e analisou o sector do turismo de compras.
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Portugal, mais propriamente Lisboa, ocupa a lista dos 10 destinos mais visitados da Europa para Turismo de Compras. A China é, neste momento, o primeiro mercado emissor de turistas internacionais em compras Tax Free Shopping. A revelação é de Rui Ramos, sales operation manager para Portugal da Premier Tax Free, empresa que, a 23 de Dezembro, abriu o seu primeiro balcão próprio do país, no Aeroporto Internacional de Lisboa. “O turista chinês chega ávido por compras, tem elevado poder de compra, gosta de gastar dinheiro e de pagar em cartão e compra em grupo”. Assim se desenha o perfil de um turista que, em média, gasta 1700 euros em compras, em Portugal, e reserva mais de metade do seu orçamento de viagem para esse fim. As lojas de marcas de luxo internacionais, localizadas na Avenida da Liberdade, são o destino de eleição dos turistas chineses. Segundo Rui Ramos, “é um mercado com algumas particularidades e, por isso, desenvolvemos com os nossos clientes acções de formação de ‘cultural training’. Formamos os lojistas para que saibam como lidar com as superstições deste mercado.
Para o turista chinês, uma cor ou um número podem pesar muito na concretização de uma compra”, revelou. A China lidera em Portugal o turismo de compras devido às dificuldades que atravessam Angola e Brasil que, já foram os principais mercados
O dinheiro é gasto essencialmente em vestuário, calçado e jóias se se tratar de um turista angolano e tecnologia se vier do Brasil. A sazonalidade influencia as movimentações destes turistas. O Verão continua a ser a época de excelência, Natal e Páscoa também atraem viajantes para Lisboa.
Apostar no digital
Rui Ramos considera que este será o ano para Portugal “implementar a certificação digital”. “Foram feitos estudos de mercado e provámos ao Aeroporto de Lisboa que era necessário fazer alguma coisa para melhorar a imagem que o turista leva do país. “As autoridades de Turismo em Portugal têm feito um trabalho excelente, tem havido bons resultados e há que dar continuidade. Agora tem de se criar uma imagem de confiança no serviço de tax free. O cliente tem de saber que vem a Portugal, faz uma compra e que irá obter o seu reembolso. É preciso simplificar a burocracia. Temos de criar condições para que as alfandegas tenham celeridade no processo, é preciso mais recursos humanos e é preciso apostar na tecnologia”, disse.
A parte tecnológica é o grande foco da empresa Premier Tax Free. Com escritórios e equipa comercial na cidade do Porto a Premier Tax Free tem a maior rede de Pontos de Reembolso do País. Aos clientes também oferece serviços como arquivo de documentação gratuito, de acordo com as obrigações fiscais, à guarda de empresa especializada; serviços de consultadoria e esclarecimentos fiscais e contabilísticos.
Para além de uma diversidade de meios tecnológicos de emissão de formulários Tax Free, há várias parcerias com empresas nacionais e internacionais de software de caixa.
Abertura no Aeroporto de Lisboa
A Premier Tax Free tem o serviço disponível para todo o país, incluindo ilhas, “onde actualmente contamos com uma carteira de clientes muito diversificada distribuída por clientes também com o nosso serviço Tax Free – lojas de vestuário de luxo, bem como relojoarias e ourivesarias de luxo- e por clientes de serviços- sem elegibilidade para TaxFree- como hotéis, hostels, resorts, restaurantes, rent-a-car, entre outros”, referiu Rui Ramos.
“A nossa rede de processamento assenta na parceria com o banco AIBMS (AIB Ireland), que adquire e processa as nossas operações através do sistema de ‘Cross Boarding Acquirer’ estando totalmente independente da rede SIBS”, acrescentou.
Oferece também um serviço de processamento de pagamentos de Cartões de Crédito Visa e MasterCard, com opção DCC e EURO, além do serviço de processamento de pagamentos com Cartões Union Pay (CUP’s). De acordo com Rui Ramos, “as nossas taxas são muito competitivas com o standard do mercado”, entre outros.
“Se um turista apanhar uma fila de duas horas na Alfândega é essa a última imagem que leva do nosso País”
A Premier Tax Free foi fundada em 1985, especializou-se no reembolso de impostos sobre o valor acrescentado (IVA) e em serviços de conversão dinâmica de moeda (DCC) para compradores e comerciantes.
A 23 de Dezembro de 2015 abriu o seu primeiro balcão próprio em Portugal, mais precisamente, no Aeroporto de Lisboa. O espaço, com três pontos de atendimento, tem o único posto do país para atender clientes com limitações físicas, nomeadamente clientes em cadeira de rodas, pois tem um sistema que permite descer o balcão.
O espaço da Premier Tax Free está situado na zona internacional do aeroporto, mesmo em frente ao balcão da Alfândega.
Rui Ramos reforçou que “era preciso fazer alguma coisa para melhorar a imagem que o turista leva do nosso país. A experiência do tax free é a última imagem que o turista leva de Portugal, e recebíamos muitas reclamações ao nível do atendimento público. A Alfândega desenvolve da melhor maneira possível as suas funções, mas é um serviço demorado”, dando como exemplo, “se um turista apanhar uma fila de duas horas na Alfândega é essa a última imagem que leva do nosso País. Uma das coisas por que sempre lutámos foi para que houvesse diversidade de serviço, queríamos contribuir para as melhorias do serviço. Sempre sugerimos um local onde todas as empresas operassem e com a Alfândega o mais perto possível. A ANA-Aeroportos rapidamente percebeu que este serviço, que é usado por 3 a 4% dos passageiros, é importante”.
A Premier Tax Free opera em Portugal há vários anos, para os serviços de reembolso do IVA, através de parcerias com a Unicâmbios e a Novacâmbios. As parcerias mantêm-se mas, com a abertura deste primeiro balcão, a empresa espera aumentar o seu volume de reembolsos. De acordo com Rui Ramos, a empresa “poderá estar acima dos 50% da cota de mercado da facturação, já no número de lojas ocupamos 40% do mercado”, concluiu.
A nível mundial, opera através de 150 mil lojas em 30 países e 600 locais de reembolso em dinheiro.
Anualmente, lida com mais de seis mil milhões de euros em pagamentos, incluindo mil milhões de euros em conversão dinâmica de moeda (DCC).
Actua em 22 países europeus, Singapura e Marrocos para reembolsos fiscais, espera ainda, muito em breve, a abertura na Turquia e no mercado asiático.
Os países adicionais para serviços de Conversão Dinâmica de Moeda são a Colômbia, México, Chile, Perú, Costa Rica, Nova Zelândia e Ilhas Maurícias.
São 15 milhões de transações por ano, sendo o parceiro eleito por 45 das 100 maiores marcas de luxo do mundo. ¶