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Rui Fajardo é o novo director-geral dos Altis Grand Hotel e Altis Suites

O novo director-geral é licenciado em Gestão Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e iniciou carreira no Vila Galé Cascais.

Raquel Relvas Neto
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Rui Fajardo é o novo director-geral dos Altis Grand Hotel e Altis Suites

O novo director-geral é licenciado em Gestão Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e iniciou carreira no Vila Galé Cascais.

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Rui Fajardo é desde inicio do ano o novo director-geral do Altis Grand Hotel e Altis Suites, duas das unidades do Grupo Altis Hotels situadas na Rua Castilho, em Lisboa.
O novo director-geral é licenciado em Gestão Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e iniciou carreira no Vila Galé Cascais. Em 2003, foi nomeado director do cinco estrelas do mesmo grupo em Fortaleza no Brasil.
Na sua experiência profissional contam-se ainda passagens por unidades em Lisboa e no Algarve.
Em 2014, regressou ao Brasil como director-geral de três hotéis do Grupo Pestana na Bahia.

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César Silva
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César Silva é o novo diretor-geral do Corinthia Lisbon

O profissional desempenhava as funções de Hotel Manager na unidade desde junho de 2021.

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O Corinthia Lisbon apostou em César Silva para a posição de diretor-geral da unidade. O profissional desempenhava as funções de Hotel Manager desde junho de 2021, após ter integrado a equipa do Corinthia Lisbon como diretor de alojamentos em março de 2019.

A sua carreira no setor hoteleiro soma mais de 14 anos em cargos de executivo em vários hotéis lisboetas,  além de um cargo de direção  numa cadeia de hotéis & resorts em Moçambique, pertencente ao grupo Visabeira. Ao regressar a Portugal, César Silva assumiu o cargo de diretor-geral no Terceira Mar Hotel, nos Açores.

Desde que voltou a integrar a equipa do Corinthia Lisbon em março de 2019, como diretor de alojamentos, o profissional “tem demonstrado extraordinárias capacidades de liderança e métodos de gestão eficazes e eficientes em todas as áreas operacionais do hotel”, como a unidade afirma em comunicado.

“Ao longo destes anos tive a oportunidade de conhecer e trabalhar em mercados muito distintos e sinto-me muito feliz e orgulhoso por assumir a direção-geral do hotel. Em conjunto com a equipa, irei dar o meu melhor para aumentar os níveis de qualidade e sucesso desta propriedade, proporcionando aos nossos clientes experiências inspiradoras que só o Corinthia Lisbon oferece”, refere César Silva em relação à sua nomeação.

Também sobre esta contratação, Ignace Bauwens, Chief Operating Officer, afirma estar “confiante” de que César Silva “será um excelente diretor-geral para o Corinthia Lisbon”, dada a sua “experiência de 25 anos em hotelaria e um vasto conhecimento em cadeias hoteleiras de luxo”.

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APENO contrata nova diretora de comunicação

A profissional Filipa Moroso foi a escolhida pela Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) para liderar a comunicação da instituição.

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Em comunicado de imprensa, a APENO, “a primeira associação portuguesa dedicada em exclusivo ao enoturismo”, justifica a contratação com o facto de reconhecer “cada vez mais o papel da comunicação como parte estratégica da sua gestão”.

“É através da comunicação que conseguimos promover a interação e o diálogo entre a APENO e os seus associados, e o público em geral, mas também agregar valor aos nossos serviços e atividades”, afirma a associação em comunicado, acrescentando que pretende apostar “cada vez mais em tornar o setor do enoturismo uma referência a nível nacional e internacional”.

Neste contexto, a APENO assegura que Filipa Moroso será “um importante reforço na área da comunicação”, dada a sua carreira de jornalista e experiência em comunicação institucional e assessoria de imprensa.

A associação explica que pretende construir uma comunicação “à medida de cada um dos associados”, construindo a sua estratégia com “o enoturista no centro”.

“Mais do que o diálogo e a promoção dos serviços e atividades da APENO, é fundamental construir uma comunicação personalizada de acordo com as necessidades de cada empresa, produtor ou região do setor do enoturismo. Vamos fazê-lo no nosso país, mas também além-fronteiras, dando a conhecer os nossos associados a jornalistas estrangeiros”, declara Maria João de Almeida, presidente-executiva da APENO.

Sobre o recente cargo, Filipa Moroso afirma que encara este desafio “com enorme responsabilidade e sentido de compromisso”.

“Quero ajudar a escrever a história da APENO e do enoturismo, uma história que desejo que seja longa, pródiga em boas colheitas e que fermente nas melhores barricas. Poder contar essa história à medida de cada associado, é ainda mais enriquecedor. Faz com que esta experiência seja ainda mais intensa e plural, permitindo-me descobrir muito da produção, cultura e tradições locais do nosso país, no que toca a um setor em franco crescimento pelo mundo”, termina a profissional.

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Registe-se no Publituris para votar nos “Portugal Trade Awards 2022 by Publituris @BTL”

Os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL” estão de regresso em 2022, com nomeados para 13 categorias, além da “Personalidade do Ano”. Para votar, terá de registar-se até 18 de fevereiro, dia em que serão conhecidos todos os nomeados.

Publituris

Os “Publituris Portugal Trade Awards” estão de regresso em 2022 e à BTL, adotando, este ano, o nome de “Portugal Trade Awards 2022 by Publituris @BTL”.

Os nomeados para as 13 categorias a concurso foram encontrados pela redação do Publituris e estarão a votação a partir do próximo dia 18 de fevereiro de 2022, num site dedicado aos prémios e lançado nesse mesmo dia.

Além das 13 categorias, haverá ainda um prémio para a “Personalidade do Ano”, prémio esse que não estará sujeito a votação e que é atribuído diretamente pela redação do Publituris.

A votação abre a 18 de fevereiro e estará aberta até dia 4 de março.

Os vencedores serão encontrados através de uma média ponderada entre o júri, composto pelo Conselho Editorial do Publituris (45%), assinantes do jornal (45%) e registados na newsletter diária (10%).

Nesse sentido, os novos registos no site/newsletter só serão permitidos até ao dia 18 de fevereiro, dia em que serão conhecidos os nomeados. Os registos no site/newsletter voltarão a ser possíveis após o final da votação, ou seja, no dia 5 de março de 2022.

Os vencedores serão conhecidos no dia 16 de março de 2022 (quarta-feira), a partir das 17h00, na BTL 2022, realizando-se ainda um cocktail de boas-vindas, com início às 16h00.

As categorias a votação são:

Melhor Companhia de Cruzeiros

Melhor GSA Aviação

Melhor Agência Corporate

Melhor Venue para Eventos e Congresso

Melhor Parque Temático

Melhor Animação Turística

Melhor Eco Resort

Melhor Wine Hotel

Melhor Exclusive Hotel

Melhor Luxury Hotel

Melhor Alojamento Rural

Melhor Startup

Melhor Marina

Personalidade do Ano (atribuído diretamente pela redação do Publituris)

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Faleceu: Francisco Sampaio levou o turismo do Alto Minho aos quatro cantos do mundo

Foi presidente da antiga Região de Turismo do Alto Minho e levou o destino aos quatro cantos do mundo. Era considerado embaixador das tradições, gastronomia e folclore da região. Estamos a falar de Francisco Sampaio, que faleceu sexta-feira com 84 anos,

Francisco Sampaio, antigo presidente da Região de Turismo do Alto Minho, faleceu na sexta-feira, aos 84 anos. Era um embaixador das tradições, gastronomia e folclore da região, tendo levado o nome do destino aos quatro cantos do mundo.

Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo. Luís Nobre, à Lusa, a morte de Francisco Sampaio constitui uma “perda para o concelho, para o Alto Minho e para o país”.

Também o Turismo do Porto e Norte, em comunicado, lamenta a morte de Francisco Sampaio, classificando-o como um precursor na investigação e dinamização turística da região.

“Francisco Sampaio ajudou a projetar além-fronteiras a região que tanto amava, fruto da sua dedicação, entusiasmo e competência, deixando um legado de profissionalismo que os atuais responsáveis pelo turismo na região têm a obrigação de honrar”, considera Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte.

Ainda recentemente, Francisco Sampaio foi agraciado em Viana do Castelo por parte do Turismo do Porto e Norte e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, sendo atribuído o seu nome ao Centro de Congressos do Castelo Santiago da Barra, sede da TPNP.

Licenciado em Ciências Históricas pela Faculdade de Letras de Universidade do Porto, e pós-graduado em Direção de Empresas, Francisco Sampaio exerceu funções docentes no ensino secundário e superior, e foi fundador e coordenador do Curso Superior de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Antevendo a importância da região enquanto destino turístico, Francisco Sampaio participou no processo de constituição da Região de Turismo do Alto Minho, onde foi presidente entre 1980 e 2009. Foi, também, responsável pelas Festas da Senhora da Agonia durante 40 anos, evento declarado de Interesse Turístico Nacional.

Condecorado com a Medalha de Mérito Turístico – Grau Ouro e Prata, da Secretaria de Estado do Turismo, Francisco Sampaio recebeu igualmente a Medalha da Academia Portuguesa de Gastronomia em 2007, entre outras distinções, inclusive de Espanha.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Luís Araújo à frente do Turismo de Portugal por mais cinco anos

Luís Araújo, assim como todo o Conselho Diretivo, inicia mais um ciclo de cinco anos à frente do Turismo de Portugal. Em despacho do Diário da República, Rita Marques (SET) destaca a “excecionalidade, empenho e proatividade com que exerceu as suas funções” durante este mandato.

Victor Jorge

Luís Araújo viu renovada a comissão de serviço, por um período de mais cinco anos, à frente do Turismo de Portugal (TdP), em despacho assinado pela secretária de Estado do Turismo (SET), em 15 de setembro de 2021, publicado esta sexta-feira, em Diário da República, que reconduz todo o Conselho Diretivo do Instituto do Turismo de Portugal, I. P. .

Luís Araújo tinha sido designado presidente do conselho diretivo do Instituto do Turismo de Portugal, I. P. , em comissão de serviço, a 22 de novembro de 2016, lendo-se no Despacho n.º 11407/2021, de 19 de novembro, que “o dirigente cumpriu o estipulado quanto ao termo da comissão de serviço e apresentou o relatório dos resultados obtidos durante o exercício do cargo, os planos e relatórios de atividades e uma síntese da aplicação do sistema de avaliação do Turismo de Portugal, I. P.”, afirmando-se ainda que “foram atingidos os resultados esperados no exercício do mandato, conforme expresso no relatório apresentado”.

No despacho publicado, a SET assinala que teve oportunidade de acompanhar de perto o desempenho do presidente do conselho diretivo, fazendo referência à “excecionalidade, empenho e proatividade com que exerceu as suas funções e responsabilidades durante o seu mandato, distinguindo-se o trabalho apresentado ao nível da estruturação e apresentação à tutela de um plano estratégico nacional de turismo (ET27) e de planos de promoção turística de base nacional e regional, a que acresce a forma como garantiu a consonância entre a aplicação dos Fundos Europeus do Portugal 2020 e as estratégias definidas para o setor do turismo, os avanços significativos registados no âmbito da monitorização e avaliação da atividade turística e os seus fatores de competitividade, assim como as atividades desenvolvidas ao nível da valorização e dignificação dos ativos humanos no turismo, reforçando a qualidade e o prestígio das escolas e das profissões do setor e melhorando as condições inerentes ao exercício profissional e à formação permanente dos seus trabalhadores”.

Complementarmente, salienta Rita Marques, “garantiu com excecional competência um acompanhamento da atividade das organizações internacionais e assegurou a representação nacional e internacional do instituto, ações reconhecidas no papel que o Turismo de Portugal desempenha hoje em organismos como a OMT, ETC, IATA, ETOA e WTTC, ABTA, e ainda na sua eleição como presidente da ETC (European Travel Commission em setembro de 2020)”.

“Os resultados apresentados demonstram de forma inequívoca o trabalho desenvolvido durante os anos de 2016 a 2021 e o seu contributo, complementarmente com os restantes membros do conselho diretivo, para garantir a sustentabilidade do setor do turismo e o cumprimento da missão e das atribuições do Instituto”, lê-se no despacho.

Quanto à pandemia e as ações desenvolvidas, a secretária de Estado do Turismo aponta que “foram fundamentais para a implementação da mudança estratégica pretendida e para a concretização das prioridades definidas pelo Governo, destacando-se a forma como foram abordados os desafios adicionais surgidos durante a vigência da comissão de serviço, agora em análise, muito em especial os decorrentes da pandemia provocada pela doença COVID-19 e com impacto sem precedentes para todo o setor do turismo”.

De entre as várias ações desenvolvidas, a SET realça a apresentação à tutela de um plano de retoma para o setor do turismo que “veio a merecer a aprovação do Governo através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 76/2021, de 16 de junho, estando corporizado no Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro, no qual se estabelece um conjunto de ações e medidas específicas cuja execução se desenvolverá ao longo dos próximos sete anos em alinhamento com a Estratégia para o Turismo 2027”.

“A avaliação interna, a avaliação pelos clientes e a avaliação final do Turismo de Portugal (que foi sempre de desempenho Bom, a menção máxima possível de atingir), assim como distinções e reconhecimentos alcançados pelo Turismo de Portugal e pelo destino Portugal como destino turístico, para além dos números registados no turismo no período em análise, são um reconhecimento claro do desempenho atingido”, conclui Rita Marques no despacho assinado.

Sobre o autorVictor Jorge

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Grupo Air France/KLM tem novo diretor-geral para Portugal e Espanha

Laurent Perrier é Mestre em Gestão de Transporte Aéreo pela ENAC e ingressou na companhia em 2006.

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A Air France-KLM acaba de nomear Laurent Perrier como o novo diretor-geral para Portugal e Espanha, em substituição de Boris Darceaux, que assume o posto de diretor de Transformação Comercial do Grupo.

Laurent Perrier é Mestre em Gestão de Transporte Aéreo pela ENAC (École Nationale de l’Aviation Civile) e Mestre em Gestão Estratégica de Grandes Grupos pela Toulouse Business School. O novo Diretor-Geral da Air France-KLM para Portugal e Espanha ingressou na companhia em 2006 e era, desde 2017, Diretor Comercial do grupo para o mercado francês. Anteriormente, desempenhou diversos cargos, incluindo o de diretor de Revenue Management, Pricing & Distribution da Air France e HOP! para o mercado doméstico francês, responsável de Strategy &  Innovation da HOP!, responsável de Revenue Management &  Pricing da Transavia e analista de Pricing para a Bélgica e Luxemburgo.

“Assumir a gestão da Air France-KLM em Portugal e Espanha é uma grande honra, considerando os desafios que se colocam num momento em que a crise da COVID-19 acelerou a transformação do setor. Apesar de todas as turbulências que a indústria enfrenta, a Air France-KLM mantém um grande foco em oferecer o melhor serviço, à medida que desenvolve os nossos compromissos de sustentabilidade. Vou apoiar a equipa em Portugal e Espanha
para garantir que as expetativas dos nossos clientes e parceiros sejam satisfeitas quando continuarem a voar connosco”, afirmou Laurent Perrier, Diretor-Geral da Air France-KLM para Portugal e Espanha.

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Jorge Oliveira é o diretor-geral do chic&basic Gravity

Jorge Oliveira está aos comandos do primeiro hotel da marca espanhola em Portugal, depois de ter abraçado desafios como o de Cluster General Manager, no Burel Panorama Hotels.

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Jorge Oliveira é o primeiro General Manager do grupo hoteleiro espanhol chic&basic, que acabou de inaugurar o primeiro 4 estrelas na cidade do Porto e que prevê ainda abrir mais duas unidades, uma em Lisboa e outra na Comporta no final próximo ano.

Jorge Oliveira está aos comandos do chic&basic em Portugal, depois de ter abraçado desafios como o de Cluster General Manager, no Burel Panorama Hotels, função idêntica desempenhada no Grupo Carris Hoteles com lançamento da marca Bluesock. No seu percurso profissional, destaque ainda para uma sólida experiência na área comercial no InterContinental Porto Palácio das Cardosas.

O diretor-geral caracteriza a sua nova função como um “grande desafio”, sobretudo com os constrangimentos que a atual situação trouxe  ao desenvolvimento da obra da unidade hoteleira. Para já, Jorge Oliveira refere que “acima de tudo tivemos que nos preparar para conseguir superar todos os desafios financeiros exigidos, e focarmo-nos na sustentabilidade, inovação, segurança e qualidade dos serviços que queremos dar aos nossos clientes nesta fase tão especial”.

Para já, o responsável acredita que ” a situação pandémica irá diminuir e tornar-se com o tempo um “novo normal. A localização do hotel e o produto oferecido permite -nos encarar o futuro com muita esperança e temos a certeza de que o projeto será um sucesso”.

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Bairro Alto Hotel tem novo F&B Manager

José Diogo Moreira passou por diversos hotéis e restaurantes, regressando agora a Lisboa, onde inicia este novo desafio sob a Direcção Criativa do Chef Nuno Mendes e Execução do Chef Bruno Rocha.

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No mês da sua reabertura, o Bairro Alto Hotel anuncia a sua mais recente contratação: José Diogo Moreira assume o cargo de “F&B Manager” do  boutique hotel lisboeta.

Com uma extensa carreira na área da gastronomia, passou por diversos hotéis e restaurantes, regressando agora a Lisboa, onde inicia este novo desafio sob a Direcção Criativa do Chef Nuno Mendes e Execução do Chef Bruno Rocha.

Desde que completou o seu curso em Produção Alimentar em Restauração na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, em 2010, este profissional fez um caminho notável, no qual ganhou experiência, mas também afinou as suas capacidades e competências. Como qualquer hoteleiro que se preze, a experiência internacional é uma grande mais valia, e José Diogo Moreira ganhou grandes ensinamentos no estrangeiro como complemento da  sua formação, primeiro na Universidade de East Carolina (Disney University), numa pós-graduação em gestão de hoteleira onde, durante um ano, fez um programa de grande exigência no Walt Disney World Resort; e depois na BCC – Basque Culinary Center, num curso intensivo de Criação e design de cartas vencedoras & Estratégias Comercias da restauração.

A sua carreira de 11 anos é variada e enriquecedora. Esteve na criação da 1300 Taberna (Alcântara, Portugal), onde participou na criação do conceito e assumiu o cargo de Gerente do restaurante (2010-2012). Dali passou para o grupo Altis Hotels (Lisboa, Portugal), onde foi estagiário da direção de F&B e depois Maître d’ (2012-2013). De Lisboa voou até à ilha de Santa Lúcia (Caraíbas, USA) onde assumiu o papel de gerente no restaurante gastronómico do Sandals Grande St. Lucia Spa & Beach Resort (2013-2014). A paragem seguinte foi no VILA VITA Parc Resort & Spa (Algarve, Portugal) – um resort de luxo frequentemente classificado entre os melhores do mundo e com uma operação de F&B de grande dimensão –  como Assistente do director de F&B (2014-2020). Em 2020 até ao primeiro semestre deste ano juntou-se à Plateform, maior grupo de restauração em Portugal, para o lançamento de um grande projecto de F&B dentro de um hotel, desenvolvendo os conceitos e menus, workflows, layouts, forecast financeiro, formação de equipa e fazendo a ponte com os promotores do hotel.

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The Nest by Cooking and Nature tem novo restaurante

O novo espaço gastronómico é liderado pelo chef Kurt Viviers.

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The Nest by Cooking and Nature , em Alvados, na serra D’Aires e Candeeiros, apresenta um novo restaurante.
Comandado pelo chef Kurt Viviers, o espaço apresenta uma carta de base maioritariamente vegan  com uma ou outra proposta vegetariana. Apesar de viajar por diversas latitudes, faz questão de exibir os melhores produtos locais e sazonais.
O chef nasceu na África do Sul e mudou-se para Portugal com seis anos. Em Leiria começou os estudos na área da cozinha, que incluem também uma passagem pela Escola de Hotelaria de Faro onde se especializou em cozinha vegana, vegetariana e japonesa. Kurt fez parte da equipa de restaurantes de hotéis como o Sheraton Algarve, o Four Seazons Ritz Lisboa e o Quinta da Marinha Hotel e Resort, em Cascais.

Entre as propostas da carta consta o “Twist” de chícharos com aromas do bosque, uma proposta  que foi apresentadas ao concurso 7 Maravilhas da Nova Gastronomia.

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InterContinental Cascais-Estoril aumenta equipa comercial

Pedro Godinho Lopes e Nicolas Laufrais são os dois novos elementos da equipa da unidade.

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Com nove anos de experiência em Sales & Marketing e Groups & Events no InterContinental Hotels Group, Pedro Godinho Lopes foi nomeado Chefe de Vendas e Marketing. O responsável cresceu na região de Cascais e espera “ajudar os hóspedes a descobrir todas as experiências que o InterContinental Cascais-Estoril tem para oferecer”. Neste novo papel, irá liderar o Departamento de Vendas, com especial foco em Groups & Events, bem como, na comunicação do Hotel.

Nicolas Laufrais foi nomeado Diretor Comercial e encontra-se de regresso de uma experiência de sucesso no Conrad Bora Bora Nui, um Resort 5* na Polinésia Francesa. Nicolas conta com 15 anos de experiência em Revenue Management e Sales & Marketing em várias marcas internacionais. “Emocionado por se juntar à equipa e ser um embaixador desta propriedade icónica”, Nicolas liderará as Estratégias Comerciais do InterContinental Cascais-Estoril, centrando-se nas parcerias de luxo e lifestyle.

Para Alejandro Bautista, Hotel Manager do InterContinental Cascais-Estoril, “contar com o Pedro e o Nicolas na nossa equipa, permitirá ao InterContinental Cascais-Estoril estar pronto para a recuperação pós tempos pandémicos, que todos esperamos que aconteça em breve. O objetivo será levar o desenvolvimento comercial do Hotel a uma próxima fase. Pedro e Nicolas serão certamente uma grande contribuição para que o InterContinental Cascais-Estoril continue a brilhar”.

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