Aviação: companhias aéreas europeias com mais passageiros desde 2011
As companhias aéreas da AEA transportaram perto de 307 milhões de passageiros nos voos regulares em 2015, um aumento de 12,6 milhões perante 2014, o que representa um aumento de 4,3%”.
Publituris
TICV recebe avião para repor ligações interilhas em Cabo Verde
Etihad Airways retoma voos para Bali a 25 de junho
Aeroporto Internacional de Hamad é o “Melhor do Mundo”
Grupo SATA com sistema braille a bordo
Receitas turísticas voltam a crescer em fevereiro e somam mais 181M€
Vila Galé abre as portas dos seus hotéis na Figueira da Foz e em Isla Canela
ADHP considera aumento da taxa turística em Lisboa “despropositado”
MotoGP em Portimão traz cerca de 87M€ para o Algarve
MSC Cruzeiros apresenta os sete distritos do MSC World America
10.ª edição do “Vê Portugal” aposta nos desafios futuros das ERT e na paz para o turismo
A Associação de Companhias Aéreas Europeias (AEA) anunciou hoje que as suas associadas transportaram perto de 307 milhões de passageiros em 2015, uma subida de 4,3% face a 2014 e o maior crescimento desde 2011.
“De acordo com as primeiras estimativas da nossa equipa, as associadas da AEA alcançaram o maior crescimento no tráfego de passageiros desde 2011. As companhias aéreas da AEA transportaram perto de 307 milhões de passageiros nos voos regulares em 2015, um aumento de 12,6 milhões perante 2014, o que representa um aumento de 4,3%”, avança a associação em comunicado.
Nos voos dentro da Europa e em voos domésticos, as companhias membro da AEA transportaram mais 10,1 milhões de passageiros (um aumento de 4,5%) em 2015, enquanto os voos de longo curso registaram uma melhoria marginal no transporte de passageiros (3,3%).
Por outro lado, o transporte de carga continua a ser “um desafio significativo”, com a AEA a estimar “um crescimento nulo ou negativo no conjunto de 2015”, apesar de “alguns sinais de recuperação” nos últimos anos.
O presidente executivo da AEA, Athar Husain Khan, destacou que as companhias aéreas europeias “foram capazes de alcançar resultados positivos depois de uma reestruturação séria e da introdução de novas estratégias comerciais”.
“Infelizmente, o enquadramento regulatório na Europa não ajudou as companhias aéreas, que ainda precisam de uma política europeia que lhes permita alcançar o crescimento sustentável no futuro”, acrescentou.
Nesse sentido, “a associação aguarda o anúncio muito esperado da Estratégia de Aviação da Comissão Europeia, que é o resultado de um ano de trabalho da Comissão”, apesar de apontar críticas ao documento: “Falta ambição e não propõe medidas que apoiem a competitividade dos operadores”.
Por isso, a AEA “vai continuar em contactos com a Comissão Europeia e os decisores políticos da União Europeia para pedir acções imediatas”.