Assine já
Figuras do Turismo

Newhotel tem novo CEO

O novo CEO da empresa é João Costa Fernandes, que vem substituir Cristina Ferreira, que exerceu o mesmo cargo nos últimos três anos e que agora vai assumir funções numa multinacional no estrangeiro.

Marta Barradas
Figuras do Turismo

Newhotel tem novo CEO

O novo CEO da empresa é João Costa Fernandes, que vem substituir Cristina Ferreira, que exerceu o mesmo cargo nos últimos três anos e que agora vai assumir funções numa multinacional no estrangeiro.

Marta Barradas
Sobre o autor
Marta Barradas
Artigos relacionados
Rui Fajardo é o novo director-geral dos Altis Grand Hotel e Altis Suites
Figuras do Turismo
Rob Veltman assume direcção do Macdonald Monchique Resort & Spa
Figuras do Turismo
Santa Luzia ArtHotel já tem directora
Figuras do Turismo
Grupo Selina aumenta equipa com country sales & marketing manager
Homepage

unnamed (13)A Software Newhotel SA, empresa portuguesa especializada em software para o sector hoteleiro, tem agora um novo Conselho de Administração e um novo Presidente da Comissão Executiva (CEO).

O novo CEO da empresa é João Costa Fernandes, que vem substituir Cristina Ferreira, que exerceu o mesmo cargo nos últimos três anos e que agora vai assumir funções numa multinacional no estrangeiro.

O novo CEO da Newhotel conta com uma sólida experiência académica e profissional na área das Tecnologias de Informação, com uma licenciatura e mestrado em Engenharia Informática e Sistemas da Informação pelo Instituto Superior Técnico e, mais recentemente, está a completar o The Lisbon MBA na Nova SBE e Católica Lisbon.

Já no que diz respeito à sua  experiência profissional, João Costa Fernandes foi assistente no Departamento de Engenharia e Informática da Universidade de Lisboa, desempenhou cargo de project manager no INESC-ID e foi ainda responsável pela inovação e product development numa empresa multinacional .

A Administração da Software Newhotel fica agora com a seguinte composição:

João Matoso – Presidente Não Executivo

Comissão Executiva:

João José da Costa Fernandes – CEO

Adilia Gomes de Almeida

Hernani Manuel Brites de Freitas

Filipe Miguel Santos Figueiras

Sobre o autorMarta Barradas

Marta Barradas

Mais artigos
Artigos relacionados
Prémios

Registe-se no Publituris para votar nos “Portugal Trade Awards 2022 by Publituris @BTL”

Os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL” estão de regresso em 2022, com nomeados para 13 categorias, além da “Personalidade do Ano”. Para votar, terá de registar-se até 18 de fevereiro, dia em que serão conhecidos todos os nomeados.

Publituris

Os “Publituris Portugal Trade Awards” estão de regresso em 2022 e à BTL, adotando, este ano, o nome de “Portugal Trade Awards 2022 by Publituris @BTL”.

Os nomeados para as 13 categorias a concurso foram encontrados pela redação do Publituris e estarão a votação a partir do próximo dia 18 de fevereiro de 2022, num site dedicado aos prémios e lançado nesse mesmo dia.

Além das 13 categorias, haverá ainda um prémio para a “Personalidade do Ano”, prémio esse que não estará sujeito a votação e que é atribuído diretamente pela redação do Publituris.

A votação abre a 18 de fevereiro e estará aberta até dia 4 de março.

Os vencedores serão encontrados através de uma média ponderada entre o júri, composto pelo Conselho Editorial do Publituris (45%), assinantes do jornal (45%) e registados na newsletter diária (10%).

Nesse sentido, os novos registos no site/newsletter só serão permitidos até ao dia 18 de fevereiro, dia em que serão conhecidos os nomeados. Os registos no site/newsletter voltarão a ser possíveis após o final da votação, ou seja, no dia 5 de março de 2022.

Os vencedores serão conhecidos no dia 16 de março de 2022 (quarta-feira), a partir das 17h00, na BTL 2022, realizando-se ainda um cocktail de boas-vindas, com início às 16h00.

As categorias a votação são:

Melhor Companhia de Cruzeiros

Melhor GSA Aviação

Melhor Agência Corporate

Melhor Venue para Eventos e Congresso

Melhor Parque Temático

Melhor Animação Turística

Melhor Eco Resort

Melhor Wine Hotel

Melhor Exclusive Hotel

Melhor Luxury Hotel

Melhor Alojamento Rural

Melhor Startup

Melhor Marina

Personalidade do Ano (atribuído diretamente pela redação do Publituris)

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Faleceu: Francisco Sampaio levou o turismo do Alto Minho aos quatro cantos do mundo

Foi presidente da antiga Região de Turismo do Alto Minho e levou o destino aos quatro cantos do mundo. Era considerado embaixador das tradições, gastronomia e folclore da região. Estamos a falar de Francisco Sampaio, que faleceu sexta-feira com 84 anos,

Francisco Sampaio, antigo presidente da Região de Turismo do Alto Minho, faleceu na sexta-feira, aos 84 anos. Era um embaixador das tradições, gastronomia e folclore da região, tendo levado o nome do destino aos quatro cantos do mundo.

Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo. Luís Nobre, à Lusa, a morte de Francisco Sampaio constitui uma “perda para o concelho, para o Alto Minho e para o país”.

Também o Turismo do Porto e Norte, em comunicado, lamenta a morte de Francisco Sampaio, classificando-o como um precursor na investigação e dinamização turística da região.

“Francisco Sampaio ajudou a projetar além-fronteiras a região que tanto amava, fruto da sua dedicação, entusiasmo e competência, deixando um legado de profissionalismo que os atuais responsáveis pelo turismo na região têm a obrigação de honrar”, considera Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte.

Ainda recentemente, Francisco Sampaio foi agraciado em Viana do Castelo por parte do Turismo do Porto e Norte e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, sendo atribuído o seu nome ao Centro de Congressos do Castelo Santiago da Barra, sede da TPNP.

Licenciado em Ciências Históricas pela Faculdade de Letras de Universidade do Porto, e pós-graduado em Direção de Empresas, Francisco Sampaio exerceu funções docentes no ensino secundário e superior, e foi fundador e coordenador do Curso Superior de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Antevendo a importância da região enquanto destino turístico, Francisco Sampaio participou no processo de constituição da Região de Turismo do Alto Minho, onde foi presidente entre 1980 e 2009. Foi, também, responsável pelas Festas da Senhora da Agonia durante 40 anos, evento declarado de Interesse Turístico Nacional.

Condecorado com a Medalha de Mérito Turístico – Grau Ouro e Prata, da Secretaria de Estado do Turismo, Francisco Sampaio recebeu igualmente a Medalha da Academia Portuguesa de Gastronomia em 2007, entre outras distinções, inclusive de Espanha.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Destinos

Luís Araújo à frente do Turismo de Portugal por mais cinco anos

Luís Araújo, assim como todo o Conselho Diretivo, inicia mais um ciclo de cinco anos à frente do Turismo de Portugal. Em despacho do Diário da República, Rita Marques (SET) destaca a “excecionalidade, empenho e proatividade com que exerceu as suas funções” durante este mandato.

Victor Jorge

Luís Araújo viu renovada a comissão de serviço, por um período de mais cinco anos, à frente do Turismo de Portugal (TdP), em despacho assinado pela secretária de Estado do Turismo (SET), em 15 de setembro de 2021, publicado esta sexta-feira, em Diário da República, que reconduz todo o Conselho Diretivo do Instituto do Turismo de Portugal, I. P. .

Luís Araújo tinha sido designado presidente do conselho diretivo do Instituto do Turismo de Portugal, I. P. , em comissão de serviço, a 22 de novembro de 2016, lendo-se no Despacho n.º 11407/2021, de 19 de novembro, que “o dirigente cumpriu o estipulado quanto ao termo da comissão de serviço e apresentou o relatório dos resultados obtidos durante o exercício do cargo, os planos e relatórios de atividades e uma síntese da aplicação do sistema de avaliação do Turismo de Portugal, I. P.”, afirmando-se ainda que “foram atingidos os resultados esperados no exercício do mandato, conforme expresso no relatório apresentado”.

No despacho publicado, a SET assinala que teve oportunidade de acompanhar de perto o desempenho do presidente do conselho diretivo, fazendo referência à “excecionalidade, empenho e proatividade com que exerceu as suas funções e responsabilidades durante o seu mandato, distinguindo-se o trabalho apresentado ao nível da estruturação e apresentação à tutela de um plano estratégico nacional de turismo (ET27) e de planos de promoção turística de base nacional e regional, a que acresce a forma como garantiu a consonância entre a aplicação dos Fundos Europeus do Portugal 2020 e as estratégias definidas para o setor do turismo, os avanços significativos registados no âmbito da monitorização e avaliação da atividade turística e os seus fatores de competitividade, assim como as atividades desenvolvidas ao nível da valorização e dignificação dos ativos humanos no turismo, reforçando a qualidade e o prestígio das escolas e das profissões do setor e melhorando as condições inerentes ao exercício profissional e à formação permanente dos seus trabalhadores”.

Complementarmente, salienta Rita Marques, “garantiu com excecional competência um acompanhamento da atividade das organizações internacionais e assegurou a representação nacional e internacional do instituto, ações reconhecidas no papel que o Turismo de Portugal desempenha hoje em organismos como a OMT, ETC, IATA, ETOA e WTTC, ABTA, e ainda na sua eleição como presidente da ETC (European Travel Commission em setembro de 2020)”.

“Os resultados apresentados demonstram de forma inequívoca o trabalho desenvolvido durante os anos de 2016 a 2021 e o seu contributo, complementarmente com os restantes membros do conselho diretivo, para garantir a sustentabilidade do setor do turismo e o cumprimento da missão e das atribuições do Instituto”, lê-se no despacho.

Quanto à pandemia e as ações desenvolvidas, a secretária de Estado do Turismo aponta que “foram fundamentais para a implementação da mudança estratégica pretendida e para a concretização das prioridades definidas pelo Governo, destacando-se a forma como foram abordados os desafios adicionais surgidos durante a vigência da comissão de serviço, agora em análise, muito em especial os decorrentes da pandemia provocada pela doença COVID-19 e com impacto sem precedentes para todo o setor do turismo”.

De entre as várias ações desenvolvidas, a SET realça a apresentação à tutela de um plano de retoma para o setor do turismo que “veio a merecer a aprovação do Governo através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 76/2021, de 16 de junho, estando corporizado no Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro, no qual se estabelece um conjunto de ações e medidas específicas cuja execução se desenvolverá ao longo dos próximos sete anos em alinhamento com a Estratégia para o Turismo 2027”.

“A avaliação interna, a avaliação pelos clientes e a avaliação final do Turismo de Portugal (que foi sempre de desempenho Bom, a menção máxima possível de atingir), assim como distinções e reconhecimentos alcançados pelo Turismo de Portugal e pelo destino Portugal como destino turístico, para além dos números registados no turismo no período em análise, são um reconhecimento claro do desempenho atingido”, conclui Rita Marques no despacho assinado.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Homepage

Grupo Air France/KLM tem novo diretor-geral para Portugal e Espanha

Laurent Perrier é Mestre em Gestão de Transporte Aéreo pela ENAC e ingressou na companhia em 2006.

Publituris

A Air France-KLM acaba de nomear Laurent Perrier como o novo diretor-geral para Portugal e Espanha, em substituição de Boris Darceaux, que assume o posto de diretor de Transformação Comercial do Grupo.

Laurent Perrier é Mestre em Gestão de Transporte Aéreo pela ENAC (École Nationale de l’Aviation Civile) e Mestre em Gestão Estratégica de Grandes Grupos pela Toulouse Business School. O novo Diretor-Geral da Air France-KLM para Portugal e Espanha ingressou na companhia em 2006 e era, desde 2017, Diretor Comercial do grupo para o mercado francês. Anteriormente, desempenhou diversos cargos, incluindo o de diretor de Revenue Management, Pricing & Distribution da Air France e HOP! para o mercado doméstico francês, responsável de Strategy &  Innovation da HOP!, responsável de Revenue Management &  Pricing da Transavia e analista de Pricing para a Bélgica e Luxemburgo.

“Assumir a gestão da Air France-KLM em Portugal e Espanha é uma grande honra, considerando os desafios que se colocam num momento em que a crise da COVID-19 acelerou a transformação do setor. Apesar de todas as turbulências que a indústria enfrenta, a Air France-KLM mantém um grande foco em oferecer o melhor serviço, à medida que desenvolve os nossos compromissos de sustentabilidade. Vou apoiar a equipa em Portugal e Espanha
para garantir que as expetativas dos nossos clientes e parceiros sejam satisfeitas quando continuarem a voar connosco”, afirmou Laurent Perrier, Diretor-Geral da Air France-KLM para Portugal e Espanha.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

Jorge Oliveira é o diretor-geral do chic&basic Gravity

Jorge Oliveira está aos comandos do primeiro hotel da marca espanhola em Portugal, depois de ter abraçado desafios como o de Cluster General Manager, no Burel Panorama Hotels.

Publituris

Jorge Oliveira é o primeiro General Manager do grupo hoteleiro espanhol chic&basic, que acabou de inaugurar o primeiro 4 estrelas na cidade do Porto e que prevê ainda abrir mais duas unidades, uma em Lisboa e outra na Comporta no final próximo ano.

Jorge Oliveira está aos comandos do chic&basic em Portugal, depois de ter abraçado desafios como o de Cluster General Manager, no Burel Panorama Hotels, função idêntica desempenhada no Grupo Carris Hoteles com lançamento da marca Bluesock. No seu percurso profissional, destaque ainda para uma sólida experiência na área comercial no InterContinental Porto Palácio das Cardosas.

O diretor-geral caracteriza a sua nova função como um “grande desafio”, sobretudo com os constrangimentos que a atual situação trouxe  ao desenvolvimento da obra da unidade hoteleira. Para já, Jorge Oliveira refere que “acima de tudo tivemos que nos preparar para conseguir superar todos os desafios financeiros exigidos, e focarmo-nos na sustentabilidade, inovação, segurança e qualidade dos serviços que queremos dar aos nossos clientes nesta fase tão especial”.

Para já, o responsável acredita que ” a situação pandémica irá diminuir e tornar-se com o tempo um “novo normal. A localização do hotel e o produto oferecido permite -nos encarar o futuro com muita esperança e temos a certeza de que o projeto será um sucesso”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

Bairro Alto Hotel tem novo F&B Manager

José Diogo Moreira passou por diversos hotéis e restaurantes, regressando agora a Lisboa, onde inicia este novo desafio sob a Direcção Criativa do Chef Nuno Mendes e Execução do Chef Bruno Rocha.

Publituris

No mês da sua reabertura, o Bairro Alto Hotel anuncia a sua mais recente contratação: José Diogo Moreira assume o cargo de “F&B Manager” do  boutique hotel lisboeta.

Com uma extensa carreira na área da gastronomia, passou por diversos hotéis e restaurantes, regressando agora a Lisboa, onde inicia este novo desafio sob a Direcção Criativa do Chef Nuno Mendes e Execução do Chef Bruno Rocha.

Desde que completou o seu curso em Produção Alimentar em Restauração na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, em 2010, este profissional fez um caminho notável, no qual ganhou experiência, mas também afinou as suas capacidades e competências. Como qualquer hoteleiro que se preze, a experiência internacional é uma grande mais valia, e José Diogo Moreira ganhou grandes ensinamentos no estrangeiro como complemento da  sua formação, primeiro na Universidade de East Carolina (Disney University), numa pós-graduação em gestão de hoteleira onde, durante um ano, fez um programa de grande exigência no Walt Disney World Resort; e depois na BCC – Basque Culinary Center, num curso intensivo de Criação e design de cartas vencedoras & Estratégias Comercias da restauração.

A sua carreira de 11 anos é variada e enriquecedora. Esteve na criação da 1300 Taberna (Alcântara, Portugal), onde participou na criação do conceito e assumiu o cargo de Gerente do restaurante (2010-2012). Dali passou para o grupo Altis Hotels (Lisboa, Portugal), onde foi estagiário da direção de F&B e depois Maître d’ (2012-2013). De Lisboa voou até à ilha de Santa Lúcia (Caraíbas, USA) onde assumiu o papel de gerente no restaurante gastronómico do Sandals Grande St. Lucia Spa & Beach Resort (2013-2014). A paragem seguinte foi no VILA VITA Parc Resort & Spa (Algarve, Portugal) – um resort de luxo frequentemente classificado entre os melhores do mundo e com uma operação de F&B de grande dimensão –  como Assistente do director de F&B (2014-2020). Em 2020 até ao primeiro semestre deste ano juntou-se à Plateform, maior grupo de restauração em Portugal, para o lançamento de um grande projecto de F&B dentro de um hotel, desenvolvendo os conceitos e menus, workflows, layouts, forecast financeiro, formação de equipa e fazendo a ponte com os promotores do hotel.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

The Nest by Cooking and Nature tem novo restaurante

O novo espaço gastronómico é liderado pelo chef Kurt Viviers.

Publituris

The Nest by Cooking and Nature , em Alvados, na serra D’Aires e Candeeiros, apresenta um novo restaurante.
Comandado pelo chef Kurt Viviers, o espaço apresenta uma carta de base maioritariamente vegan  com uma ou outra proposta vegetariana. Apesar de viajar por diversas latitudes, faz questão de exibir os melhores produtos locais e sazonais.
O chef nasceu na África do Sul e mudou-se para Portugal com seis anos. Em Leiria começou os estudos na área da cozinha, que incluem também uma passagem pela Escola de Hotelaria de Faro onde se especializou em cozinha vegana, vegetariana e japonesa. Kurt fez parte da equipa de restaurantes de hotéis como o Sheraton Algarve, o Four Seazons Ritz Lisboa e o Quinta da Marinha Hotel e Resort, em Cascais.

Entre as propostas da carta consta o “Twist” de chícharos com aromas do bosque, uma proposta  que foi apresentadas ao concurso 7 Maravilhas da Nova Gastronomia.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

InterContinental Cascais-Estoril aumenta equipa comercial

Pedro Godinho Lopes e Nicolas Laufrais são os dois novos elementos da equipa da unidade.

Publituris

Com nove anos de experiência em Sales & Marketing e Groups & Events no InterContinental Hotels Group, Pedro Godinho Lopes foi nomeado Chefe de Vendas e Marketing. O responsável cresceu na região de Cascais e espera “ajudar os hóspedes a descobrir todas as experiências que o InterContinental Cascais-Estoril tem para oferecer”. Neste novo papel, irá liderar o Departamento de Vendas, com especial foco em Groups & Events, bem como, na comunicação do Hotel.

Nicolas Laufrais foi nomeado Diretor Comercial e encontra-se de regresso de uma experiência de sucesso no Conrad Bora Bora Nui, um Resort 5* na Polinésia Francesa. Nicolas conta com 15 anos de experiência em Revenue Management e Sales & Marketing em várias marcas internacionais. “Emocionado por se juntar à equipa e ser um embaixador desta propriedade icónica”, Nicolas liderará as Estratégias Comerciais do InterContinental Cascais-Estoril, centrando-se nas parcerias de luxo e lifestyle.

Para Alejandro Bautista, Hotel Manager do InterContinental Cascais-Estoril, “contar com o Pedro e o Nicolas na nossa equipa, permitirá ao InterContinental Cascais-Estoril estar pronto para a recuperação pós tempos pandémicos, que todos esperamos que aconteça em breve. O objetivo será levar o desenvolvimento comercial do Hotel a uma próxima fase. Pedro e Nicolas serão certamente uma grande contribuição para que o InterContinental Cascais-Estoril continue a brilhar”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

Francisco Moser sai da DHM para a Norfin

Profissional vai ser o Head of Hospitality da empresa especializada na gestão de ativos imobiliários.

Publituris

No próximo dia 1 de julho, Francisco Moser assume a função de ‘head of Hospitality’ do Grupo Norfin, empresa especializada na gestão de investimentos imobiliários em Portugal, gerindo atualmente cerca de 1.600 milhões  de euros de ativos imobiliários para investidores institucionais, nacionais e internacionais. O responsável deixa assim a DHM – Discovery Hotel Management, onde exercia a função de diretor-geral desde 2016.

“Estamos muito contentes por poder contar com a experiência e o conhecimento que o Francisco tem do setor do Turismo, quer no que respeita à componente hoteleira, quer na componente de gestão e exploração turística propriamente dita. Este é um setor onde a Norfin está a dar os primeiros passos, pelo que reforçar a equipa com recursos como o Francisco é absolutamente fundamental. Recentemente fizemos os primeiros investimentos nesta área, na qual reconhecemos grande potencial de crescimento e onde queremos alocar parte relevante do equity que temos à nossa disposição”, afirma Francisco Sottomayor, CEO da Norfin.

Com mais de 30 anos de ligação à indústria hoteleira, Francisco Moser tem  experiência na gestão, operação, marketing e desenvolvimento em diversos tipos de hotéis e de produto turístico em geral. Nos últimos 11 anos liderou reconhecidos grupos hoteleiros, além da DHM, também os Altis Hotels, tendo assim participado ativamente na definição de novos conceitos e no reposicionamento de múltiplas unidades no mercado.

Francisco Moser possui o curso de Gestão Hoteleira da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e várias pós graduações, entre as quais Marketing Digital no Indeg/Iscte.

“É com grande satisfação que me junto à equipa da Norfin, no âmbito da sua expansão estratégica no segmento de Hospitality. O mercado oferece atualmente excelentes oportunidades para a criação de valor em projetos hoteleiros diferenciadores, financeiramente sustentáveis e que qualifiquem a oferta turística nacional. A Norfin, com a sua larga experiência no setor imobiliário, fica agora em excelentes condições para apostar nesta nova linha de negócio”, explica Francisco Moser, Head of Hospitality.

O Grupo Norfin foi fundado em 1999 e adquirido em 2018 pelo Grupo Arrow Global, geriu e promoveu alguns importantes empreendimentos na capital e não só, quer na área de escritórios quer no setor residencial. Projetos como o Office Park Expo, onde hoje se situa o Campus da Justiça de Lisboa, ou, na área residencial, os premiados Palácio Junqueira, o Living Prata ou a Quinta da Trindade, são disso exemplos. Mais recentemente, o Grupo teve um papel  na gestão do processo de aquisição da Vilamoura World.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

Corinthia Lisbon tem novo hotel manager

César Silva será responsável pelo plano de negócios e gestão das áreas operacionais do cinco estrelas de Lisboa.

Publituris

César Silva, até agora Rooms Division Manager, foi nomeado Hotel Manager do cinco estrelas Corinthia Lisbon, um dos maiores hotéis da cadeia Corinthia Hotels.

Nas suas novas funções será responsável pelo plano de negócios e gestão das áreas operacionais, com enfoque na produtividade e na boa implantação dos standards da companhia por forma a que a qualidade do produto e serviço sejam sempre mantidos ao seu mais alto nível.

Com uma carreira no setor hoteleiro com 25 anos de experiência e assumindo cargos de Executivo há mais de 14 anos nalguns dos melhores hotéis em Lisboa, César Silva integrou a Corinthia Hotels em 2011 como Director de Front Office do Corinthia Lisbon, saindo para abraçar um novo desafio no cargo de direção numa cadeia de Hotéis &  Resorts em Moçambique pertencente ao grupo português Visabeira.
Ao regressar a Portugal, assume o cargo de Director Geral no Terceira Mar Hotel no arquipélago dos Açores pertence ao Grupo Português Bensaúde, e volta a integrar a equipa do Corinthia Lisbon como Rooms Division Manager antes de assumir o cargo de Hotel Manager.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se conectado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.