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Figuras do Turismo

Newhotel tem novo CEO

O novo CEO da empresa é João Costa Fernandes, que vem substituir Cristina Ferreira, que exerceu o mesmo cargo nos últimos três anos e que agora vai assumir funções numa multinacional no estrangeiro.

Marta Barradas
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Newhotel tem novo CEO

O novo CEO da empresa é João Costa Fernandes, que vem substituir Cristina Ferreira, que exerceu o mesmo cargo nos últimos três anos e que agora vai assumir funções numa multinacional no estrangeiro.

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A Software Newhotel SA, empresa portuguesa especializada em software para o sector hoteleiro, tem agora um novo Conselho de Administração e um novo Presidente da Comissão Executiva (CEO).

O novo CEO da empresa é João Costa Fernandes, que vem substituir Cristina Ferreira, que exerceu o mesmo cargo nos últimos três anos e que agora vai assumir funções numa multinacional no estrangeiro.

O novo CEO da Newhotel conta com uma sólida experiência académica e profissional na área das Tecnologias de Informação, com uma licenciatura e mestrado em Engenharia Informática e Sistemas da Informação pelo Instituto Superior Técnico e, mais recentemente, está a completar o The Lisbon MBA na Nova SBE e Católica Lisbon.

Já no que diz respeito à sua  experiência profissional, João Costa Fernandes foi assistente no Departamento de Engenharia e Informática da Universidade de Lisboa, desempenhou cargo de project manager no INESC-ID e foi ainda responsável pela inovação e product development numa empresa multinacional .

A Administração da Software Newhotel fica agora com a seguinte composição:

João Matoso – Presidente Não Executivo

Comissão Executiva:

João José da Costa Fernandes – CEO

Adilia Gomes de Almeida

Hernani Manuel Brites de Freitas

Filipe Miguel Santos Figueiras

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Picos de Aventura nomeia novos coordenadores

A empresa de animação turística Picos de Aventura executou uma restruturação da sua equipa com a nomeação de dois novos coordenadores, promovendo dois elementos já pertencentes à estrutura há vários anos.

Publituris

Com a nomeação de Tiago Botelho como novo diretor de Incoming da Turangra, operador turístico especializado no destino Açores, e o facto de deixar de exercer funções na Picos de Aventura, o Grupo Newtour restrutura a equipa da empresa de animação turística, nomeando dois novos coordenadores que já pertenciam à casa.

Assim, Leandro Silva, que incorporou a empresa em 2017, assume a função de coordenador Comercial e Vendas. O profissional possui um vastíssimo conhecimento da Picos de Aventura, já que, anteriormente, desempenhava funções no departamento comercial. Nestas novas funções será apoiado por uma equipa com dois elementos, Maria Gouveia, na área comercial e de marketing, e Sara Medeiros, na área de grupos e vendas.

Por sua vez, Luís Botelho, assume a função de coordenador de atividades de terra da Picos de Aventura e é apoiado por uma equipa com dois elementos, nomeadamente, Leandro Melo na área operacional e Deni Fabijancic, na padronização e qualidade de serviço prestado.

Refira-se que este profissional está na Picos de Aventura há 15 anos, sempre na área de atividades de terra, pelo que a sua experiência do departamento, das atividades e da complexidade técnica das mesmas é elevada.

A Picos de Aventura salienta que a sua equipa de mar não sofre qualquer alteração continuando a ser liderada por Pedro Miguel, que está na empresa desde a sua génese, há 20 anos.

O grupo de viagens informa ao mercado que a nova estrutura já a funcionar nas operações diárias da equipa da Picos de Aventura.

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TUI Portugal reforça equipa comercial com Rita Carvalho

TUI Portugal reforçou a equipa comercial com Rita Carvalho, com o objetivo de consolidar a sua estratégia de desenvolvimento de negócio e de proximidade com as agências de viagens.

Publituris

A TUI Portugal apresenta o seu mais recente reforço para o departamento comercial liderado por Nuno Fouto. Trata-se de um recrutamento interno, já que Rita Carvalho era, até aqui, gerente de reservas no operador turístico, assumindo agora uma nova função que vem trazer maior presença da marca e dos seus produtos junto das agências de viagens da zona sul do país.

Com o reforço do departamento comercial, também fundamentada pelos resultados positivos e animadores para o futuro da operação, a TUI Portugal reafirma, em nota de imprensa, a sua estratégia de desenvolvimento de negócio e de consolidação da relação comercial e de maior proximidade com as agências de viagens.

 

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Jordi Hereu é o novo ministro da Indústria e Turismo de Espanha

O novo governo de Pedro Sánchez tem Jordi Hereu como ministro da Indústria e Turismo. O homem que foi presidente da Câmara de Barcelona entre 2006 e 2011 substitui nesta pasta Héctor Gómez, que teve uma breve passagem pelo governo espanhol.

Publituris

O novo ministro da Indústria e Turismo de Espanha terá de deixar a presidência da Hispasat, operadora de telecomunicações em que esteve até agora e cujo cargo assumiu em 2020.

Jordi Hereu é o terceiro ministro à frente do Turismo desde que Pedro Sánchez chegou ao governo em 2018. Substitui Héctor Gomez, que foi diretor da Turespaña de 2018 a 2019 e que, por sua vez, substituiu Reyes Maroto depois de deixar o ministério para concorrer a presidente da Câmara de Madrid nas eleições de 28 de maio.

O novo ministro trabalhou em estreita colaboração com o setor do turismo. Na verdade, foi presidente da comissão organizadora do Shopping & Quality Tourism Summit Spain, evento focado no turismo de compras que se realizou vários anos consecutivos até antes da pandemia. Também, segundo o jornal Hosteltur, participou de outros fóruns relacionados com o turismo.

Com vasta experiência em gestão pública, mas também em gestão empresarial, a imprensa espanhola destaca que é um firme defensor da colaboração público-privada na promoção de projetos e políticas. Hereu nasceu em Barcelona a 14 de junho de 1965, e é formado em Administração e Gestão de Empresas pela UPC e mestre em Administração e Gestão de Empresas pela ESADE.

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João Fernandes termina mandato de presidente da RTA e é homenageado pela AHETA

João Fernandes, que terminou, no passado dia 31 de julho, o seu segundo mandato enquanto presidente do Turismo do Algarve, dando lugar a André Gomes, foi homenageado pela AHETA-Associação da Hotelaria e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

Publituris

Esta homenagem, segundo a AHETA, foi uma forma de agradecer o esforço colocado por João Fernandes, que vai iniciar uma carreira na atividade turística privada, e a sua equipa, ao longo dos últimos dez anos na liderança “de tão importante instituição”.

A Associação refere ainda que, apesar de terem surgido um vasto conjunto de adversidades, ao longo dos seus mandatos, a RTA, liderada por João Fernandes, “esteve sempre ao lado dos empresários na procura de soluções para os diversos problemas onde, apenas para citar o fator mais relevante, a pandemia, foram conseguidas diversas medidas para mitigar o impacto desta terrível adversidade”.

Presentes na homenagem estiveram muitos dirigentes de entidades públicas e privadas, entre os quais o presidente da CCDR, José Apolinário, os presidentes das Câmaras Municipais de Albufeira, Monchique e Alcoutim, muitos empresários da área do turismo e familiares de João Fernandes.

A AHETA ofereceu ao homenageado uma peça de artesanato local, representando um cavalo-marinho, espécie marinha característica do Algarve e muito ameaçada, sendo muito importante a sua preservação.

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MSC Cruzeiros anuncia nova constituição do Departamento Comercial em Portugal

Com a contratação de Rute Pinto, no início deste mês, a MSC Cruzeiros anuncia a nova constituição do Departamento Comercial em Portugal, liderada por Pedro Vasco e composto também por Silvia Oliveira e Isa Vitória.

Publituris

Com esta nova organização, a companhia de cruzeiros procede também a algumas alterações de funções no Departamento Comercial.

Pedro Vasco continua como diretor Comercial, encarregue de liderar a nova equipa. Silvia Oliveira mantêm-se como gestora Comercial do Continente Zona Norte e Arquipélago da Madeira, Isa Vitória ficará como gestora Comercial da Grande Lisboa, enquanto Rute Pinto será a nova gestora Comercial do Continente Zona Sul e Arquipélago dos Açores.

Com passagem anterior pelo setor da distribuição, como a Vibo Viagens (Orizónia Corporation), I GoTravel e Travelstore, Rute Pinto está no turismo há mais de 15 anos tendo trabalhado essencialmente nos departamentos de vendas e comercial, em parceria com agentes de viagens, operadores e clientes.

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César Silva
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César Silva é o novo diretor-geral do Corinthia Lisbon

O profissional desempenhava as funções de Hotel Manager na unidade desde junho de 2021.

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O Corinthia Lisbon apostou em César Silva para a posição de diretor-geral da unidade. O profissional desempenhava as funções de Hotel Manager desde junho de 2021, após ter integrado a equipa do Corinthia Lisbon como diretor de alojamentos em março de 2019.

A sua carreira no setor hoteleiro soma mais de 14 anos em cargos de executivo em vários hotéis lisboetas,  além de um cargo de direção  numa cadeia de hotéis & resorts em Moçambique, pertencente ao grupo Visabeira. Ao regressar a Portugal, César Silva assumiu o cargo de diretor-geral no Terceira Mar Hotel, nos Açores.

Desde que voltou a integrar a equipa do Corinthia Lisbon em março de 2019, como diretor de alojamentos, o profissional “tem demonstrado extraordinárias capacidades de liderança e métodos de gestão eficazes e eficientes em todas as áreas operacionais do hotel”, como a unidade afirma em comunicado.

“Ao longo destes anos tive a oportunidade de conhecer e trabalhar em mercados muito distintos e sinto-me muito feliz e orgulhoso por assumir a direção-geral do hotel. Em conjunto com a equipa, irei dar o meu melhor para aumentar os níveis de qualidade e sucesso desta propriedade, proporcionando aos nossos clientes experiências inspiradoras que só o Corinthia Lisbon oferece”, refere César Silva em relação à sua nomeação.

Também sobre esta contratação, Ignace Bauwens, Chief Operating Officer, afirma estar “confiante” de que César Silva “será um excelente diretor-geral para o Corinthia Lisbon”, dada a sua “experiência de 25 anos em hotelaria e um vasto conhecimento em cadeias hoteleiras de luxo”.

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APENO contrata nova diretora de comunicação

A profissional Filipa Moroso foi a escolhida pela Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) para liderar a comunicação da instituição.

Publituris

Em comunicado de imprensa, a APENO, “a primeira associação portuguesa dedicada em exclusivo ao enoturismo”, justifica a contratação com o facto de reconhecer “cada vez mais o papel da comunicação como parte estratégica da sua gestão”.

“É através da comunicação que conseguimos promover a interação e o diálogo entre a APENO e os seus associados, e o público em geral, mas também agregar valor aos nossos serviços e atividades”, afirma a associação em comunicado, acrescentando que pretende apostar “cada vez mais em tornar o setor do enoturismo uma referência a nível nacional e internacional”.

Neste contexto, a APENO assegura que Filipa Moroso será “um importante reforço na área da comunicação”, dada a sua carreira de jornalista e experiência em comunicação institucional e assessoria de imprensa.

A associação explica que pretende construir uma comunicação “à medida de cada um dos associados”, construindo a sua estratégia com “o enoturista no centro”.

“Mais do que o diálogo e a promoção dos serviços e atividades da APENO, é fundamental construir uma comunicação personalizada de acordo com as necessidades de cada empresa, produtor ou região do setor do enoturismo. Vamos fazê-lo no nosso país, mas também além-fronteiras, dando a conhecer os nossos associados a jornalistas estrangeiros”, declara Maria João de Almeida, presidente-executiva da APENO.

Sobre o recente cargo, Filipa Moroso afirma que encara este desafio “com enorme responsabilidade e sentido de compromisso”.

“Quero ajudar a escrever a história da APENO e do enoturismo, uma história que desejo que seja longa, pródiga em boas colheitas e que fermente nas melhores barricas. Poder contar essa história à medida de cada associado, é ainda mais enriquecedor. Faz com que esta experiência seja ainda mais intensa e plural, permitindo-me descobrir muito da produção, cultura e tradições locais do nosso país, no que toca a um setor em franco crescimento pelo mundo”, termina a profissional.

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Prémios

Registe-se no Publituris para votar nos “Portugal Trade Awards 2022 by Publituris @BTL”

Os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL” estão de regresso em 2022, com nomeados para 13 categorias, além da “Personalidade do Ano”. Para votar, terá de registar-se até 18 de fevereiro, dia em que serão conhecidos todos os nomeados.

Publituris

Os “Publituris Portugal Trade Awards” estão de regresso em 2022 e à BTL, adotando, este ano, o nome de “Portugal Trade Awards 2022 by Publituris @BTL”.

Os nomeados para as 13 categorias a concurso foram encontrados pela redação do Publituris e estarão a votação a partir do próximo dia 18 de fevereiro de 2022, num site dedicado aos prémios e lançado nesse mesmo dia.

Além das 13 categorias, haverá ainda um prémio para a “Personalidade do Ano”, prémio esse que não estará sujeito a votação e que é atribuído diretamente pela redação do Publituris.

A votação abre a 18 de fevereiro e estará aberta até dia 4 de março.

Os vencedores serão encontrados através de uma média ponderada entre o júri, composto pelo Conselho Editorial do Publituris (45%), assinantes do jornal (45%) e registados na newsletter diária (10%).

Nesse sentido, os novos registos no site/newsletter só serão permitidos até ao dia 18 de fevereiro, dia em que serão conhecidos os nomeados. Os registos no site/newsletter voltarão a ser possíveis após o final da votação, ou seja, no dia 5 de março de 2022.

Os vencedores serão conhecidos no dia 16 de março de 2022 (quarta-feira), a partir das 17h00, na BTL 2022, realizando-se ainda um cocktail de boas-vindas, com início às 16h00.

As categorias a votação são:

Melhor Companhia de Cruzeiros

Melhor GSA Aviação

Melhor Agência Corporate

Melhor Venue para Eventos e Congresso

Melhor Parque Temático

Melhor Animação Turística

Melhor Eco Resort

Melhor Wine Hotel

Melhor Exclusive Hotel

Melhor Luxury Hotel

Melhor Alojamento Rural

Melhor Startup

Melhor Marina

Personalidade do Ano (atribuído diretamente pela redação do Publituris)

Sobre o autorPublituris

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Faleceu: Francisco Sampaio levou o turismo do Alto Minho aos quatro cantos do mundo

Foi presidente da antiga Região de Turismo do Alto Minho e levou o destino aos quatro cantos do mundo. Era considerado embaixador das tradições, gastronomia e folclore da região. Estamos a falar de Francisco Sampaio, que faleceu sexta-feira com 84 anos,

Francisco Sampaio, antigo presidente da Região de Turismo do Alto Minho, faleceu na sexta-feira, aos 84 anos. Era um embaixador das tradições, gastronomia e folclore da região, tendo levado o nome do destino aos quatro cantos do mundo.

Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo. Luís Nobre, à Lusa, a morte de Francisco Sampaio constitui uma “perda para o concelho, para o Alto Minho e para o país”.

Também o Turismo do Porto e Norte, em comunicado, lamenta a morte de Francisco Sampaio, classificando-o como um precursor na investigação e dinamização turística da região.

“Francisco Sampaio ajudou a projetar além-fronteiras a região que tanto amava, fruto da sua dedicação, entusiasmo e competência, deixando um legado de profissionalismo que os atuais responsáveis pelo turismo na região têm a obrigação de honrar”, considera Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte.

Ainda recentemente, Francisco Sampaio foi agraciado em Viana do Castelo por parte do Turismo do Porto e Norte e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, sendo atribuído o seu nome ao Centro de Congressos do Castelo Santiago da Barra, sede da TPNP.

Licenciado em Ciências Históricas pela Faculdade de Letras de Universidade do Porto, e pós-graduado em Direção de Empresas, Francisco Sampaio exerceu funções docentes no ensino secundário e superior, e foi fundador e coordenador do Curso Superior de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Antevendo a importância da região enquanto destino turístico, Francisco Sampaio participou no processo de constituição da Região de Turismo do Alto Minho, onde foi presidente entre 1980 e 2009. Foi, também, responsável pelas Festas da Senhora da Agonia durante 40 anos, evento declarado de Interesse Turístico Nacional.

Condecorado com a Medalha de Mérito Turístico – Grau Ouro e Prata, da Secretaria de Estado do Turismo, Francisco Sampaio recebeu igualmente a Medalha da Academia Portuguesa de Gastronomia em 2007, entre outras distinções, inclusive de Espanha.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Luís Araújo à frente do Turismo de Portugal por mais cinco anos

Luís Araújo, assim como todo o Conselho Diretivo, inicia mais um ciclo de cinco anos à frente do Turismo de Portugal. Em despacho do Diário da República, Rita Marques (SET) destaca a “excecionalidade, empenho e proatividade com que exerceu as suas funções” durante este mandato.

Victor Jorge

Luís Araújo viu renovada a comissão de serviço, por um período de mais cinco anos, à frente do Turismo de Portugal (TdP), em despacho assinado pela secretária de Estado do Turismo (SET), em 15 de setembro de 2021, publicado esta sexta-feira, em Diário da República, que reconduz todo o Conselho Diretivo do Instituto do Turismo de Portugal, I. P. .

Luís Araújo tinha sido designado presidente do conselho diretivo do Instituto do Turismo de Portugal, I. P. , em comissão de serviço, a 22 de novembro de 2016, lendo-se no Despacho n.º 11407/2021, de 19 de novembro, que “o dirigente cumpriu o estipulado quanto ao termo da comissão de serviço e apresentou o relatório dos resultados obtidos durante o exercício do cargo, os planos e relatórios de atividades e uma síntese da aplicação do sistema de avaliação do Turismo de Portugal, I. P.”, afirmando-se ainda que “foram atingidos os resultados esperados no exercício do mandato, conforme expresso no relatório apresentado”.

No despacho publicado, a SET assinala que teve oportunidade de acompanhar de perto o desempenho do presidente do conselho diretivo, fazendo referência à “excecionalidade, empenho e proatividade com que exerceu as suas funções e responsabilidades durante o seu mandato, distinguindo-se o trabalho apresentado ao nível da estruturação e apresentação à tutela de um plano estratégico nacional de turismo (ET27) e de planos de promoção turística de base nacional e regional, a que acresce a forma como garantiu a consonância entre a aplicação dos Fundos Europeus do Portugal 2020 e as estratégias definidas para o setor do turismo, os avanços significativos registados no âmbito da monitorização e avaliação da atividade turística e os seus fatores de competitividade, assim como as atividades desenvolvidas ao nível da valorização e dignificação dos ativos humanos no turismo, reforçando a qualidade e o prestígio das escolas e das profissões do setor e melhorando as condições inerentes ao exercício profissional e à formação permanente dos seus trabalhadores”.

Complementarmente, salienta Rita Marques, “garantiu com excecional competência um acompanhamento da atividade das organizações internacionais e assegurou a representação nacional e internacional do instituto, ações reconhecidas no papel que o Turismo de Portugal desempenha hoje em organismos como a OMT, ETC, IATA, ETOA e WTTC, ABTA, e ainda na sua eleição como presidente da ETC (European Travel Commission em setembro de 2020)”.

“Os resultados apresentados demonstram de forma inequívoca o trabalho desenvolvido durante os anos de 2016 a 2021 e o seu contributo, complementarmente com os restantes membros do conselho diretivo, para garantir a sustentabilidade do setor do turismo e o cumprimento da missão e das atribuições do Instituto”, lê-se no despacho.

Quanto à pandemia e as ações desenvolvidas, a secretária de Estado do Turismo aponta que “foram fundamentais para a implementação da mudança estratégica pretendida e para a concretização das prioridades definidas pelo Governo, destacando-se a forma como foram abordados os desafios adicionais surgidos durante a vigência da comissão de serviço, agora em análise, muito em especial os decorrentes da pandemia provocada pela doença COVID-19 e com impacto sem precedentes para todo o setor do turismo”.

De entre as várias ações desenvolvidas, a SET realça a apresentação à tutela de um plano de retoma para o setor do turismo que “veio a merecer a aprovação do Governo através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 76/2021, de 16 de junho, estando corporizado no Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro, no qual se estabelece um conjunto de ações e medidas específicas cuja execução se desenvolverá ao longo dos próximos sete anos em alinhamento com a Estratégia para o Turismo 2027”.

“A avaliação interna, a avaliação pelos clientes e a avaliação final do Turismo de Portugal (que foi sempre de desempenho Bom, a menção máxima possível de atingir), assim como distinções e reconhecimentos alcançados pelo Turismo de Portugal e pelo destino Portugal como destino turístico, para além dos números registados no turismo no período em análise, são um reconhecimento claro do desempenho atingido”, conclui Rita Marques no despacho assinado.

Sobre o autorVictor Jorge

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