» Textos: Carina Monteiro

» Fotos: DR

» Data: 18 de Novembro de 2015 as 0:19

 
Alojamento

Tavfer Hotéis reforça presença no Algarve

A Tavfer Hotéis, empresa do Grupo TAVFER, iniciou a sua actividade em 2005. Passados dez anos, tem três unidades e prepara-se para abrir um aparthotel na Praia da Rocha.

 

O ano de 2005 marcou o arranque da actividade da Tavfer Hotéis (conhecida até aqui como FTP Hotéis). A empresa responsável pela área de hotelaria do Grupo TAVFER fez os seus primeiros investimentos na Região da Serra da Estrela, destino onde actualmente dispõe de duas unidades, a Albergaria Senhora do Espinheiro, em Seia, e o Hotel Quinta dos Cedros, em Celorico da Beira. “Esta é a região onde a empresa está sediada, onde exerce boa parte das suas actividades, e é por isso uma região que conhecemos bem. O crescente aumento turístico e as novas infraestruturas que potenciaram as condições da serra e da região, foram determinantes para avançar com esta aposta”, explica Micael Tavares Pereira, administrador da Tavfer Hotéis.

No ano seguinte ao início da actividade na Serra da Estrela, a empresa investiu no Algarve, com a abertura do Hotel Santa Catarina, em Portimão. Presentemente encontra-se na fase final de acabamento de uma nova unidade, mais concretamente um aparthotel na Praia da Rocha, dispondo de 85 camas, que entrará em funcionamento no princípio de 2016.

Segundo Micael Tavares Pereira, é “nítido um crescimento na actividade hoteleira em geral. No nosso caso registámos até ao presente, um crescimento superior a 6%”. Os segmentos de clientes são variados nos diferentes hotéis. Assim, enquanto no Hotel Quinta dos Cedros o mercado nacional e internacional constituem a clientela dominante, a Albergaria Senhora dos Espinheiros regista uma procura de turistas mais ligados à prática desportiva e/ou aventura.

Por sua vez, no Algarve, o mercado alvo é o turismo nacional e estrangeiro que procura alojamento o mais perto possível da praia.

“Neste momento procuramos investimento com carácter diferenciado, como seja o enoturismo, nas regiões demarcadas do Douro e do Dão, onde detemos as vinhas e adegas dos nossos vinhos”

O sector hoteleiro é o terceiro sector de maior relevância no grupo, depois da Inspecção Automóvel e Agricultura. O grupo tem, por este motivo, vindo a fazer investimentos nesta área. “Em complemento ao Turismo, temos uma actividade de peso na agricultura, onde os nossos vinhos, azeites, entre tantos outros produtos, são sinérgicos com esta indústria. Estando o turismo em Portugal a viver o momento que conhecemos, naturalmente que o investimento acompanha esta tendência, o que nos permite em simultâneo alavancar outras áreas de negócio”, defende o responsável.

INVESTIMENTO NAS UNIDADES HOTELEIRAS
De acordo com Micael Tavares Pereira, tem havido, todos os anos, um investimento nas unidades já existentes, com especial enfoque nos custos energéticos. “Hoje em dia uma das preocupações de todos hoteleiros são os custos energéticos. Nos últimos dois anos o foco do investimento tem sido nesta área. Iniciámos no Algarve a colocação de painéis solares de maior rentabilidade, no ano transacto apostámos em caldeiras e pellets no hotel Quinta dos Cedros e Sra. do Espinheiro, e este ano vamos colocar iluminação LED de forma transversal. Naturalmente, que a requalificação permanente de todas as unidades é também uma preocupação”.

REBRAND DA MARCA
Tavfer Hotéis é como vai ficar conhecida, de agora em diante, a área negócio da hotelaria do Grupo TAVFER. A mudança surge no seguimento do rebrand da holding e de todas as áreas de negócio.

“A marca FTP Hotéis – assim como algumas outras marcas do grupo – estão neste momento a ser migradas para uma marca única, com endosso à marca mãe: o Grupo Tavfer. Estes são processos morosos até estarem totalmente concluídos, mas já iniciámos a apresentação ao mercado como Tavfer Hotéis. É assim que num futuro próximo queremos e seremos percepcionados”, explica o administrador.

Além do investimento no Aparthotel de 3 estrelas, com 41 apartamentos, na Praia da Rocha, cuja conclusão deverá acontecer em Abril do próximo ano, o responsável revela que o grupo tem interesse em expandir esta área de negócio. “Neste momento procuramos investimento com carácter diferenciado, como seja o enoturismo, nas regiões demarcadas do Douro e do Dão, onde detemos as vinhas e adegas dos nossos vinhos, que ganham cada vez mais mercado nacional e internacional.

O objectivo é por isso unir dois sectores estratégicos para o grupo, aproveitando os recursos já existentes. Conseguiremos assim estar em duas frentes distintas, mas captar, através das diferentes estratégias, mercados simultâneos”, conclui.

1305_pg32_1

Micael Tavares Pereira, administrador da Tavfer Hotéis, fala sobre os investimentos da empresa.

“Hoje em dia, uma das preocupações de todos hoteleiros são os custos energéticos. Nos últimos dois anos, o foco do investimento tem sido nesta área.”

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *