EasyJet anuncia três novas rotas em Portugal para 2016
No Verão do próximo ano, a companhia passará a ligar Porto-Funchal, Lisboa-Nantes e Faro-Lyon, somando ainda um novo avião A320 na base aérea do Porto.

Marta Barradas
“Era fundamental termos maior flexibilidade por parte do Aeroporto de Lisboa”
Ryanair anuncia 12 novas rotas em Portugal no Verão 2019
“Não tenho dúvidas que a operação da easyJet em Faro vai crescer”, salienta Pedro Nuno Santos
“Queremos que Ponta Delgada seja um destino fixo na rede do Grupo Lufthansa”
A rota nacional Porto-Funchal terá início a 20 de Maio do próximo ano e contará com quatro frequências semanais, às terças, quintas, sextas e domingos, somando um total de 13 ligações a partir do aeroporto do Norte.
Ainda na base aérea no Aeroporto de Sá Carneiro, a companhia aérea low-cost irá colocar um novo avião A320 em permanência, a juntar aos dois já existentes, o que levará a 40 novos postos de trabalho directos na cidade Invicta, num investimento de cerca de 75 milhões de euros.
José Lopes, director comercial da transportadora, afirmou que a vinda da nova aeronave para a base do Porto “vai-nos dar também a capacidade de reforçar as ligações desde o Porto, em especial as rotas de Genebra, Lyon, Basileia e Estugarda”.
Já a rota que liga Lisboa a Nantes terá início no dia 15 de Abril de 2016, com três frequências semanais, às segundas, quartas e sextas e, a rota entre Faro e Lyon, também em França, iniciará a 17 de Abril próximo, com três frequências semanais, às terças, quintas e domingos.
No que diz respeito à nova rota do aeroporto de Faro, o responsável explica que o objectivo passa também por “alargar o tipo de turistas que chegam à região do Algarve”, somando a 13ª rota a partir do destino. Além disso, a ligação deste aeroporto a Berlim-Schönefeld passará a funcionar durante todo o ano, quando até aqui funcionava sazonalmente.
easyJet cresce nos aeroportos portugueses
Para o ano fiscal de 2016, que decorrerá de 1 de Outubro de 2015 a 30 de Setembro de 2016, José Lopes considera que, “com tudo isto somado, fará com que consigamos ultrapassar uma das barreiras psicológicas em Portugal e estimamos conseguir ultrapassar a fasquia dos cinco milhões de passageiros transportados nas rotas nacionais, o que representará um aumento de 13,7% comparado com 2015, sendo que este ano já transportámos quatro milhões, o que representa já um aumento de 10% em relação ao ano fiscal do ano de 2014”.
Com a aposta de uma nova rota e um novo avião na base aérea do Porto, o responsável indica que no aeroporto Francisco Sá Carneiro, para 2016, “estamos a prever um crescimento de cerca de 29% de sectores voados no Porto, isto já depois de um aumento exponencial com a abertura da base aérea”, com um total de 5900 voos realizados. Além disso, acrescenta, “estimamos que, em 2015, passemos de um milhão [ultrapassado no ano passado] para um milhão e 400 passageiros anuais transportados neste aeroporto, o que representa um aumento de 40% relativamente ao ano anterior”.
Também no aeroporto da capital portuguesa, a companhia pretende reforçar a operação já existente, passando a contar com cerca de nove mil voos por ano, o que representa um aumento de 11% de segmentos voados em relação ao ano passado. Já no número de passageiros transportados, a easyJet contará com um crescimento de 9,1%.
José Lopes indica ainda que, “com o aumento da operação para Faro, o aeroporto do Algarve deverá ter um crescimento estimado perto de 8% para o ano fiscal de 2016 e, o do Funchal, terá uma estimativa de crescimento de perto de 18%”.