Edição digital
Assine já
PUB
Homepage

Descritivo dos nomeados dos Publituris Portugal Travel Awards’15

Conheça cada um dos nomeados (Em actualização).

Publituris
Homepage

Descritivo dos nomeados dos Publituris Portugal Travel Awards’15

Conheça cada um dos nomeados (Em actualização).

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Lufthansa faz mais concessões para aquisição da ITA
Aviação
XLR8, D-EDGE e Guestcentric unem-se em evento no Porto
Agenda
Antes da EuroPride em Lisboa, cidade do Porto recebe AGM da EPOA
Destinos
Movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais ultrapassa os 8,3 milhões nos dois primeiros meses
Transportes
Proveitos no setor do alojamento continuam em alta em fevereiro
Destinos
Albufeira marca presença na Nauticampo
Destinos
Media Travel ganha torneio de bowling da Turkish Airlines e vai representar Portugal na Turquia
Aviação
Alto Côa é a 11ª Estação Náutica certificada do Centro de Portugal
Destinos
Grupo Air France-KLM mantém interesse na privatização da TAP
Aviação
Nova edição Publituris Hotelaria: Entrevista a Elmar Derkitsch, diretor-geral do Lisbon Marriott Hotel
Hotelaria

Melhor Companhia de Aviação

Air France: “A Air France foi a Companhia Aérea que mais melhorou em 2015 e venceu dois prémios nos World Airlines Awards organizados pela Skytrax. No passado dia 16 de Junho de 2015, a Air France recebeu dois prémios pela Skytrax: World’s Most Improved Airline (Companhia aérea que mais melhorou mundialmente) e, pelo segundo ano consecutivo, Melhor cozinha no Lounge de Primeira Classe. Estes prémios foram entregues à Companhia no World Airline Awards, no Paris Air Show (Paris-Le Bourget).”

British Airways: A British Airways continua a investir em Portugal e anunciou que em Fevereiro de 2016 irá duplicar os voos desde o Porto para Londres – Gatwick e que passará a voar para o Porto nos meses de Inverno. A British Airways investiu £5 mil milhões (7 mil milhões €) para tornar a experiência de viagem mais confortável e conveniente tanto em terra como no ar. Como parte deste investimento, o produto de médio curso que serve Portugal foi renovado com elegantes assentos de couro cinza, com um acrescido espaço pessoal, conforto e iluminação ambiental muito especial.

Emirates: “A Emirates iniciou a sua operação em Portugal a 09 de Julho de 2012 e, 3 anos depois, continua a reforçar o seu compromisso com o país. Em 2014, tornou-se a Companhia Aérea Oficial do Benfica, um dos maiores clubes de futebol da Europa e, já em 2015, assumiu o patrocínio das camisolas do clube. Recentemente a Emirates anunciou o segundo voo da rota Dubai- Lisboa, com início previsto para 1 de Janeiro de 2016, e que contribuirá para duplicar os benefícios comerciais e turísticos do país.”

Lufthansa: “2015 é um ano cheio de desafios. No nosso país, o aumento global da oferta é de ca.  10 %, com 149 voos semanais a partir de Portugal.  Este crescimento substancial mostra como o Grupo Lufthansa está comprometido com o mercado português. Este ano a Lufthansa irá ultrapassar em Portugal a marca de 1 milhão de passageiros transportados, mantendo a nossa posição de segunda maior companhia aérea do país. O aumento da oferta global abrange especialmente destinos de lazer e turísticos populares, como Tampa, Cancún, Malé, Nairobi e Ilhas Maurícias.”

SATA: “Hoje, como em 1941, a SATA empenha-se diariamente em servir cada vez melhor os seus mais de um milhão de passageiros, voando diariamente entre as nove ilhas dos Açores, assegurando as ligações entre os cinco aeroportos que operam voos para o exterior da Região e os Aeroportos de Lisboa e Porto, servindo regularmente os territórios insulares e costeiros com os quais tem relações históricas e de pertença a uma mesma unidade geográfica com ligações ao Funchal, Las Palmas e a Faro e atravessando o Atlântico com destino a dezenas de destinos na Europa, Canadá e Estados Unidos.”

TAP: A TAP Portugal é a companhia aérea portuguesa líder de mercado, celebrou 70 anos a 14 de Março deste ano e é membro da Star Alliance, a maior aliança verdadeiramente global do mundo. A operar desde 1945, a companhia tem o seu hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte, Central e do Sul. Em 2015, o Programa Victoria da TAP comemorou 10 anos e prevê-se que atinja antes do final do ano os 2 milhões de Membros. A TAP continua a apostar nas Novas Tecnologias e a aumentar as facilidades disponibilizadas e lançou, recentemente, o TAP STEP, uma nova marca dedicada exclusivamente aos jovens entre os 12 e os 25 anos.

Melhor Companhia Low-Cost

easyJet: “A easyJet tem vindo a reforçar a aposta e o compromisso em Portugal, tornando as viagens fáceis e acessíveis. Em março de 2015 inaugurou a segunda base operacional em Portugal, desta vez na cidade do Porto, aumentando a oferta para mais 200.000 lugares. Outro marco importante para a easyJet foi a liberalização do espaço aéreo dos Açores após um trabalho conjunto com as diversas entidades de cerca de cerca de três anos. Em 29 de março de 2015 a easyJet realizou o primeiro voo entre Lisboa e São Miguel.”

Monarch: “A Monarch é a mais antiga companhia de viação de capital privado do Reino Unido. Actuando há 46 anos, a Monarch voa a partir de aeroportos do Reino Unido – Londres-Gatwick, Manchester, Birmingham, Leeds Bradford e Londres-Luton, onde está sediada. Focada no serviço, valor e segurança, a Monarch oferece aos viajantes e voos e férias à medida de cada um para destinos no Mediterrâneo, Ilhas Canárias e destinos de Skyno Inverno. A Monarch voa para Faro a partir de Birmingham, Leeds Bradford, Londres Luton , Gatwick e Aeroporto de Manchester. Todos os anos, mais de 500.000 clientes voam entre o Reino Unido e Faro. A companhia aérea também voa para a Madeira (Funchal) até 3 vezes por semana a partir de Londres- Gatwick e do Aeroporto de Birmingham.”

Ryanair: “Com 85 rotas em Portugal, a Ryanair já conquistou 7.4M Portugueses e criou 7.400 postos de trabalho. Na Europa, já assumimos a posição líde-de-preços, permitindo que 103M pessoas explorem novos horizontes. Está agora na altura de investir na melhoria dos serviços! Já oferecemos assentos atribuídos, segunda mala de mão e serviços dedicados para famílias e clientes de negócio. Com a promessa de continuarmos Sempre a Melhorar, vamos introduzir grandes novidades nos nossos aviões e website – p.e “hold the fare”, que garante que o preço não suba depois de consultado. Ficou curioso? A nossa posição preferida é bem merecida porque oferecemos muito mais do que apenas os preços mais baixos!”

Transavia: “A Transavia iniciou um novo capítulo em Janeiro de 2015, com o objetivo de ser a companhia aérea #1 mais acessível e conveniente na Europa. Os novos website, Portal do Parceiro (em PT), tarifas Basic, Plus and Max ou a possibilidade de acumular Milhas Flying Blue são algumas das novidades. Com quase 50 anos, transporta 10 milhões de passageiros/ano para mais de 110 destinos. Em Portugal, com 17 rotas, a companhia low-cost do Grupo Air France-KLM apresenta este Verão 132 voos/semana – refletindo o aumento de 20% na capacidade para 2015. Objetivos: ultrapassar 1,5 milhões de passageiros e reforçar presença em Portugal (1º mercado de França e 2º da Holanda).”

Vueling (informação não disponibilizada)

Melhor Rent-a-Car

Autatlantis (informação não disponibilizada)

Avis: “A Avis é a marca de rent-a-car com maior reconhecimento a nível mundial, apresentando um percurso centrado na inovação e qualidade. Em 2015, a marca estendeu as suas parcerias estratégicas à SATA e aumentou o portefólio de grandes contas com duas insígnias de referência do tecido empresarial português: Sonae e Worten. No início do ano a Avis Portugal teve ainda mais razões para sorrir. Um estudo internacional promovido pela marca revelou que a Melhor Estrada do Mundo para Conduzir é a EN 222 que liga o Peso da Régua ao Pinhão. A divulgação deste estudo junto da imprensa nacional e internacional decorreu no local, reforçando a região do Douro enquanto destino turístico de referência.”

Europcar: “Há 40 anos que a Europcar opera em Portugal e há praticamente 20 que é a empresa líder no mercado nacional de aluguer de automóveis. O ano de 2014/2015 fica marcado pela expansão com a abertura de estações nos terminais de cruzeiros de Santa Apolónia e Jardim do Tabaco. Destaque ainda para o pioneirismo em diferentes áreas como a inserção de scooters e bicicletas no portefólio de produtos, o desenvolvimento da app TrackOne, que fornece circuitos turísticos nos iPads da Europcar e ainda o anúncio do registo do Document de base com a Autorité des Marchés Financiers (AMF) naquele que foi o primeiro passo para a oferta pública inicial das açcões no mercado regulado da Euronext Paris.”

Guerin: “A Guerin Car Rental é uma empresa do Grupo Salvador Caetano e Mapfre Familiar. Nos últimos 25 anos, primou por mudar o panorama dos serviços de aluguer de veículos, com ofertas inovadoras e proporcionando a todos os seus clientes experiências únicas e personalizadas. Desde 2013 tem uma parceria com a multinacional Entreprise, considerada a maior e mais sólida empresa de rent-a-car no mundo. A Guerin tem vindo a ser reconhecida pelo seu serviço, sendo de destacar o reconhecimento em 2015 pela EC Travel de melhor Rent-a-Car nacional.”

Hertz: A HERTZ opera o negócio de rent-a-car em mais de10.300 Estações presentes em 150 países. Em Portugal, foi integrada no Grupo Hipogest em 1998, e atua como Master Franchise para Portugal, Cabo Verde e Angola. Em território nacional dispõe de 61 estações de aluguer e uma frota com mais de 6.500 viaturas. O lançamento do serviço Hertz Ride para aluguer de Motos e realização de Tours em Portugal e Espanha, o arranque do programa de excelência para aquisição de viaturas usadas (http://www.hertzcarrosusados.pt ) e a abertura da nova estação do Tagus Park, marcam um ano que foi muito positivo para a marca.

Ilha Verde (informação não disponibilizada)

Melhor DMC

Abreu DMC: “A Abreu DMC tem prosseguido o seu caminho de forma sustentável e coerente com a estratégia definida nos últimos anos. Essa estratégia tem passado por um posicionamento com base na ética profissional, coerência comercial, relação franca e transparente com os seus clientes ou fornecedores, e nas melhores práticas de gestão dos seus recursos humanos. A Abreu DMC tem prosseguido um caminho de desenvolvimento de novos mercados, não descurando os seus mercados tradicionais. Entre outros, em 2014, destacamos o grande evento que operámos, em Lisboa, para um dos principais sponsors da Champions League, e que trouxe a Portugal mais de mil convidados.“

Buzz Portugal: “Desde a sua fundação a Buzz Portugal tem seguido uma orientação de acrescentar valor, não só à empresa mas, e porque disso ela vive, dos destinos onde operamos. Na componente RH, acrescentando valor no investimento nos nossos quadros aumentando as suas valências para melhor preparados estarmos para os nossos desafios! Acreditamos que para uma empresa crescer, tem que somar. Eis apenas três exemplos do que nos orgulhamos ter construído: Congressos: CIRSE 2015;  Cruzeiros: a Viking começou a operar e com calls em Lisboa (2015!);  Lazer: Operação da Corendon para Faro (>15.000 pax).”

EC Travel (informação não disponibilizada)

events by tlc: “A events by tlc é uma empresa portuguesa internacionalmente reconhecida e premiada pela sua capacidade de resposta a propostas que exigem a máxima qualidade e uma grande vertente criativa, sempre com foco na marca/valores do cliente, sendo mais do que uma DMC convencional. 2014/2015 foi marcado pela sua expansão e consolidação no Bloco Ibero-Americano onde está presente em Espanha e no Brasil. A empresa deixa também o legado de inovação e responsabilidade social ao criar a unidade de negócio “sports by tlc”, alavancando mais valor à Indústria na criação de uma maior consciencialização para a importância do balanço saudável entre a vida profissional e pessoal, através do desporto.”

Geostar: “A maior aposta da GeoStar Destination Management tem sido em novos mercados não tradicionais, com grande potencial de crescimento como, por exemplo, a Índia e a China. Em simultâneo, temos mantido uma proximidade com os clientes regulares de Espanha, França, Escandinávia e outros mercados europeus, onde se tem observado algum crescimento de negócio. A diversificação de mercados e a especialização no segmento M&I têm sido os fatores que permitem levar o nome da GeoStar desde a Austrália à China, da Argentina ao Canadá ou da Lituânia à Argélia na organização de congressos e viagens de incentivos.”

Team Quatro (informação não disponibilizada)

Top Atlântico DMC: “Cobrindo a totalidade da oferta turística de Portugal (Lisboa, Algarve, Açores e Madeira), a Top Atlântico DMC (Destination Management Company) é uma das maiores empresas nacionais na área do recetivo, a operar em Portugal. O seu lema é ter dimensão e força negocial para proporcionar aos clientes as melhores condições de compra no destino e simultaneamente ter a flexibilidade para uma personalização dos seus serviços de forma a marcar a diferença. A TA DMC trata de todo o tipo de segmentos, desde City-breaks e férias, aos grupos “special interest”. Organizou a logística de transportes das Presidências Portuguesas da UE e a Cimeiras Ibero-Americana, as convenções Saphire (+10.000 pax/cada) e o Congresso Europeu da Diabetes (18000 pax/2011), cujo sucesso se traduz numa repetição em 2017.”

Melhor Operador Turístico

Exoticoonline: “Em 2014, a estrutura acionista da Exoticoonline, operador fundado e detido por Miguel Ferreira, foi reforçada com a entrada formal da MTS Globe, a maior empresa privada de Incoming na Europa.  Especialista no Brasil desde a sua abertura, em 2009, este foi um ano em que o operador continuou a investir em operações charter, além da sua vasta oferta garantida em voos regulares. A Exoticoonline tem vindo também a especializar-se em Miami, São Tomé, Porto Santo, Panamá e Colômbia. Exclusivamente dedicado ao serviço dos agentes de viagens, assegurando-lhes a satisfação dos seus clientes, ao longo da sua existência orgulha-se de não ter uma única reclamação.  Os prémios Aplauso que tem vindo a receber anualmente nos últimos 5 anos do Millennium BCP atestam, por outro lado, a sua solidez financeira.”

Lusanova: “A quota de mercado no capitulo dos  Operadores, tem vindo aumentar  para a  Lusanova Tours , não só pela  procura  dos seus  produtos tradicionais: Circuitos Europeus e Circuitos Ibéricos , mas  também pela consolidação da programação dos Grandes Destinos e dos Cruzeiros. Contribuiu  para o aumento dos circuitos com guia em português na Europa, não só termos assegurado todas as partidas programadas mas também por garantirmos alojamentos em cidades onde se realizam eventos de prestigio mundial,  comprando espaço com antecedência  nos hotéis da operação,  para garantirmos a estadia  dos circuitos nas cidades onde se realizam os mesmos, como foi o caso da Expo Universal em Milão”. As novidades nos Grandes Destinos ( Rota da Seda, Bali, Singapura, Austrália e Nova Zelândia)  e o facto de termos allotement em algumas partidas nas companhias de Cruzeiros que representamos, contribuíram para o aumento verificado neste dois segmentos de mercado. Por outro lado fizemos um investimento numa nova plataforma de reservas online que estrará operacional no inicio de setembro. Com 56 anos de mercado a Lusanova tem como slogan “Viagens com Garantia “.

Nortravel: “Forte investimento em inovação: criação de novo website; entrada nas redes sociais; criação de ferramentas digitais para o agente de viagens com eficaz resposta em tempo real, mais de 90% das reservas online, record absoluto. Eficácia comercial: O crescimento continuado das vendas, quer no mercado interno quer nos mercados externos, garantem que 2015 é já o melhor ano de sempre da Nortravel, prova da nossa eficácia e da confiança dos mercados. Prémios: PME Excelência 2014 e PME Líder ao longo de oito anos consecutivos. Prémio Top Export 2015 pela relevância da Nortravel como exportadora de serviços turísticos para mercados externos. Inovação na continuidade: Sempre atentos às necessidades dos mercados, continuamos a inovar no capital humano, no produto, na imagem de marca e na manutenção dos elevados padrões de qualidade que nos caracterizam.”

Solférias: “O ano de 2015 tem sido para a Solférias um ano de desafios tecnológicos. Continuamos a promover a consolidação dos nossos principais destinos programados (Cabo Verde, Disneyland@Paris, Brasil, Madeira e Algarve entre outros). Estamos presentes em operações sazonais para Cuba e Porto Santo, tendo lançado além do voo com partida de Lisboa, um segundo voo com partida do Porto com destino a Porto Santo. Conseguimos antecipar o início das operações do Porto para Sal e Boavista para Junho, assim como do Porto e Lisboa para Porto Santo. Além da operação charter de Páscoa com 2 partidas para o Brasil (Recife e Maceió), vamos ter novamente em parceria, operações charter pontuais de réveillon para o Brasil com aumento considerável de capacidade. Iniciámos igualmente um processo de renovação da sua imagem e comunicação com os parceiros, tornando-a mais atual, graficamente e envolvendo todos na comunidade Mundo Solférias.”

Soltrópico: “A Soltrópico, SA é um operador turístico que faz no presente ano 25 anos de actividade. Em 2015, o operador reforçou a sua posição nos seus destinos-chave, consolidando as operações em Cabo Verde, Brasil, São Tomé, Marrocos, Açores, Madeira e Tunísia. Com uma atitude pioneira na área da tecnologia, a Soltrópico lançou este ano a sua App para mobile e tablet e fez constantes inovações na sua plataforma tecnológica. Trabalhando a proximidade junto dos agentes de viagem, promoveu várias fam-trips, acções de formação temáticas e workshops. Inovando nos seus eventos, a Soltrópico introduziu o conceito sensorial, levando os profissionais do trade a viajar até aos principais destinos comercializados pelo operador através dos sentidos. Inovação, arrojo e diferenciação têm sido adjectivos utilizados por inúmeros profissionais do sector para caracterizar este operador turístico.”

Travelplan: “Na Travelplan, presente em Portugal desde 1999, estamos no exercício 2014/2015 a fazer um grande esforço para ir ao encontro das necessidades dos agentes de viagens, com ações muito concretas entre as quais destacamos duas: A primeira, a recuperação de destinos clássicos da Travelplan operados em voos charter de risco, recuperando algumas rotas e ampliando a nossa capacidade em outras. E a segunda, mas não menos importante, o lançamento do novo site da Travelplan, onde temos tentado recolher algumas das sugestões feitas pelo trade.”

Viajar Tours: “Operador Turístico 100% Português, empresa PME Líder e certificada pela APCER (Sistemas de Gestão da Qualidade, ISO 9001), com uma forte aposta na qualidade e na introdução de novos destinos charter no nosso mercado, que começou em 2005 com a Riviera da Bulgária, tendo-se seguido Croácia e Montenegro, Antalya, Kos, Rodes, Creta, Saïdia e Almeria, o que faz do Viajar Tours o mais inovador dos últimos anos em Portugal. O nosso objectivo é marcar a diferença pela positiva: qualidade a preços competitivos, assistência em Língua Portuguesa em todos os nossos destinos de Verão, competência, assistência no pré e pós venda, acções de formação para os agentes de viagens, são apenas alguns exemplos”.

Melhor Rede de Agências de Viagens

Bestravel: “A Bestravel é a maior rede de agências de viagens em franchising, detendo mais de 45 lojas, estrategicamente instaladas em todo o país. É a única franquia de agência de viagens no top 10 nacional de franchising e ocupa a 8ª posição nacional na categoria de serviços a particulares. Em 2015, a convenção anual da marca, onde se reforçou a aposta em novas ferramentas tecnológicas ao serviço do sector, foi a maior alguma vez realizada, com mais de 150 participantes, contando com uma histórica adesão da rede e parceiros comerciais. O plano de expansão em curso e a internacionalização da marca apresentam fortes potencialidades para o crescimento da rede, dado o reconhecimento da marca e do padrão de serviço associado.”

Geostar: “A rede de agências de viagens GeoStar tem uma presença alargada em Portugal continental, com maior destaque para os principais centros urbanos. Esta presença física é complementada por um website transacional com um conjunto de produtos, conteúdos e informações de elevado valor acrescentado. Esta estratégia omnichannel permite, cada vez mais, que os nossos clientes da rede de agências tenham uma experiência de compra completa e conveniente, o que se tem refletido na satisfação dos clientes e num crescimento do volume de negócios”.

Halcon: “A Halcon Viagens está presente em Portugal desde 1999. As 65  agências Halcon, espalhadas por todo o País, fazem desta rede a segunda maior no panorama nacional. Desde sempre a Halcon Viagens pautou a sua actuação por propostas comercialmente agressivas e inovadoras. As suas operações para a Madeira e Porto Santo , os seus produtos exclusivos combinando avião e cruzeiro , bem como os seus charters ,para destinos como Riga, Malta, Islândia ou mesmo Bilbau garantem-lhe uma apreciável notoriedade junto do consumidor final. A sua aposta na formação foi destacada no 1º Amadeus Brighter Awards e reconhecida pelos seus clientes e parceiros de negócio”

Q’Viagem: “A Q’Viagem! é uma marca do Grupo Airmet, com presença em Portugal e no Brasil. Conta atualmente com 20 lojas em vários pontos do território nacional e 1 Loja no Brasil. A Q’Viagem! possui uma  imagem dinâmica e versátil apoiada em evoluídas ferramentas tecnológicas e serviços inovadores, apostando numa vasta panóplia de serviços turísticos que oferecem qualidade e garantias ao cliente. A sua presença nos principais eventos turísticos, publicidade nos mais importantes meios de comunicação e crescimento da rede de lojas tornam cada vez mais a Q’viagem! uma marca de confiança para o cliente de viagens de lazer.”

Top Atlântico: “A TopAtlântico nasceu em Janeiro de 2003, fruto da fusão entre a Top Tours e a Space Travel e, rapidamente se tornou uma das maiores empresas do mercado de viagens de negócios e lazer em Portugal. Detida pela Springwater Tourism desde 2014, está presente no mercado nacional com uma rede de mais de 45 agências viagens no Continente e Ilhas, assim como online através do site www.topatlantico.pt. A Top Atlântico tem ainda um Centro de Operações especializado em Viagens Corporate, operando igualmente em Angola, Moçambique, Espanha e Itália. “Tão importante como o seu Destino, é quem o leva a Viajar” é a assinatura da marca e o seu compromisso em ser o companheiro de confiança para todas as Viagens. A grande aposta e investimento da Top Atlântico está na experiencia e know-how dos seus consultores de viagens e no que esses valores aportam na qualidade e diferenciação das propostas de viagens que oferecemos aos nossos clientes. O objetivo da Top Atlântico é superar a expectativas estando sempre presente antes, durante e depois da Viagem, para que esta resulte numa experiencia inesquecível.”

Viagens Abreu: “Mais do que aumentar quantitativamente a nossa rede de lojas (150, todas elas próprias), que é a maior a nível nacional, incluindo os Açores e a Madeira, o objetivo do investimento nesta área tem sido promover a renovação das lojas existentes e, aproveitando as atuais condições de mercado, adquirir novos espaços em localizações de primeira linha. Tudo isso confere-nos uma relação de proximidade única com os portugueses. E seja através das lojas de rua, seja por via das lojas de shopping, oferecendo horário de atendimento alargado, a Agência Abreu procura, a cada dia, fazer jus ao reconhecimento que lhe é atribuído pelos portugueses, ao elegê-la Marca de Confiança e Escolha do Consumidor.”

Viagens El Corte Inglés (informação não disponibilizada)

Melhor Hotel de Cinco Estrelas

Cascais Miragem: “Localizado em frente ao Oceano Atlântico entre Estoril e Cascais, o Hotel Cascais Miragem, está a 25 minutos do aeroporto de Lisboa. Com 192 quartos, incluindo 12 suites, 18 salas de reunião, 2 restaurantes, bar, Spa e Health Club com mais de três mil metros quadrados, o Hotel já foi palco da XIX Cimeira Ibero Americana, Lisbon Summit entre muitos outros eventos. O Hotel Cascais Miragem recebeu o certificado de excelência no Trip Advisor e está no ”Hall of Fame”, foi eleito Melhor Hotel & Spa Europeu pela World Luxury Hotel Awards e “Top Choice Hotel 2015” pelo site Asiático Liánorg, entre outros.”

Conrad Algarve: “O Conrad Algarve, eleito Melhor Resort de Luxo do Mundo em 2013 e 2014, é um luxuoso resort que oferece aos seus hóspedes um refúgio inesquecível na Quinta do Lago.  As duas suites de assinatura – Suite Conrad e Suite Roof Garden – constituem um destino em si mesmas.  Apresenta ainda verdadeiras experiências gastronómicas no Restaurante Gusto, liderado pelo chef Heinz Beck com três Estrelas Michelin, e no Restaurante Louro. Também o premiado Conrad Algarve Spa & Health Club, um dos mais luxuosos em Portugal, faz com que este resort seja uma escolha natural para quem visita o Algarve.”

Epic Sana Lisboa: “No âmbito do crescimento sustentado da SANA HOTELS, a abertura do hotel EPIC SANA Lisboa em 2013 representou a entrada do conceito EPIC no mercado português, uma categoria de hotéis de cinco estrelas que sabem proporcionar luxo e elegância em cada espaço, rigor e personalização no atendimento, exclusividade e requinte em cada serviço. Além do segmento de lazer, o sucesso desta unidade deve-se em grande parte ao segmento corporate, ou não tivesse o EPIC SANA Lisboa a maior sala de eventos em Lisboa inserida num hotel. Este dedica 1.760 m2 distribuídos por 13 salas de reunião, que permitem eventos até 1.300 pessoas. O hotel já arrecadou 6 distinções onde se destacam o prémio Luxury Rooftop View Hotel (World Luxury Hotel Awards), o prémio Best for meetings e 12 Melhores Rooftops do Mundo, ambos atribuídos pela Condé Nast Johansens.”

InterContinental Porto: “Palácio Das Cardosas: Este é um dos exemplos de sucesso na hotelaria portuguesa. Desde a abertura, em 2011, tem atingido valores record ao nível da ocupação, performance financeira e satisfação dos clientes, o que lhe tem valido o consistente #1 no TripAdvisor no Porto. Tem um papel ativo na promoção do destino Porto em todo o mundo, com a conquista de prémios e recomendações internacionais. Esta é uma unidade estratégica para a IHG, já que foi considerada a melhor a nível europeu. Este destaque contribui para o posicionamento premium do grupo, atualmente em expansão em Portugal.”

Olissippo Lapa Palace: “Considerado hoje com a uma das “salas de visitas” de Lisboa, o Olissippo Lapa Palace tem sido frequentado pela aristocracia internacional, políticos e artistas, dos quais destacamos nos últimos meses, Sua Majestade o Rei Carl Gustaf da Suécia, o Sr. Primeiro Ministro da Turquia, Bruce Springsteen, Sting, Christopher Lambert, Camilla Belle e Ruteger Hauer, entre outros. Propriedade do grupo Olissippo Hotels e membro de LHW o Hotel tem recebido inúmeros prémios em que destacamos no último ano o Certificado de Excelência, “Hall of Fame”,  “Top Hotels for Service – Portugal”, “Top Hotels – Portugal”, “Top Luxury Hotels – Portugal” da Tripadvisor, o Reader Awards – Top 15 Best Hotels in Spain & Portugal da Condé Nast Traveler, “The 12 Most Luxurious Hotels in Europe” da Oyster.com,  Traveler’s Choice Awards,  , “Top Hotels for Romance – Portugal” da Tripadvisor, entre outros”.

The Cliff Bay: “The Cliff Bay, o Hotel de 5 estrelas do Grupo Porto Bay na Madeira, com uma localização ímpar, na cidade do Funchal, atinge no primeiro semestre de 2015 uma ocupação recorde de 93%  com uma taxa de fidelização de 41%. Com o seu Restaurante Il Gallo d’Oro a ver renovada a única estrela Michelin atribuída na Madeira, ao The Cliff Bay foram já atribuídos nos últimos meses 18 prémios por parte dos maiores Operadores Turísticos europeus e conceituada imprensa internacional do sector.”

The Yeatman: “Com a melhor vista sobre o rio Douro, o The Yeatman localiza-se no coração do distrito do vinho do Porto e oferece o melhor de todos os mundos, ao somar o vinho, a gastronomia Estrela Michelin, os tratamentos de vinoterapia e o serviço de excelência. O hotel vínico de luxo tem, por isso, sido alvo das atenções nacionais e internacionais, sendo reconhecido como “Best Accommmodation” nos “Wine Tourism Awards” da Drinks International, “Most Excellent City Hotel” pela Condé Nast Johansens, “Best of Award of Excellence” pela Wine Spectator, “Best of Wine Tourism 2014” pela Rede de Capitais de Grandes Vinhedos, entre muitas outras premiações.”

Melhor Hotel de Quatro Estrelas

Heritage Av da Liberdade: “O Heritage Avenida Liberdade Hotel, está localizado num edifício do século XVIII, um projecto do arquitecto Miguel Câncio Martins que, nas suas palavras, “conjuga o equilíbrio do antigo e do moderno, numa busca exaustiva pela coerência”. Em 2014 o hotel recebeu os prémios internacionais; “Quality Selection” pela Holiday Check, “Most Excellent Value for Money” pela Condé Nast Johansens, “Top 25 Romance Hotels in Portugal” pelo Tripadvisor. Foi ainda PME excelência 2014. Em 2015 conta já com “Top 25 Hotels in Portugal”, “Top 25 Hotels for Service in Portugal”, “Top 25 Hotels for Romance in Portugal” e “Hall of Fame 2015” (Certificate of Excellence 5 anos consecutivos) pelo Tripadvisor.”

Hotel Santa Justa: “O Hotel Santa Justa **** inaugurado em 2013, é o resultado de uma obra de reabilitação de 2 edifícios pombalinos para a adaptação a um empreendimento turístico de 4 estrelas. Um ano depois, foi atribuído o prémio CONSTRUIR 2014 na vertente REABILITAÇÃO/TURISMO como o melhor Hotel 4* de Portugal. Outros prémios se seguiram tais como Travellers Choice da Tripadvisor 2014 e também 2015. Destaca-se também o reconhecimento pelos avaliadores da Tripadvisor no ano 2014 como um dos 25 melhores Hotéis de Portugal. E recebe pontuações de 9,2/10 ou na Expedia de 4.7/5. Aspiramos a melhor Hotel 4*.”

Mar de Ar Muralhas: “O Hotel M´AR De AR Muralhas, inaugurado em 1997, fica localizado no centro histórico da cidade de Évora, em pleno coração da zona classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. O M´AR De AR Muralhas está enquadrado pela muralha histórica do séc. XV que proporciona um ambiente de incomparável beleza. Este surpreendente hotel oferece 91 quartos,  e integra o restaurante “Sabores do Alentejo” onde pode apreciar uma gastronomia alentejana inovadora com a assinatura do Chefe António Nobre.”

The Artist Porto Hotel & Bistro: “The Artist Porto Hotel & Bistrô, gerido pela Sonae Turismo em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, é o primeiro hotel-Escola da cidade e conta com mais de um ano de funcionamento a receber centenas de alunos que se profissionalizam diariamente.No conforto de uma atmosfera criativa e original, cada Cliente faz parte de um processo de aprendizagem constante. No Artist Bistrô, a gastronomia saboreia-se à mercê do experimentalismo: o restaurante é palco de experiências gustativas e sensoriais que projectam a equipa para o nível da excelência. Inspirado na herança artística da antiga Escola Soares dos Reis, The Artist Porto Hotel & Bistrô está localizado na zona histórica, dispõe de 17 quartos e já recebeu mais de 7 mil hóspedes que atestam Certificados de Excelência TripAdvisor. Os utilizadores da Booking reconhecem-no como “um dos melhores hotéis do Porto”, mantendo-se no top 5 das classificações online.”

Tryp Lisboa Aeroporto: “O Hotel Tryp Lisboa Aeroporto tornou-se em apenas alguns meses uma referência no panorama da hotelaria portuguesa. Este hotel, uma das mais emblemáticas unidades do Grupo Hoti, foi inaugurado oficialmente em Março de 2015, representando um investimento de 18 milhões de euros. Hotel de quatro estrelas, com 167 quartos, Spa, centro de congressos com 20 salas de reuniões, piscinas interior e exterior, entre outros serviços, proporciona um ambiente de conforto, elegância e bem-estar aos seus clientes, em viagens de lazer ou negócio. Com a arquitectura a cargo de Pedro Ferreira e a decoração da responsabilidade do atelier de Nini Andrade e Silva, o hotel dispõe de apontamentos que remetem tanto para a capital portuguesa como para o mundo da aviação. Os atributos do Tryp Lisboa Aeroporto fazem dele uma unidade de referência, que alia a excelência das suas instalações e a qualidade e cosmopolitismo dos seus serviços à localização privilegiada junto do Terminal 1 do aeroporto da capital. Ao galardão de Melhor Tryp a nível mundial, junta ainda o certificado de Excelência do TripAdvisor.”

Turim Av Liberdade: “Situado na Avenida da Liberdade, o Hotel Turim Av. Liberdade é um moderno hotel de 4 estrelas. É totalmente para não fumadores e dispõe de quartos climatizados, de acesso Wi-Fi gratuito e de um mini-bar. As comodidades incluem uma recepção aberta 24 horas e serviço de quartos. Os quartos do Turim Av. Liberdade Hotel estão decorados com mobiliário contemporâneo e cores naturais. Todos os quartos têm televisão com ligação à Internet e uma casa de banho privativa com espelhos de grandes dimensões. Os hóspedes poderão desfrutar de pratos portugueses e internacionais no restaurante do Turim Av. Liberdade. O bar disponibiliza uma variedade de bebidas e snacks. Este Turim Hotel proporciona serviços de lavandaria e de aluguer de carros. Dispõe também de um centro de negócios com terminais para computadores. O centro de Lisboa fica a 2 km, e os hóspedes poderão visitar o Castelo de São Jorge e a Sé Catedral de Lisboa. A Estação de Metro do Marquês de Pombal fica apenas a 2 minutos a pé”.

Vila Galé Lagos: “Foi na zona da Meia Praia que decidimos, em 2009, construir um hotel que privilegiasse não só a condição de ser junto à praia, como também proporcionasse um conjunto de serviços que elevasse o produto sol e mar. O hotel Vila Galé Lagos, vocacionado sobretudo para famílias e clientes que procuram experiências de desportos náuticos, tem actualmente uma operação turística consolidada e reconhecida pelos diferentes players, como comprovam os prémios atribuídos por diferentes operadores no último ano, bem como novidades que sustentam a constante preocupação com o serviço ao cliente (horta pedagógica e piscina com escorregas para crianças).”

Melhor Hotel de Três Estrelas

Dom José Beach Hotel: “O Dom José Beach Hotel comemora este ano 50 anos de existência ao Serviço do Turismo, 1965-2015. Passados 50 anos, estamos mais modernos e dinâmicos que nunca, obtivemos pelo 5 ano consecutivo o prémio de excelência do Tripadvisor e vários outros galardões. No final de 2014 remodelamos todo o exterior do Hotel, dando uma nova vida. Renovámos as nossas 2 salas de reuniões, criamos um espaço de relaxamento, e construímos um ginásio com o mais moderno equipamento de fitness. Todo o nosso restaurante foi decorado remodelado e foram colocados novos equipamentos de buffet para tornar mais agradável toda a parte de restauração. O negócio teve um crescimento substancial, com o foco principal nos serviços e atendimento ao cliente, o que nos mantém com uma reputação acima da média e faz com que sejamos uma grande referencia nos 3 estrelas a nível nacional. Também foi em 2014 que renovamos a colaboração com nossos parceiros, bem como a conquista de novos mercados como o francês e escandinavo. Continuamos a apostar na formação dos nossos colaboradores e na modernização dos serviços bem como no conforto, só assim é possível manter esta chama acesa após 50 anos.”

Grande Hotel do Porto: “Inaugurado em 1880, a história do Grande Hotel do Porto mistura-se com a da cidade e, tal como o destino Porto, também o hotel se soube reinventar mantendo vivas a nossa identidade e as características que nos destacam como um marco da cidade. Neste último ano e procurando sempre responder às solicitações dos nossos hóspedes, inaugurámos um piso sem alcatifa e renovámos o conceito dos almoços no nosso restaurante. O hotel tem acompanhado o crescimento do destino, recebendo a preferência de muitos que visitam a cidade e reconhecem a singularidade do local e a qualidade do atendimento, expressa nos testemunhos directos dos nossos hóspedes e nas distinções dos mais variados parceiros como a Booking, Tripadvisor, Zoover, entre outros. É com muito orgulho que recebemos esta nova nomeação para a edição 2015 dos Publituris Portugal Travel Awards e aqui afirmamos o nosso compromisso presente e futuro de excelência de serviço, sempre com o cliente como principal foco das nossas acções e metas.”

HF Fenix Garden: “Desde a sua inauguração, em 2008, que o HF Fénix Garden tem vindo a acolher o reconhecimento dos não só dos nossos hóspedes, como de websites de reviews ou mesmo de canais de venda influentes. É um hotel com uma localização privilegiada numa cidade que está na moda, reconhecido pela qualidade do atendimento dos seus colaboradores que viram o hotel nascer e cresceram com ele. É moderno, trendy e oferece uma das melhores vistas de Lisboa: O Parque Eduardo VII.

Luna Alvor Bay: “O Luna Alvor Bay, tem vindo a afirmar-se como uma das mais procuradas unidades hoteleiras do Algarve. Situada junto a uma das mais belas praias e da pitoresca Vila de Alvor, esta unidade tem vindo a ser a opção dos mais importantes mercados. A exclusiva localização e as excepcionais condições de alojamento, facilidades e vistas deslumbrantes para o mar e Ria de Alvor, tem vindo a revelar-se como um produto de excelente qualidade. Prova disso, é a satisfação dos clientes que através das principais plataformas de avaliação online, nomeadamente a TripAdvisor, que a distinguiu nos últimos quatro anos, com o Certificado de Excelência, assim como na Booking.com, onde mantém uma elevada pontuação, com realce para as condições de conforto, localização, serviço e a hospitalidade dos funcionários.  Esta unidade tem sido uma opção crescente nos mercados nacional, espanhol, inglês, irlandês e holandês, com destaque para os segmentos de lazer, desporto e turismo de natureza, devido à localização privilegiada e proximidade ao Autódromo do Algarve, Aeródromo de Alvor, famoso pelas excepcionais condições para a prática de para-quedismo  e da Ria de Alvor, onde se realizam importantes competições náuticas.”

My Story Ouro: “Mais do que oferecer uma estadia, o MY STORY HOTEL OURO oferece uma experiência genuína que resulta de um atendimento personalizado, da presença de detalhes que enquadram e transmitem a história do local e da proximidade com o centro onde a história teve, tem e terá sempre lugar – My Story, Your Story. Prémios Construir 2014 – Melhor Empreendimento Turístico; Tripadvisor – Certificado de Excelência; Booking.com – pontuação 9.1, com 1212 comentários; Tripadvisor – 21o em 228 Hotéis na Cidade de Lisboa, com 323 comentários; Lisboa à Prova – 1 Garfo – Restaurante My Story Hotel”.

Ribeira do Porto Hotel: “O Ribeira do Porto Hotel nasceu no coração do centro histórico da cidade invicta em Fevereiro de 2014. Foi um projecto familiar pensado, mas com muita certeza da necessidade do mercado do sector e do seu sucesso. As taxas de ocupação têm-se mantido na ordem dos 90%, com um grau elevado de satisfação dos hóspedes, tanto pelos serviços, como pela comodidade e instalações, como pela localização. 2014 foi o ano para estabelecer parcerias e patrocinar eventos culturais, como prestar apoio a qualquer tipo de evento na cidade do Porto. 2015, tem sido um ano de crescimento, com reservas feitas com muita antecedência, tanto por portugueses como por estrangeiros. Prevemos continuar com o nosso crescimento, até porque temos outro projecto para o Ribeira do Porto Hotel.”

Rossio Garden Hotel: O Rossio Garden Hotel celebrou o seu primeiro ano de existência em Maio de 2015. Desde a abertura que o objetivo é receber bem quem nos visita, proporcionando-lhe o máximo conforto possível, tirando partido do excelente projeto do Arq. Zinho Antunes, e do ambiente acolhedor, elegante e sofisticado criado pelo conhecido  designer João Rôlo. Beneficiando de uma excelente localização no coração de Lisboa, envolvidos por praças históricas e monumentos, vivemos e convidamos a viver Lisboa.A nossa taxa de ocupação média é de 98,4% e a nossa REVpar situa-se acima da média dos hotéis de 4* da cidade. A satisfação dos nossos clientes tem sido um brinde à nossa dedicação – por eles e pelo turismo português, a nossa equipa compromete-se todos os dias com um serviço de excelência.

Melhor Hotel Resort

Dolce CampoReal Lisboa: “O Dolce CampoReal em Torres Vedras, a apenas 20 minutos de Lisboa, faz parte da cadeia Wyndam, com mais de 7500 hotéis em todo o mundo. Está localizado no centro da região Oeste, considerada em 2015 um dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo. Com 151 quartos, 24 salas de reunião, spa e campo de golfe, é o local ideal para férias em família, mas também para eventos corporativos. É o único membro do IACC em Portugal tendo recebido em 2014 o prémio de Melhor Hotel para Eventos e Congressos na ExpoEventos.”

Epic Sana Algarve Hotel: “Para além de beneficiar de uma excelente integração na natureza, de instalações excepcionais e de um serviço diferenciador, o EPIC SANA Algarve não deixa de se reinventar. Posicionou-se em 2015 como um dos players a nível do Wellness Retreats com programas de fitness, emagrecimento, e yoga entre outros. Ficou mais romântico com a criação da Love Tree e disponibilização de jantares exclusivos “100 candles”. Sem esquecer o ritmo com concertos de Reggae na praia e desfiles de moda com grandes marcas de vestuário nacional e internacional. Como cereja em cima do bolo, os prémios: Portugal Travel Awards 2014, World Luxury Hotel Award, World Travel Awards, Condé Nast Traveller, entre outros.”

Hotel Quinta da Marinha Resort: “Em 2014, o Hotel Quinta da Marinha Resort terminou o Restyling de toda a unidade, incluindo os 198 quartos, que fazem dele o maior Hotel da zona de Cascais. Os seus 18 buracos, desenhados pelo lendário Robert Trent Jones Sr, e as 11 salas de reunião, capacidade 450 pessoas fazem do Resort referencia nacional nos segmentos Golf e MICE. Hotel é membro da Great Hotels of the World, certificado pela Tüv como ECO Hotel e foi o primeiro hotel em Portugal a abraçar parceria WWF “check-out for nature”.

Martinhal Beach Resort & Hotel: “O Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel”, introduziu no mercado uma unidade hoteleira especializada em férias para famílias, estabelecendo um conceito único que combina com sucesso luxo, família, design e hospitalidade genuína. Afirmando-se como produto referência no segmento famílias, o Martinhal iniciou expansão da sua marca com a abertura da segunda unidade. O “Martinhal Quinta Family Resort” abriu a 1 de Junho de 2015 na Quinta do Lago.”

Penha Longa Resort: “O Penha Longa Resort, em Sintra, guarda oito séculos da História de Portugal e é há 23 anos uma referência na hotelaria de luxo no nosso País. Reconhecida por várias entidades nacionais e internacionais, entre as quais a Condé Nast Traveler, Tripadvisor, WTA ou World Golf Awards, como líder no setor de luxo, serviço, golfe e spa, a ambição contínua é a de conquistar cada vez mais mercados para a região e para o País. O resort é objecto, desde há dois anos, de uma extensa renovação, nomeadamente nas áreas públicas, quartos e suites que incluiu ainda a criação de uma nova “infinity pool”, suspensa a 9 metros e, um novo restaurante inovador do Chef Sergi Arola, que confere ao hotel um ambiente mais contemporâneo, intimista e sempre associado ao serviço de luxo. A mudança total da fachada do hotel, do tom rosa base para o castanho camurça, é o culminar desta ambiciosa renovação, projectando o resort para uma nova era.”

Pine Cliffs Resort: “O premiado Pine Cliffs Resort, de 5 estrelas, é um local idílico e único no mundo. Localizado sob a Praia da Falésia, em Albufeira, o Resort estende-se ao longo de 72 hectares apresentado várias opções de alojamento, um leque alargado de serviços de food & beverage, desporto, lazer, wellness & beleza, o Porto Pirata, conhecido como a Aldeia das Crianças, entre outros espaços de bem estar e actividades para toda a família. A perfeita sinergia com a natureza, aliada à excelência e simpatia da equipa e ao luxo e conforto das instalações tem permitido ao Pine Cliffs Resort ser distinguido consecutivamente como “Melhor Resort Familiar em Portugal” e, mais recentemente, como “Melhor Residences Hotel da Europa”, pelos World Travel Awards. 2016 assinala uma nova era para o Pine Cliffs Resort com a apresentação do renovado Sheraton Algarve Hotel e de novas 76 suites de luxo em frente ao mar, as Pine Cliffs Ocean Suites.”

Vila Vita Parc Resort & Spa: “O VILA VITA Parc Resort 5*, membro do “The Leading Hotels of The World”, apresenta em 22ha 170 elegantes quartos, suites e vilas exclusivas com vistas soberbas sobre o Atlântico e jardins subtropicais. Com 8 restaurantes, um dos quais com 2* Michelin, 7 bares, cave de vinhos, iate, spa, golfe, 8 piscinas, kids club, praia recôndita e atividades para toda a família, recebeu em 2014, entre outros, os prémios de “Resort Mais Romântico da Europa” e de “Melhor Hotel de Praia em Portugal”. Já em 2015, obteve o “Top 25 Hotéis para Famílias em Portugal”, pela Trip Advisor Travellers’ Choice e vários prémios de sustentabilidade.”

Melhor Boutique Hotel

Pestana Palácio do Freixo: Na cidade mais original e vibrante de Portugal, conheça o palácio do século XVIII que, durante uns dias, vai ser o seu porto seguro. O Pestana Palácio do Freixo oferece-lhe uma experiência única e absolutamente memorável, envolta em luxo clássico e repleta de conforto contemporâneo. Fica situado na margem do rio, que dá vida ao melhor vinho do mundo.

Portugal Hotel: “O Hotel Portugal destaca-se pelo grau de satisfação final dos seus clientes clientes, através dos vários comentários. Nomeado para “Melhor Hotel Independente” Portugal Travel Awards 2015; Distinguido pela Booking.com pelos excelentes comentários dos nossos clientes com a avaliação de “Soberbo” com 9.4 em 10 (1538 reviews); Distinguidos pelas excepcionais pontuações e avaliações enviadas pelos clientes do Hoteis.com com a avaliação de “Extraordinário”  com 4.8 em 5 (204 reviews); TripAdvisor Traveller Rating 4.5 em 5 com 97% de avaliações positivas (350 reviews);- Recomendado por 99% dos clientes da Expedia com uma avaliação de 4.7 em 5 (187 reviews).  O Hotel Portugal assumiu perante os seus clientes, o trade e a cidade, um compromisso: tornar-se, na sua categoria, uma referência na melhor hotelaria que se pratica em Lisboa, pelo seu charme, elegância, pelo profissionalismo de cada um dos seus colaboradores, no serviço de atendimento e pela sua localização. Por último mas não menos importante, os números falam por si: Ano 2014: 29.000 bed nights / 15.033 room nights / 85% ocupação Ano 2015 (até Julho): 20.000 bed nights / 10.500 room nights / 93% ocupação. Lisboa está na moda, e o Portugal também!”

Praia Verde Boutique Hotel: “Desde a sua reabertura o Praia Verde Boutique Hotel, primeira unidade renovada pela marca de gestão DHM, foi amplamente reconhecido pelos media internacionais, com destaque às nomeações da CNN (um dos 9 novos melhores boutique hotéis da Europa), Condé Nast Traveller (um dos 73 hotéis da moda no mundo) ou Geo Saison (um dos 100 hotéis mais bonitos na Europa). O Praia Verde Boutique Hotel é baseado num conceito de autenticidade, unindo a tradição e inovação com o espírito genuíno do Algarve. As suas características únicas permitiram integrar a prestigiada rede internacional Design Hotels.”

The Vintage House Douro: “The Vintage House Douro impõe-se na margem do rio. Pela melhor estrada do mundo, pelo cais privado do hotel ou de comboio com paragem, no Pinhão, a viagem é sempre memorável. À chegada, a tradicional hospitalidade duriense, acolhedora, afável e sempre disponível, faz as honras da casa. No The Vintage House Douro, um hotel de cinco estrelas do Grupo NAU Hotels & Resorts, o que conta é a experiência dos hóspedes que se quer inesquecível, como prova o número crescente de turistas, com destaque para japoneses e brasileiros.”

Valverde Hotel: “O Valverde Hotel, aberto em Setembro de 2014, é uma Unidade Hoteleira de 25 quartos e suites, com Restaurante e um Páteo, que se apresenta de uma maneira própria e exclusiva, pretendendo oferecer à cidade e ao cliente que o procura, sofisticação e simplicidade, luxo com modernidade, e, sobretudo, comodidade com um tratamento personalizado no coração da principal Avenida de Lisboa. Pedro Mendes Leal, proprietário do Hotel sublinha que, o conceito do Valverde foi pensado para encaixar dentro da oferta hoje existente e, sobretudo, para responder à procura crescente e mais sofisticada que temos assistido em Lisboa. O Valverde Hotel destacou-se em número 1 do Trip Advisor ao longo de 2015 principalmente pelo atendimento acolhedor do seu Staff conforme constam as reviews. Prémios que destacaram o Valverde Hotel: Vogue Paris Travel Hot Spots for Summer 2015; World Luxury Hotel Awards Nominee 2015; Readers Choice Awards” da revista Condé Nast Traveller, para a sua Hot List 2015; The New York Times – 10 Hotéis na Europa que o fazem sentir em casa; Prémio Revelação do Ano de 2015, pelo Guia Boa Cama Boa Mesa do Expresso.”

Vila Galé Collection Palácio dos Arcos: Integrado na submarca Collection Vila Galé, o hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos é a primeira unidade de 5 estrelas do Grupo em Portugal. As características únicas deste projecto conjugadas com o reconhecimento de “Melhor Intervenção Turística” pela reabilitação integral e adaptação do Palácio dos Arcos e apoiado na temática da poesia para decorar todas as áreas do hotel, têm contribuído para atrair novos mercados e desenvolver diversos eventos de marcas internacionais.

Vila Joya: “Realizámos uma remodelação profunda, na qual acrescentamos uma nova Suite e um novo Ginásio. Todas as cores do hotel foram alteradas, para tons mais claros, bem como foram trocados o mobiliário e equipamentos dos quartos e boa parte do mobiliário do restaurante. A infraestrutura tornou-se ainda mais ecológica, com a instalação de painéis solares e bombas de calor, além da troca de equipamentos na Lavandaria e Cozinha. Detalhes de não pouca importância foram a introdução de novas linhas de louças, talheres e copos, bem como de esculturas, peças d’arte e novos elementos decorativos. Prémios atribuídos nos 2 últimos anos: 2 Estrelas – Michelin, 15º e 16ª vez3 Soles – Repsol, 2014 e 2015; World’s Leading Fine Dining Hotel Restaurant – World Travel Awards, 2014; Europe’s Leading Boutique Hotel – World Travel Awards, 2014 e 2015; Boa Cama, Boa Mesa – Expresso, 2014 e 2015; Nº 98 – World’s 50 Best, San Pellegrino, 2015; Nº 22 – World’s 50 Best, San Pellegrino, 2014. No que toca ao desempenho nos dois últimos anos observamos, no geral, um significativo aumento das taxas de ocupação e diária média, acompanhados por um crescimento praticamente idêntico, nas receitas de alimentos e bebidas. Alguns mercados, tais como o Americano, o Francês e o Brasileiro, tiveram um crescimento surpreendentes.”

Melhor Design Hotel

Altis Belém Hotel & Spa: “O Altis Belém é um Design Hotel de 5 estrelas, cujo projecto de arquitetura é do Atelier de Arquitectura Risco e o design de interiores é assinado pelos arquitectos Margarida Grácio Nunes e Fernando Sanchez Salvador, com uma visão contemporânea dos descobrimentos portugueses com uma localização única junto ao Rio Tejo. Os 45 quartos e 5 suites representam, sob forma de um painel ilustrado, os territórios explorados pelos portugueses. O hotel dispõe ainda de um restaurante de cozinha de autor com Estrela Michelin, sob o comando do Chefe João Rodrigues, o Restaurante Feitoria. Prémios: Nomeado para Europe’s & Portugal Leading Design Hotel 2014, nos World Travel Awards; TripAdvisor | Certificado de Excelência de 2011 a 2015; TripAdvisor | Traveller’s Choice 2011 a 2015; Boa Cama Boa Mesa 2010, 2011, 2012 e 2013; Melhor conteúdo Trivago 2015; Guia Michelin Espanha Portugal | 1 Estrela | Premiado em 2012 e renovada pelos anos consecutivos; Boa Cama Boa Mesa 2011 a 2015 | Prémio Garfo de Ouro | Restaurante Feitoria; Chef de L’Avenir (Chefe do Futuro) | 2015 | Academia Internacional de Gastronomia | Chefe João Rodrigues.”

Areias do Seixo Charm Hotel (informação não disponibilizada)

Design & Wine Hotel (informação não disponibilizada)

Farol Design Hotel: “Charme, Oceano, Romance, Arte, Tranquilidade… é esta a alma do Farol Design Hotel, um recanto de conforto, o retiro mais perto do Atlântico! Tem já bem consolidada a sua identidade como hotel de charme, destinado a todos quantos apreciam natureza, a arte de bem viver, mas também o cosmopolitismo de Cascais.Literalmente em cima do Atlântico, o Farol Design Hotel impõe-se pela localização mas também pela qualidade do serviço personalizado.  Pela sua cozinha de autor – tem o melhor restaurante de sushi de Portugal, mas também pelos nove quartos criados por estilistas como Ana Salazar, Miguel Vieira ou Augustos. É, ainda, a “galeria” preferida dos melhores artistas portugueses, como Diogo Navarro, actualmente com uma soberba exposição patente. Um Hotel de Design e Arte, com um serviço de excelência. Mais do que exclusivamente Belo, é verdadeiramente Único.”

Internacional Design Hotel: “Inaugurado em 2009, o Internacional Design Hotel constitui hoje um marco na hotelaria lisboeta. Um hotel moderno num encantador edifício histórico, localizado no coração da cidade e que funde um ambiente criativo com o melhor do design contemporâneo. Reconhecido pelo quinto ano consecutivo com o certificado de excelência da TripAdvisor e nomeado para diversos prémios nacionais e internacionais. Em 2014 o hotel abriu o novo restaurante Bastardo, que rapidamente se tornou também uma referência, conquistando críticos, turistas e locais.”

Memmo Alfama: “Depois dos três primeiros desafios do ano de abertura – do projecto de arquitectura e desenvolvimento da obra num local tão difícil e sensível, do look & feel que equilibrasse a autenticidade do bairro com a contemporaneidade da marca memmo e o da experiência memmo que nos faz sentir como se estivéssemos numa casa perfeitamente integrada na zona histórica de Alfama – o segundo ano trouxe-nos o desafio da credibilidade, da consistência e do sucesso do conceito diferenciador que criámos. A escolha pela prestigiada revista wallpaper* do hotel como um dos melhores 48 novos hotéis urbanos do mundo – o único em Portugal – foi o ponto alto no reconhecimento que a aposta da Memmo Hotels num conceito inovador, autentico, de grande proximidade aos clientes e, a partir daí, experiencial, se ajusta às tendências de procura dos novos viajantes.”

Rio do Prado (informação não disponibilizada)

Melhor Cadeia Hoteleira

Dom Pedro Hotels: “Com mais de 45 anos de experiência o grupo Dom Pedro Hotels é sem dúvida um grupo dinâmico, que sempre se destacou com hotéis que inovaram e fizeram história na hotelaria Portuguesa. O Dom Pedro Golf Resort, em Vilamoura, é um desses exemplos: foi pioneiro no mercado de Golf, com a criação dos primeiros pacotes de golfe no Algarve e também na criação e implementação do serviço de “Buffet” no início da década de setenta. Outro exemplo é o Dom Pedro Palace em Lisboa, o primeiro hotel de cinco estrelas do grupo, sempre associado a eventos culturais da cidade, como o Rock in Rio, a Modalisboa, e a  Meia Maratona, eventos estes que aumentam a notoriedade de Lisboa como destino turístico de enorme glamour. A vertente de lifestyle do Grupo Dom Pedro culmina com as já famosas festas “Champagne Party”. A “Champagne Party” já se internacionalizou, marcando presença pelo 3º ano consecutivo  com a primeira festa de uma das feiras de turismo mais importantes da América Latina:  a ABAV. O grupo também se destacou no Brasil  com a recente nomeação do Dom Pedro Laguna Beach Villas & Golf Resort, para  o World Travel Awards, em três categorias diferentes: Melhor Resort da América do Sul, Melhor Resort brasileiro e Melhor Beach Resort da América do Sul. O Dom Pedro Laguna é considerado um dos mais exclusivos Resorts para famílias do Brasil.”

Hotéis Vila Galé: “Ano após ano o Grupo Vila Galé tem encarado com optimismo as adversidades que se impõem no sector do turismo e tem conseguido manter o carácter empreendedor que o caracteriza. Actualmente com 27 unidades, inaugurou no último ano mais um hotel no Brasil, o Vila Galé Rio de Janeiro, e em território nacional duas unidades em regiões com grande potencial de crescimento, o Vila Galé Évora e o Vila Galé Douro. Actualmente tem dois projectos em curso que irão consolidar a posição da marca em Portugal e internacionalmente – Vila Galé Cais das Pedras (Porto – Portugal) e Vila Galé Touros (Natal – Brasil).”

Hoti Hotéis: “O Grupo Hoti integra uma das mais dinâmicas e importantes cadeias hoteleiras portuguesas. Ocupa actualmente o 6º. lugar no ranking  em termos de presença nacional,  e o 2º. lugar quanto à oferta de serviços a terceiros. Conta cerca de 500 colaboradores. Tem marcas próprias de grande prestígio, como o Hotel da Música, no Porto, e marcas em franchising, como a Tryp, a Soleil ou a Meliá. Grupo de raiz familiar e capitais nacionais, fundado há 35 anos por Manuel Proença, possui hotéis de elevada qualidade nas principais cidades e regiões do país. Recentemente, o Grupo abriu o Tryp Leiria, num local privilegiado, junto ao centro histórico da cidade, e remodelou o emblemático Trip Lisboa Oriente, no Parque das Nações. Em Março, inaugurou igualmente o Hotel Tryp Lisboa Aeroporto, que se tornou em apenas alguns meses uma referência no panorama da hotelaria portuguesa, conquistando o galardão de Melhor Tryp a nível mundial. O Grupo Hoti conjuga a modernidade dos seus hotéis – arquitectura, design, decoração e equipamentos – com a funcionalidade, eficiência e excelência dos serviços que presta.”

Pestana Hotel Group: O Pestana Hotel Group comemorou em 2012, 40 anos. Com um percurso de sucesso, o Grupo tem e gere 86 unidades em Portugal e no estrangeiro. Ao todo são 9 as áreas de negócio onde opera: hotelaria, golfe, casinos, imobiliário turístico, aviação, distribuição turística, Vacation Club, indústria e serviços.

PortoBay Hotels & Resorts: “PortoBay Hotels & Resorts, com 11 unidades em Portugal e Brasil, teve  em 2014  uma receita 10% acima do ano anterior. De destacar o seu programa de fidelização com um universo de mais de 250.000 membros. Em 2014 ultrapassou os 50 prémios atribuídos pelos vários players do mercado, com reconhecimento continuado através de 37 novos prémios neste primeiro semestre. O novo PortoBay Liberdade, abriu em Lisboa, em Março passado, com nova proposta de lazer urbano e excelente reconhecimento do mercado”

SANA Hotels: “A SANA Hotels detém actualmente 16 hotéis, em Portugal, Alemanha e Angola. Desde 2011, aquando a abertura do EPIC SANA Luanda, que a SANA Hotels tem vindo a investir em hotéis de 5 estrelas como o Myriad by SANA Hotels, o EPIC SANA Lisboa e o EPIC SANA Algarve. Paralelamente a SANA Hotels tem apostado na diversificação de serviços complementares e disponíveis para o público, nomeadamente na restauração, espaços de saúde e bem-estar e em espaços dedicados a eventos. O balanço do Grupo em Portugal mas também nos outros países onde está presente tem sido bastante positivo estando em verdadeiro contraciclo económico. A SANA Hotels fechou o ano de 2014 com um crescimento na ordem dos 15% face ao ano anterior. Investimentos em 2014/2015: Hotel EVOLUTION Lisboa – EVOLUTION é uma marca de hotéis disruptiva, especialmente dirigida a um viajante urbano, nacional e internacional, orientado para as novas tecnologias e que pretende romper com os conceitos da hotelaria tradicional.; Compra do antigo BBC e PIAZZA DI MARE; e remodelação do hotel SANA Lisboa. O hotel passou a contar com um piso dedicado aos clientes executivos, com uma nova tipologia de quartos dotados de facilidades que prometem melhorar a experiência de quem viaja em trabalho. Internacionalização da SANA Hotels – No âmbito da estratégia de internacionalização, o Grupo SANA Hotels adquiriu um terreno ‘prime location’, em Casablanca (Marrocos) para construção de duas unidades hoteleiras: um hotel com conceito Epic e um com o conceito Evolution. Entre 2014 e 2015, a SANA Hotels recebeu mais de 30 distinções. Entre 2014 e 2015 a SANA Hotels recebeu mais de 30 distinções.”

Turim Hotels: “Grupo Hoteleiro contando actualmente com 12 unidades espalhadas pelo país, sendo 8 na cidade de Lisboa, 1 em Azeitão (Costa de Lisboa) e 3 no Algarve (Portimão). Com 13 anos de experiência o Grupo tem vindo a expandir-se a centrar-se mais na hotelaria de cidade. Todos os seus hotéis estão em localizações centrais, como o próprio Turim Av Liberdade Hotel, na mais emblemática avenida lisboeta, local por excelência para “passeios” e “compras”. Unidades modernas, totalmente equipadas e preparadas para receber clientes em lazer ou em negócios, desde reservas a individuais, a grupos, eventos, etc. Reconhecida por ser uma marca hoteleira com unidades de dimensão média, que vão desde os 50 aos 165 quartos, criando um ambiente de estada extremamente pessoal e acolhedor. Três novos projectos estão a ser desenvolvidos na cidade de Lisboa, com unidades perto da Praça Marquês de Pombal, Baixa Lisboeta e nova unidade de cinco estrelas na Avenida da Liberdade”.

Melhor Campo de Golfe

Monte Rei: “Desde a sua abertura, Monte Rei destacou-se de imediato pela qualidade dos serviços apresentados, sem paralelo em Portugal, que tem sabido manter e melhorar ao longo dos anos. Uma política de preços consistente e sustentada na qualidade oferecida consolidou o prestígio do campo, bem patente nas diferentes classificações obtidas, e contribuiu para o crescimento alcançado nos últimos três anos – cerca de 20% ao ano. Em plena maturidade e mantido de acordo com os padrões internacionais mais elevados, Monte Rei oferece aos seus jogadores uma experiência de golfe – dentro e fora do campo – verdadeiramente única.”

Oceânico Old Course: “O deslumbrante Par 73, com 6254m Oceânico Old Course, no coração de Vilamoura, é um dos mais antigos da região e de renome em todo o mundo. Inaugurado em 1969 sofreu importantes obras de remodelação, que incluíram vários melhoramentos e a construção de um novo Clubhouse em 1996. Considerado um dos melhores campos do Algarve, desenhado por Frank Peninck, o Oceânico Old Course é um dos percursos portugueses mais conhecidos internacionalmente, devido à excepcional integração do seu traçado na paisagem, composta maioritariamente por pinheiros, e ao correcto aproveitamento da topografia o terreno, proporcionando aos jogadores um desafio e experiência agradáveis. Os jogadores/golfistas nacionais e internacionais continuam a afluir para um layout clássico, que é mantido em excelentes condições todo o ano. Para complementar, o Oceanico Old Course for galardoado pelo quarto ano consecutivo, com o prémio de “Melhor campo de golfe em Portugal”, ilustrado na recente publicação anual de prestígio Todays Golfer Travel Awards. A votação for elaborada exclusivamente pelos leitores da revista N.º 1 no Reino Unido e este prémio destaca a qualidade de infraestruturas e serviços na área do golfe por toda a Europa.”

Oitavos Dunes: “Concebido em 2001 pelo conceituado arquitecto americano, Arthur Hills, o Oitavos Dunes é considerado um dos melhores campos de golfe da actualidade. Posicionado no prestigiante 65º lugar no Top 100 da Golf Magazine, ocupa o 1º lugar em Portugal. O planeamento e construção do campo de golfe assegurou desde o seu início a preservação do delicado ecossistema das dunas em que se apoia bem como para a constante ligação ao Atlântico, tornando-se no 1º campo de golfe da Europa a obter o Estatuto de Gold Signature Sanctuary, certificado atribuído em reconhecimento do mais alto nível de preservação da natureza, atribuído pela Sociedade Audubon International, com sede em NY,EUA. Todos os 18 buracos deste campo oferecem vistas deslumbrante sobre o Oceano Atlântico e para a Serra de Sintra.”

Onyria Palmares: “27 buracos de golfe, divididos em 3 voltas com vistas para Ria de Alvor, Baía de Lagos e Meia-Praia. Desenhado por Robert Trent Jones Jr considerado pelo Golf Research Group como a marca mais poderosa do sector. Após apenas 4 anos operação já tem acumuladas distinções da Golf World, Today’s Golfer, Golf Digest, Turismo Portugal, Rolex e Publituris Portugal Travel Awards 2012 a 2014. O ano 2015 marca o inicio da construção da primeira unidade hoteleira no resort o Onyria Palmares Beach House Hotel!”

Quinta do Lago Sul (informação não disponibilizada)

San Lorenzo Golf Course (informação não disponibilizada)

Troia Golf Championship Course: “Ao longo da praia, integrado num fabuloso cenário natural entre o Estuário do Sado e a Serra da Arrábida, situa-se o TROIA GOLF Championship Course. Da autoria do arquitecto Robert Trent Jones Sénior, possui 18 buracos, par 72 e mais de 6km de comprimento, com uma Clubhouse, em perfeita integração com a zona envolvente. Em 2013, foi considerado pela revista Golf World o 37º melhor campo de golfe da Europa Continental e, em 2011, passou a figurar no guia The Rolex World’s Top 1.000 Golf Courses. Em 2005, foi incluído pela revista Golf Digest na lista dos 100 Melhores Campos de Golfe do Mundo e pelo Guia Peugeot, no Europe’s Top 1000 Golf Courses. Resultado de uma forte aposta na promoção internacional, com especial relevância do mercado escandinavo, em 2014, os golfistas estrangeiros representaram mais de 60% do número total de voltas do campo, que já em 2015 mantém um ritmo acelerado de crescimento.”

Prémio de Sustentabilidade

Corinthia Hotel Lisbon: “O Corinthia Hotel Lisbon concluiu em Março de 2014 a primeira fase de um projeto de renovação com conclusão prevista para 2017. Após a renovação efectuada no Lobby, Lounge Bar e Recepção em Março de 2014, o Corinthia inicia agora a renovação dos quartos e centro de conferências. Ainda em 2014, o Corinthia foi eleito Luxury Hotel & Conference Centre da Europa pela World Luxury Hotel Awards e eleito Portugal’s Leading Business Hotel pela World Travel Awards. Já em 2015 na 1ª edição dos prémios AHRESP foi eleito melhor hotel na categoria de “Sustentabilidade Ambiental”.

Inspira Santa Marta: “Nos últimos 4 anos, os seus esforços na área da gestão sustentável já mereceram várias distinções: Prémio Desenvolvimento Sustentável 2011 – Melhor PME; Prémio Turismo de Portugal – Categoria Desenvolvimento Sustentável; Prémio Melhor Hotel Concept para Eventos 2012 e Sustentabilidade em Eventos 2013; Melhor Hotel Sustentável de Portugal 2013/2014-  International Hotel Awards; Green Hotel of the Year 2014 (European Hospitality Awards); 3ª posição Prémio Ulysses para Inovação pela Organização Internacional  de Turismo, 11 edição; Segundo lugar nos Prémios Green Hotelier Europa 2015. De 2012 a 2014 registou-se uma redução de 23% no consumo de energia/cliente, 25% no consumo gás/cliente e 13% no consumo água/cliente. Cerca de 80% da produção mensal de resíduos é enviada para reciclagem. Todas as áreas têm pontos de separação . Colaboradores e visitantes são informados acerca das boas práticas de separação e está implementada uma politica de devolução de embalagens a fornecedores. Em 3 anos foram poupadas 27674 impressões, resultado da implementação de procedimentos paperless.”

Ecorkhotel Évora Suites & Spa: “O Ecorkhotel Suites & SPA abriu as portas ao público em Junho de 2013, rodeado por sobreiros, azinheiras e oliveiras centenárias, a mais recente unidade hoteleira situada na extensa planície alentejana, um eco-hotel com design moderno e ambiente contemporâneo, a 5 minutos de Évora. Este eco-hotel tem uma oferta de alojamento de 56 suites privativas com uma área de cerca de 70m2 cada, bar, restaurante, spa composto por varias salas de tratamentos, piscina & bar exterior panorâmica, piscina interior, sauna, banho turco e ginásio, para além de uma horta biológica de onde são colhidos parte dos ingredientes para a cozinha e os workshops regulares de culinária. O Ecorkhotel está certificado internacionalmente como ECO-Hotel, possuí também a Certificação Ambiental Norma ISO 14001 e a 9001 para a Certificação da Qualidade, atribuída pela empresa Tüv Rheinland, a única que atribui o selo eco-hotel em Portugal. Os princípios ecológicos e de sustentabilidade estão presentes no Ecorkhotel desde o conceito do complexo onde quase não foram preciso abater árvores, “mais 250 oliveiras, sobreiros e azinheiras foram plantadas”. A política “Reduzir, Reutilizar e Reciclar” é uma característica fundamental deste hotel, a ela junta-se uma arquitectura sóbria e elegante, e ao branco das habitações, o silêncio e a paz de que o Alentejo também é conhecido”.

Zmar: “O Zmar Eco Campo tem como tema a natureza e a ecologia. É um conceito único, premiado a nível internacional, que está em constante inovação tendo começado o ano de 2015 com o lançamento de 4 submarcas para 4 tipo de «Corporate Experience: Atreva-se a Voar Mais Alto»  «Party Experience: Atreva-se a Viver Dias Felizes» «Active Experience: Atreva-se ao Desafio» «Zen Experience: Atreva-se a Viajar Mais Além» Lançou também um filme promocional cujo enfoque principal é a autenticidade e o design da Costa Vicentina: Zmar Eco Campo – Este Lugar é Único!O Zmar é um projecto Eco reconhecido no nosso País, e que se pode orgulhar de já ter 2 parcerias com figuras publicas nacionais: o actor português Pedro Lima ficou rendido aos encantos, às experiências e à filosofia do Eco Resort e tornou-se embaixador oficial da marca tendo adquirido uma casa de madeira para passar férias em família. Como amante do Surf, representa também em conjunto com o Surfista português Zé Ferreira, a submarca «Zport Experience».”

Green Stays: “A Green Stays é um projecto de divulgação do Turismo Sustentável em Portugal que tem vindo a ganhar notoriedade nos últimos anos, apoiando os turistas no planeamento das suas férias e estadias eco-friendly no país. Tendo em conta o aumento do número de hotéis com certificações e galardões ambientais em Portugal, aliado ao aumento de turistas cada vez mais sensibilizados para este tipo de questões, a Green Stays iniciou em 2015 os seus serviços de Consultoria para a Sustentabilidade, apoiando os hotéis, e outros players do sector, na implementação de programas de gestão ambiental, tendo como objetivo final a sua certificação.”

Geoparque de Arouca: “Arouca Global Geopark» é a designação de um território diferenciador. Valorizando os recursos endógenos, num território com características únicas, dá-se a conhecer, quer através de actividades de carácter educativo, quer com base na cooperação entre as entidades que lhe dão vida. Com uma estratégia de desenvolvimento sustentável, este território UNESCO tem beneficiado do aumento de uma procura turística de qualidade, muito por força de uma infraestruturação cuidada, que proporciona, igualmente, uma oferta de qualidade. Hoje, os Passadiços do Paiva, o Radar Meteorológico da Freita ou a Rota dos Geossítios são verdadeiras referências, que têm contribuído para o prolongamento das estadas e para um turismo exigente, com uma dinâmica inteligente, inclusivo e sustentável.”

Melhor Delegação de Turismo Internacional powered by BTL

Brasil: “Em 2014, o Brasil recebeu 6,4 milhões de turistas internacionais, com um crescimento de 10,6% frente ao ano anterior, o que representa um novo recorde, atribuído, principalmente, aos visitantes atraídos pela Copa do Mundo de Futebol.  O Brasil está se preparando de forma especial para receber os Jogos Olímpicos 2016, quando o Rio de Janeiro será o cenário do maior evento desportivo do mundo e deverá receber cerca de 400.000 turistas internacionais. De extensão continental, o Brasil reserva surpresas a cada destino. O turista pode desfrutar do clima serrano e regiões montanhosas, lindas cachoeiras, rios, praias, chapadas, florestas, entre outras maravilhas, e se deliciar com cada prato, cada cultura, cada paisagem. Figurando entre os principais destinos turísticos do mundo, o Brasil vem investindo, cada vez mais, em sua infraestrutura turística, quer seja na rede hoteleira, nos centros de eventos e congresso ou nos aspectos de segurança, malha aérea e qualidade de serviços.”

Espanha: “Espanha continua a ser o destino preferido dos portugueses nas suas viagens ao exterior. De acordo com os dados de 2014 do Banco de Portugal, Espanha foi o destino turístico estrangeiro onde os portugueses mais gastaram, com uma quota de mercado de 26,7%, atingindo 887,6 milhões de euros, 1,3% mais que em 2013. Em 2015 o gasto dos portugueses em Espanha aumenta 8,6% chegando a 378,7 milhões de euros. A proximidade geográfica, a familiaridade que existe entre os dois países, a oferta variada de produtos de norte a sul e os preços muito competitivos, fazem de Espanha um destino de eleição. “

Macau: “Eleita pela Lonely Planet como uma das “10 Regiões a Visitar em 2015”, Macau tem sabido consolidar o seu posicionamento no mapa mundial de turismo, fruto de uma estratégia que aposta continuamente na valorização da região enquanto destino cultural, de lazer e de congressos, único em toda a Ásia, fruto da sua identidade multicultural e do seu património histórico singular, bem como da sua gastronomia de excelência e da sua imbatível oferta hoteleira de topo de gama, que só neste último ano soma mais 20 novas unidades hoteleiras de luxo. Factos e figuras que fazem de Macau cada vez mais um Centro Mundial de Turismo e Lazer!”

Marrocos: “Principais acções: participação na BTL, MundoAbreu, WTM-LA e Expo Abav; workshops para 400 agentes; 25 viagens de imprensa; a Semana de Marrocos no Centro Colombo (+1milhão de visitantes); FamTrip com os presidentes Federais e Presidência Nacional da ABAV; 5 parcerias com OT e TAP. Em 2014, o mercado português cresceu 1,5%; o brasileiro +33%. Os último anos foram de consagração para o Turismo de Marrocos, recentemente distinguidos pelo Instituto Luso–Árabe para a Cooperação pelo contributo na promoção turística – e para o destino em geral que recebeu o múltiplos prémios atribuídos às suas atracões turísticas e equipamentos: Marraquexe considerada “melhor destino da TripAdvisor; melhor destino de África 2015 na World Travel Awards, melhor destino golf 2015 (IATGO).”

Melhor Região de Turismo Nacional*

Açores (informação não disponibilizada)

Alentejo: “Grande reconhecimento internacional proveniente da Classificação do Cante como Património da Humanidade e das menções elogiosas do NGM, NYT e The Guardian, salientando-se a do USA Today que elegeu o Alentejo como a Melhor Região Vínica do Mundo para Visitar. No plano nacional, sobressai o prémio AHRESP de Melhor ERT do País. Notável trabalho nas agendas da G&V e Turismo de Natureza, com lançamento dos produtos Certificação de Restaurantes, Roteiros Enogastronómicos e Transalentejo Alqueva mais Alentejo/Ribatejo Outdoor, respetivamente. Ainda a destacar a ligação em rede dos Postos de Turismo, o Congresso Internacional de Turismo Rural e a escolha da Região para a realização do Congresso da APAVT.”

Algarve: “A Região de Turismo do Algarve celebrou 45 anos em Março. Em 2014, o Algarve teve mais de 16 milhões de dormidas, mais de 6 milhões de passageiros movimentados no aeroporto de Faro e mais de 1 milhão de voltas de golfe. E a hotelaria algarvia «injectou» quase 700 milhões de euros na Economia do País. 2015 foi o ano em que a Região de Turismo organizou a primeira edição de um grande evento de Turismo de Natureza – a Algarve Nature Week – e em que apresentou o novo Plano de Marketing Estratégico. A região foi a mais galardoada com a Bandeira Azul e a Qualidade de Ouro da Quercus, estando agora nomeada, pelo quinto ano consecutivo, para «Melhor Destino de Praia da Europa» nos World Travel Awards.”

Centro: “A diversidade caracteriza a oferta da região Centro unindo de forma harmoniosa os diálogos estabelecidos pela geografia heterogénea do território. O rebranding da marca Centro de Portugal, apresentado em Fevereiro 2015 durante a Feira de Turismo de Lisboa – BTL, veio organizar a comunicação mobilizando os diferentes atores regionais para a utilização de uma linguagem comum. O stand da Turismo Centro de Portugal na BTL recebeu o prémio de melhor stand nacional, confirmando o impacto visual e comunicacional da nova logomarca, e assertividade da assinatura “Centro de Portugal, um país dentro do País”.

Região de Lisboa: “Eleita, pelo segundo ano, como a melhor cidade do país para viver, visitar e fazer negócios, Lisboa afirma-se como um destino multifacetado e atractivo.Nos primeiros cinco meses de 2015 as dormidas de estrangeiros aumentaram 11,5%, comprovando o aumento da procura internacional. Dinamismo e inovação são factores cada vez mais associados a Lisboa, líder em City Breaks, Meetings Industry e Golfe. Gastronomia, cultura, enoturismo, surf, birdwatching e cruzeiros, completam um ‘mosaico único de experiências’. As marcas internacionais Lisboa, Cascais e Sintra e as centralidades Arrábida e Arco do Tejo enquadram os 18 Concelhos da Região.”

Madeira (informação não disponibilizada)

* O Publituris nomeou a Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal, mas o presidente da Entidade Regional pediu que fosse retirada a nomeação por discordar do método de eleição  dos vencedores.

Evento do Ano*

Final da Champions League

NOS Air Race

NOS Alive: Os cinco prémios conquistados na última edição dos Portuguese Festival Awards (“Melhor Festival de Grande Dimensão”, “Melhor Cartaz”, “Melhor Festival Urbano”, “Melhor Actuação ao Vivo Artista Internacional” e Melhores WCs”), a consagração como um dos 10 melhores festivais europeus, atribuída pelos European Festival Awards, e como um dos 10 melhores festivais do mundo realizados fora do Reino Unido, pelos UK Festival Awards, vieram reforçar o NOS Alive como o mais importante festival português. O NOS Alive é considerado no panorama internacional dos festivais uma paragem obrigatória, razão pela qual voltou a receber nesta última edição 15 mil estrangeiros, provenientes de 56 nacionalidades. Também este ano a visita da imprensa estrangeira contabilizou 72 jornalistas de 20 países diferentes. De reforçar que a conceituada revista Time Out London considerou o NOS Alive, como uma das 10 razões para visitar Lisboa em 2015.  Foi eleito pelo terceiro ano consecutivo “Escolha do Consumidor”, na categoria”Festivais de Música Urbanos”. Na sua  9.ª edição o NOS Alive’15 contabilizou 155 mil visitantes.

Rock in Rio Lisboa

Volvo Ocean Race

*Tem em conta a projecção da marca Portugal no estrangeiro; a atracção de turistas e incremento de receitas na economia

Prémio Instituição de Ensino Superior em Turismo powered by Travelport

IPLeiria – ESTT do Mar de Peniche

Universidade de Aveiro

Universidade de Évora

IPViana do Castelo – ESTG de Viana do Castelo

Universidade do Algarve – ESTG de Faro e Portimão

IPViseu – ESTG de Viseu

IPPorto – ISCAP

*Prémio atribuído directamente pelo Publituris e pela Travelport tendo em conta: Cursos de Turismo que melhor se enquadram com as necessidades do mercado de trabalho, preparação dos alunos; Organização de congressos envolvendo organizações nacionais e internacionais do sector; Intercâmbio com outros Países, PALOP, entre outros como Jordânia, China; Atribuição de prémios internacionais a teses e trabalhos científicos de docentes e investigadores portugueses; Os Professores e Alunos são certificado.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Lufthansa faz mais concessões para aquisição da ITA
Aviação
XLR8, D-EDGE e Guestcentric unem-se em evento no Porto
Agenda
Antes da EuroPride em Lisboa, cidade do Porto recebe AGM da EPOA
Destinos
Movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais ultrapassa os 8,3 milhões nos dois primeiros meses
Transportes
Proveitos no setor do alojamento continuam em alta em fevereiro
Destinos
Albufeira marca presença na Nauticampo
Destinos
Media Travel ganha torneio de bowling da Turkish Airlines e vai representar Portugal na Turquia
Aviação
Alto Côa é a 11ª Estação Náutica certificada do Centro de Portugal
Destinos
Grupo Air France-KLM mantém interesse na privatização da TAP
Aviação
Nova edição Publituris Hotelaria: Entrevista a Elmar Derkitsch, diretor-geral do Lisbon Marriott Hotel
Hotelaria
PUB
Aviação

Lufthansa faz mais concessões para aquisição da ITA

Em resposta às preocupações da Comissão Europeia, a Lufthansa apresentou novas concessões para aprovação da entrada na companhia aérea estatal italiana ITA Airways.

Publituris

A Lufthansa fez concessões adicionais à Comissão Europeia para obter luz verde para a participação na companhia aérea italiana ITA Airways. Estas medidas destinam-se a responder às preocupações antitrust, especialmente no que diz respeito às questões de concorrência e à situação no Aeroporto de Milão Linate, tendo o regulador da concorrência, em Bruxelas, anunciando tal informação no seu site, sem dar quaisquer detalhes adicionais.

Para 19 de abril está marcada uma audiência com representantes da Lufthansa, altos funcionários das autoridades antitrust europeias e nacionais, revelou fonte familiarizada com o assunto à agência de notícias Reuters.

Um porta-voz da Lufthansa admitiu de uma “solução abrangente e construtiva” para levar em conta as preocupações concorrenciais da autoridade sobre as rotas em questão e a situação no aeroporto de Milão Linate.

O consórcio também pretende encontrar uma solução conciliatória com a realidade económica do mercado italiano altamente competitivo. Nem a Lufthansa nem a Comissão Europeia comentaram mais detalhes.

O grupo alemão continua confiante de que a sua entrada na ITA será aprovada e que a sucessora da antiga companhia aérea estatal Alitalia poderá passar a fazer parte do grupo germânico ainda este ano.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

XLR8, D-EDGE e Guestcentric unem-se em evento no Porto

“(R)Evolução Tecnológica – Estratégias para Implementação de Sucesso” é o evento que une XLR8, D-EDGE e Guestcentric no Porto

Publituris

A XLR8, em parceria com a D-Edge e a Guestcentric, vai realizar, no dia 7 de maio, um evento desenvolvido para hoteleiros do Norte do País com o tema: “(R)Evolução Tecnológica – Estratégias para Implementação de Sucesso”.

O evento irá explorar o futuro da indústria hoteleira e como este deve ser acompanhado por uma atualização tecnológica, com a partilha da visão de cada parceiro, constituindo uma oportunidade única para se manter atualizado com as últimas tendências e estratégias tecnológicas que moldarão o cenário hoteleiro nos próximos anos.

O evento conta também com a parceria da The Editory Collection Hotels e terá lugar no Porto Palácio by The Editory.

O evento terá como oradores Filipa Campos (diretora de Vendas EMEA, Guestcentric), Natasha Pereira (diretora de Vendas, XLR8 RMS) e Raquel Patrício (Sales Manager, D-Edge Hospitality Solutions), e contará com a moderação de Isabel Tavares (Head of Global Sales, Marketing & PR, The Editory Collection Hotels).

Este é um evento com capacidade limitada, exclusivo para hoteleiros, pelo que é recomendado que o registo seja feito atempadamente através do link.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Antes da EuroPride em Lisboa, cidade do Porto recebe AGM da EPOA

Antes da EuroPride rumar a Lisboa, a cidade do Porto será palco da Anual General Meeting (AGM) da European Pride Organisers Association (EPOA), em novembro.

Publituris

O Porto foi escolhido, em outubro passado, para sediar a Anual General Meeting (AGM) da European Pride Organisers Association (EPOA), que ocorrerá de 1 a 3 de novembro deste ano. Este evento reúne organizadores de eventos Pride de toda a Europa e é uma plataforma essencial para o intercâmbio de conhecimentos, experiências e melhores práticas no âmbito da celebração e defesa dos direitos LGBTI+.

O evento de três dias incluirá plenárias, workshops, networking, relatórios de membros e apresentação de propostas para o EuroPride 2027 de membros em Itália, Lituânia, Espanha e Reino Unido. Os membros da EPOA votarão nestas propostas e o vencedor será anunciado durante o evento.

Recorde-se que Lisboa será a anfitriã do EuroPride no próximo ano, tendo sido selecionada na Assembleia Geral Anual de 2022. Segundo a EPOA “A Assembleia Geral Anual no Porto proporcionará uma oportunidade para os membros da EPOA aprenderem mais sobre os ambiciosos planos da capital portuguesa para o EuroPride 2025.”

As inscrições para a AGM já estão abertas e podem ser realizadas através do website do evento, com tarifas especiais disponíveis para os participantes que se inscreverem até 15 de maio. EPOA disponibiliza também a possibilidade de scholarships permitindo assim a participação a ativistas com menos possibilidade financeiras: informações sobre as bolsas de apoio aqui: https://www.epoa.eu/about-us/agm/

Para Diogo Vieira da Silva, Coordenador Geral do Porto Pride e responsável pela candidatura vitoriosa que trouxe a AGM para Portugal, destacou a importância deste evento para a região, “a realização da AGM da EPOA no Porto é uma oportunidade ímpar para que os organizadores de Prides em Portugal e outras organizações relevantes possam se aproximar da comunidade de Prides Europeus. Este encontro permitirá a troca de ideias inovadoras e a partilha das melhores práticas dos outros países, inspirando os nossos esforços locais para avançar na luta pela igualdade e inclusão.”

Este ano, a AGM pretende não só reforçar as redes existentes entre os organizadores de Prides, mas também inspirar uma nova onda de ativismo e celebração que ressoe por toda a Europa. O Porto, conhecido pela sua rica história cultural e forte apoio à diversidade, proporcionará o cenário perfeito para que líderes e ativistas possam planejar o futuro dos eventos Pride, garantindo que continuem a ser um espaço seguro e inclusivo para todos.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

Movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais ultrapassa os 8,3 milhões nos dois primeiros meses

Os primeiros dois meses de 2024 ditam um aumento de 4,5% na movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais, totalizando mais de 8,3 milhões.

Publituris

Em fevereiro de 2024, os aeroportos nacionais movimentaram 4,3 milhões de passageiros, correspondendo a uma evolução de 7,3% face a fevereiro de 2023.

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram, igualmente, que no início de 2024 continuou a verificar-se máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais. Em fevereiro de 2024, registou-se o desembarque médio diário de 76,6 mil passageiros, valor superior ao registado em fevereiro de 2023 (73,6 mil; +4%).

“O movimento diário de aeronaves e passageiros é tipicamente influenciado por flutuações sazonais e de ciclo semanal. Os valores diários mais elevados são geralmente encontrados no período de verão e o sábado foi, no ano passado, o dia da semana com maior número de passageiros desembarcados”, refere o INE.

No acumulado do ano – janeiro fevereiro – os dados do INE mostram que o número de passageiros nos aeroportos nacionais atingiu os 8,346 milhões, uma subida de 4,5% face aos 7,986 milhões de igual período de 2023 (+68,4% face a janeiro/fevereiro 2022).

Segundo avançam os dados do INE aterraram, em fevereiro, nos aeroportos nacionais 15,7 mil aeronaves em voos comerciais

Em fevereiro de 2024, 82,3% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 1,8 milhões de passageiros (+9%), na maioria provenientes do continente europeu (68,4% do total), correspondendo a um aumento de 7,4% face a fevereiro de 2023.

O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 9,1% do total de passageiros desembarcados (+21,1%).

Relativamente aos passageiros embarcados, 81,3% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 1,7 milhões de passageiros (+8,3%), tendo como principal destino aeroportos no continente europeu (67,9% do total), registando um crescimento de 6,8% face a fevereiro de 2023. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (9% do total; +19,5%).

Nos primeiros dois meses de 2024, o aeroporto de Lisboa movimentou 56,1% do total de passageiros (4,7 milhões), +4,2% comparando com os primeiros dois meses de 2023. O aeroporto de Faro registou um crescimento de 8,8% no movimento de passageiros (651,4 mil) e o aeroporto do Porto concentrou 23% do total de passageiros movimentados (1,9 milhões) e aumentou 5,5%.

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais nos primeiros dois meses de 2024, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, apesar de ter registado decréscimos no número de passageiros desembarcados e embarcados face ao mesmo período de 2023 (-6,6%; -6,4%). Espanha e Reino Unido ocuparam a 2ª e a 3ª posição, como principais países de origem, e posições inversas como principais países de destino. Alemanha e Brasil ocuparam a 4ª e a 5ª posição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Proveitos no setor do alojamento continuam em alta em fevereiro

No segundo mês de 2024, os proveitos do setor do alojamento turístico mantiveram-se na senda do crescimento, com os proveitos totais e de aposento a subirem 13% e 13,1%, respetivamente, face a igual período de 2023. Nos dois meses de 2024, os proveitos totais já ultrapassam os 500 milhões de euros.

Publituris

Em fevereiro de 2024, o setor do alojamento turístico registou 1,8 milhões de hóspedes e 4,3 milhões de dormidas, correspondendo a subidas de 7% e 6,4%, respetivamente, indicando, agora, o Instituto Nacional de Estatística (INE) que, feitas as contas, esta performance permitiu gerar 276,4 milhões de euros de proveitos totais (+13%; +9,1% em janeiro), e 202,1 milhões de euros de proveitos de aposento (+13,1%; +8,1% em janeiro).

No período acumulado dos dois primeiros meses de 2024 (janeiro e fevereiro), as dormidas atingiram 7,7 milhões e registaram um crescimento de 3,3% (+0,3% nos residentes e +4,9% nos não residentes), a que corresponderam aumentos de 11,2% nos proveitos totais e de 10,8% nos de aposento.

Neste período acumulado de janeiro a fevereiro, os proveitos totais cresceram 11,2% e os relativos a aposento aumentaram 10,8%, com os proveitos totais a atingirem 506,7 milhões de euros e os relativos a aposento a ascenderem a 367,5 milhões de euros, avança o INE.

A Grande Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (36,1% dos proveitos totais e 37,9% dos proveitos de aposento), seguida do Norte (16,1% e 16,4%, respetivamente), do Algarve e da Madeira (15,2% e 14,4%, pela mesma ordem, em ambas).

Todas as regiões registaram crescimentos nos proveitos, com os maiores aumentos a ocorrerem no Oeste e Vale do Tejo (+26,8% nos proveitos totais e +23,8% nos de aposento) e na Grande Lisboa (+16,0% e +14,8%, respetivamente).

Em fevereiro, registaram-se crescimentos dos proveitos nos três segmentos de alojamento. Na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (pesos de 87,5% e 85,4% no total do alojamento turístico, respetivamente) aumentaram 12,9% e 13%, pela mesma ordem.

Nos estabelecimentos de alojamento local, registaram-se aumentos de 10,7% nos proveitos totais e 11,7% nos proveitos de aposento (quotas de 9% e 11%, respetivamente).

No turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 3,5% nos proveitos totais e de 3,6% nos de aposento), os aumentos foram de 22,4% e 19,7%, respetivamente.

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 37,8 euros em fevereiro, registando um aumento de 4,5% face ao mesmo mês de 2023 (+3,7% em janeiro).

Os valores de RevPAR mais elevados foram registados na Grande Lisboa (64,9 euros) e na RA Madeira (58,5 euros), tendo os maiores crescimentos ocorrido no Oeste e Vale do Tejo (+12,0%), no Algarve (+7,1%) e na Grande Lisboa (+6,1%). O Centro foi a única região em que este indicador registou um decréscimo (-2,2%).

De acordo com a análise do INE, em fevereiro, este indicador cresceu 5,5% na hotelaria (+5% em janeiro) e 7,7% no turismo no espaço rural e de habitação (+5,4% em janeiro). No alojamento local decresceu 0,9% (-3,4% em janeiro).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 83,8 euros (+6%), abrandando o crescimento (+6,9% em janeiro).

A Grande Lisboa destacou-se com o valor mais elevado de ADR (107,8 euros), seguida pela Madeira (85,6 euros). Todas as regiões registaram crescimentos neste indicador, com os maiores aumentos a ocorrerem no Algarve (+10%), na Península de Setúbal (8,5%) e na Grande Lisboa (+6,8%).

Em fevereiro, o ADR cresceu 6,4% na hotelaria (+7,4% em janeiro), 2,6% no alojamento local (+3,1% em janeiro) e 9,4% no turismo no espaço rural e de habitação (+7,1% em janeiro).

Lisboa, Funchal e Porto em destaque
Do total de 4,3 milhões de dormidas (+6,4%) nos estabelecimentos de alojamento turístico, 61,4% concentraram-se nos 10 municípios com maior número de dormidas em fevereiro.

O município de Lisboa concentrou 24,3% do total de dormidas, atingindo um milhão e voltou a crescer (+8,3%, após -3,1% em janeiro), com o contributo das dormidas de não residentes (+10%), dado que as dormidas de residentes apresentaram uma variação nula. Este município concentrou 30,3% do total de dormidas de não residentes em fevereiro.

O Funchal foi o segundo município em que se registaram mais dormidas (454,3 mil dormidas, peso de 10,6%), voltando a registar crescimento (+3,9%) após dois meses de quebras consecutivas (-4,5% em janeiro e -2,7% em dezembro). Para este crescimento, contribuíram as dormidas de não residentes (+6,3%), dado que as dormidas de residentes diminuíram 9,3%.

No Porto, as dormidas totalizaram 357,3 mil (8,3% do total), acelerando para um crescimento de 10,5% (+4,1% nos residentes e +12,3% nos não residentes).

Neste grupo de 10 municípios com maior número de dormidas em fevereiro, Ponta Delgada foi o que registou menos dormidas (66,9 mil dormidas, peso de 1,6%), sendo o único em que os residentes tiveram maior expressão (60,3%) do que os não residentes.

Em fevereiro, Lagoa e Ponta Delgada destacaram-se entre os 10 principais municípios, registando-se crescimentos de 15,7% e 14,5%, com um contributo mais expressivo das dormidas de não residentes (+18,4% e +23%, respetivamente).

Albufeira foi o único município em que se verificou um decréscimo nas dormidas de não residentes (-1,9%). Albufeira e Ponta Delgada destacaram-se ainda pela evolução positiva das dormidas de residentes (+9,8% e +9,5%, respetivamente), enquanto Cascais registou o maior decréscimo (-11,2%).

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Albufeira marca presença na Nauticampo

Albufeira vai estar representada na Nauticampo com o stand 2B15, localizado no Pavilhão 2 e que vai contar com uma área de 36 metros quadrados, no qual marcam presença ainda várias empresas regionais.

Publituris

A Câmara Municipal de Albufeira vai estar presente na Nauticampo – Salão Internacional de Navegação de Recreio, Desporto Aventura, Caravanismo e Piscinas, que vai ter lugar na FIL, em Lisboa, entre 17 e 21 de abril.

Num comunicado enviado à imprensa, a autarquia indica que vai estar representada no certame com o stand 2B15, localizado no Pavilhão 2 e que vai contar com uma área de 36 metros quadrados.

A autarquia vai partilhar o stand com a Marina de Albufeira e com outras empresas marítimo-turísticas, de desportos ao ar livre, de aventura e de animação turística do concelho, entre outras áreas que se enquadrem no âmbito do certame.

“O stand do município vai ter ao dispor dos empresários algumas mesas, de forma a possibilitar a marcação de reuniões de trabalho”, indica a Câmara Municipal de Albufeira, em comunicado.

A Nauticampo é, segundo a autarquia, o “maior e mais prestigiado evento de atividades outdoor realizado em Portugal e um dos mais antigos da Europa”, recebendo, anualmente, cerca de 30 mil visitantes.

“Albufeira é um concelho com uma área costeira com cerca de 30 quilómetros, praias de grande qualidade ambiental, mas também uma zona interior e de barrocal de rara beleza paisagística, que convidam os visitantes à prática de atividades ao ar livre, o que tem contribuído para o crescimento de empresas de atividades outdoor, algumas das quais irão participar no nosso stand, e que têm contribuído significativamente para a dinamização da economia do concelho”, sublinha José Carlos Martins Rolo, autarca de Albufeira.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira explica que, segundo a Estratégia de Desenvolvimento, Promoção e Captação de novos Turistas de Albufeira, a diversificação do produto é uma prioridade para esta autarquia, sendo que “as praias e a oferta de atividades náuticas e de recreio e o turismo de natureza, entre outras atividades, são considerados ativos diferenciadores do destino”.

Por isso, nesta feira, o foco de Albufeira “vai incidir precisamente na diversificação e na complementaridade do produto turístico, através da apresentação das empresas do concelho especializadas neste tipo de atividades”, assim como em dois projetos específicos, um dos quais é o Art Reef, que consiste na a primeira exposição artística subaquática da costa portuguesa, da autoria de Vhils.

“Trata-se de um excelente exemplo de sustentabilidade, que ao contribuir para a criação de um novo ecossistema marinho, gerando um novo recife artificial na costa de Albufeira, visitável através da prática de mergulho qualificado, constitui um novo produto turístico”, explica a autarquia na informação divulgada.

Já o segundo projeto é a apresentação do aspirante a Geoparque Algarvensis, uma candidatura dos Municípios de Loulé, Silves e Albufeira, a património mundial da UNESCO, que, segundo o autarca de Albufeira, “irá atrair novos tipos de turista, nomeadamente o turismo científico e de natureza”.

A Nauticampo decorre na FIL, em Lisboa, entre 17 e 21 de abril, sendo que nos dias 17 a 19 de abril a feira está aberta ao pública entre as 14h00 e as 22h00, enquanto no dia 20 de abril funciona entre as 10h00 e as 22h00, enquanto no último dia o certame encerra às 20h00.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Media Travel ganha torneio de bowling da Turkish Airlines e vai representar Portugal na Turquia

A equipa “TEKIA”, da agência Media Travel, foi a vencedora do torneio de bowling que a Turkish Airlines voltou a promover em território nacional e que vai representar Portugal na grande final de Antalya, na Turquia, entre 26 e 28 de abril.

Publituris

A equipa “TEKIA”, da agência Media Travel, foi a vencedora do torneio de bowling que a Turkish Airlines voltou a promover em território nacional e que vai representar Portugal na grande final que vai ter lugar em Antalya, na Turquia, entre 26 e 28 de abril.

A prova, que na versão portuguesa contou com a participação de 24 equipas, decorreu esta quinta-feira, 11 de abril, no Microlândia Club, no Porto, resultando, segundo a companhia aérea de bandeira da Turquia, num “extraordinário momento de convívio e partilha”.

“As 24 equipas competiram pelo pódio e pela oportunidade de representar Portugal na grande final, onde se encontrarão os vencedores dos 76 países onde a competição terá também lugar”, indica a Turkish Airlines, num comunicado enviado à imprensa.

A final da competição vai contar com a participação de equipas de 76 países e tem lugar em Antalya, entre 26 e 28 de abril.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Alto Côa é a 11ª Estação Náutica certificada do Centro de Portugal

A Estação Náutica do Alto Côa foi certificada durante o último encontro da Rede de Estações Náuticas de Portugal, que decorre esta quinta e sexta-feira, 11 e 12 de abril, em Vilamoura.

Publituris

A Estação Náutica do Alto Côa, localizada no município do Sabugal, já se encontra certificada, tornando-se na 11ª Estação Náutica da região, informou a entidade regional de turismo Centro de Portugal.

“A oficialização deste reconhecimento ocorreu durante o terceiro encontro da Rede de Estações Náuticas de Portugal (ENP), realizado nos dias 11 e 12 de abril, na Estação Náutica de Vilamoura, e que contou com a participação ativa da Turismo Centro de Portugal”, lê-se num comunicado enviado à imprensa.

Com a certificação da Estação Náutica do Alto Côa, o Centro de Portugal passa a contar com um total de 11 Estações Náuticas, passando a oferta turística regional a “ser ainda mais alargada”.

Além do Alto Côa, também Aveiro, Castelo do Bode, Ílhavo, Murtosa, Oeste (esta em vários núcleos), Vagos, Estarreja, Ovar, Pedrógão Grande e Penamacor contam com Estações Náuticas certificadas.

A certificação da Estação Náutica do Alto Côa foi recebida por Amadeu Neves, vereador da Câmara Municipal do Sabugal, que esteve presente no encontro da Rede de Estações Náuticas de Portugal.

Recorde-se que a Rede de Estações Náuticas de Portugal é dinamizada pelo Fórum Oceano, sob a coordenação e liderança de António José Correia, tendo este terceiro encontro da Rede juntado as várias estações certificadas, para dois dias de diálogo e trabalho dedicado à economia azul sustentável.

Durante o encontro, que contou ainda com a presença de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, foi feito o balanço do caminho já percorrido, celebrando em conjunto o trabalho desenvolvido e as perspectivas futuras.

“As estações náuticas traduzem uma nova ambição para o nosso país. Portugal tem dez ativos estratégicos a nível do turismo e as estações náuticas encaixam na perfeição em cinco deles: o clima, a natureza, a água, o mar e o património histórico-cultural”, afirma Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, considerando que, para desenvolver este ativo turístico “é preciso estruturar bem o produto, fazendo crescer a rede”, “fomentando a coesão” e com “capacidade de criar rendimento e gerar negócio”.

Este encontro motivou ainda uma conferência composta por quatro painéis dedicados à “Estruturação do Produto e Internacionalização”, “Dinâmicas Regionais de Organização da Rede das ENP”, “O Desígnio da Sustentabilidade na Rede das ENP” e “As Estações Náuticas e o Desenvolvimento Local e Regional”.

Após o debate, houve ainda workshops temáticos, sobre os temas “Comunicação, marketing e digitalização”, “Capacitação”, “Gestão de risco e segurança”, “Dinâmicas regionais, sub-regionais e internacionalização” e “Futuro da rede ENP”.

Além da Estação Náutica do Alto Côa, também a Estação Náutica da Ericeira foi certificada durante o último encontro da Rede de Estações Náuticas de Portugal.

Com a certificação destas duas Estações Náuticas, a Rede de Estações Náuticas de Portugal passou a contar com 38 Estações Náuticas certificadas em todo o território continental, tanto na costa como no interior.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Foto: Depositphotos.com

Aviação

Grupo Air France-KLM mantém interesse na privatização da TAP

Fonte do grupo Air France-KLM garante que o grupo de aviação continua “muito interessado” na aquisição da TAP, negando as recentes notícias que davam conta de uma desistência devido à instabilidade política em Portugal.

Publituris

O Grupo Air France-KLM continua a acompanhar a privatização e está “muito interessado” na compra da TAP, garantiu fonte do grupo de aviação à agência EFE.

O grupo Air France-KLM está a acompanhar a situação em Portugal. Como já dissemos, estamos muito interessados no projeto de privatização da TAP e aguardamos os próximos passos”, disse à EFE fonte da empresa.

A fonte da Air France-KLM garante que o grupo de aviação não desistiu da compra da transportadora aérea nacional, negando assim notícias recentes que davam conta a desistência do negócio, devido à instabilidade política em Portugal.

Recorde-se que o processo de privatização da TAP foi suspenso devido à convocação de eleições antecipadas, devido à queda do XXIII Governo Constitucional, na sequência da demissão do primeiro-ministro António Costa.

No entanto, o programa do novo governo, liderado por Luís Montenegro, prevê que o “processo de privatização do capital social da TAP” seja relançado, ainda que sem avançar quaisquer prazos.

Além da Air France-KLM, também a Lufthansa e o Grupo IAG, que detém a British Airways e a Iberia, manifestaram interesse na aquisição da TAP.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Hotelaria

Nova edição Publituris Hotelaria: Entrevista a Elmar Derkitsch, diretor-geral do Lisbon Marriott Hotel

Uma entrevista a Elmar Derkitsch, diretor-geral do Lisbon Marriott Hotel, um dossier dedicado a hotéis vínicos e um especial focado em marketing gastronómico são alguns dos destaques da mais recente edição da revista Publituris Hotelaria.

Carla Nunes

Na Publituris Hotelaria de abril, o destaque vai para o percurso de Elmar Derkitsch na direção-geral do Lisbon Marriott Hotel. Com passagens pela Alemanha, Suíça, Espanha, Áustria, Turquia e Dinamarca, os últimos 11 anos de Elmar Derkitsch foram passados à frente do Lisbon Marriott Hotel. O dia 1 de maio de 2024 marca o final deste ciclo, admitindo que o trabalho feito no Marriott de Lisboa foi marcado pelo “dinamismo”. Quanto a Portugal, país onde permanecerá a residir, Elmar Derkitsch frisa que passou de um destino “perhaps” para um destino “must”.

Nesta edição damos ainda conta do mais recente projeto cinco estrelas do The Lince Hotels, resultado da requalificação do Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde. O grupo investiu 18 milhões de euros para abrir o atual The Lince Santa Clara, do qual ganhou a concessão no âmbito do programa Revive.

O dossier deste mês é dedicado aos hotéis vínicos e à sua mais recente oferta. Com o mercado português a mostrar um interesse crescente em atividades de enoturismo, os hotéis deste segmento abrem portas a públicos cada vez mais diversificados, oferecendo experiências onde prima a fusão entre o vinho com a gastronomia e bem-estar. Esta é também a oportunidade de ler uma entrevista a Pedro Valle Abrantes, managing partner da Trypor, sobre a sua experiência no panorama enoturístico português.

Este número conta ainda com um especial dedicado ao marketing gastronómico. Num contexto em que o interesse sobre o tema gastronómico em Portugal aumentou 18% nas pesquisas do Google, com a gastronomia a constar como um dos quatro motivos de interesse de viagem para o nosso país, o Turismo de Portugal aponta para a necessidade de se promover a gastronomia nacional lá fora. A questão que se coloca é: poderá o marketing gastronómico ajudar nessa projeção? A resposta é dada neste especial, onde são ainda apontados os benefícios destas ferramentas de marketing quando aplicadas ao canal Horeca.

No capítulo dos “Fornecedores” celebramos os 125 anos da Miele com uma entrevista a Paulo Silva, diretor comercial Professional Portugal da Miele. Com presença em Portugal há 54 anos, a marca de eletrodomésticos tem no canal Horeca um dos seus principais clientes da área profissional, representado um terço das vendas. Para o futuro, a empresa tem em vista a abertura de um terceiro ponto de venda em Portugal, a somar aos dois já existentes em Carnaxide e no Porto.

Na rubrica “Palavra de Chef” deste mês viajamos até ao Douro para conhecer a Cantina de Ventozelo, liderada pelo chef José Guedes. Trabalhar uma cozinha que valorize “o produto, a gastronomia portuguesa e, acima de tudo, o convívio e as experiências” são os principais objetivos do chef que trocou a educação física pela cozinha e, mais recentemente, a cidade do Porto pelas colinas do Douro.

A fechar, brindamos com as sugestões de Sérgio Magalhães, sommelier e COO na Yon Wine.

As opiniões desta edição são assinadas por Graham Miller (NOVA SBE Westmont Institute of Tourism and Hospitality), Luís Ferreira (ISAG), Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), João Serrano (ADHP), Eduardo Abreu (Neoturis) e Alexandre Marto Pereira (United Hotels of Portugal).

Já os Indicadores deste número contam com a análise CLEVER de Luís Brites, CEO da Clever Hospitality Analytics, co-assinada com Nuno António, professor na NOVA IMS BI & Analytics.

*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.