Lusanova lança primeira brochura Portugal Select
O operador turístico apresentou a brochura, que junta uma promoção conjunta do Centro de Portugal com o Alentejo para o mercado brasileiro.
Raquel Relvas Neto
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Portugal Select é o nome da nova brochura da Lusanova para o mercado brasileiro. As regiões Centro de Portugal e Alentejo são os primeiros destinos portugueses a serem focados nesta brochura dedicada a um tipo de cliente mais exigente.
Daniel Marchante, director da Lusanova, explicou ao Publituris, à margem da apresentação da brochura a sete operadores e agentes de viagens brasileiros que se encontravam em Lisboa no âmbito de uma famtrip que realizaram pelo Alentejo, que esta é uma brochura com roteiros concebidos para um “público exigente, que privilegia uma maior qualidade dos serviços terrestres, que dispõe de mais tempo para viver a sua experiência”. “Não é um produto massificado”, frisa, acrescentando que estes roteiros focam locais que a programação regular do operador turístico para o Brasil não inclui.
A escolha por estas duas regiões é justificada pela crescente procura que tem registado no mercado brasileiro. O Portugal Select inclui assim os seguintes roteiros, que vão de sete a 13 dias: Lisboa, Coimbra e Porto; Fátima, Altar da Fé; Grande Roteiro dos Sabores; Rota dos Castelos e Aldeias Históricas; Portugal Vínico; Escapada Romântica a Portugal; Roteiro de Centro de Portugal e Alentejo. Com a opção Fly & Drive ou carro privado com motorista de turismo, estes são programas que podem ser sujeitos a alterações e ser elaborados à medida do desejo dos clientes. Os programas incluídos na brochura disponibilizam a opção de se poder ainda visitar o Porto ou Lisboa. Esta é a primeira brochura Portugal Select, que vai ser distribuída por todos os estados brasileiros, e terá novas versões com outras regiões portuguesas incluídas, que devem ser lançadas na próxima ABAV, que se realiza em Setembro, em São Paulo.
Parceria conjunta
Ao Publituris, Jorge Loureiro, vice-presidente da ARPT Centro de Portugal, realçou que esta parceria “faz todo o sentido a partir do momento em que nós, quanto mais nos afastamos de Portugal, mais faz sentido que ganhemos escala para a promoção. Esta é o primeiro produto dessa parceria”. O mercado brasileiro é o terceiro principal mercado internacional na região Centro, tendo crescido 12% no primeiro quadrimestre, o que supõe 32 mil turistas brasileiros a visitar o destino. O responsável espera que esta parceria, que vai resultar também na organização de press e fam trips a ambas as regiões, contribua para este crescimento.
Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, salienta a importância desta parceria de dois dos destinos que são “mais fracos do ponto de vista turístico. Não são Lisboa, Algarve ou Madeira”. Mas também porque “o tipo de produto, sendo diferente, é muito parecido, do ponto de vista do cliente final, o que se interessa pelo Centro, também se interessa pelo Alentejo.
O responsável do Alentejo ressalvou também que esta iniciativa vai de encontro também ao mote do Turismo de Portugal que “foi favorável a esta ideia de que as regiões, nomeadamente aquelas com menos expressão no mercado internacional, unissem esforços”. “Podemos alavancar melhor o produto”, além de existir também uma diminuição de custos de ambas as agências regionais, admitindo que este exemplo pode repercutir-se noutros mercados internacionais.