APAVT repudia decisão unilateral da Lufthansa
A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) emitiu um comunicado de imprensa esta quarta-feira repudiando a decisão unilateral da companhia aérea Lufthansa, no âmbito da sua nova estratégia comercial.
A transportadora alemã anunciou esta terça-feira que, a partir de 1 de Setembro, todas as companhias aéreas que integram o seu grupo vão cobrar um valor adicional de 16 euros para todos os bilhetes emitidos através dos GDSs (Sistemas de Reservas Globais), decisão unilateral que a APAVT repudia.
No documento emitido pela APAVT lê-se que “com esta decisão, a liberdade de escolha dos consumidores fica limitada, uma vez que a Lufthansa pretende impor um custo extra ao consumidor, sempre que este queira reservar em canais neutrais que permitam transparência e comparação directa de preços”.
Pedro Costa Ferreira, presidente da entidade, afirma ainda que “ontem foi um dia triste para quem viaja. Pela nossa parte, vamos manter e reforçar o trabalho de construção de soluções neutrais e construção de conselhos imparciais aos nossos clientes. Mantemo-nos absolutamente determinados em contribuir para a liberdade de escolha do consumidor”.
“Estamos confiantes que, comercialmente, as agências de viagens saberão encontrar as soluções mais competitivas para os seus clientes”, conclui o responsável.