Eduardo Jesus vai acompanhar o processo.
Madeira: Promoção terá “reforço de protecção orçamental”
Eduardo Jesus, secretário regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira, afirmou esta sexta-feira que para levar a cabo a estratégia de promoção orçamental do destino, será necessário um reforço orçamental.
Marta Barradas
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Eduardo Jesus, secretário regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira, afirmou esta sexta-feira que a grande estratégia para esta Secretaria será a promoção do destino, mas que para levar a cabo essa estratégia, será necessário “um reforço de protecção orçamental”.
O governante, que falava aos jornalistas no âmbito do encerramento da IX Conferência Anual do Turismo, promovida pela Ordem dos Economistas da Madeira, explicou não poder ainda revelar quais os valores do orçamento com vista àquela que será a forte aposta da nova Secretaria, uma vez que o programa do Governo irá a discussão durante a próxima semana, mas que “existe o compromisso, não só político, mas a intenção económica de o fazer. Aliás, todo este processo que estamos aqui a referir não seria possível de concretizar se não existisse essa protecção orçamental”.
Ainda em relação à promoção, a grande alteração será a “concentração da promoção na Associação de Promoção da Madeira”, que “passará por um processo muito rápido, que já está em marcha neste momento, de alguma reorganização interna e da profissionalização da sua capacidade de promoção”, acrescenta o responsável.
Eduardo Jesus revelou que a estratégia de promoção deste novo Governo Regional passará essencialmente pelos eventos, que terão, não só uma maior frequência durante o ano, mas também uma maior abrangência. “Queremos que um ano da Madeira seja um ano de celebração e que as pessoas possam encontrar, em qualquer altura, um motivo de se associarem a uma qualquer festividade” e, além disso, “a Madeira tem sido procurada ultimamente por muitas actividades desportivas ligadas à montanha, pelo que queremos aprofundar essa aptidão”, assim como “no mar teremos alguns eventos que complementem aquilo que se faz em terra”.
Em relação à Ilha do Porto Santo, um destino fortemente marcado pela sazonalidade, o responsável revela que “estamos a trabalhar no sentido de estender o início e o fim da época de Verão”, pelo que os eventos desportivos serão estendidos ao destino, de forma a que o início da época de Verão inicie mais cedo.
Para isso, o responsável indica que já se encontram em negociações com um operador “que nos garante estender em já duas semanas a operação para o destino.”
“Estamos empenhados na requalificação do destino”
“Estamos empenhados na requalificação do destino”, acrescentou Eduardo Jesus, referindo-se ao parque hoteleiro da Madeira e às dificuldades que algumas unidades hoteleiras da região têm sentido, depois de terem “registado um RevPar muito baixo durante um período continuado no tempo, em que os valores não garantiam a rentabilidade mínima para o reinvestimento permanente na manutenção”.
Neste âmbito, o secretário da Economia, Turismo e Cultura da Madeira, afirma que serão desempenhadas duas ordens de intervenção: “O apoio ao investimento, através dos Fundos Comunitários, onde estamos já a trabalhar e a divulga-los. Por outro lado, pela parte pública, em que queremos eliminar custos de contexto e, neste momento, está a ser feito o levantamento das áreas onde vamos intervir declaradamente para eliminar uma série de procedimentos, burocracias que não facilitam e que só encarecem a actividade empresarial neste sector”.
*A jornalista viajou para a Madeira a convite da Ordem dos Economistas da Madeira.