Promoção Externa com mais 20 milhões de euros
Adolfo Mesquita Nunes falava, esta quarta-feira, na abertura dos Publituris Portugal Trade Awards 2015.
Marta Barradas
TAP escolhe filmes do Festival ART&TUR para exibição nos voos de longo curso
Universidade de Coimbra lança curso de Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens
Lufthansa faz mais concessões para aquisição da ITA
XLR8, D-EDGE e Guestcentric unem-se em evento no Porto
Antes da EuroPride em Lisboa, cidade do Porto recebe AGM da EPOA
Movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais ultrapassa os 8,3 milhões nos dois primeiros meses
Proveitos no setor do alojamento continuam em alta em fevereiro
Albufeira marca presença na Nauticampo
Media Travel ganha torneio de bowling da Turkish Airlines e vai representar Portugal na Turquia
Alto Côa é a 11ª Estação Náutica certificada do Centro de Portugal
Adolfo Mesquita Nunes, secretário de Estado do Turismo, anunciou, esta quarta-feira, na abertura dos Publituris Portugal Trade Awards, o lançamento do Plano de Acção do Promoção 2020, integrado no programa Turismo 2020, que funcionará em conjunto com o Turismo de Portugal e a Confederação do Turismo Português (CTP).
“Para que fique claro, tudo, tudo, o que o Turismo de Portugal fizer em termos de promoção com os fundos comunitários, terá de respeitar o plano elaborado e aprovado com a CTP”, esclareceu o responsável.
O secretário de Estado de Turismo referiu ainda que “o Promoção 2020 (…) deverá assumir montantes mínimos anuais de 10 milhões de euros nos primeiros dois anos e estes serão gastos, recordo, numa estratégia validada, participada e monitorizada pelo sector privado”, relembrando que o protocolo será assinado esta quarta-feira, no âmbito da BTL 2015, que decorre até 1 de Março.
Adolfo Mesquita Nunes aproveitou ainda para fazer um balanço do seu mandato, destacando a importância dos três factores mais importantes abordados pelo governante durante a sua permanência à frente da pasta de turismo: ”Há dois anos, nestes prémios, fiz o meu primeiro discurso enquanto secretário de Estado. Apontei as três prioridades do mandato: liberalização, financiamento e promoção.”
O responsável enumerou as mudanças que foram realizadas neste âmbito, destacando a despolitização da promoção, a criação do Portugal 2020, a diminuição das taxas nas actividades de animação turística, o alojamento local, entre outras medidas que foram realizadas durante o seu mandato.
Além disso, garante, “o meu compromisso é, sempre foi, com o sector privado. Esse é o sector que me importa”.
O ministro da Economia, Pires de Lima, no âmbito da assinatura do protocolo entre o Turismo de Portugal e Confederação do Turismo Português, estes recursos resultantes deste novo quadro comunitário vão juntar-se aos recursos previstos na contratualização externa já assinada com as ARPT’s.
Pires de Lima indicou que este facto é “algo que a Confederação do Turismo Português sempre defendeu “vamos fazer mais com mais, ou seja, mais e melhor promoção e mais responsabilizante com mais recursos. Mais 10 milhões de euros por ano nos próximos dois anos. Mais recursos investidos com maior articulação com o sector privado e serão mais recursos investidos numa colaboração entre o Estado e o sector privado que queremos que evolua, que cresça e que se consolide”.
*Leia mais na próxima edição do Publituris