Europa capta turistas ‘pelo estômago’
Segundo o relatório WTM Global Trends, a tendência da Europa será a sua gastronomia e como esta é a melhor forma de dar a conhecer o destino.
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Experimentar a gastronomia local de um país começa a ser considerado, cada vez mais, uma das melhores maneiras de conhecer o destino, assim como ter uma refeição junto dos locais é uma óptima maneira de conhecer as pessoas, ganhando ainda uma nova perspectiva sobre o destino. Esta é a grande tendência no mercado europeu, segundo o relatório WTM Global Trends.
De facto, os consumidores buscam cada vez mais um equilíbrio entre o valor gasto e as experiências mais autênticas que consigam durante a sua viagem.
Depois do sucesso de empresas de aluguer de casas de férias como a Airbnb ou a HomeAway, os viajantes começam agora a dar mais valor e a apreciar a opção de ter uma refeição junto dos moradores locais em destinos de férias.
Aliás, este tipo de empresas poderá funcionar muito bem no segmento de dining. Vejamos, um website muito conhecido, o www.eatwith.com, que permite aos viajantes desfrutar refeições caseiras, realizadas por locais no seu destino de férias. Com o mote ‘Experimenta a vida como um local’, esta plataforma disponibiliza esta experiência em mais de 150 cidades, nomeadamente em Lisboa.
No website é possível escolher a cidade que se visita e escolher, mediante as ofertas disponíveis, a refeição que mais lhe agradar. Aqui é ainda apresentada uma breve história da pessoa que o acolhe e que cozinhará a sua refeição.
Outro website do mesmo género é a Bookalokal, uma rede de habitantes locais que oferecem refeições, aulas de culinária, oficinas e passeios para os turistas. Os eventos são listados no site e todos os pagamentos são feitos no momento da reserva.
De notar que, em ambas as plataformas, após a experiência, os anfitriões são inclusive analisados pelos hóspedes e alguns são verificadas pelos sites em termos de qualidade de alimentos, local e limpeza.
Evelyne White, fundador da Bookalokal, explica que a ideia para a empresa surgiu porque as suas melhores experiências em viagens foi com os habitantes do local.
“Por isso me propus a lançar uma plataforma onde os viajantes poderiam contactar com as pessoas locais. Compartilhando uma refeição é uma das melhores maneiras de quebrar o gelo e aprender sobre a cultura, então eu escolhi a gastronomia como o tema central por trás dos eventos Bookalokal”, acrescenta o responsável.
Ambas as empresas têm visto uma grande e rápida expansão, tendo a Bookalokal desde sua criação, em Bruxelas, em 2012, crescido para mais de 20 países em todo o mundo até ao presente. Já a Eatwith, que começou a partir de Espanha e Israel em 2013, expandiu-se para um total de 21 cidades em todo o mundo em menos de um ano depois.
No âmbito desta tendência para o próximo ano em todo o continente europeu, é esperado que ambas as empresas apostem fortemente em mais países na Europa, particularmente na Europa Oriental, onde a economia de partilha é ainda jovem e há uma forte herança gastronómica a ser construída.
Os serviços nos destinos, incluindo refeições, estão previstos ser uma das áreas de maior crescimento na indústria de viagens nos próximos cinco anos, também impulsionado pelo crescimento de reservas através de dispositivos móveis.
Além disso, a actividade das empresas de viagens on-line em reservas de jantar tem sido muito intensa em 2014, revela o mesmo estudo. Vejamos, a Priceline comprou a OpenTable, uma empresa de reservas de refeições on-line, num negócio que ascendeu aos 2,6 mil milhões de dólares, cerca de 2,1 mil milhões de euros. E também a TripAdvisor comprou a La Fourchette, um serviço de reservas de restaurantes europeus on-line.
Com esta tendência, as empresas de viagens tendem a tornar-se interessados em empresas de refeições ‘peer-to-peer’ no futuro, isto é, refeições partilhadas com os habitantes locais nos destinos, de forma a diversificar a sua oferta e melhorar a experiência de viagem.