Edição digital
Assine já
PUB
Fórum

Onde há comércio, há turismo

Leia a opinião de Ana Isabel Trigo Morais, diretora-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.

Publituris
Fórum

Onde há comércio, há turismo

Leia a opinião de Ana Isabel Trigo Morais, diretora-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
RoadShow das Viagens do Publituris arranca hoje com 45 expositores e mais de 580 agentes inscritos
Eventos Publituris
Image Tours cria novas opções nos destinos que já programa
Distribuição
Guimarães aprova criação do Conselho Consultivo do Turismo
Sem categoria
Selo “Save Water” para impulsionar a eficiência hídrica no turismo do Algarve
Destinos
MSC Cruzeiros batiza novo navio MSC World America a 9 de abril de 2025 em Miami
Transportes
Einar Örn Ólafsson é o novo CEO da PLAY Airlines
Aviação
Golegã e ISLA estabelecem parceria para criar curso de Turismo Equestre
Destinos
Living Tours estende operação própria a Lisboa
Distribuição
Conselho Europeu aprova definitivamente o regulamento relativo ao arrendamento de curta duração
Alojamento
United em vias de trocar Max 10 da Boeing por A321neo da Airbus
Aviação

Se viajar em turismo pressupôs sempre conhecer e experienciar o destino no que se refere à sua cultura, tradições, gastronomia ou património, agora, e cada vez mais, uma viagem passa também pela experiência de compra.

De facto, seja ou não a motivação principal, o shopping tem vindo a destacar-se como um importante produto turístico, qualificando e diferenciando um destino. Quem não inclui no seu roteiro de Paris uma passagem pelas lojas dos Champs Elysées ou quem vai a Londres e deixa de passar pelos Harrods ou pelos mercados de Camden Town?

Esta é não só uma constatação empírica, que pode ser retirada ao observarmos o fluxo de turistas nas zonas mais comerciais, mas também uma nova realidade que tem vindo a despertar a máxima atenção de entidades relacionadas quer com Turismo, quer com o Comércio e Retalho.

É o caso, por exemplo, da Organização Mundial de Turismo (OMT), que recentemente apresentou o Global Report on Shopping Tourism, um documento dedicado à análise desta crescente tendência relacionada com o que se define por “turismo de compras”.

O potencial deste tipo de turismo é enorme e evidencia-se relevante para as economias locais e, consequentemente, no contexto económico mundial, sobretudo com novos mercados emissores de turistas em clara expansão, com enorme poder de compra e novos hábitos de consumo, como é o caso dos mercados chinês e brasileiro.

Perante esta realidade, surge agora um conjunto de oportunidades que os destinos devem explorar e maximizar, de modo a acrescentar valor à sua oferta.

Com muitos passos dados neste campo, e apesar de existirem bons exemplos de projectos já implementados em cidades como Madrid, Barcelona ou Veneza, há ainda muito que fazer em relação a esta potenciação do comércio como oferta turística de um destino. Portugal não é excepção.

A chave está num trabalho de sinergias entre sectores: por um lado, disponibilizar ao turista uma experiência de compra única e autêntica, que crie uma ligação material e emocional ao local de visita; por outro e, em consequência, reforçar o valor, o posicionamento e o branding do destino.

Do lado do retalho e comércio, tanto alimentar como não alimentar, que a APED representa, muito tem sido feito, nivelando a oferta e o serviço existentes a um nível de sofisticação, modernidade, inovação e diversidade equiparável ao que de melhor existe a nível internacional. Mas podemos e devemos melhorar.

Desde o comércio de rua, às lojas de departamento, a grandes marcas multinacionais ou centros comerciais, todas estas opções devem ser percebidas e trabalhadas como um conjunto, com oferta complementar entre si, capaz de dar resposta às exigências dos diversos perfis de turistas.

Em Portugal importantes medidas já estão a ser tomadas neste sentido e um dos bons exemplos que podemos tomar é o caso de Lisboa. Encabeçada pela Associação Turismo de Lisboa, que trabalha em prol do turismo na capital portuguesa, assiste-se a uma união de esforços entre diversas entidades, unindo o sector do Turismo e do Retalho e Comércio, cujo objectivo é apresentar uma oferta de valor no que respeita ao turismo de compras.

Desde a projecção da Avenida da Liberdade ou do Chiado como locais privilegiados para o comércio de luxo, à aposta da promoção de uma rede de associados que vão desde lojas de comércio tradicional a centros comerciais de maior dimensão, à criação de ferramentas como cartões de descontos, esta associação apresenta uma estratégia que tem vindo a dar frutos em termos de visibilidade, interna e externa, da cidade enquanto destino de turismo de consumo.

Não podemos deixar de sublinhar positivamente o trabalho que o Governo tem feito para dinamizar o potencial turístico do nosso país. Acredito que ninguém fica indiferente quando vê nas mais reputadas publicações internacionais rasgados elogios àquilo que temos para oferecer, quer seja a nossa gastronomia, as nossas lojas ou as nossas praias.

O Governo tem um papel fundamental no fomento de medidas que abranjam um quadro fiscal favorável ao consumo interno e consumo turístico, que considerem o apoio ao investimento ao comércio e que se reflictam até na aposta a formação especializada nas áreas de turismo e comércio.

Não tenhamos dúvidas que o shopping se consolidará em definitivo, a curto e médio prazo, como um segmento-chave para a indústria de viagens.

Da parte do sector do comércio e retalho, representado na APED, existe o compromisso e a vontade de contribuir para a riqueza e diversidade do nosso turismo. Ganham as empresas, ganha a economia, ganham as cidades, ganha o país. E quem nos visita. Porque onde há comércio, há turismo.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
RoadShow das Viagens do Publituris arranca hoje com 45 expositores e mais de 580 agentes inscritos
Eventos Publituris
Image Tours cria novas opções nos destinos que já programa
Distribuição
Guimarães aprova criação do Conselho Consultivo do Turismo
Sem categoria
Selo “Save Water” para impulsionar a eficiência hídrica no turismo do Algarve
Destinos
MSC Cruzeiros batiza novo navio MSC World America a 9 de abril de 2025 em Miami
Transportes
Einar Örn Ólafsson é o novo CEO da PLAY Airlines
Aviação
Golegã e ISLA estabelecem parceria para criar curso de Turismo Equestre
Destinos
Living Tours estende operação própria a Lisboa
Distribuição
Conselho Europeu aprova definitivamente o regulamento relativo ao arrendamento de curta duração
Alojamento
United em vias de trocar Max 10 da Boeing por A321neo da Airbus
Aviação
PUB
Eventos Publituris

RoadShow das Viagens do Publituris arranca hoje com 45 expositores e mais de 580 agentes inscritos

O RoadShow das Viagens do Publituris arranca esta terça-feira, 19 de março. Nesta 9.ª edição, o RoadShow percorrerá as cidades de Braga, Aveiro (20 de março) e Lisboa (21 de março), contando com 45 expositores e mais de 580 agentes inscritos.

Publituris

O Roadshow das Viagens do Publituris 2024 início esta terça-feira, 19 de março, estando o seu final marcado para dia 21 de março.

A 9.ª edição conta com 45 expositores que irão mostrar as ofertas que possuem para os agentes de viagens portugueses para este ano de 2024.

O arranque da 9.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris acontece em Braga, mais concretamente, no Meliá Braga Hotel & SPA, com mais de 130 agentes inscritos.

No dia 20 de março, o RoadShow das Viagens do Publituris ruma a Aveiro a Aveiro, para o Meliá Ria Hotel & SPA. Para o evento na Capital Portuguesa da Cultura Aveiro 2024 inscreveram-se 150 agentes.

O final da 9.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris está marcado para o dia 21 de março, no Lisbon Marriott Hotel, local que contará com mais de 320 agentes.

Os expositores presentes nesta 9.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris são:

Consolidador.com
Abreu online
Visit Saudi
Sonhando
Mundomar Cruzeiros
Unlock Boutique Hotels
Loja de Cruzeiros
APG
Lisbon Marriott Hotel
TAAG – Linhas Aéreas de Angola
CNtravel
BedsOnline
StarClass Cruzeiros
AlgarExperience
MGM Muthu Hotels
The Fladgate Partnership Group
TAP Air Portugal
In Azores
SATA Azores Airlines
The Editory Collection Hotels
Air Canada
Transavia
Município de Sintra
United Airlines
Be Live Hotels
Amazing Evolution
Avis
4 Tours
Turismo do Centro de Portugal
MSC Cruzeiros
Hoti Hotels
Picos de Aventura
Europcar
MAWDY
Turangra
Turismo da Madeira
Turismo da Polónia
AIR France-KLM
WOTELS
Etihad Airways
LATAM Airlines
Ibiza
Turismo de Marrocos
In Sure Broker
Ilha Verde

Dirigido aos agentes de viagens de todo o país, o evento é uma oportunidade para Operadores Turísticos, Companhias Aéreas, GSA, Cruzeiros, Hotéis e Delegações Oficiais de Turismo mostrarem a sua oferta num evento que potencia o conhecimento, o negócio e o networking.

Além do habitual workshop, a 9.ª edição do Roadshow das Viagens do Publituris terá, também, um programa social, com jantares exclusivos e animação que promovem o networking entre os participantes.

Os workshops decorrem entre as 18h00 e 21h00, seguindo-se os jantares com os agentes de viagem inscritos.

O evento conta com o patrocínio da Turismo do Centro e terá como parceiros a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), YVU, Meliá Braga Hotel & SPA, Meliá Ria Aveiro Hotel & SPA, Lisbon Marriott Hotel, GR8 e IberoBus.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Image Tours cria novas opções nos destinos que já programa

A guerra entre Israel e o Hamas trocou as voltas ao Image Tours, operador turístico especializado em destinos do Médio e Extremo Oriente, mas Miguel Jesus disse ao Publituris que a empresa está a dar a volta a esta situação com a criação de novas opções nos outros destinos que já programa, e “está a correr bem”.

Não é a primeira vez que a Image Tours, operador turístico especializado em destinos do Médio e Extremo Oriente, enfrenta tempos de conflitos na região do globo onde incide a sua programação, mas tem sabido dar a volta com imaginação, declarou ao Publituris o seu diretor geral, Miguel Jesus. Este ano também não foi exceção.

“Como tudo na vida, há alturas melhores e outras piores. Nesta altura estamos a passar uma fase quase boa em termos do Egito, e a Turquia já está no normal ao nível das vendas, mas a Jordânia e Israel, não”, disse o diretor geral da Image Tours, que nos confidenciou que “guerra Israel-Hamas afetou a zona e influenciou as reservas para toda a região”, ou seja, boa parte da sua programação. Se no final do ano tanto a Turquia como o Egito estavam parados, “com o passar do tempo a Turquia já recuperou completamente, e as pessoas acabaram por perceber que, no caso do Egito, a distância para a parte cultural, para os circuitos e cruzeiros no Nilo é bastante grande, que o país está seguro e que não havia nenhuma alteração que pudesse influenciar as férias”. Assim, “começaram a procurar o destino, ou seja, agora está muito próximo do normal”, acrescentando que “acreditamos que mais à frente será melhor e mais tranquilo. Parece que vai melhorar”.

Miguel Jesus aponta que “tendo em conta que somos especialistas nesta região do mundo já não é novidade para nós, até porque já tivemos situações similares, mas sem sair da nossa especialização, não descaraterizando a nossa imagem no mercado e aquilo que sabemos fazer, aumentámos os produtos que temos dentro dos nossos destinos, e direcionámos as nossas apostas”.

O responsável reconhece os prós e contras desta especialização, por um lado pelo conhecimento, experiência e contratação, pela oferta e confiança na qualidade do serviço que oferece aos agentes de viagens em Portugal, mas também porque esta região do mundo tem sido bastante instável nos últimos anos, agora agravados com um conflito militar cujo final não se prevê para breve.

No entanto, nesta procura de novas opções, a Image Tours dá como exemplo uma nova programação para a Grécia e mesmo com a Turquia. “Aumentámos a oferta e novos locais dentro dos próprios destinos para mostrar às pessoas que dentro daquilo que é o clássico temos outras opções”, referiu.

“Se Israel e a Jordânia estão parados, há outros destinos, como a Turquia, para onde temos um vasto leque de opções para além das clássicas”, disse, para avançar que “queremos que o agente de viagens possa propor aos seus clientes, que agora não estão suscetíveis a viajar para alguns destinos por terem receio, outros produtos dentro do nosso portefólio de destinos”, como são também o Vietname, o Camboja e ou a Tailândia, que tem vindo a recuperar, reconheceu.

Também a oferta do produto Índia deu uma grande volta na programação da Image Tours, que sempre teve este destino na sua programação. “Tivemos sempre o produto clássico do Triângulo Dourado, mas este anos apostamos forte com uma programação que cobre praticamente o país, com o Sul da Índia, com o Nepal, com a Reserva dos Tigres, ou seja, tentamos mostrar ao  cliente que a Índia é mais do que o Taj Mahal, que é um país vastíssimo e lindíssimo, que se pode visitar, e é isso que, como especialistas fomos várias vezes visitar para poder montar este tipo de produto e mostrar ao agente de viagens que há outras opções para além do clássico”, realçou Miguel Jesus.

O diretor geral da Image Tours disse que “as pessoas têm reagido bem, até porque é um destino que sempre despertou bastante interesse, embora no pós Covid tenha caído, mas lentamente está a recuperar e estamos a ter um aumento de procura significativo para aquilo que são os circuitos culturais de maior duração, entre os 12 e os 15 dias”.

Miguel Jesus realçou que “a nossa programação baseia-se em circuitos históricos e culturais, queremos mostrar sempre o melhor que os destinos têm para oferecer, a praia para nós funciona, mas sempre como um complemento em que o cliente faz o seu circuito e termina com uns dias de praia e com vários tipos de ofertas”, frisando que o produto praia “nunca foi o nosso foco”.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Sem categoria

Guimarães aprova criação do Conselho Consultivo do Turismo

O Conselho Consultivo do Turismo “marcará um novo capítulo na estratégia de desenvolvimento turístico do concelho”, afirma Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães.

Publituris

Numa medida que procura fortalecer e coordenar esforços para o desenvolvimento turístico de Guimarães, foi aprovada na última reunião do executivo vimaranense a criação do Conselho Consultivo do Turismo, que funcionará como uma plataforma de colaboração entre entidades públicas, privadas e instituições de ensino, com o objetivo de impulsionar o setor turístico na região.

Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, destacou a importância desta iniciativa, afirmando que o Conselho Consultivo do Turismo “marcará um novo capítulo na estratégia de desenvolvimento turístico do concelho”, reforçando o seu posicionamento como um “destino de excelência, capaz de oferecer experiências únicas aos seus visitantes”.

Este Conselho, disse, será um “instrumento importante na promoção da colaboração e coordenação de esforços” entre os diversos agentes do setor, procurando “potenciar o desenvolvimento sustentável do turismo em Guimarães”.

O Turismo, segundo nota de imprensa da autarquia, tem desempenhado um papel crescente no panorama nacional e regional, com Guimarães a emergir como um destino de destaque devido à sua história, reconhecida internacionalmente. Desde a classificação como Património Mundial pela UNESCO em 2001 e, em 2023, a extensão da área classificada à Zona de Couros, até às suas diversas distinções, como a de Capital Europeia da Cultura em 2012 e Cidade Europeia do Desporto em 2013, Guimarães continua a atrair um fluxo crescente de visitantes, refere.

O Conselho Consultivo do Turismo de Guimarães terá como principal missão propor e implementar ações que promovam o desenvolvimento sustentável do turismo local e regional. Entre as suas competências estarão a apreciação de propostas estratégicas, a promoção de parcerias com entidades nacionais e internacionais, bem como a colaboração na monitorização da atividade turística da região.

A composição do Conselho vai refletir a diversidade de stakeholders envolvidos no setor turístico, incluindo representantes da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal, instituições de ensino, organismos públicos e diversas associações e empresas ligadas ao turismo, refere o comunicado.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Selo “Save Water” para impulsionar a eficiência hídrica no turismo do Algarve

ADENE, Turismo de Portugal e Turismo do Algarve lançaram o Selo “Save Water” para impulsionar a eficiência hídrica no turismo do Algarve.

Publituris

A ADENE, o Turismo de Portugal e o Turismo do Algarve lançaram o Selo “Save Water”, uma iniciativa que visa promover a eficiência hídrica no setor do turismo da região do Algarve.

O selo, apresentado numa cerimónia no âmbito do 54.º aniversário da região de turismo, tem por objetivo distinguir os empreendimentos turísticos que implementem medidas concretas para reduzir o consumo de água.

Ana Paula Rodrigues, vice-presidente da ADENE, sublinhou o compromisso da Agência para a Energia em promover práticas sustentáveis no setor do turismo, tendo apresentado as 60 medidas que os empreendimentos turísticos podem implementar para reduzir em 15% o volume de água consumido pelo setor urbano, onde se inclui o setor turístico.

Entre as propostas apresentadas, Ana Paula Rodrigues, destacou a substituição de equipamentos por modelos mais eficientes, a redução do uso de água em áreas verdes e a adoção de práticas de paisagismo adaptadas ao clima regional.

A ADENE, que criou uma plataforma para acompanhamento e monotorização dos consumos, irá também monitorizar a implementação das medidas de eficiência hídrica nos empreendimentos turísticos aderentes e que demonstrem o seu compromisso com a eficiência hídrica, contribuindo para a conservação deste recurso vital para a sustentabilidade ambiental da região.

Ao mesmo tempo foi lançada a campanha de sensibilização associada ao selo “Save Water” que procura consciencializar os turistas para a importância da preservação da água durante a sua estadia na região.

Foto: Depositphotos.com
Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

MSC Cruzeiros batiza novo navio MSC World America a 9 de abril de 2025 em Miami

O MSC World America é o primeiro navio da MSC Cruzeiros construído a pensar no mercado norte-americano e tem inauguração prevista para 9 de abril de 2025, em Miami, EUA.

Publituris

O MSC World America, novo navio da MSC Cruzeiros, vai ser batizado a 9 de abril de 2025, numa cerimónia a decorrer no novo terminal de cruzeiros da companhia no Porto de Miami, nos EUA, informou a companhia de cruzeiros, em comunicado.

“A cerimónia honrará o investimento da MSC Cruzeiros em Miami e o seu compromisso com o mercado norte-americano, com o tradicional partir de uma garrafa de champanhe e uma série de eventos imersivos a bordo, destacando tudo o que o mais recente navio ultramoderno de Miami tem para oferecer”, indica a MSC Cruzeiros, na informação divulgada.

Após a cerimónia de inauguração do navio, o MSC World America dá inicio a um itinerário inaugural que vai contar com escala na Ocean Cay MSC Marine Reserve, a ilha privada da MSC Cruzeiros nas Bahamas, onde o navio vai ficar durante uma noite.

“O itinerário comemorativo do navio prevê uma pernoita na Ocean Cay, com espetáculo noturno e  festa na praia, característico da ilha. Os passageiros continuarão a desfrutar da Ocean Cay na manhã seguinte, passar a tarde no mar para experimentar a longa lista de atividades e comodidades únicas e emocionantes a bordo do navio”, lê-se na informação divulgada.

Recorde-se que o MSC World America será o primeiro navio da frota da MSC Cruzeiros que é movido a GNL e que foi pensado para o mercado norte-americano, contando, por isso, com restaurantes, bares e experiências exclusivas que combinam o design europeu com o conforto americano.

O navio, que conta com 22 decks, tem 47 metros de largura e um total de 2.614 camarotes, assim como uma capacidade máxima para transportar 6.762 passageiros e 2.138 tripulantes.

Depois da inauguração, o MSC World America começa, a 12 de abril de 2025, a sua temporada inaugural, no âmbito da qual o navio vai realizar viagens de sete noites nas Caraíbas Orientais e Ocidentais, com escalas em Puerto Plata, República Dominicana; San Juan; Porto Rico, Costa Maya e Cozumel, México; Ilha de Roatan, Honduras; e Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Einar Örn Ólafsson é o novo CEO da PLAY Airlines

Einar Örn Ólafsson é um dos maiores acionistas da companhia aérea e é também presidente do Conselho de Administração da PLAY Airlines desde abril de 2021. 

Publituris

A PLAY Airlines tem um novo CEO, cargo que passou a ser ocupado por Einar Örn Ólafsson, em substituição de Birgir Jónsson, informou a companhia aérea low cost islandesa, em comunicado.

Na informação divulgada, a PLAY Airlines indica que Einar Örn é um dos maiores acionistas da companhia aérea e é também presidente do Conselho de Administração da transportadora desde abril de 2021.

“Estou muito entusiasmado por assumir este novo cargo. Após uma ótima fase inicial da PLAY sob a forte liderança de Birgir, a companhia aérea está agora num ponto de viragem. Como o maior acionista da empresa, gostaria de ver o meu investimento prosperar. Estou muito familiarizado com as operações e com os colaboradores e prevejo muitas oportunidades e projetos para o futuro da operação”, afirma o novo CEO da PLAY Airlines.

Einar Örn Ólafsson seria candidato na eleição de um novo Conselho de Administração, que vai ter lugar durante a Assembleia Geral Anual da Empresa, que decorre no próximo dia 21 de março de 2024, mas com esta nomeação retirou a sua candidatura.

A PLAY Airlines revela que o seu novo CEO esteve envolvido na operação de inúmeras empresas, tanto como investidor, executivo e como membro do conselho, sendo, atualmente, Board Chariman na Terra hf, depois de já ter sido CEO da Fjarðarlax e Skeljungur, numa carreira profissional que conta com uma vasta experiência em mercados de investimento.

A nível académico, Einar Örn conta com um MBA pela NYU Stern School of Business, concluído em 2003, e é licenciado em engenharia industrial pela Universidade da Islândia.

Já Birgir Jónsson cessou esta segunda-feira, 18 de março, as suas funções enquanto CEO da PLAY Airlines, considerando que esta participação na construção da companhia aérea foi “uma verdadeira aventura”.

“Num período relativamente curto de tempo, criámos uma poderosa companhia aérea low-cost islandesa, com produtos e serviços excecionais e um futuro promissor. Um cenário competitivo na indústria da aviação resultará em tarifas mais baixas, numa seleção diversificada de destinos e valiosos turistas estrangeiros, o que é especialmente importante para uma ilha como a nossa. Deixo o meu cargo com imenso orgulho, seguro de que esta concorrência é do interesse de todos os islandeses”, afirma o responsável, citado no comunicado divulgado.

Apesar de deixar de liderar a PLAY Airlines, Birgir Jónsson vai continuar a colaborar com a transportadora islandesa até 2 de abril de 2024 e permanecerá como consultor da empresa nos próximos meses.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Golegã e ISLA estabelecem parceria para criar curso de Turismo Equestre

Este será o primeiro curso técnico superior profissional de Turismo Equestre lecionado a nível nacional, faltando apenas a aprovação por parte da DGES – Direção Geral de Ensino Superior para que o novo curso comece a ser lecionado já no ano letivo 2024/2025.

Publituris

A Câmara Municipal da Golegã e o ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração estabeleceram uma parceria que visa criar um curso técnico superior profissional no âmbito do Turismo Equestre.

De acordo com a imprensa regional, a parceria já foi oficializada e já decorreram vários meses de trabalho conjunto na preparação das unidades curriculares e na angariação de parceiros, faltando apenas a aprovação por parte da DGES – Direção Geral de Ensino Superior para que o novo curso comece a ser lecionado já no ano letivo 2024/2025.

O curso de Turismo Equestre do ISLA será o primeiro lecionado a nível nacional no
âmbito do turismo equestre, uma atividade que se encontra em “franca expansão e desenvolvimento”.

Este curso pretende fornecer uma formação adequada, ao nível do ensino superior, a todos os que exercem ou pretendem vir a exercer funções no âmbito do turismo equestre, incluindo guias de turismo equestre, monitores de passeios a cavalo, batismos equestres, organizadores de eventos e feiras equestres, bem como organizadores de competições desportivas.

Os participantes nesta formação vão poder contar com diversos protocolos já estabelecidos com várias empresas do setor para a realização de estágios curriculares.

O Turismo Equestre é considerado um dos produtos com maios potencial de desenvolvimento turístico na região do Ribatejo, em paralelo com o enoturismo e o turismo de natureza.

Recorde-se que a Câmara da Golegã e o Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, em colaboração com a Federação Equestre Portuguesa, inauguraram o curso de Técnico de Gestão Equina para o ano letivo 2023/2024, contando com 15 alunos.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Living Tours estende operação própria a Lisboa

No ano em que comemora 20 anos de atividade, a Living Tours inicia a operação com instalações físicas e vários tours e experiências por destinos como Lisboa, Sintra, Cascais ou Comporta.

Publituris

A Living Tours, operador turístico que trabalha em Portugal e Espanha, especializado em atividades, excursões, visitas guiadas e experiências, nascida em 2004, iniciou a sua operação em Lisboa.

Para Rui Terroso, CEO da Living Tours, o alargamento da operação da empresa deve-se, essencialmente, à necessidade de proximidade com parceiros e clientes. “Um dos nossos principais objetivos, enquanto promotores de referência de experiências turísticas, é criar uma oferta variada e memorável, que cumpra os ‘must visit’ de cada destino, mas que também acrescente novas descobertas, novas abordagens. Estarmos, fisicamente, a Sul, vai permitir-nos conhecer melhor cada cliente e alinhar a nossa oferta à sua exigente expectativa”.

Apesar de disponibilizar tours e experiências em todo o território nacional e em Espanha, esta mudança para Lisboa inspirou também a criação de novos roteiros, com operação regular (saídas diárias) e serviços customizados para pequenos grupos. Para as cidades de Lisboa, Sintra, Cascais ou Óbidos estão reservadas as experiências ligadas à História, arquitetura e gastronomia, enquanto a Arrábida ou Comporta prometem conquistar pelas paisagens, experiências a cavalo e provas de vinhos.

A partir da capital serão também realizados roteiros para Fátima, respondendo à grande procura por turismo religioso, e Nazaré, um destino a crescer nos últimos anos, fruto também da visibilidade internacional que ganhou no Surf. Estas novas ofertas integram as já disponibilizadas pela Living Tours no Centro e Sul do país, realizadas através de parcerias locais.

No ano que marca o 20.º ano de operação, a Living Tours terá ainda outras novidades, nomeadamente a aposta em novas áreas de negócio complementares às atividades e experiências turísticas, bem como novas parcerias internacionais, que terão um grande impacto não apenas nos resultados operacionais da empresa, mas também em todo o turismo em Portugal.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Conselho Europeu aprova definitivamente o regulamento relativo ao arrendamento de curta duração

O Conselho Europeu (CE) salienta que este regulamento limita-se a harmonizar a criação de um sistema de registo de fácil utilização com disposições comuns e não se destina a regulamentar o acesso ao mercado nestas atividades.

Publituris

O Conselho adotou esta segunda-feira, dia 18 de março, um regulamento sobre a recolha e a partilha de dados relativos aos serviços de arrendamento de alojamento de curta duração. Este regulamento reforçará a transparência no domínio do arrendamento de alojamento de curta duração e ajudará as autoridades públicas a regular esta parte cada vez mais importante do setor do turismo. Trata-se do último passo do processo de decisão.

“O regulamento relativo ao arrendamento de curta duração é um elemento importante para garantir uma maior transparência no domínio do arrendamento de curta duração e apoiar as autoridades públicas na promoção do turismo sustentável. A recolha e a partilha de dados permitirão a aplicação de políticas locais eficazes e proporcionadas para ter em conta os desafios e oportunidades associados ao setor do arrendamento de curta duração. O regulamento estabelece um equilíbrio entre a promoção da inovação e a proteção das comunidades e permite uma concorrência leal no setor, garantindo simultaneamente a qualidade para os consumidores. De um modo geral, o regulamento contribuirá para tornar o ecossistema do turismo mais sustentável e para apoiar a transição digital deste setor”, refere Valérie De Bue, ministra do Turismo da Valónia.

Transparência e recolha de dados
As novas regras introduzem obrigações de registo harmonizadas para os anfitriões e as propriedades de arrendamento de curta duração, incluindo a atribuição de um número de registo único a indicar nos sítios Web das propriedades e nas plataformas em linha. Os anfitriões terão de apresentar informações elementares para poderem obter este número de registo, que será necessário para prestar serviços de arrendamento de curta duração. As plataformas em linha terão de fornecer regularmente informações a um ponto de entrada digital único nos Estados-Membros sobre as atividades de arrendamento dos seus anfitriões. Tal ajudará as autoridades competentes a produzir estatísticas fiáveis e a tomar medidas regulamentares bem fundamentadas.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

United em vias de trocar Max 10 da Boeing por A321neo da Airbus

A United Airlines parece estar inclinada para trocar os aviões Boeing por Airbus, dado o atraso na certificação e entrega dos 737 Max 10.

Victor Jorge

A United Airlines está prestes a assegurar mais de três dúzias de Airbus A321neo para substituir os Boeing 737 Max 10, cujas encomendas estão com cerca de cinco anos de atraso e cuja certificação está, igualmente, atrasadas.

A imprensa internacional e, mais concretamente, a norte-americana dão conta que a companhia aérea estará na fase final das negociações para que a entrega seja realizada entre 2025 e 2027, com a Bloomberg a indicar que a Airbus estaria a tentar encaixar a produção dos A321 para conseguir entregar as aeronaves à United.

Os atrasos na certificação dos aviões 737 Max 10 da Boeing colocaram em causa os planos de crescimento da United, que deveria ser o primeiro grande cliente da maior variante do 737. A conversão de algumas dessas encomendas para a Airbus daria ao construtor aeronáutico europeu uma rara oportunidade de superar o seu principal rival, que se encontra em crise há mais de dois meses na sequência de um acidente com um avião 737 Max 9 no início de janeiro.

A Airbus e a Boeing esgotaram durante anos os seus aviões mais vendidos e, no ano passado, registou-se um dos maiores volumes de encomendas de jatos de corredor único, à medida que as companhias aéreas se apressam a atualizar as suas frotas com modelos eficientes em termos de combustível.

A certificação do Max 10 continua a deslizar à medida que os reguladores examinam mais cuidadosamente os novos aviões da Boeing que entram no mercado, enquanto o governo federal avalia rigorosamente o controlo de qualidade da empresa. A Boeing recebeu ordens para limitar a produção dos 737, de longe o avião mais popular, enquanto trabalha para pôr a sua produção em ordem. Mesmo antes do incidente de 5 de janeiro e do subsequente aumento do escrutínio, o 737 Max 10 estava atrasado.

O diretor executivo da United, Scott Kirby, disse no início desta semana que a transportadora estava no mercado para os A321, mas advertiu que não pagaria mais por aeronaves apenas para atingir uma meta de crescimento e só faria um acordo “onde a economia funcionasse”. É provável que a companhia aérea acabe por ficar com uma mistura de Max 9 e A321 para substituir os Max 10, admitiu Kirby.

Segundo informações que correm na imprensa económica, o CEO da United também revelou que a companhia disse à Boeing para parar de construir Max 10 para sua frota e mudar para o menor Max 9 até que o fabricante de aviões possa garantir a certificação federal para o Max 10.

Recorde-se que a United encomendou 277 Max 10, com opções de compra de mais 200.

“É impossível dizer quando o Max 10 será certificado”, frisou Kirby, tendo a United retirado o avião do planeamento da sua frota no início deste ano, tratando-se de uma parte importante da estratégia da United de mudar para aviões maiores.

A Boeing tinha inicialmente previsto o início dos voos comerciais do Max 10 em 2020, mas a certificação do avião foi adiada indefinidamente, uma vez que a Boeing está a resolver problemas na sua fábrica e enfrenta um maior controlo por parte da Administração Federal da Aviação e de outras agências norte-americanas.

Kirby tem sido um dos críticos mais ferozes da Boeing depois de um painel da fuselagem se ter desprendido de um 737 Max 9 operado pelo Alaska Air Group no início de janeiro. A United, maior operador da variante envolvida no acidente, retirou temporariamente de serviço dezenas de aviões enquanto os investigadores federais investigavam o acidente. O National Transportation Safety Board (Conselho Nacional de Segurança dos Transportes) concluiu que os trabalhadores da Boeing não fixaram quatro parafusos que mantinham no lugar o chamado tampão da porta.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.