Lisboa como destino de excelência em Turismo de Negócios
Leia a opinião de Paula Oliveira, directora-executiva da Associação Turismo de Lisboa.
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Lisboa afirma-se cada vez mais como um destino turístico diferenciado, autêntico e de qualidade no plano internacional. Tem vindo a reforçar a sua oferta cultural e de lazer, bem como no segmento de negócios , ao longo dos últimos anos , e tornou-se o palco escolhido para inúmeros eventos culturais, desportivos e de negócios, convidando os turistas de todo o mundo a descobrir as características distintivas que tem para oferecer.
A localização da cidade, as infraestruturas disponibilizadas, a relação qualidade/preço e o clima são algumas das mais-valias que posicionam Lisboa como um destino de excelência em Turismo de Negócios. Um produto estratégico para as receitas do sector na capital e que nos últimos anos motivou várias referências internacionais.
Em Lisboa, de acordo com o último inquérito ao congressista 2013, realizado pelo Observatório de Turismo, cada congressista gastou em média 1.641,31 euros – ou seja, 12 vezes mais que a generalidade dos turistas que visitaram Lisboa em lazer, entre Janeiro e Outubro do ano passado. No período, 3.759.049 hóspedes deram origem a proveitos de 515.148.066 euros, o que dá uma média de 137 euros por turista.
Ainda de acordo com os nossos inquéritos aos Congressistas Internacionais, Lisboa é referida como a primeira cidade onde se realizam os melhores congressos a que tiveram oportunidade de assistir, reforçando assim a liderança da capital portuguesa.
Ao reinventar-se e revitalizar-se constantemente, posicionando-se como um destino turístico de excelência, Lisboa fica, naturalmente, na mira e na ambição de muitas organizações pela sua clara mais-valia de oferecer condições particularmente vantajosas para o segmento de negócios. Embora a motivação férias continue a ser a predominante, regista-se uma importante tendência de crescimento da motivação negócios, que se prevê venha a manter-se no futuro próximo.
Posto isto, a elaboração de programas complementares de leisure-business, influenciadores de peso, tem revelado ser um excelente incentivo ao turista, prolongando a visita ou motivando-o a regressar com a família, em férias.
E porque o crescimento do produto MI, particularmente em Lisboa, deve assentar nas vantagens competitivas do destino, mas também na excelência das suas infraestruturas, é indispensável continuar a apostar na dinâmica de exposição internacional, de relações públicas e de promoção, necessárias a valorizar o seu mérito, frente a uma agressiva concorrência de outras capitais.
Este crescimento passa também pelo investimento num novo Centro de Congressos que continua a ser primordial para a cidade. No que ao Turismo de Lisboa diz respeito, existe uma missão muito bem definida de dinamização da oferta e que permita melhorar a receita média por turista. Só assim conseguiremos atingir um patamar superior neste segmento.
A construção de um novo centro de congressos com capacidade para receber eventos de grande dimensão será uma mais-valia para o desenvolvimento deste importante produto. Actualmente, existem cerca de uma dezena de cidades europeias capazes de receber grandes eventos, por isso, se conseguirmos captar estes eventos, tendo como aliadas as vantagens competitivas que a cidade apresenta, estaremos a concorrer com um número reduzido de destinos. Daí, o constante esforço na captação de eventos que tem sido decisivo para a excelente performance de Lisboa.
Com estratégia, criatividade e muito enfoque, há que afirmar o futuro e o desenvolvimento sustentado do Turismo e cabe a todos os players o mercado assumir a conquista do sucesso individual e colectivo.