Turismo deve apostar na relação digital com consumidor

Por a 27 de Agosto de 2014 as 17:22

O turismo necessita de acompanhar a evolução digital, uma vez que as empresas do sector têm acompanhado de forma muito lenta as oportunidades oferecidas pela tecnologia móvel, refere um estudo realizado pela The Boston Consulting Group em conjunto com o Facebook.

Com o mote ‘Travel Goes Mobile’, o relatório revela que 95% das pessoas que viajam utilizam ferramentas digitais ao longo do seu percurso.

Além disso, o cliente visita ou utiliza uma combinação de 19 sites e aplicações para o telemóvel durante a duração da sua viagem ou até se servem de ferramentas web para partilhar a sua experiência durante a viagem.

Como tal, José Ferreira, líder de projecto da BCG responsável pela área de IT, explica que as “empresas devem estabelecer uma relação com os consumidores – especialmente os mais importantes – através da oferta de experiências e serviços verdadeiramente personalizados.”

“Esta informação também pode ser utilizada para segmentar os melhores clientes da empresa através da análise da frequência de utilização e do perfil de consumo, entre outros critérios que incluem a localização, o período do dia e a classe social”, acrescenta o responsável.

De notar é que as aplicações geram informações relacionadas com a utilização, a pesquisa, o tempo de utilização, a localização geográfica, o perfil de consumo, as preferências, os amigos e outro tipo de informação acerca do cliente.

Assim, “quanto mais as empresas associadas ao sector do turismo envolverem os seus consumidores através de dispositivos móveis, maior será o acesso a informação da qual podem recorrer para personalizar mensagens e a própria experiência do cliente com a aplicação”, conclui José Ferreira.

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