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Aeroportos portugueses crescem na Europa

Conheça os principais aeroportos da Europa, segundo a ACI Europe.

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Os aeroportos portugueses encontram-se entre os aeroportos da Europa que mais cresceram, segundo o relatório da ACI Europe.

O documento, que apresenta os principais aeroportos europeus mediante o número de passageiros acolhidos por cada ano, assim como o seu crescimento, coloca o Aeroporto de Lisboa e Porto no TOP 3.

No Grupo 1, recebendo mais de 25 milhões de passageiros, encontram-se os aeroportos de Moscovo DME, com um crescimento de 12,8%, seguindo-se Istambul IST com +9,5%, Antalya AYT com um crescimento na ordem dos 7,6%, Roma FCO com +6,8% e Barcelona BCN, com um aumento de 6,4% no número de passageiros.

Já no Grupo 2, recebendo entre 10 a 25 milhões de passageiros, encontra-se o aeroporto de Istanbul SAW com +26,5%, Atenas, com um crescimento na ordem dos 22,3%, Bruxelas com +15,6%, e Lisboa que registou um aumento de 13,5%.

No Grupo 3 constam os aeroportos que receberam entre 5 a 10 milhões de passageiros, nos quais constam Basel-Mulhouse-Freiburg, que cresceu em 13,6%, o aeroporto do Porto, com um crescimento na ordem dos 11,2%, Lanzarote com +10,9%, Bucareste OTP, com +10,7%, e Berlim SXF com um aumento de 9,9% no número de passageiros.

Por fim, o Grupo 4, que engloba os aeroportos que receberam menos de 5 milhões passageiros por ano, estão os aeroportos de Kiruna, aumentando em 55.1%, Mykonos com +41.7%, Visby com +37.0%, Chisinau, com um aumento de 32.6%, e Belgrado, com +28.8%.

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Sóis Montejunto Eco Lodge abre as portas ao público

Localizado a 50 quilómetros de Lisboa, o Sóis Montejunto Eco Lodge oferece uma panóplia de atividades, sempre em contacto com a natureza.

O Sóis Montejunto Eco Lodge acaba de “nascer” na Serra de Montejunto, no concelho de Alenquer. O novo glamping, localizado a apenas 50 quilómetros de Lisboa, é um empreendimento inovador onde os hóspedes, sem abrir mão do conforto, se podem conectar com a natureza.

Os domos geodésicos do Sóis Montejunto Eco Lodge, interligados por passadiços de madeira, estão rodeados por uma paisagem composta por vinhas e moinhos de vento, possuindo capacidade para alojar 24 hóspedes em simultâneo.

O Sóis Montejunto Eco Lodge tem à disposição quatro domos familiares, compostos por uma cama de casal e um beliche que podem alojar até quatro pessoas, e quatro domos duplos que estão capacitados para acolher duas pessoas.

Todos os domos geodésicos do Sóis Montejunto Eco Lodge possuem cama de casal Queen-size, cozinha equipada, casa de banho, varanda com vista privilegiada para a serra, Wif-fi, Smart Tv e ar condicionado.

Para além do conforto existente no interior, os hóspedes do Sóis Montejunto Eco Lodge também têm acesso total a diversas áreas comuns: receção, sala de estar, piscina, bar, loja de produtos locais, sauna, jacuzzi e um domo onde decorrerão inúmeras atividades, como é o caso, por exemplo, de ioga, de massagens, eventos Team Building, workshops, entre outros.

O novo empreendimento criou especialmente para os hóspedes um conjunto de atividades ao ar livre que aliam a beleza natural da região e a cultura das comunidades locais. Assim, é possível praticar ciclismo nas imediações do glamping dado que existem vários percursos que são percorridos anualmente por profissionais e amantes da modalidade.

Caso o pretendido seja um passeio mais tranquilo, os hóspedes terão oportunidade para caminhar pelos diversos trilhos existentes na serra. O Sóis Montejunto Eco Lodge tem à sua disposição uma série de sugestões de trilhos que podem ser realizados com ou sem guia.

Durante a sua estadia no Sóis Montejunto Eco Lodge existe, igualmente, a possibilidade de apreciar a gastronomia da zona e, ao mesmo tempo, realizar vários roteiros de enoturismo e participar em algumas atividades sazonais como, por exemplo, a vindima.

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Transportes

2+1 = 3: Santarém entra em jogo para localização do novo aeroporto

Depois da reunião entre o primeiro -ministro, António Costa, e o líder do PSD, Luís Montenegro, Lisboa ganhou mais uma localização a estudar para o novo aeroporto. As reações não se fizeram esperar, embora todos reconheçam a urgência e necessidade desta infraestrutura.

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No final da reunião entre o primeiro-ministro, António Costa, e o líder do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, realizada na sexta-feira, 23 de setembro, soube-se que, afinal, há (pelo menos) mais uma localização a considerar para a futura localização do novo aeroporto de Lisboa: Santarém.

O primeiro-ministro afirmou, depois da reunião com Luís Montenegro, que há “convergência com o PSD sobre a metodologia para a decisão relativa ao novo aeroporto” e adiantou que a futura comissão técnica estudará “várias localizações”, além do Montijo e Alcochete, incluindo Santarém.

Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro disse que há acordo com o PSD sobre a metodologia a seguir até uma decisão “definitiva” sobre a localização do novo aeroporto regional de Lisboa, adiantando que, em breve, o Conselho de Ministros aprovará uma resolução para a criação de uma comissão técnica independente e de uma comissão de acompanhamento.

“Quanto às opções que estarão em avaliação, vão ser mais do que essas [Montijo e Alcochete]. Acolhemos uma sugestão do PPD/PSD de que a própria comissão, se assim o entender, possa proceder ela própria à avaliação de outras soluções que considere tecnicamente fundamentadas”, esclareceu António Costa no final da reunião com Luís Montenegro, admitindo que Santarém é uma dessas novas localizações a estudar neste processo.

António Costa registou “com muita satisfação que foi possível uma convergência quanto à metodologia a adotar. Vamos agora contactar as diferentes entidades que contribuirão para a composição da comissão técnica e da comissão de acompanhamento que farão a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), que deve estar concluída até ao final do próximo ano, tendo em vista que possa haver uma decisão final e definitiva sobre esta matéria”.

Contando também com a participação do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santo, e o vice-presidente social-democrata, Miguel Pinto Luz, António Costa reiterou a posição de que “é fundamental” que a decisão sobre o novo aeroporto “tenha o consenso político mais alargado possível”.

“Trata-se de uma infraestrutura que servirá o país nas próximas décadas e que não deve ser sujeita a mais impasses nem a contingências com mudanças de Governo”, acrescentou.

Do lado do PSD, Luís Montenegro salientou a existência de um “acolhimento generalizado” do Governo das preocupações do partido quanto ao futuro aeroporto, considerando que há condições para que, dentro de um ano, o executivo possa tomar uma decisão final nesta matéria.

Sem se pronunciar sobre a preferência relativamente a qualquer localização para a nova infraestrutura, o líder do PSD frisou que “se vamos fazer um estudo e uma AAE comparativa, essa opção só será legitimada se tivermos em conta as conclusões do estudo”.

Montenegro não quis, assim, comprometer-se com uma posição do PSD caso o Governo decida mudar a lei que, atualmente, dá aos municípios poder de veto quanto a um futuro aeroporto, frisando que, se o Governo vier a apresentar uma proposta de lei nesse domínio, o PSD “vai fazer a sua análise e, nessa ocasião, no parlamento, tomará uma posição”.

As outras posições
Mais tarde, o Chega requereu a marcação de um debate de urgência sobre o novo aeroporto da região de Lisboa, para que todos os partidos “possam analisar, escrutinar” e o tema possa ser debatido.

Ventura salientou que “esta é uma decisão que afeta gerações, afetará múltiplos governos e múltiplos ciclos parlamentares”.

Do lado oposto do Parlamento, o secretário-geral do PCP acusou o PS e PSD de estarem novamente a adiar a localização e a construção do novo aeroporto de Lisboa, indo contra a expectativa do Presidente da República sobre o início das obras.

Com o adiamento da decisão da localização para 2023, o líder do PCP defendeu que a multinacional Vinci “continua a ganhar dinheiro”, havendo “consequências para o desenvolvimento económico não acelerando o processo”, quando o país e a TAP estão “numa situação mais difícil”.

Também a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, acusou o Governo de usar estudos para o novo aeroporto como “manobras” para uma “grande prenda à multinacional” francesa que comprou os aeroportos portugueses ainda no tempo do Governo do PSD e CDS-PP”.

Segundo defendeu, “não há nenhuma novidade, a não ser aquilo que já se sabia”, acusando o Executivo de estar “sempre à procura da solução mais barata e este adiar de tomar de decisões ou de querer tomar decisões do ponto de vista ambiental é inaceitável”.

Outra acusação veio de João Cotrim Figueiredo, líder da Iniciativa Liberal (IL), referindo que “os dois partidos [PS e PSD] do costume decidem os destinos do país entre quatro anos, entre quatro paredes, como se fossem donos do país. Não são. São donos apenas da responsabilidade do país estar no estado em que está”.

Neste sentido, João Cotrim Figueiredo salientava que os dois líderes presentes na reunião “nem souberam dizer quais são as opções de localização que esta comissão técnica independente irá analisar”, questionando a razão porque “Santarém será uma delas”.

Já a Plataforma Cívica Aeroporto BA6-Montijo Não acusou o Governo e o PSD de quererem incluir soluções de localização para o novo aeroporto “a pedido”, defendendo que a opção Alcochete é a “verdadeira e estratégica”.

Em comunicado, a Plataforma Cívica Aeroporto BA6-Montijo Não refere que os intervenientes nesta reunião (Governo e PSD) “aceitaram incluir na Avaliação Ambiental Estratégica (AAE)” uma “solução de localização de um aeroporto a pedido”. O movimento cívico acusa ainda o Governo e o PSD de “coligação negativa”, de deixar o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de fora da execução dos estudos, considerando tratar-se de uma “desconsideração e desvalorização das instituições públicas, isentas e independentes”.

Do lado da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa saudou a convergência entre Governo e PSD quanto ao método de decisão sobre a nova solução aeroportuária para a região de Lisboa, considerando que “é uma boa notícia”.

Do outro lado do Atlântico, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que espera terminar o mandato, em março de 2026, “com a alegria de ver não só escolhida uma localização, não só começada a obra do aeroporto, como até porventura já uma solução transitória, se não a definitiva, em marcha”.

O chefe de Estado lembrou que “já há muito tempo” tem apelado ao diálogo político sobre esta matéria, salientando que o entendimento “é fundamental, porque o aeroporto não vai ser para este Governo, vai ser para o país e, portanto, é para este Governo, para o Governo a seguir a este Governo, para o Governo a seguir ao Governo a seguir a este Governo”.

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Transportes

Ryanair anuncia novos voos de Cardiff para Faro

A nova rota Cardiff-Faro da Ryanair operará duas vezes por semana até finais de janeiro de 2023.

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A Ryanair anunciou uma nova rota Cardiff- Faro na sua programação de Inverno, a partir de 30 de outubro, referindo que esta rota é “uma extensão do Verão de 2022”. Esta nova rota funcionará duas vezes por semana, às quartas-feiras e ao domingo, salientando que “dá a oportunidade aos clientes de Cardiff a oportunidade de planear uma escapadinha de Inverno com as tarifas mais baixas da Europa”.

Com 88 bases e mais de 3.000 voos diários a operar neste Inverno, para celebrar esta nova rota de Inverno, a Ryanair irá lançar uma venda limitada de lugares, com preços a partir de 19,99 libras (cerca de 23 euros) para uma única viagem, com início a 22 de outubro e até ao final do mês de janeiro de 2023.

Jason McGuinness, director Comercial da Ryanair, refere que “os nossos clientes podem agora planear escapadinhas para o Algarve e desfrutar de algumas das melhores praias que Portugal oferece”.

Já Spencer Birns, CEO do aeroporto de Cardiff, considera ser “fantástico que a Ryanair alargue o seu programa de voos de Faro para o aeroporto de Cardiff para a época de Inverno, proporcionando uma maior escolha de opções de férias para as pessoas que procuram fugir no final do ano”.

Já noutra rota, a companhia aérea low-cost irlandesa anunciou um aumento moderado dos preços para os voos para a Áustria, “devido à inflação”. A companhia que detém a Lauda Europe já admitiu que “as viagens low-cost pertencem ao passado”, repetindo Andreas Gruber, head da Ryanair Austria, a mensagem deixada há tempo por Michael O’Leary, CEO da Ryanair, que “não existirão mais bilhetes a 10 euros”.

A imprensa austríaca avança com um aumento de 40 para os 50 euros no futuro, com a companhia aérea a esperar que “o número de passageiros não seja afetado nos próximos meses, enquanto as pessoas procuram alternativas de transporte mais baratas”.

Gruber admite que as pessoas terão “mais atenção ao preço dos bilhetes”, estimando que o número de passageiros para Viena cresça de “seis para 6,5 milhões no próximo ano”.

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Distribuição

Grupo Airmet promove formações certificadas

O Grupo Airmet anuncia a realização, durante as próximas duas semanas, de um conjunto de formações certificadas em exclusivo para os seus associados.

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Os eventos irão decorrer em Lisboa e no Porto, e contar com a participação de parceiros convidados. Os Open Days serão divididos em três temáticas distintas: Grandes Viagens; Cruzeiros e Seguros de viagem.

“É com o objetivo de apoiar o crescimento e rentabilidade das agências, que a Airmet continuará a promover este tipo de eventos, cada vez mais dinâmicos”, refere Susana Fonseca, diretora operacional do grupo de gestão.

A responsável considera que “no mercado de trabalho cada vez mais exigente, empresas e colaboradores devem apostar na aprendizagem contínua”, até porque “há sempre algo a melhorar”.

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Transportes

Turkish Airlines vence prémios Skytrax e é a melhor companhia aérea da Europa

Além de ter sido eleita como melhor companhia aérea da Europa, a Turkish Airlines recebeu também os prémios de “Melhor Catering de Classe Executiva do Mundo” e “Melhor Companhia Aérea do Sul da Europa”. 

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A Turkish Airlines foi eleita como a melhor companhia aérea da Europa em 2022 nos Skytrax World Airline Awards, prémios que anualmente distinguem as melhores transportadoras aéreas do mundo.

Entregues esta sexta-feira, 23 de setembro, numa cerimónia que decorreu em Londres, os prémios Skytrax distinguiram a Turkish Airlines como melhor companhia aérea da Europa pelo desempenho da transportadora turca ao longo de 2022.

Além do prémio de melhor companhia aérea da Europa, a Turkish Airlines venceu também na categoria de “Melhor Catering de Classe Executiva do Mundo”, sendo também considerada a “Melhor Companhia Aérea do Sul da Europa”.

“Gostaríamos de agradecer aos nossos valiosos passageiros, que nos consideraram merecedores desses maravilhosos prémios, e à equipa Skytrax, que colocou essa avaliação em prática”, afirmou Ahmet Bolat, chairman da transportadora turca, durante a cerimónia, reafirmando o objetivo de tornar “a marca Turkish Airlines na melhor do mundo”.

Os Skytrax World Airline Awards são entregues anualmente e têm por base a avaliação dos passageiros das companhias aéreas, numa votação online que, nesta edição, teve lugar entre setembro de 2021 e agosto de 2022. Participaram na votação passageiros de mais de 100 nacionalidades, num total de 14,32 milhões de votos.

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Meeting Industry

Diving Talks regressa a Tróia de 7 a 9 de outubro

A segunda edição do Diving Talks, evento promovido pela Portugal Dive – está de regresso a Tróia, entre os dias 7 e 9 de outubro.

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Durante os três dias do Diving Talks, Tróia acolhe aquele que é considerado o maior encontro sobre mergulho realizado em Portugal. No primeiro dia do evento, 7 de outubro, os participantes vão ter a oportunidade de conversar com diversas marcas do setor e fazer parte de um momento de mergulho coletivo, onde poderão testar novos equipamentos.

Já nos dias 8 e 9 de outubro, o destaque vai para os 10 painéis de discussão, que integram 27 oradores nacionais e internacionais.

No evento vão ser abordados temas como o impacto de leis internacionais na formação de novos mergulhadores, a influência da inteligência artificial no mergulho técnico e, ainda, a história do último navio da Alemanha Nazi que naufragou no Oceano Báltico, entre outros tópicos.

Recorde-se que no âmbito da realização do Diving Talks foi também realizado o International Survey | Diving Talks, um estudo internacional sobre o setor de mergulho, que tem como objetivo traçar o perfil dos seus praticantes e determinar tendências, dando uma visão abrangente sobre o potencial da modalidade para o setor do Turismo em Portugal e sobre o seu impacto – não só em território nacional, como também a nível mundial.

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Hotelaria

Hotéis Heritage Lisboa incluídos nos “Historic Hotels Worldwide”

As cinco unidades históricas pertencentes aos Hotéis Heritage Lisboa passam a fazer parte do programa oficial do National Trust for Historic Preservation, “Historic Hotels Worldwide”.

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As cinco unidades históricas pertencentes aos Hoteis Heritage Lisboa – As Janelas Verdes, Heritage Avenida Liberdade, Hotel Britania Art Deco, Hotel Lisboa Plaza e Solar do Castelo – foram incluídos no Historic Hotels Worldwide, programa oficial do National Trust for Historic Preservation (Estados Unidos da América) para reconhecer e celebrar os melhores hotéis históricos em todo o mundo.

Historic Hotels Worldwide promove o património e as viagens culturais apresentando uma prestigiosa coleção de tesouros históricos, incluindo hotéis historicamente relevantes e outros hotéis icónicos e lendários que abrangem mais de 10 séculos.

Em comunicado, Lawrence P. Horwitz, vice-presidente executivo da Historic Hotels of America e da Historic Hotels Worldwide, diz estar “muito satisfeito em introduzir os cinco hotéis históricos dos Hoteis Heritage Lisboa nos Historic Hotels Worldwide”.

De referir que a associação Historic Hotels Worldwide é exclusiva para hotéis e resorts historicamente relevantes que estejam em edifícios com pelo menos 75 anos de idade.

Como uma coleção diversificada e de prestígio, cada hotel empossado deve possuir uma ou mais das seguintes qualidades: serviu como antiga casa, ou está localizado no terreno da antiga casa, de pessoas famosas, ou é um importante local para um evento na história; está localizado em ou a uma curta distância de um distrito histórico, marco histórico significativo, local de um evento histórico ou centro histórico da cidade; foi reconhecido por uma organização local de preservação ou por um fundo nacional; e exibe recordações históricas, obras de arte, fotografias ou outros exemplos de seu significado histórico.

Os Hoteis Heritage Lisboa foram criados com a ideia de promover hotéis históricos que reflitam o património, as tradições históricas e a cultura de Portugal e Lisboa.

Instalados em palacetes e pequenos edifícios históricos localizados no centro histórico de Lisboa, estes pequenos hotéis oferecem, segundo refere a cadeia, “um ambiente romântico e acolhedor”, salientando ainda que este equilíbrio especial foi conseguido entre “as tradições locais e o conforto atual, criando assim uma alternativa autêntica aos hotéis de luxo formais. A localização dos hotéis no centro histórico de Lisboa facilita o contacto imediato com os aspetos mais genuínos da cidade, desde os seus monumentos às suas gentes”.

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Transportes

TAP tem nova vogal do Conselho de Administração

Sofia Lufinha substitui Alexandra Reis, que tinha sido nomeada pelos anteriores acionistas da companhia aérea nacional e abandonou a TAP em fevereiro.

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A TAP tem, desde esta sexta-feira, 23 de setembro, uma nova vogal do Conselho de Administração, cargo que passou a ser ocupado por Sofia Lufinha, depois da saída, em fevereiro, de Alexandra Reis, avança a Lusa, que cita uma nota enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“A acionista única da TAP, a República Portuguesa, representada pela Direção Geral de Tesouro e Finanças, deliberou eleger a senhora engenheira Sofia Norton dos Reis Lufinha de Mello Franco como membro do Conselho de Administração da TAP, para o período remanescente do mandato em curso (quadriénio 2021/2024), com efeitos a contar de hoje”, lê-se na comunicação ao mercado.

Com a entrada de Sofia Lufinha, o Conselho de Administração (CA) da TAP passa a ser composto por Manuel Beja (presidente), Christine Oumières-Widener (vogal e presidente da Comissão Executiva), Gonçalo Pires (vogal), Ramiro Sequeira (vogal), Sílvia Gonzalez (vogal), Sofia Franco (vogal), Patrício Castro (vogal), Ana Lehmann (vogal) e João Duarte (vogal).

A Lusa recorda que, em fevereiro, Alexandra Reis renunciou ao cargo, com a administração da companhia aérea de bandeira nacional a explicar que a responsável tinha “sido nomeada pelos anteriores acionistas”, pelo que, com a alteração da estrutura societária da TAP, a anterior vogal decidiu “encerrar este capítulo da sua vida profissional” e abraçar “novos desafios”.

Sofia Lufinha transita para a TAP do Pingo Doce, onde era diretora de marketing e de desenvolvimento de negócio, e assume agora o cargo de chief strategy officer da companhia aérea  de bandeira nacional.

A nova vogal do Conselho de Administração da TAP iniciou a sua carreira profissional em 2001, na consultora McKinsey & Company, em Portugal, onde exerceu funções até março de 2013, quando transitou para o Pingo Doce.

Sofia Lufinha é licenciada em Gestão e Engenharia Industrial pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e tem um MBA na ENSEAD.

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MSC Cruzeiros assinala Dia Mundial do Turismo com campanha de preços especiais para cruzeiros de inverno

No âmbito do Dia Mundial do Turismo, a companhia lançou uma campanha de preços baixos para o inverno que abrange itinerários pelo Médio Oriente, Caraíbas e Antilhas, Mediterrâneo, Norte da Europa e as Grand Voyages.

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A MSC Cruzeiros lançou uma campanha de preços especiais para os cruzeiros de inverno para assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora na próxima terça-feira, 27 de setembro.

Válida para os cruzeiros realizados entre novembro de 2022 e abril de 2023, esta campanha abrange itinerários pelo Médio Oriente, pelas Caraíbas e Antilhas, pelo Mediterrâneo, pelo Norte da Europa e ainda as Grand Voyages da companhia de cruzeiros.

As reservas no âmbito desta campanha já se encontram disponíveis através das agências de viagens ou do website da MSC Cruzeiros.

Recorde-se que, este inverno, a MSC Cruzeiros conta com os navios MSC World Europa, MSC Opera e MSC Splendida a operar no Médio Oriente, enquanto nas Caraíbas estão o MSC Meraviglia, MSC Divina e MSC Seaside. No Mediterrâneo a companhia colocou ainda os navios MSC Grandiosa, MSC Bellissima e MSC Lirica, enquanto no Norte da Europa está o MSC Virtuosa.

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Air Europa anuncia codeshare com a Kuwait Airways que também inclui Portugal

Novo acordo de codeshare entre a Air Europa e a Kuwait Airways entra em vigor nos próximos meses e abrange também as rotas de Lisboa e Porto operadas pela companhia aérea espanhola.

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A Air Europa e a Kuwait Airways estabeleceram um acordo de codeshare que entra em vigor nos próximos meses e que vai aumentar as opções de voos para os passageiros de ambas as companhias aéreas na Europa, Caraíbas, América do Sul e Norte de África, e que abrange também as rotas da Air Europa para Lisboa e Porto.

De acordo com o jornal espanhol Hosteltur, com este acordo, o código da Air Europa passa a aparecer também nos voos da Kuwait Airways para Madrid, assim como nas rotas da companhia aérea de bandeira do Kuwait para Amesterdão, Roma e Milão.

Já o código da Kuwait Airways passa também a surgir nos voos transatlânticos da Air Europa de Madrid para Cancun, Miami, São Paulo, Cuba e Bogotá, assim como nas rotas que a companhia aérea espanhola realiza para Lisboa e Porto, bem como para Marraquexe, em Marrocos, e ainda nas rotas domésticas.

Além de um maior número de opções de voo, este acordo tem também a vantagem de permitir viagens com um único bilhete, entre outros benefícios para os passageiros.

Este acordo “apoia e reforça o processo de expansão e crescimento em que nos encontramos”, afirmou Imanol Pérez, diretor comercial da Air Europa, enquanto Shorouk Al-Awadhi, diretora de Planificação e Distribuição da Kuwait Airways, considera que este acordo vai ajudar a companhia a superar os efeitos da pandemia, com benefícios também para a América, Europa e Golfo Pérsico.

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