Lisboa acolhe assembleia geral da Associação Europeia para a Preservação do Património Judaico

Por a 2 de Junho de 2014 as 10:46

As reuniões decorrerão no edifício da Câmara Municipal de Lisboa

Portugal recebe, pela primeira vez, uma assembleia geral da da Associação Europeia para a Preservação do Património Judaico (AEPJ), organismo europeu que tutela a THE EUROPEAN ROUTE OF JEWISH HERITAGE, rota cultural do Conselho da Europa. O evento irá ser organizado pela Rede de Judiarias de Portugal, membro associado desta instituição desde Dezembro de 2013.

Estarão presentes em Lisboa, de 6 a 8 de Junho, mais de 40 representantes oriundos de cerca de 14 países. As reuniões decorrerão no edifício da Câmara Municipal de Lisboa, que oferece uma recepção no Salão Nobre às 19h do próximo dia 7 de Junho, e incidirão na valorização patrimonial da herança judaica na Europa. Jorge Martins, autor de Portugal e os Judeus, apresentará previamente a história judaica de Lisboa e o contributo dos judeus portugueses para o desenvolvimento do país e do mundo.

Integrarão os participantes diversas personalidades tais como alcaides e autarcas de diversas cidades espanholas, o Presidente da Associação de Museus Judaicos da Europa, dirigentes da Federação de Comunidades Judaicas Italianas, o Presidente da AEPJ, o luxemburguês François Moyse, responsáveis culturais e comunitários de Áustria, Croácia, França, Eslovénia, Inglaterra, Sérvia, Turquia, Alemanha, bem como das portuguesas Comunidade Israelita de Lisboa e Comunidade Judaica de Belmonte.

“Portugal era um dos seis países do continente que não integrava uma das mais importantes rotas culturais do Conselho da Europa. Passa agora a fazê-lo através dos conteúdos apresentados pela Rede de Judiarias de Portugal – Rotas de Sefarad”, refere o comunicado da associação.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *