Tailândia cresce entre as escolhas dos portugueses
Workshop da Soltrópico juntou cerca de 100 agentes de viagem em Lisboa.
Patricia Afonso
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32 mil foi o número de turistas portugueses que a Tailândia recebeu em 2013. Um valor que tem vindo a “crescer” nos últimos cinco anos, revelou ao Pulituris o Turismo da Tailândia, à margem do workshop sobre o destino que a Soltrópico promoveu esta terça-feira, 28 de Janeiro, no SANA Metropolitan, em Lisboa.
Em declarações ao Publituris, Nuno Anjos, director comercial do operador turístico, explicou que a realização deste workshop – que acontece quarta-feira o Porto – prende-se com “desmistificar” o que se passa na Tailândia devido às manifestações que têm sido notícias.
“Queremos mostrar aos agentes aquilo que se está a passar um pouco na Tailândia, que muito embora sejam algumas manifestações pacíficas, o português, por vezes, quando houve falar nas palavras protesto ou manifestação associa a aspectos menos positivos. O que se passa, em particular em Banguecoque, onde se existem protestos, é que meio por cento da cidade está afectado a nível do trânsito. Mas o trânsito já por si é caótico”, esclareceu o responsável, indicando que “tudo o que são visitas, transfers e a programação dentro das visitas processa-se de forma normal, assim como as ligações aéreas ou terrestres para as praias.”
Nuno Anjos afirmou, ainda, que a performance do último ano veio provar que “existe muito mercado para a Tailândia”, um destino que “continua em alta” em 2014. Isto mesmo nos nichos das luas-de-mel e, depois, a parte do lazer e cultural, “com o circuito a ir até ao Norte e, depois, possível extensão à praia e ilhas com bastante procura.”
Phuket continua a ser a “praia mais procurada”, mas as ilhas Phi Phi, Krabi e Ko Samui “têm tido uma procura cada vez maior, porque as pessoas também têm um conhecimento maior. Mesmo através da Internet conseguem ver aquilo que são os pequenos paraísos que existem na Tailândia”, conclui o director comercial da Soltrópico, que, ao nível da programação para este destino, tem os combinados de Banguecoque e praia e os circuitos pelo país.
MAIS PORTUGUESES NA TAILÂNDIA
Por sua vez, Joana Ferreira, consultora de comunicação da Jervis Pereira, que representa o Turismo da Tailândia em Portugal, revelou ao Publituris que, este ano, embora a estratégia de promoção seja global, o foco está nas luas-de-mel; jovens, que viajam cada vez mais para este destino asiático; e turistas de classe alta, por razões claras.
Precisando que, em 2013, o número de turistas portugueses atingiu os 32 mil, Joana ferreira explicou que a Tailândia tem beneficiado, em termos de turístico, do seu posicionamento coo “destino de sonho” e a relação qualidade/preço. Uma vertente que tem sido influenciada pelo aumento dos preços quer das viagens, quer localmente, em regiões como, por exemplo, as Caraíbas.
Segundo a representante, a presença de turistas portugueses na Tailândia “tem crescido muito” nos últimos cinco anos.
Já de acordo com Viktor Puharskyy, da ATR, que representa a Thai Airways em Portugal, o negócio no mercado português “não tem crescido, nem decaído”, com a parceria com a Soltrópico ainda a ser negociada para 2014, mas, com toda a certeza, renovada e, provavelmente, reforçada.
De acordo com o representante, a Thai oferece um produto bastante competitivo. Apesar de não ter voos directos à partida de Portugal, a companhia voa via Madrid, cuja ligação com Banguecoque é operada três vezes por semana. Uma ligação que vai ser reforçada no Verão, entre Junho e Outubro, com mais um voo semanal.
Os voos via Madrid são positivos por serem “mais económicos que a partir de outros pontos europeus” e pelos horários que oferecem, visto chegarem a Banguecoque por volta das 06h00 locais e, no sentido inverso, aterrarem em Espanha pelas 08h00.
Viktor Puharskyy destacou, ainda, o lançamento, em 2013, da low cost Thai Smile, da Thai Airways, que já é uma opção para o mercado português, sendo as tarifas em ambas as escolhas corridas.