Grupos hoteleiros criam ‘Feel Portugal’
O Grupo Pestana, Tivoli, Vila Galé, Sana Hotels e, mais recentemente, a Visabeira Turismo juntaram-se e criaram a associação para lançar acções promocionais comuns no estrangeiro.
Raquel Relvas Neto
10.ª edição do “Vê Portugal” aposta nos desafios futuros das ERT e na paz para o turismo
ARAC reúne em assembleia geral para discutir plano de atividades e orçamento para 2024
Agência Abreu aposta em viagens premium de enoturismo
Savills aponta para aumento do volume de investimento em hotéis europeus face a 2023
Negócios no setor das viagens e turismo caíram 14,9%
Macau facilita entrada de portugueses com passagem automática na fronteira
easyJet corta voos para Israel até outubro
W Algarve tem novo diretor-geral
Nações Unidas discutem papel do turismo para o desenvolvimento sustentável
Quinta de S. Sebastião abre portas ao Enoturismo
A ‘Feel Portugal’ é a mais recente iniciativa privada para promover o destino Portugal nos mercados emissores. O Grupo Pestana, Tivoli, Vila Galé, Sana Hotels e, mais recentemente, a Visabeira Turismo juntaram-se e criaram a associação jurídica que visa lançar acções promocionais comuns no estrangeiro “para mostrar o nosso destino a potenciais clientes”.
Pedro Lopes, administrador do Grupo Pestana, explicou ao Publituris que a ‘Feel Portugal’ trata-se de um “conjunto de empresas, que há cerca de seis meses trocaram impressões no sentido de desenvolver acções concretas de promoção em vários mercados emergentes”. O responsável esclareceu que a criação da associação jurídica ‘Feel Portugal’ foi uma necessidade para que se pudessem candidatar a fundos públicos disponibilizados pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), “mas trata-se de uma associação informal”.
Uma das metas da Feel Portugal será aparecer juntos em feiras internacionais do sector turístico, promover acções promocionais “onde iremos convidar agentes de viagem e ‘decision makers’ a visitar o nosso destino, concretamente a região Norte, Lisboa e o Algarve, ficando nas nossas unidades, com o apoio da TAP nas viagens”. Estas iniciativas pretendem traduzir-se em “incentivos para vendas do destino Portugal”.
Inicialmente, a Feel Portugal tem o seu foco direccionado ao mercado alemão, “porque acreditamos que temos um grande potencial de crescimento”. Pedro Lopes descreve que a principal motivação de férias (80%) do alemão cinge-se ao sol e praia e ao descanso em família, segmento no qual se enquadra a oferta que as empresas que integram a ‘Feel Portugal’ disponibilizam. Dos 100% dos alemães que viajam, apenas 1,3% é que escolhem Portugal, refere o administrador do Grupo Pestana: “Portugal tem um trabalho a fazer para captar mais alemães, (…) não nos parece difícil crescer mais neste mercado”. Neste sentido, a TAP, parceira da Feel Portugal, está também a desenvolver novos voos para a Alemanha, nomeadamente para Hannover no próximo Verão IATA.
Pedro Lopes indica que, “se a primeira acção, que ainda não está definida, correr bem, avançaremos para outros mercados”.