As nossas ondas são uma das razões pela qual os britânico deveriam vir a Portugal
Centro apresenta-se em Espanha com novos produtos
Pedro Machado anuncia uma campanha promocional dedicada ao mercado espanhol a partir de Abril.
Carina Monteiro
Privatização da Azores Airlines vai ser retomada rapidamente
Jet2.com abre nova base no aeroporto britânico de Bournemouth e anuncia voos para a Madeira e Faro
San Sebastián limita grupos de visitantes organizados ao centro da cidade
Aena anuncia investimento de 370M€ no aeroporto de Congonhas (São Paulo)
Docente da UC nomeada para o Urban Tourism Research Hall of Fame
Hotelaria liderou investimento imobiliário em Portugal no ano passado
Emirates volta a recrutar tripulantes de cabine em Portugal em abril
airBaltic abre nova rota para a Madeira e mantém voos para Lisboa no inverno
MSC Cruzeiros inclui voos de Lisboa para Hamburgo e Copenhaga nos itinerários do Norte da Europa
Obras de melhoria dos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde começam em abril
O Centro de Portugal já nota uma “recuperação ligeira” daquele que é o seu principal mercado internacional. Espanha sempre foi o primeiro mercado internacional para a região Centro de Portugal e, há dois anos consecutivos, tem registado uma quebra significativa, à semelhança de outros dois mercados tradicionais, Itália e França, afirma Pedro Machado.
À margem da Fitur, que acontece em Madrid até dia 24 de Janeiro, o presidente da região do Turismo Centro de Portugal revela que a recuperação notou-se no segundo semestre de 2013, em resultado de “uma recuperação económica que começa a sentir-se em Espanha, ou pelo facto de sermos um destino de proximidade, de termos afinidade linguística, cultural e um produto gastronómico apreciado”. O Centro de Portugal vai “procurar conquistar ainda mais a atenção” dos espanhóis.
Questionado sobre acções específicas para este mercado, Pedro Machado dá o exemplo da presença no stand de Portugal na Fitur. “Temos desde logo o stand do Turismo de Portugal na Fitur, onde a porta de entrada é quase toda região Centro, com destaque para onda da Nazaré, o McNamara e os supertubos de Peniche. Por força da reorganização das regiões de turismo, temos novos nichos e novos produtos para oferecer ao mercado espanhol. Estamos a associar isso a uma campanha promocional que vamos desenvolver a partir de Abril e, em particular, em dois roadshows, novamente em Madrid e pela primeira vez em Barcelona. Vamos também percorrer e as principais capitais das províncias espanholas a partir de Maio e Junho”.
Promoção de Fátima e Oeste
Questionado sobre as prioridades actuais da região, Pedro Machado afirma: “Estamos essencialmente empenhados na reconcentração das áreas territoriais. Já apresentámos ao secretário de Estado uma proposta para que Fátima e Oeste – cuja promoção em 2014 ainda está sobre a alçada da Associação de Turismo de Lisboa – passem para o Centro e, de imediato, assumirmos a liderança da promoção externa desses dois territórios. É nesse sentido, que iremos desencadear um trabalho de promoção ao nível do turismo religioso e do golfe para fixar os espanhóis na região Centro, em particular na Costa Nova, Figueira da Foz, Nazaré e Peniche, como destinos de sol e praia para os madrilenos e também para a parte da região transfronteiriça”.
Sobre a presença de Pires de Lima na Fitur, “há-de significar uma aposta crescente do Governo no sector do Turismo”, afirma. Para Pedro Machado, é necessário “perceber que o Turismo é um sector transversal e que precisa de políticas nacionais, nomeadamente que venham ao encontro das expectativas dos empresários, podendo baixar alguma da carga fiscal que hoje recai sobre as empresas. Esta visita pode eventualmente significar que, depois de ter sido tornada pública alguma discussão mais acesa à volta da criação da agência nacional, que o ministro da Economia tenha vindo para ouvir o que os empresários têm para lhe dizer e depois tirará as suas conclusões”, sustenta.