FITUR 2014 aposta nas tecnologias como alavanca de dinamização
Cerca de 9 mil empresas turísticas vão encontrar-se de 22 a 26 de Janeiro, em Madrid, que conta com 90% da sua superfície contratada.
Publituris
Lufthansa faz mais concessões para aquisição da ITA
XLR8, D-EDGE e Guestcentric unem-se em evento no Porto
Antes da EuroPride em Lisboa, cidade do Porto recebe AGM da EPOA
Movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais ultrapassa os 8,3 milhões nos dois primeiros meses
Proveitos no setor do alojamento continuam em alta em fevereiro
Albufeira marca presença na Nauticampo
Media Travel ganha torneio de bowling da Turkish Airlines e vai representar Portugal na Turquia
Alto Côa é a 11ª Estação Náutica certificada do Centro de Portugal
Grupo Air France-KLM mantém interesse na privatização da TAP
Nova edição Publituris Hotelaria: Entrevista a Elmar Derkitsch, diretor-geral do Lisbon Marriott Hotel
De 22 a 26 de Janeiro, a IFEMA organiza a 34ª Feira Internacional do Turismo, FITUR, que, nesta edição, volta a incidir na inovação tecnológica como alavanca de dinamização e desenvolvimento do sector turístico.
Neste sentido, os diversos fóruns de negócio que a Feira albergará e que terão presença tanto na área expositiva como em encontros de debate, vão abordar as últimas tendências e os novos desenvolvimentos tecnológicos como factor-chave da competitividade da indústria turística.
Segundo comunicado da FITUR, “mais de 90% do espaço já está contratado com cerca de 9.000 empresas confirmadas, o que oferece umas boas expectativas de participação para esta edição, que se realiza num ambiente de crescimento do mercado turístico mundial, e onde os profissionais do turismo poderão aceder às diversas ferramentas nas quais trabalha a FITUR para oferecer soluções que visam impulsionar a inovação e a competitividade como principais desafios do sector”.
Um dos exemplos é o FITUR KNOW HOW & EXPORT, promovido pelo segundo ano pela Segitur e o Icex. Este evento destaca as soluções mais inovadoras na gestão turística e o seu potencial para o acesso a novos mercados exteriores. Trata-se de um espaço no qual as empresas espanholas relacionadas com o sector turístico podem mostrar o seu potencial e dar a conhecer os seus serviços e produtos a outros mercados internacionais. A iniciativa dá resposta aos objectivos do Ministério da Indústria, Energia e Turismo de Espanha de apoio à transferência e exportação de know-how turístico, através do fomento à internacionalização das empresas turísticas espanholas, acompanhando-as na abertura de novos mercados e identificando projetos. As empresas participantes contarão com um programa de atividades para conhecer as oportunidades de negócio nos cinco continentes, mas, para além disso, terão a possibilidade de receber aconselhamento personalizado para a internacionalização com especialistas da SEGITTUR e do ICEX em exportação, organismos multilaterais e programas de iniciação como o ICEX-Next. Pela primeira vez, a SEGITTUR ajudará as empresas participantes na procura de potenciais clientes com a finalidade de manter encontros durante os dias da feira, num espaço de networking exclusivo. A participação complementar-se-á com painéis onde os profissionais poderão conhecer as chaves para a internacionalização das empresas, a partir de casos práticos e oportunidades de negócio em todo o mundo; para além de destinos turísticos inteligentes e o papel dos empreendedores no sector do turismo.
No âmbito tecnológico, a FITUR também contará com uma novidade, promovida pela Segitur e o Icex, cujo objectivo é impulsionar o ambiente das aplicações turísticas, como ferramentas digitais de promoção e venda do sector. Para isso foi convocado um Concurso de Apps turísticas, que, a nível nacional, destacará os melhores desenvolvimentos em Turismo Activo, Sol e Praia, Turismo Cultural e Outros, e, a nível internacional, a melhor app guia de destino, e aquela que melhore a experiência do turista durante a sua viagem.
Nesta mesma linha, a FITUR abordará como chave de competitividade do sector hoteleiro, os eixos do turismo da terceira geração, dando a conhecer as suas propostas tecnológicas para o sector turístico. Nesta nova edição, os agentes do sector poderão conhecer as tendências tecnologicamente mais avançadas, como as Social Networks ou o luxo low cost, entre outros aspectos para os quais se dirige o futuro do negócio hoteleiro. Uns conteúdos que centrarão a oferta expositiva e teórica do FITURTECH, fórum organizado pelo Instituto Tecnológico Hoteleiro, ITH, que também desenvolve o FITURGREEN, proporcionando ao sector hoteleiro as novas soluções em matéria de poupança energética e eficiência na gestão hoteleira e turística. Entre outros projectos, apresentam as chaves do turismo sustentável 360º, através de vários workshops de tecnologias eficientes, a análise da sustentabilidade do destino turístico, e as ferramentas e iniciativas que o tornam possível.