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TAP inaugura voo para a Boavista

Cabo Verde é o segundo destino da TAP em África.

Raquel Relvas Neto
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TAP inaugura voo para a Boavista

Cabo Verde é o segundo destino da TAP em África.

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Raquel Relvas Neto
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A TAP inaugura, esta terça-feira, 29 de Outubro, o voo que liga Lisboa à ilha da Boavista, em Cabo Verde.

A companhia aérea vai operar a rota com um A319, com 132 lugares; ou A320, com 162 lugares, dependendo dos fluxos da procura, explica ao Publituris António Monteiro, porta-voz da TAP.

Os voos vão ser realizados às terças-feiras, com partida às 09h30 e chegada ao destino às 12h40, sendo o regresso às 13h30 e chegada à capital portuguesa às 18h35. Aos sábados, o voo parte de Lisboa às 13h35 e chega ao destino às 16h45, no regresso o voo parte às 17h40 e chega a Lisboa às 22h45. 

Em Cabo Verde, a TAP já voa para o Sal, Praia e S. Vicente. Com os dois voos por semana para a Boavista, a TAP passa dos 13 voos por semana para Cabo Verde para um total de 15, que ascendem aos 17 em período de pico de tráfego, com um aumento de duas ligações na Cidade da Praia. Cabo Verde é o segundo país africano, logo a seguir a Angola, para onde a companhia portuguesa transporta mais passageiros. 

António Monteiro realça que “Cabo Verde é em termos de tráfego o segundo destino da TAP em África, tendo vindo acrescer de forma consistente nos últimos anos. A Boavista tem já um tráfego de turismo assinalável pelo que esperamos atingir rapidamente bons níveis de ocupação dos voos”.

Segundo o responsável, para voos que ainda estão em fase de lançamento os números das reservas são “animadores”, com cerca de 10 mil reservas, para apenas dois voos semanais para a ilha da Boavista.

Esta segunda-feira, a companhia aérea portuguesa inaugurou também o voo Lisboa-Tânger, uma operação de cinco frequências semanais realizada num avião com capacidade máxima de 19 lugares e para o qual já conta com cerca de 700 reservas. 

O porta-voz da TAP realça que Marrocos é “um país para onde temos vindo também a crescer a bom ritmo, em rotas e tráfego” e é interessante sobretudo para tráfego de negócios.

Mediante o comportamento da rota, a companhia pode vir a mudar o aparelho utilizado.

 

 

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Tailândia reabre fronteiras a 1 de novembro para turistas vacinados de 46 países, Portugal incluído

Portugal é um dos 46 países cujos turistas voltam a poder visitar a Tailândia e sem necessidade de quarentena, desde que tenham a vacinação completa e apesar de se manterem alguns requisitos.

A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) anunciou que o país vai reabrir as fronteiras a 1 de novembro para turistas vacinados contra a COVID-19 de 46 países, incluindo Portugal, data em que deixa também de ser necessário realizar quarentena para entrar no país, ainda que se mantenham alguns requisitos.

Além de Portugal, também os turistas completamente vacinados da Austrália, Áustria, Bahrein, Bélgica, Butão, Brunei Darussalam, Bulgária, Camboja, Canadá, Chile, China, Chipre, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Letônia, Lituânia, Malásia, Malta, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Qatar, Arábia Saudita, Singapura, Eslovénia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça , Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, EUA e Hong Kong passam a poder voltar a fazer turismo na Tailândia.

Apesar da reabertura e da quarentena deixar de ser exigida, mantêm-se alguns requisitos que os turistas destes países devem cumprir, sendo, desde logo, necessário possuir um certificado de vacinação com uma das vacinas aprovadas pela OMS, Certificado de Entrada (COE) na Tailândia, que pode ser obtido online, através do link https://coethailand.mfa.go.th/, bem como um teste PCR negativo e realizado até 72 horas antes da viagem ou um certificado médico de recuperação da doença não superior a três meses.

Além disso, é ainda exigido que os turistas possuam um seguro com cobertura claramente identificada, não inferior a 50.000 USD, que cubra o "custo do tratamento e outras despesas médicas associadas à infeção por COVID-19, incluindo hospitalização por todo o período na Tailândia" e tenham a "confirmação de pagamento para uma estadia mínima de uma noite, na chegada às instalações de quarentena aprovadas".

"O pré-pagamento deve cobrir a acomodação de uma noite, o teste RT-PCR COVID-19 necessário e um Kit de teste de antígeno (ATK)", especifica a TAT.

Já os viajantes com menos de 12 anos e que sejam acompanhados pelos pais ou responsáveis, ficam isentos da apresentação do certificado de vacinação, mas devem apresentar "um Atestado Médico com resultado de laboratório RT-PCR indicando que o COVID-19 não foi detetado, emitido no máximo 72 horas antes da viagem".

É também necessário realizar uma "triagem de saída antes da partida para a Tailândia" e, após chegarem ao aeroporto internacional da Tailândia, "os viajantes devem seguir diretamente para o centro de testes COVID-19, ou para o alojamento que reservaram e submeterem-se ao teste RT-PCR obrigatório no Dia 0-1".

Os turistas destes 46 países devem também instalar a aplicação MorChana e aguardar dentro do alojamento pelo resultado do teste, que, segundo a TAT, "deve estar disponível no mesmo dia" e, em caso de resultado negativo, "os viajantes podem viajar para qualquer lugar na Tailândia".

Cada viajante receberá ainda "um ATK pré-pago no momento da reserva do alojamento", com a  TAT a alertar ainda que "qualquer viajante que apresente sintomas de COVID-19 deve fazer um teste imediatamente, usando o ATK fornecido".

"Se não sentir nenhum sintoma, os viajantes devem usar o ATK fornecido para o autoteste do COVID-19 nos dias 6-7 e mostrar o resultado ao staff do hotel ou alojamento, bem como registar o resultado no aplicativo MorChana. Se algum viajante apresentar sintomas de COVID-19, a equipa do Hotel / AQ deve notificar imediatamente os responsáveis pelo controlo de doenças transmissíveis da sua região", acrescenta a TAT.

Já os viajantes destes países que ainda não estejam completamente vacinados contra a COVID-19 ou que não tenham recebido qualquer dose da vacina, devem realizar uma quarentena de 10 dias.

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Aviação

KLM lança mapa interativo para ajudar passageiros a conhecerem requisitos de viagem

Novo mapa interativo da KLM “mostra os requisitos de viagem com base no país de partida e no status de vacinação dos clientes”.

A KLM lançou um mapa interativo, denominado "Para onde posso voar?", que pretende ajudar os passageiros da companhia aérea a conhecerem os requisitos de viagem exigidos nos destinos para onde vão viajar.

"As regras e as restrições de viagem mudam constantemente e variam de país para país, sendo assim essencial que os viajantes tenham as informações das suas viagens atualizadas.
A KLM acaba, por isso, de lançar um mapa "Para onde posso voar?", que mostra os requisitos de viagem atuais em cada país na rede da KLM", explica a companhia aérea dos Países Baixos, em comunicado.

De acordo com a informação divulgada pela KLM, o novo mapa interativo, disponível através do link https://www.klm.pt/travel-guide/where-can-i-fly-to, "mostra os requisitos de viagem com base no país de partida e no status de vacinação dos clientes, para que estes possam escolher o próximo destino rapidamente".

Para consultar os requisitos de viagem, os passageiros da KLM devem aceder ao link do mapa interativo e escolher um aeroporto de partida, podendo depois consultar os requisitos dos vários destinos servidos pela companhia aérea.

"Os clientes vacinados podem, de seguida, clicar no botão “Tenho a vacinação completa”, para ver os requisitos de viagem adequados ao seu estado. Depois de selecionarem um destino, são direcionados para o nosso site TravelDoc, onde podem aceder aos requisitos de viagem detalhados para aquele local", explica a KLM.

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Transportes

Delta Air Lines nomeia novo vice-presidente para a Europa, Médio Oriente, África e Índia

Nicolas Ferri assume funções a 1 de novembro, com responsabilidade na supervisão das “iniciativas estratégicas-chave comerciais e de experiência do cliente” da Delta Air Lines na região.

A Delta Air Lines nomeou Nicolas Ferri como vice-presidente para a Europa, Médio Oriente, África e Índia (EMEAI), com efeitos a partir de 1 de novembro, com responsabilidade na supervisão das "iniciativas estratégicas-chave comerciais e de experiência do cliente", incluindo a joint-venture entre a Delta, Air France, KLM e Virgin Atlantic.

De acordo com a Delta Air Lines, Nicolas Ferri está na Delta Air Lines há 10 anos e já desempenhou "cargos de liderança em todas as alianças da companhia aérea e divisões internacionais e comerciais".

Entre os cargos que Nicolas Ferri ocupou na Delta, destacam-se as funções de vice-presidente para a América Latina e vice-presidente de Alianças das Américas, onde foi responsável pelo P&L (Profit & Loss Statement; rentabilidade) da região e pela integração da Delta com os seus parceiros da aliança nas Américas.

Durante este período, o responsável foi também destacado para a Aeromexico, que é parceira da Delta, onde ocupou o cargo de diretor comercial (CCO) e exerceu funções de supervisão nas áreas de Gestão de Receitas, Planeamento de Rede, Estratégia Corporativa, Distribuição, Vendas Globais, Alianças, e-commerce, Atendimento ao Cliente e Fidelização.

"É um momento crucial em que me junto à equipa EMEAI, para liderar os nossos esforços regionais à medida que os EUA retomam as viagens internacionais”, destaca o responsável, que se afirma "desejoso" por iniciar funções e "desenvolver a joint-venture transatlântica líder Delta/Air France/KLM/Virgin Atlantic".

O novo vice-presidente EMEAI da Delta Air Lines vai ficar sediado em Paris e, segundo a companhia aérea, "traz consigo uma ampla experiência no setor, tendo vivido e trabalhado em 10 países da Europa, América Latina, América do Norte e Ásia", sendo por isso fluente em inglês, francês, espanhol, alemão e português.

 

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Transportes

Operação da Wamos Air Madrid/Punta Cana já está disponível no Galileo

Voos da Wamos Air para Punta Cana já podem ser reservados em sistema, com preços desde 705 euros.

A Wamos Air anunciou que a operação entre Madrid e Punta Cana, na República Dominicana, já se encontra disponível no GDS Galileo para consulta de voos e 'Fare Quote' automático e conta apresentar novidades também em relação às rotas para Cancun e Varadero, em breve.

"Os voos de Madrid para Punta Cana para dezembro poderão já ser reservados em sistema, a partir de 705 euros", indica a companhia aérea do grupo Wamos, que opera à partida de território espanhol, numa nota divulgada esta sexta-feira, 22 de outubro.

O preço já inclui taxas de aeroporto e, segundo a companhia aérea, "futuramente" haverá também novidades em relação a outras rotas operadas pela Wamos Air, nomeadamente para Cancun e Varadero, no México e em Cuba, respetivamente.

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Distribuição

Ricardo Figueiredo promovido a diretor executivo da APAVT

Com a promoção a diretor executivo da APAVT, Ricardo Figueiredo ganha “maior responsabilidade na gestão” da associação.

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) promoveu Ricardo Figueiredo a diretor executivo com efeitos imediatos, responsável que desempenha funções na associação há mais de 20 anos e que ganha, desta forma, "maior responsabilidade na gestão" da instituição.

"Trata-se do desfecho natural, esperado e desejado por todos - pelo comportamento exemplar, pelo trabalho desenvolvido e pela relação com os associados", comenta Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, a propósito da promoção de Ricardo Figueiredo a diretor executivo.

De acordo com a informação divulgada pela APAVT, Ricardo Figueiredo é formado em gestão de marketing pelo IPAM e conta com uma pós-graduação em Marketing Digital pela mesma instituição, tendo iniciado a sua carreira profissional na Ogilvy & Mather Direct.

Ricardo Figueiredo passou ainda pela MundoRep, onde desempenhou funções de diretor de marketing e vendas, com responsabilidades sobre o desenvolvimento do negócio da Air New Zealand e Air Afrique, antes de ingressar na APAVT, como responsável pelo marketing da associação.

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Destinos

Portugal arrecada 26 prémios na gala europeia dos World Travel Awards

Portugal conquistou 26 prémios na gala europeia dos ‘Óscares do turismo’, que decorreu esta sexta-feira, 22 de outubro, e na qual Algarve, Madeira e Açores foram destaque.

Na última edição da gala europeia dos World Travel Awards (WTC), considerados os óscares do turismo, Portugal arrecadou 26 galardões, com destaque para o Algarve, Madeira e Açores, que foram considerados os melhores destinos de praia, insular e de aventura da Europa, respetivamente.

A cerimónia de atribuição dos prémios, que distinguem o melhor do turismo na Europa a cada ano, decorreu à meia-noite desta sexta-feira, 22 de outubro, e voltou a colocar Portugal em destaque, já que também o Porto de Lisboa foi eleito, pela sétima vez consecutiva, como o melhor porto de cruzeiros da Europa.

Já a TAP foi distinguida como melhor a melhor companhia aérea nas ligações entre a Europa e a América do Sul, assim como entre a Europa e África; o Turismo de Portugal foi eleito como o melhor organismo oficial de turismo e o Dark Sky Alqueva recebeu um prémio de Turismo Sustentável.

Nos cruzeiros, a DouroAzul ganhou na categoria de melhor empresa europeia de cruzeiros e os Passadiços do Paiva também voltaram a ser distinguidos, vencendo nas categorias de melhor atração turística da Europa e melhor projeto de desenvolvimento turístico.

Na hotelaria, os prémios também foram vários e distinguiram unidades de norte a sul, começando logo na Amazing Evolution, que foi considerada o melhor operador de hotéis boutique da Europa.

Já o Pestana CR7 Lisboa ganhou na categoria de melhor hotel lifestyle da Europa, categoria em que também o Conrad Algarve foi distinguido ao nível dos resorts, enquanto o Valverde Hotel foi considerado o melhor boutique hotel de luxo e o Vila Vita Parc arrecadou o galardão de melhor hotel com villas de luxo.

Destaque ainda para o The Lake Resort, que ganhou o prémio enquanto melhor resort lifestyle de luxo, e o Dunas Dourada Beach Club, que foi considerado o melhor espaço de resort e villas de luxo.

O Cascada Wellness Resort foi ainda distinguido como melhor resort europeu para o segmento desportivo, o Hotel 1908 Lisboa foi considerado o melhor hotel de design da Europa e o Club Med da Balaia foi eleito o melhor resort 'tudo incluído'.

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Alojamento

Vila Galé tem quatro novos embaixadores para as experiências temáticas

A Vila Galé apresentou o ator Marcantonio Del Carlo, Jorge Corrula, Paula Lobo Antunes e o apresentador Jorge Gabriel como novos embaixadores para o enoturismo, experiências românticas e golfe.

As experiências temáticas dos hotéis Vila Galé ganharam quatro novos embaixadores, todos bem conhecidos dos portugueses e que vão passar a representar o enoturismo, as experiências românticas e o golfe nas unidades do grupo hoteleiro português.

O ator Marcantonio Del Carlo, que passa a representar as experiências de enoturismo; o casal de atores Jorge Corrula e Paula Lobo Antunes, que simbolizam as experiências românticas, e o apresentador Jorge Gabriel, representante do golfe, são os novos embaixadores da Vila Galé.

"A Vila Galé tem vindo a apresentar os embaixadores das suas diferentes propostas temáticas. O escritor José Luís Peixoto representa as experiências de âmbito cultural. A blogger Mariana Seara Cardoso é a embaixadora das sugestões para desfrutar em família. E Fernando Alvim, radialista desde os 13 anos, associou-se às experiências sazonais da Vila Galé, como as vindimas ou a apanha da azeitona. Já as experiências de ecoturismo têm o piloto Pedro Couceiro, um dos mais conceituados nomes do automobilismo português, como embaixador. E o apresentador João Paulo Sousa é a cara das experiências de mergulho", indica o grupo hoteleiro em comunicado.

A Vila Galé conta apresentar mais embaixadores nas próximas semanas e adianta que, no dia 7 de novembro, Dia Internacional da Preguiça, será a vez do embaixador das experiências de spa", enquanto "no Dia Nacional do Mar, 16 novembro, é conhecido o rosto das experiências de Surf".

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Transportes

Norwegian Cruise Line traz roadshow a Lisboa a 3 de novembro

Iniciativa vai dar a conhecer as “novidades, promoções atuais e novos roteiros” da Norwegian Cruise Line (NCL), decorrendo em Lisboa a 3 de novembro, entre as 9h15 e as 11h30.

A Norwegian Cruise Line (NCL) vai promover um roadshow que passa por várias cidades espanholas e que vai também ter lugar em Lisboa, a 3 de novembro, e no qual a companhia de cruzeiros norte-americana vai dar a conhecer as "novidades, promoções atuais e novos roteiros da marca".

"Os temas destas reuniões focam o bem-sucedido e inovador programa Free at Sea, assim como outras promoções relevantes e interessantes para o consumidor final", indica a NCL, explicando que a iniciativa pretende também "dar aos agentes a oportunidade de se atualizarem sobre os serviços que comercializam".

Segundo comunicado da NCL, o roadshow decorre no âmbito do programa Partners First e arranca ainda em outubro, em Espanha, chegando à capital portuguesa a 3 de novembro, onde vai ter lugar entre as 9h15 e as 11h30, com a participação de Virginia González, Business Development Manager, e Roberto Cabello, Business Development Manager da Oceania Cruises.

A companhia de cruzeiros norte-americana refere ainda que o programa do evento tem por base quatro pilares, concretamente ‘Reconhecimento e Recompensa’, ‘Formação’, ‘Comunicação’ e ‘Colaboração Facilitada’.

Os agentes de viagens interessados em participar no roadshow da NCL devem registar-se através do e-mail [email protected], indicando os seus dados pessoais, assim como a agência a que pertencem.

 

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Meeting Industry

WTM London 2021 garante realização do evento, embora recomende cuidados

A organização do World Travel Market London 2021 garante a realização do evento, depois de conhecidos aos aumentos dos casos de COVID-19 devido a uma subvariante Delta.

Victor Jorge

A menos de duas semanas do início do World Travel Market 2021 (WTM 2021), que se realiza em Londres de 1 a 3 de novembro, a organização veio garantir a realização do evento.

Isto, depois das mais recentes notícias darem conta de um aumento significativo de casos no Reino Unido, bem como em países com baixa taxa de vacinação, principalmente a Leste, devido a uma nova subvariante da variante Delta denominada “AY 4.2” e já responsável por cerca de 40.000 a 50.000 casos no país.

Assim, numa mensagem vídeo, o WTM London e a Travel Forward - organizada pela RX - querem garantir a todos os clientes e parceiros que “os eventos acontecerão conforme planeado entre segunda-feira 1 - quarta-feira, 3 de novembro de 2022 no ExCel London”, a que se “seguirá o evento virtual nos dias 8-9 de novembro”.

A organização promete durante os eventos "prioridade máxima" para a saúde e segurança. “Todos os participantes verificarão o seu status COVID, mostrando que foram vacinados duas vezes, têm um teste negativo, ou prova de imunidade natural”.

O WTM London e a Travel Forward recomendam “fortemente” o uso de máscaras em todos os momentos durante o evento e em espaços internos.

Além disso, é, igualmente, recomendado o uso de máscaras sempre que se voajar de avião, autocarro, comboio ou outra forma de transporte público para, dentro ou fora de Londres.

“A equipa está a trabalhar em estreita colaboração com ExCeL London, TFL (Transport for London) e DLR (Docklands Light Railway) para “garantir a saúde e segurança dos expositores, visitantes e parceiros”, refere a organização em comunicado enviado à imprensa.

O WTM London 2021 também terá uma instalação de testes COVID dentro do local para que os visitantes que precisem fazer um teste antes de voar para casa possam fazê-lo sem ter que deixar o local, serviço esse prestado pela ExpressTest by Cignpost, um dos principais fornecedores de testes do Reino Unido, parceiro da ABTA e listado pelo Governo do Reino Unido.

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BTL 2022 arranca dentro de 145 dias

De acordo com Pedro Braga, diretor-geral Adjunto da Fundação AIP, a BTL 2022 assentará em quatro vetores: internacionalização, reforço da representação nacional, formação e o BTL LAB. Além disso, também a venda direta ao consumidor final será “mais abrangente”.

Victor Jorge

A 145 dias do arranque do evento, foi apresentada a mais importante feira do setor do turismo em Portugal. A Bolsa Turismo Lisboa 2022 terá lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL) de 16 a 20 de março, num evento que, segundo o presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, será “forçosamente diferente”, mas que assume, “enquanto Fundação AIP temos a responsabilidade e o desafio de dar o apoio a todos os setores de atividade da nossa economia, neste caso particular, ao turismo”.

O presidente da Fundação AIP reconheceu, durante a apresentação oficial da BTL 2022 que “temos uma maratona pela frente”, admitindo que “temos de vencê-la”.

Certo é que “os negócios fazem-se de forma direta e de olhos nos olhos”, salientando Rocha de matos que “vamos voltar a colocar o turismo no local que merece”.

Do lado mais operacional, Pedro Braga, diretor-geral Adjunto da Fundação AIP, começou por referir que a BTL “é a montra do turismo nacional”, querendo afirmá-la, desde já, como “o marketplace do turismo em Portugal”.

Certo é que a BTL 2022 assentará em quatro vetores. O primeiro é a internacionalização, ficando Pedro Braga o objetivo de “não ter o maior programa de buyers na Europa, mas sim o melhor e de maior valor acrescentado”, referindo que “conta com a ajuda de todos para cumprir esse objetivo”.

Para já, será colocada no terreno uma campanha de promoção, ou melhor, de notoriedade que, segundo a organização, “terá como finalidade atrair novos países”.

De resto, o objetivo principal é, “no prazo de 10 anos, colocar a BTL a ser considerada como uma das maiores feiras internacionais do turismo”.

Admitindo que o pretendido é ter “uma forte representação presencial”, até porque, segundo Pedro Braga, “não nos revemos no digital, apesar de sabermos da sua importância”, o responsável salienta que “nada substitui o face-to-face”.

Como segundo vetor aparece o reforço da representação nacional, apostando-se na diversificação e diferenciação, apresentando Pedro Braga como terceiro vetor a formação, numa altura em que os recursos humanos assumem uma importância capital. Finalmente, o reforço do BTL LAB foi exposto como o quarto vetor, havendo um último ou adicional que coloca um reforço extra na venda direta ao consumidor final, oferta essa que, segundo Pedro Braga terá de ser “mais abrangente”.

De resto, a BTL 2022 apresenta Anadia como município convidado, enquanto Porto e Norte será o destino nacional convidado. A nível internacional, o destino convidado da edição de 2022 será a República Dominicana.

 

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