Google Art Project inclui Palácios de Sintra e Queluz

Por a 8 de Outubro de 2013 as 10:40

A partir desta terça-feira, dezenas de imagens de peças dos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz estão disponíveis para visualização e consulta no Google Art Project (Sintra e Queluz), plataforma online que integra mais de 48.000 imagens em alta resolução, de cerca de 330 parceiros, mais de 9.000 artistas e 6 milhões de seguidores.

Estes serão os dois únicos palácios portugueses a figurar entre as instituições representadas nesta plataforma, vindo juntar-se a grandes nomes, tais como o Palácio de Versailles (Paris), o Palácio Grassi (Veneza), o MoMA (Nova Iorque) ou o Museu Rainha Sofia (Madrid), entre muitos outros, nomeadamente o Museu Coleção Berardo.

A Parques de Sintra conduziu este projecto em sintonia com a Google e, a partir de agora, é possível observar online, e em pormenor, algumas das peças mais representativas dos acervos destes dois Palácios.

Estão disponíveis 28 imagens do Palácio de Sintra e 36 do Palácio de Queluz, entre as quais algumas das que estão propostas como Bens de Interesse Nacional (a classificação nacional mais elevada para bens culturais móveis): a Tapeçaria com as Armas Reais Portuguesas, o Globo Celeste de Christoph Schissler e o Pagode Chinês. As fotografias, disponibilizadas com muito alta definição, permitem ao utilizador um elevado nível de aproximação visual da obra, identificando pormenores até ao nível da sua textura.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *