Embratur abre escritório em Lisboa até Novembro
Para além de Lisboa, o instituto brasileiro vai contar com mais 12 Escritórios Brasileiros de Turismo na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.
Raquel Relvas Neto
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A Embratur irá instalar, até Novembro, 13 Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.
O resultado da licitação que escolheu as empresas que vão prestar os serviços foi publicado esta terça-feira, dia 24, no Diário Oficial da União. A empresa Cunha Vaz e Associados prestará serviços nos países da Europa. Já a Promo Inteligência Turística ficará responsável pela América do Sul, América do Norte e Ásia.
Os contratos somam 7,5 milhões de reais (cerca de 2,53 milhões de euros) por ano.
Segundo a directora de Mercados Internacionais da Embratur, Leila Holsbach, a Embratur definiu dois grandes eixos de actividades para os EBTs: marketing de relacionamento e inteligência comercial.
“O primeiro, marketing de relacionamento, é a construção de uma relação comercial de longo prazo, utilizando as ferramentas de comunicação disponíveis, além de uma relação individual com os clientes em potencial. O segundo eixo, definido pelo Instituto como inteligência comercial, tem como objectivo transformar os dados em informação estratégica para a realização de negócios. O Escritório deverá actuar como um radar, identificando as tendências e as oportunidades do mercado para instruir e orientar as tomadas de decisões da Embratur”, explicou a directora.
De acordo com o edital, as unidades serão distribuídas da seguinte forma: na Europa, unidades serão instaladas em Amesterdão (Holanda), Frankfurt (Alemanha), Madrid (Espanha), Paris (França), Milão (Itália), Lisboa (Portugal) e Londres (Reino Unido).
O escritório América do Sul I, com base em Buenos Aires, vai atender a Argentina, Uruguai e Chile. Já o EBT América do Sul II deverá ter base em Lima e realizar actividades para atender a Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Equador e Venezuela.
A América do Norte contará com três escritórios: América do Norte I, com base em Nova Iorque, atenderá os estados de Nova Iorque, Flórida, Geórgia, Pensilvânia, Ohio, Massachusetts, Nova Jérsia, Washington, Michigan, Carolina do Norte, Virgínia, Indiana, Maryland, Carolina do Sul, Connecticut, Vermont, Delaware, Rhode Island, Maine, New Hampshire, Tennessee, Alabama, Kentucky e Virgínia Ocidental. Já o EBT América do Norte II, sediado em Los Angeles, atenderá os estados da Califórnia, Arizona, Nevada, Washington, Utah, Kansas, Colorado, Oregon, Montana, Wyoming, Havaí, Alasca e México.
O escritório América do Norte III, fixado em Chicago, deverá atender os estados de Ilinóis, Idaho, Missouri, Arkansas, Oklahoma, Nebraska, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Texas, Minnesota, Iowa, Wisconsin, Novo México, Louisiana, Mississippi e também o Canadá. Para o mercado da Ásia, o Escritório Brasileiro de Turismo terá como base a cidade de Tóquio (Japão).