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Centro de Portugal comemora Dia Mundial do Turismo

Por ocasião das celebrações, a região vai lançar um blogue destinado ao investidor.

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Centro de Portugal comemora Dia Mundial do Turismo

Por ocasião das celebrações, a região vai lançar um blogue destinado ao investidor.

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Neste sentido, e durante todo o dia 27 de Setembro, os turistas são convidados a participar em momentos de degustação de produtos regionais de grande qualidade – queijo Serra da Estrela, azeites da Beira Interior, maçãs Bravo de Esmolfe da Beira Alta, conservas da Murtosa, doçaria tradicional e conventual, vinhos, espumantes e licores regionais entre outros produtos.

Indo de encontro à temática escolhida para o DMT 2013 “Turismo e Água: proteger o nosso futuro comum”, que visa destacar a importância do turismo no acesso à água, e na conservação dos recursos hídricos no mundo, estão previstas diversas actividades náuticas e provas de diferentes águas.

O fado de Coimbra – elemento icónico da cidade de Coimbra e integrante da candidatura que atribuiu o galardão Unesco à Universidade, Alta e Rua da Sofia – abraça as comemorações com momentos exclusivos no Posto de Turismo local.

Outro momento singular do programa é o passatempo “Dia Mundial do Turismo no Centro de Portugal” no qual o 27º visitante nos Postos de Turismo localizados em Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Leiria, Óbidos e Viseu é premiado com um KIT promocional Centro de Portugal (Cartão Turístico Centro Card Duo, T-shirt adulto e T-shirt criança, material promocional diverso.)

Além das acções formatadas para o consumidor final, o programa do DMT contém uma componente técnica com o lançamento de um blogue destinado ao investidor. Nova plataforma de comunicação da TCP, com informação diária, o blogue tem como principal objectivo veicular informação sobre licenciamentos, sistemas de incentivo, estatística, eventos e contactos úteis; dirigida aos investidores instalados e potenciais do sector do turismo, na região Centro.

 

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Tunísia é o destino internacional convidado da edição 2023 da BTL

A Tunísia é o destino internacional convidado da 33ª edição da BTL– Bolsa de Turismo de Lisboa, que irá decorrer de 1 a 5 de março de 2023, na FIL – Parque das Nações. Considerado um dos destinos de eleição dos viajantes portugueses, a Tunísia promete apresentar-se com uma programação cultural criada especialmente para o evento.

O destino internacional convidado da edição 2023 da BTL tem vindo a reforçar a sua posição enquanto destino de eleição para um público que pretende aliar natureza e praia a cultura e tradição.

Um dos locais de eleição é Djerba.  Com voos diretos frequentes desde 2016, a ilha localizada no Golfo de Gabes, a cinco quilómetros da costa sul da Tunísia, ideal para quem quer aproveitar o sol, mas também para quem tem interesse em atrações históricas e culturais, local paradisíaco com águas cristalinas e quilómetros de praia, tem-se afirmado como um dos destinos prediletos dos viajantes nacionais na região, contribuindo decisivamente para o impacto crescente do mercado português nas estatísticas do turismo tunisino.

Além de Djerba, a Tunísia vai ter a oportunidade de apresentar na feira outros destinos turísticos do país como Monastir, Sousse Port, El Kantaoui e Mahdia, que terão novas rotas.

Refira-se que no final de 2022, o turismo da Tunísia recuperou 95% dos níveis pré-pandémicos, tendo ultrapassado os números associados à recuperação global e europeia, que apontam para os 60%.

Leila Tekaia, diretora do Turismo da Tunísia para Portugal e Espanha promete para esta edição da BTL encontros estratégicos com operadores e agências de viagens, mas também as apresentações dedicadas ao público final, focadas na oferta cultural tunisina.

“A Tunísia tem mantido uma excelente relação com o mercado português e a BTL tem representado um momento fulcral neste elo entre os dois países”, realça a responsável, para acrescentar que ao “longo dos anos, temos recebido cada vez mais viajantes de Portugal, atraídos pela proximidade, mas também por tudo aquilo que a Tunísia tem para oferecer como destino”.

Assim, esta edição “será uma oportunidade única para mostrarmos aos portugueses um pouco do que podem encontrar no nosso território, desde beleza natural a património histórico classificado pela UNESCO, passando por novas rotas culinárias, que os deixará certamente com uma grande vontade de conhecer o nosso país”, sublinha Leila Tekaia.

Para Dália Palma, gestora da Bolsa de Turismo de Lisboa “a presença reforçada da oferta turística tunisina em Portugal vai contribuir para uma BTL mais diversa, mais forte e mais alinhada com os desejos de consumo dos portugueses, num ano que se antevê de novas aventuras em países com tanto por descobrir como a Tunísia”.

 

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Transportes

CEO da Ryanair coloca TAP no IAG e ITA na Lufthansa

Para o CEO da Ryanair, o futuro da aviação comercial na Europa passa por uma consolidação. Assim, Michael O’Leary antevê a compra da TAP pelo grupo IAG e da ITA pela Lufthansa. Ao site alemão Airliners.de, o líder da companhia aérea lowcost antecipa ainda uma subida no preço das viagens para este verão.

Numa entrevista ao site alemão Airliners.de, o CEO da Ryanair, Michael O’Leary antecipa que o grupo Lufthansa deverá comprar a ITA – companhia aérea que sucede à extinta Alitalia – depois do grupo alemão ter realizado uma oferta de cerca de 300 milhões de euros por 40% do capital, prevendo que “o processo estará fechado dentro de três a quatro meses”.

Com essa movimentação, O’Leary acredita que a TAP será adquirida pelo International Airlines Group (IAG) – que integra a British Airways, Iberia, Vueling, Aer Lingus e Level – não antecipando timings para esta operação.

Além disso, o CEO da Ryanair acredita, igualmente, que haverá outras movimentações no mercado, com a easyJet a ser integrada no IAG ou na Air France – KLM, com a Lufthansa a juntar a húngara Wizz Air ao seu portfólio de marcas.

Com isto, O’Leary está certo de que “haverá uma consolidação no mercado da aviação comercial na Europa”.

Já no que diz respeito aos preços das viagens, o CEO da Ryanair volta a repetir que estes deverão aumentar. “Penso que as pessoas temem que os preços dos bilhetes subam no verão”, admitindo que “vão”. O’Leary espera que as tarifas médias para voos de curta distância na Europa aumentem numa percentagem de um dígito.

Como razões, Michael O’Leary refere que as capacidades no mercado europeu de tráfego aéreo ainda são “limitadas” e, embora refira que a Ryanair já esteja a voar mais do que antes da pandemia, companhias aéreas rivais como easyJet, British Airways e Lufthansa ainda estão aquém das operações de 2019.

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Meeting Industry

Edição 2023 da FIT Guarda suspensa por falta de garantias de financiamento

Sem garantias de financiamento, calculado em mais de 1,1 milhões de euros, a Câmara Municipal da Guarda decidir suspender a realização da edição deste ano da Feira Ibérica de Turismo, que estava agendada para decorrer entre os dias 28 de abril e 01 de maio.

“Este ano, não vai haver FIT. O município da Guarda não pode despender mais de 1,1 milhões de euros na FIT, sem que haja um financiamento musculado para a mesma”, declarou o presidente da autarquia, Sérgio Costa, citado pela Agência Lusa.

Segundo Sérgio Costa, que falava aos jornalistas, à margem da reunião camarária quinzenal, depois de o executivo que lidera ter auscultado os vereadores da oposição sobre o assunto, os eleitos do PSD não se pronunciaram, alegando que a decisão era da responsabilidade do executivo, e o vereador do PS considerou que os valores eram “muito elevados em função de outras necessidades que a Guarda tem”.

Explicou, ainda, segundo a Lusa, que em 2019, a FIT custou mais de 750 mil euros aos cofres do município e sem qualquer financiamento e, este ano, o executivo pediu uma orçamentação aos técnicos e os valores apontam para um valor que “já ultrapassa 1,1 milhões de euros”.

“Não temos, ainda, qualquer garantia sobre se no futuro quadro comunitário de apoio, no Portugal 2030, que ainda não iniciou, como bem sabemos, se haverá financiamento para isso. Mas, até lá, seja com este modelo, seja com outro modelo mais ibérico, seja qual for, sem financiamento, nós não podemos fazer a FIT nestes moldes”, justificou.

“Esperemos num futuro próximo podermos encontrar outras formas de parceria e fontes de financiamento para fazer a FIT, porque o município, sozinho, com a sua tesouraria, não pode despender anualmente de mais de 1,1 milhões de euros para fazer a FIT”, disse o autarca, que lamenta a não realização da feira este ano, apesar de considerar que se trata de “uma marca importante”, mas tem um impacto financeiro “muito, muito, mas mesmo muito elevado”.

A feira, que tem por lema “Uma feira. Dois países. O mundo”, era organizada desde 2014 pela Câmara Municipal da Guarda, no Parque Urbano do Rio Diz, mas já não tem lugar desde 2020 devido à pandemia.

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Meeting Industry

“As formas de consumo de serviços estão cada vez mais centradas na experiência”

Presente no mercado desde 2007, a HCollective oferece uma panóplia de serviços, desde eventos físicos a digitais, ‘experience boxes’, ‘booking’ de talentos a ‘storytelling’ digital. Com o ano de 2022 a revelar uma “avalanche” de eventos, André Henriques, ‘partner’ e CEO da HCollective, admite um regresso aos eventos físicos, embora saliente que se “sente uma vontade de tornar os eventos menos opulentos e dispendiosos”.

Fundada bem antes da pandemia, mais concretamente, em 2007, a HCollective posicionou-se no mercado com o objetivo de entregar algo diferenciador no mundo do entretenimento. Com a pandemia, o desafio passou “essencialmente por conseguir reajustar as nossas valências às novas necessidades”, refere André Henriques, partner e CEO da HCollective, salientando que o processo passou por “transpor o entretimento normalmente a entregar em palco para conteúdos digitais. Foram realmente anos de ajuste do que fazíamos e do que desde então passámos a fazer”, reconhece.

“Os eventos físicos foram os mais afetados e no fundo tudo o que deles dependia da produção aos artistas”, com a necessidade destes “reajustarem a forma de atuar”, dando o partner e CEO da HCollective o exemplo dos pedidos para DJ Sets e bandas que “pararam por completo”, havendo a necessidade de “começar o trabalho de adaptar novamente a oferta às necessidades”. Já os artistas digitais, como os “Insónias em Carvão”, tiveram um pico de atividade durante a pandemia que, salienta André Henriques, “se estendeu até aos dias de hoje”.

Depois de no início do ano as portas da COVID terem sido abertas, “a avalanche começou”, afirma André Henriques, reconhecendo que 2022 foi um ano “atípico, com muitos eventos, mas com um planeamento muito em cima das datas”. O que, por norma, eram pedidos com “antecedência e alguma ponderação”, em 2022 isso “logicamente não aconteceu”.

Por outro lado, os eventos digitais que ainda eram “embrionários” na estrutura da HCollective, passaram a estar na “pole position do que apresentávamos aos nossos clientes e com ótimos resultados”, dando como exemplo o prémio obtido pelo Observatório da Comunicação por um evento interno de Natal da Leroy Merlin.

Não há eventos iguais
Assim, ao longo do tempo pandémico houve uma “especialização em contar estórias, sejam elas em palco ou fora dele”, apontando André Henriques como maiores desafios os eventos e experiências ‘Taylor Made’, “feitas à medida de cada cliente”. Nesse aspeto, o responsável da empresa destaca o ‘Millennium Crush’ que “começou a ganhar tração no mercado corporativo” e o ‘I Love Baile Funk’ que “voltou a conquistar o país depois dos anos de pandemia, com um total de 42 atuações, 54 emissões de rádio e duas músicas lançadas”.

Quanto à forma de trabalhar, “todos colaboram olham para os projetos como únicos”, salientando André Henriques que “não há duas conversas iguais, não há duas pessoas iguais e como tal, não há dois eventos iguais”. Por isso, a experiência das pessoas que envolvem a HCollective permite “pensar em comunicação adaptada a entretenimento. As histórias que contamos e as que nos pedem para contar são pensadas ao detalhe”, o que faz com que “os briefings mais maçadores e pesados se transformem em conteúdo que gera aceitação, cria memórias e essencialmente surpreende”.

André Henriques, partner e CEO da HCollective

A realidade de hoje também é diferente e André Henriques reconhece que “longe vão os anos em que os clientes não tinham um grande conhecimento do trabalho de uma agência”, admitindo que hoje o mercado é “muito mais informado e à distância de um click pode refutar uma séria de variáveis envolvidas no negócio”. Assim, o partner e CEO da HCollective refere que “os clientes procuram agências em quem possam confiar na exata medida do preço/qualidade” e que “necessitam de sentir que estamos com eles a longo prazo e de braço dado”. No fundo, “sentir cada desafio como nosso e antecipar o que o futuro reserva”.

Por outro lado, as preocupações ambientais também passaram a ser parte integrante de cada briefing. “A sustentabilidade é agora uma palavra comum nos pedidos que temos e devemos atender”, incluindo André Henriques a sustentabilidade como “nova tendência” na esperança que “rapidamente passe a hábito permanente”.

Regresso ao passado
Com a pandemia a desvanecer, os pedidos para eventos digitais são hoje “escassos” e a grande maioria das empresas voltou a juntar fisicamente os colaboradores para celebrações, reuniões e outros eventos. Isso faz com que os eventos híbridos sejam em maior número que em período de pré-pandemia, embora o responsável da HCollective afirme que “não sejam uma tendência com grande impacto”.

Quanto ao futuro, André Henriques destaca que “as formas de consumo de serviços estão cada vez mais centradas na experiência”, embora saliente que, por vezes, “esquecemo-nos que ela [experiência] já existe e que muitas vezes não é boa”. Por isso, tratar dos essenciais de um evento “eleva a experiência a outro nível”, dando como exemplo, os “acessos, bares, casas de banho e sistema de som, se bem trabalhados, já transformam a normal experiência em algo positivo”. Depois, “existem os complementares que abordam de forma diferente o que todos tomamos como normal e então elevamos a tal normal experiência a algo memorável”, afirma André Henriques.

Já no que diz respeito aos tempos incertos que se avizinham, André Henriques admite que tem sido um “processo de escolhas”. No fundo, tempos difíceis trazem “melhor perceção de consumo com opções mais conscientes”, reconhecendo que, “muitas vezes a aposta na desconstrução do evento clássico acaba por conseguir o efeito pretendido com menos custos”.

Assim, neste Natal o partner e CEO da HCollective refere que se “sente uma vontade de tornar os eventos menos opulentos e dispendiosos, não só pelos custos associados como também por uma responsabilização interna de cada empresa pelos mesmos”.

“As matérias-primas estão mais caras, a mão de obra também e o fantasma real da crise tem travado alguns investimentos mais dispendiosos, mas isto não significa que os eventos tenham parado, pelo contrário, estão é mais ajustados”, diz André Henriques.

Com uma subida do número de colaboradores em 50%, no último ano, o responsável da HCollective refere que “a maioria deles já eram pessoas que tínhamos referenciados”, avançando que “temos aberto vagas regularmente através das nossas redes sociais e a participação tem sido excelente”.

Já quanto ao negócio, André Henriques admite que “vai ser um ano de reajustes. Os ecos dizem que não será financeiramente um ano fácil, mas a forma como a pandemia nos moldou já traz uma experiência redobrada para os desafios que estão para vir”.

Por isso, a HCollective tem um plano “ousado e com vontade de dar ainda mais passos na consolidação dos eventos de média e grande dimensão”. E 2023 começa em grande pelo Coliseu, concluindo André Henriques que, em breve, “começamos a revelar os passos que vamos dar. Cautelosos, mas cheios de ambição”.

 

2022 foi de lançamento de novos produtos e também de consolidação de outros na HCollective

Em fevereiro a empresa começou, em Lisboa, com a aventura ‘Millennium Crush’, “uma experiência revivalista dos anos 2000, cheia de convidados, surpresas em palco e muitas outras fora de palco”.
Daí para o Algarve no Verão para o ‘Lick’, já com convidados internacionais como Kevin Little e Luciana Abreu que “acertou em cheio no coração de todos os ‘Millennials’”. Foi também durante o Verão que a HCollective organizou com o ‘Millennium Crush’ a abertura da Supertaça para a FPF no jogo Porto-Tondela com 40 mil pessoas a assistirem ao espetáculo.
Já para o fim do ano, a HCollective irá celebrar os 10 anos do ‘I Love Baile Funk’, “líder incontestado do segmento funk em Portugal e com uma trajetória que começa na altura em que era apenas um nicho de mercado até aos dias de hoje em que o género musical ganhou um peso e preponderância a nível mundial”, diz André Henriques.
Para o final de 2022, a HCollective está a organizar a Passagem de Ano no Coliseu com o ‘I Love Baile Funk’ em todas as suas vertentes, seja o show de palco, seja o Baile na Cidade pela Cidade FM ou até mesmo as edições musicais enquanto ILBF.
No fundo, a primeira data de uma Tour de 10 anos que começa no palco do Coliseu no dia 1 de janeiro de 2023.

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Turismo

Ministro da Economia antecipa receitas de 22 MM€ no turismo em 2022

O ministro da Economia, António Costa Silva, revelou que as receitas do turismo atingiram os 22 mil milhões de euros em 2022, superando em 20% o valor registado em 2019, naquele que foi considerado o melhor ano turístico.

“Portugal terminou o ano de 2022 com 22.000 milhões de euros, o que é absolutamente extraordinário porque, num ano, não só recuperámos aquilo que fizemos em 2019, como superámos os resultados em mais 20%”, disse o ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva.

Ao intervir na sessão de encerramento da inauguração da nova Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (EHTP), o governante lembrou que o turismo, “um dos motores do desenvolvimento da economia do país, foi altamente flagelado pela pandemia, quase paralisado durante dois anos, conduzindo a uma grande desmotivação” dos agentes económicos.

“Havia muita gente que dizia que para recuperarmos os números de 2019 iríamos demorar três, quatro ou cinco anos, mas conseguimos recuperar durante o ano passado”, sublinhou.

António Costa Silva afirmou que para Portugal “atingir um dos objetivos de ser o destino mais sustentável do mundo, um dos de maior qualidade, “é necessário trabalhar em conjunto, desenvolvendo redes colaborativas”.

“Se construirmos estas plataformas, se tivermos desígnios claros, nós podemos transformar a vida das nossas comunidades, criar riqueza e alinhar o país, sintonizar o país com o futuro”, apontou.

Na opinião do titular da pasta da Economia, “ainda existe preconceito no país em relação ao turismo”, um setor que, lembrou, “é sem dúvida um dos pilares fundamentais do nosso desenvolvimento económico”.

“Nós, no Ministério da Economia, temos uma visão muito clara sobre o turismo: o turismo é uma ferramenta para desenvolver o país do norte ao sul, incluindo as regiões autónomas [da Madeira e dos Açores], porque ele é capilar”, notou.

No mesmo sentido, acrescentou, que o turismo “está nesta altura em todo o espaço nacional e ele é transversal, mobiliza múltiplos setores da economia, desde a construção aos transportes, a todo um conjunto de indústrias”.

“Se nós usarmos esta ferramenta [turismo] no sentido próprio, ela é absolutamente transformadora”, reforçou.

António Costa Silva apontou também a qualidade das novas instalações da EHTP como um “investimento para treinar e formar pessoas, dado que o investimento na educação é o mais produtivo que o país pode ter”.

“A educação […] muda as pessoas e são as pessoas que transformam o mundo. Nós queremos ser o destino mais sustentável do mundo e isso não se faz sem escolas de qualidade”, disse.

O novo edifício da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão representa um investimento de 2,3 milhões de euros do Turismo de Portugal que permitirá reforçar a oferta formativa na região.

As novas instalações resultam da requalificação do antigo estabelecimento prisional de Portimão, dispondo o edifício de oito salas de aula equipadas com a mais recente tecnologia, duas cozinhas individuais, um auditório com capacidade para 140 pessoas, um bar e um restaurante ‘de aplicação’, que estarão abertos ao público.

Segundo o Turismo de Portugal, os equipamentos digitais vão facilitar “um ensino híbrido que conjugue formação presencial e à distância”.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão é o terceiro estabelecimento de formação na área existente no Algarve, a par de Faro e de Vila Real de Santo António.

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México: Tulum vai ganhar megaprojeto com 20 hotéis

A Gestora Patrimonial Asset Management Spain Gestmadrid e a empresa Apex Capital criaram uma joint venture para construir 20 hotéis em Tulum, no México.

As obras, que têm duração prevista de cinco anos, terão início dentro de três meses e as unidades hoteleiras, serão administradas por redes internacionais que já estão posicionadas nas Caraíbas, serão inauguradas à medida que forem sendo concluídas.

Para concretizar o desenvolvimento destes projetos, as empresas dispõem de um terreno de um milhão de metros quadrados de área hoteleira, localizados num enclave estratégico, muito próximo de outros projetos já em curso como Four Seasons, W Marriot e Azulik.

Junto a este terreno localize-se o Papaya Playa Project, um dos beach clubs mais famosos da região, que reúne turistas e artistas de todo o mundo para participar em eventos musicais,

Neste acordo, a Apex Capital fornecerá os fundos para a construção destes 20 hotéis com entre 50 e 500 quartos, enquanto a Asset Management Spain Gestmadrid assumirá a gestão do projeto, engenharia, marketing e fornecerá todos os recursos do Departamento Jurídico.

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Alojamento

Hotelbeds expande portfólio com aliança com “The Leading Hotels of the World”

Através da colaboração com a The Leading Hotels of the World (LHW), a Hotelbeds expande a sua coleção de luxo nas mais de 400 propriedades do grupo.

O novo contrato de fornecedor preferencial dá aos clientes da Hotelbeds acesso a um portfólio de luxo significativo, oferecendo propriedades em mais de 80 países em todo o mundo. Por sua vez, o acordo abre o sistema de distribuição de 195 países da Hotelbeds para os hotéis da LHW, proporcionando benefícios, incluindo aumento dos fluxos de receita e a capacidade de garantir a paridade de tarifas em todos os seus canais.

“Este novo acordo abre a The Leading Hotels of the World para a nossa vasta lista de plataformas de reserva, incluindo 64.000 agentes de viagens de retalho, ao mesmo tempo que expande a nossa gama de propriedades de alto padrão”, refere Paul Anthony, diretor de Comercialização Digital da Hotelbeds, em comunciado. “Vimos um aumento na procura por propriedades de alto padrão este ano e essa nova aliança ajudar-nos-á a atender esse setor em crescimento.”

A Hotelbeds tornou-se parte do programa Leading Strategic Sourcing (LSS) da LHW, liderado pela LHW e pela DayBlink GPO. A iniciativa oferece um programa estratégico de compras em grupo para o portfólio de hotéis independentes globais da LHW, que atende os membros ajudando-os a capturar novas procuras, aceder a vendas inovadoras, bem como soluções de marketing e tecnologia para fortalecer o sucesso e gerar valor para hotéis noutras categorias estrategicamente importantes.

No ano passado, a Hotelbeds registou um aumento nas reservas de luxo, com muitos destinos apresentando crescimento acima de 50%.

“Estamos entusiasmados por colaborar com um dos maiores distribuidores globais de hotéis para apoiar as estratégias inovadoras de distribuição dos nossos hotéis”, refere, por sua vez, Phil Koserowski, vice-presidente sénior e diretor de marketing da The Leading Hotels of the World. “A Hotelbeds é uma adição valiosa ao programa Leading Strategic Sourcing e uma componente chave para os nossos esforços de distribuição otimizados em 2023 e além.”

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Distribuição

Lusanova lança “Açores & Madeira 2023”

A programação com a oferta da Lusanova para “Açores & Madeira 2023”, dividida em Circuitos, City Breaks, Eventos Especiais, Aventura e Radical, já está disponível para reserva em lusanova.pt.

Para os Açores, o novo catálogo online do operador turístico destaca os novos combinados entre as ilhas açorianas e ainda o novo produto “As Ilhas do Triângulo Central”. Este pacote inclui um itinerário de seis dias pelas ilhas do Faial, São Jorge e Pico, com excursões nos destinos, entre outras propostas.

Quanto à programação para a Madeira, a Lusanova apresenta maior oferta hoteleira, com destaque para as unidades dos grupos Savoy e Vidamar Resorts. Para este último, o operador turístico lança o novo pacote Família Vidamar Madeira, que inclui ofertas orientadas para as famílias, como jantares temáticos diários, acesso ilimitado à AQUA Área do hotel, programa de atividades desportivas diárias no “VIDA Health Club”, bem como ao Aquatica Kids World, e ingressos para o Museu Cristiano Ronaldo.

 

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Emprego e Formação

Exponor recebe a feira Qualifica de 1 a 4 de março

A Exponor volta a receber a feira que se dedica ao debate sobre Educação, Formação, Juventude e Emprego. A mais recente edição, que terá lugar de 1 a 4 de março, tem como tema “Create the Future”.

O desafio lançado a todos os visitantes da Qualifica é uma visita ao futuro e às exigências de um mercado em constante alteração. “Create the Future” é o tema da feira, que se estima vir a receber mais de 30 mil estudantes de todo o país.

Os mais de 140 expositores vão representar uma montra do panorama atual a todos os visitantes – jovens, professores e familiares –, para que levem desta experiência novas visões e perspetivas. De modo a apresentarem as novidades dos ecossistemas académico e profissional, vão ser apresentados cursos diversos e tendências do futuro.

De modo a auxiliar quem queira estudar ou trabalhar fora de Portugal, as agências EF Education First, Information Planet e Next Level também vão marcar presença, bem como a Agência Nacional Erasmus. À semelhança da edição anterior, a Qualifica apresenta outros três expositores internacionais: a Universidade de Vigo (Espanha), a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e a Universidade Intercontinental de la Empresa (Espanha).

A nível nacional, as Universidades do Minho, UTAD, Beira Interior, Aveiro, Lisboa e Évora bem como os institutos politécnicos de Viana do Castelo, Cávado e Ave, Guarda, Castelo Branco, Bragança, Leiria, Coimbra, Viseu e Portalegre, são alguns dos que marcarão presença, bem como cinco escolas de aviação.

Numa edição em que o futuro é a palavra de ordem, foi criada a Arena “Create the Future”, um espaço que oferece aos visitantes a oportunidade de criar memórias com atividades interativas. A realidade virtual estará também muito presente, num espaço em que variadas empresas vão apresentar produtos e experiências dentro desta temática.

A Qualifica preparou ainda momentos de talks, dedicados a professores, orientadores e jovens, com temas que permitem debater as exigências dos próximos anos.

 

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MSC Seascape, has successfully completed her first intensive systems tests at sea during a multiple-day trial between 17th to 20th August 2022

MSC CRUZEIROS terá 3 navios a navegar nas caraíbas e bebidas incluídas na sua oferta para o Verão 2023!

Nova York – Miami – Orlando – Caraíbas

  • MSC Meraviglia vai estar na região pela primeira vez, a partir de abril de 2023 e navegará o ano todo de Nova York (EUA). Irá escalar em Port Canaveral (Flórida), Nassau, Ocean Cay MSC Marine Reserve (Bahamas) e desembarcará em Nova York num itinerário que terá a duração de 7 noites. Fará ainda outro itinerário com a mesma duração, que embarcará em Nova York, com escala em Port Canaveral, Ocean Cay MSC Marine ReserveNassau e desembarque em Nova York.
  • O MSC Seascape oferecerá dois itinerários diferentes de sete noites de Miami, Flórida (EUA): nas Caraíbas Ocidentais com escala na Ocean Cay MSC Marine Reserve e Nassau (Bahamas), San Juan (Porto Rico) e Puerto Plata (República Dominicana) com desembarque em Miami e nas Caraíbas Orientais com escala na Ocean Cay MSC Marine Reserve e Nassau (Bahamas), San Juan (Porto Rico) e Puerto Plata, também com desembarque em Miami
  • O MSC Seaside terá como porto de embarque Orlando, Flórida (EUA) a partir de Port Canaveral, oferecendo itinerários de sete noites para Cozumel e Costa Maya (México) e Ocean Cay MSC Marine Reserve (Bahamas) de 30 de Abril a 12 de Novembro de 2023
MSC Meraviglia

Quem já visitou as Caraíbas, não tem dúvidas em considerá-la como um lugar de sonho. Têm sido sempre um dos mais belos e fascinantes destinos do mundo, um sonho para qualquer turista que queira descansar em cenários majestosos, rodeados por enormes praias de areia branca, palmeiras, frutos exóticos, a barreira de corais, repleta de peixes tropicais de todas as cores e um mar azul-turquesa.

O MSC Meraviglia  vai estar na região pela primeira vez, a partir de abril de 2023, e navegará o ano todo de Nova York (EUA) em itinerários que terão a duração de sete noites.

Nova York é uma cidade composta por bairros e suficientemente compacta para ser explorada a pé. Nos seus cruzeiros a Nova Iorque, entre todos os símbolos norte-americanos, nenhum consegue superar a Estátua da Liberdade, que paira sobre o porto no seu pedestal na minúscula Liberty Island.

Nesta cidade, poderá ainda observar jardins ocultos juntos de arranha-céus pós modernos, arte incalculável escondida em claustros de estilo medieval, um cais renovado no qual pode passear e admirar a vista.

USA, Miami – South Beach

De seguida, o navio irá para Port Canaveral que fica localizado a apenas 70 quilómetros ao leste de Orlando e é conhecido pela Space Coast.

A cerca de 20 minutos de carro de Port Canaveral, na península da ilha Merritt, pode descobrir o fenomenal Centro Espacial Kennedy. Aqui os veículos da NASA são desenvolvidos, testados e enviados para a órbita do planeta. O Grande Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center encantará todos os que se interessem minimamente pela exploração do espaço, oferecendo uma experiência completa: desde enormes foguetes, à história das aterragens na Lua, aos filmes IMAX e até à disponibilização de um simulador de lançamento de um vaivém espacial.

O cruzeiro passará pela capital das Bahamas, Nassau. Com o seu parque aquático de aventura, praias e muitas opções de restaurantes, o Atlantis Resort em Paradise Island fica a apenas uma rápida viagem de carro do porto de Nassau.

Um dos destaques de qualquer cruzeiro das Bahamas são as compras sem taxas. Em Nassau, as lojas de moda e joalharia modernas misturam-se com as tradicionais, oferecendo uma grande variedade de artesanatos e souvenirs e a oportunidade de negociar com fornecedores locais como parte da tradição.

Para os aventureiros, as ilhas das Bahamas são um paraíso para desportos aquáticos. As águas cristalinas são o cenário perfeito para uma variedade de excursões, como mergulho, snorkel e passeios de barco

Antes de realizar o desembarque em Nova York, o MSC Meraviglia navegará ainda pela Ocean Cay MSC Marine Reserve, a nossa ilha privada rodeada por 65 milhas quadradas de áreas protegidas. A Ocean Cay permite que se conecte com o ambiente natural e aprenda sobre a importância de preservar os oceanos e os recifes e coral. Poderá relaxar nas belas praias de areia branca ou nadar numa lagoa durante o dia e, em seguida, desfrutar de entretenimento ao vivo até tarde.

O MSC Meraviglia fará outro itinerário, com a mesma duração, que passará por Nova York, escalará em Port Canaveral, na Ocean Cay MSC Marine Reserve, de seguida irá para Nassau e desembarca em Nova York. A diferença em relação ao outro itinerário prende-se com o facto de este escalar primeiro na Ocean Cay MSC Marine Reserve e de seguida ir para Nassau.

MSC Seaside

Os passageiros poderão realizar estes dois itinerários a bordo do MSC Meraviglia por preços que se iniciam nos 499€ cruzeiro + 200€ de taxas portuárias + 101.50 € de Taxa de Serviço de Hotelaria (TSH). Com a promoção das bebidas incluídas, os preços começam nos 639€ cruzeiro + 200€ taxas portuárias +101.50 € TSH.

O MSC Seascape também navegará pelas Caraíbas. O novo navio da MSC Cruzeiros, já inaugurado em Dezembro, vai oferecer dois itinerários diferentes de sete noites de Miami, Flórida (EUA) entre os dias 30 de Abril e 22 de Outubro de 2023.

O itinerário das Caraíbas Orientais fará escala na Ocean Cay MSC Marine Reserve, irá para Nassau antes de chegar a San Juan. Na década de 1970, San Juan era apenas uma memória de tempos áureos, uma coleção reduzida de relíquias coloniais espanholas que não se encontravam em melhor forma do que o império em colapso que as construiu. No entanto, na sequência de obras e renovações extensas e minuciosas, é considerada um dos tesouros mais bem guardados da arquitetura colonial espanhola, tendo sido declarada Património da Humanidade.

Pode começar o seu passeio na zona antiga, no Paseo de la Princesa, uma calçada marítima animada e rumar para oeste, ao largo da muralha meridional da cidade. O edifício neoclássico sofisticado, cinzento e branco, que verá é conhecido como La Princesa. Construído em 1837 para ser um estabelecimento prisional, abriga presentemente os escritórios da sede da PRTC além de uma galeria de exposições de obras de artistas contemporâneos porto-riquenhos.

Puerto Rico, San Juan

O navio navegará ainda pela República Dominicana, mais concretamente por Puerto Plata, e fará o desembarque em Miami, Flórida (EUA).

O MSC Seascape fará também um itinerário pelas Caraíbas Ocidentais. Com o porto de embarque em Miami, fará escala na Ocean Cay MSC Marine Reserve e , de seguida, irá para a ilha de Cozumel.

Esta é uma ilha de quarenta quilómetros de extensão junto á costa de Playa del Carmen, onde quase diariamente atracam até 10 navios numa das docas especializadas da ilha, todas situadas a sul da única cidade, San Miguel.

Numas férias no México com a MSC Cruzeiros terá acesso a restaurantes, lojas de recordações turísticas e de bijuterias, ao largo do malécon (Av. Rafael Melgar) no centro de San Miguel. Se é apreciador de museus, o belo Museu de la Isla de Cozumel apresenta pequenas exposições sobre a flora, a fauna e a vida marinha da ilha, bem como uma boa coleção de artefactos maias e fotografias antigas.

De seguida, o navio irá para o porto de George Town. A cidade da ilha e do país é uma cidade tradicional das Caraíbas com casas coloridas em madeira intercaladas com edifícios mais recentes. Pode mergulhar na história da ilha no Museu Nacional de George Town que serve duas finalidades: além de poder descobrir exemplos das espécies endémicas de flora e fauna mais interessantes, pode ainda conhecer a história longa e difícil da ilha.

O MSC Seascape navegará ainda por  Ocho Rios que se caracteriza pelos seus rios e pelo seu mar cristalino.  Se o seu objetivo passa por fazer compras, a Main Street é o local ideal para o fazer. No entanto, no seu cruzeiro pelas Caraíbas recomendamos-lhe que experimente as diversas atividades ao ar livre disponíveis nos rios, como caiaque e tubing.

Bahamas, Ocean Cay MSC Marine Reserve – Photo credit Conrad Schutt

Poderá realizar os dois itinerários do MSC Seascape por preços a partir de 429€ cruzeiro +200€ taxas portuárias + 101.50 € TSH. Já com a promoção das bebidas incluídas, os preços iniciam-se nos 569€ cruzeiro + 200€ taxas portuárias + 101.50 € TSH.

 O MSC Seaside é o terceiro navio a navegar pelas Caraíbas. Este terá como porto de embarque Orlando, Flórida (EUA) a partir de Port Canaveral, o segundo porto de embarque da MSC Cruzeiros. Estará em navegação entre 30 de Abril e 12 de Novembro de 2023.

 O navio passará ainda pela Ocean Cay MSC Marine Reserve, antes de chegar à Costa Maya, no México. O seu porto, onde atracam os navios de cruzeiro MSC, não é avistado a norte de Mahahual, mas é possível sentir a sua influência nos dias de cruzeiro, quando a aldeia ganha vida com as suas bancas de recordações turísticas e de jet-ski ao largo do passeio marítimo sofisticado, formando uma autêntica versão em miniatura de Playa del Carmen. Normalmente num cruzeiro MSC nas Caraíbas e Antilhas os visitantes optam pela zona de Mahahual, ao passo que os amantes de mergulho e da pesca rumam para sul, até Xcalak.

Os preços deste cruzeiro iniciam-se nos 389€ cruzeiro + 200€ taxas portuárias + 101.50 € TSH ao passo que com a promoção das bebidas incluídas os preços iniciam-se nos 529€ cruzeiro +200€ taxas portuárias + 101.50 € TSH.

Este ano, tem todos os motivos e mais alguns, para fazer um cruzeiro!

Embarque nesta aventura com a MSC Cruzeiros.

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