Mosteiro de Alcobaça vai ter hotel

Por a 12 de Agosto de 2013 as 15:00

A Secretaria de Estado da Cultura autorizou a Direcção Geral do Património a lançar o concurso para construção de um hotel de cinco estrelas no Mosteiro de Alcobaça, anunciou hoje a câmara do município.

A construção de um hotel de cinco estrelas na ala nascente do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça tem sido reivindicada pela câmara, mas, segundo Paulo Inácio, presidente da autarquia, para captar o interesse de investidores privados “é necessário avançar com o concurso que defina os parâmetros mínimos de exigência adequados” ao edifício classificado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Património da Humanidade.

O concurso vai ser determinante para a definição do número de quartos previstos e da área de ocupação da futura unidade hoteleira, bem como para a aprovação favorável por parte da UNESCO.

O município está a tentar conseguir junto do Governo “garantias de que haverá acesso a fundos comunitários” para a construção do hotel, que se pretende que venha a ser explorado por um grupo hoteleiro mediante o pagamento de uma renda ao Estado.

Se for aprovado pela UNESCO, o hotel no mosteiro será a primeira unidade de cinco estrelas do concelho, onde existem dois hotéis de quatro estrelas e três de três estrelas.

O concelho tem ainda aprovada mais uma candidatura de um hotel de quatro estrelas para a freguesia da Cela e um pedido de aprovação para um outro na freguesia de Alfeizerão.

 

Um comentário

  1. Jorge Santos

    12 de Agosto de 2013 at 17:02

    Então vão pôr pelo menos parte de um imóvel em controlo de mãos privadas que só querem o lucro privado à custa de quem pagou impostos para manter de pé aquele mosteiro?
    Não há outra alternativa mais justa?

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *